Ir para conteúdo

Santiago - San Pedro de Atacama - Uyuni - 13 dias (com muitas fotos)


Posts Recomendados

  • Membros
Olá! O relato está maravilhoso! E eu estou conseguindo ver todas as fotos que por sinal estão lindas.

Infelizmente não terei tempo de ir à San Pedro de Atacama, ficará para uma próxima viagem, mas as suas informações recentes sobre Uyuni me foram bem úteis...tanto que se nada melhorar vou pensar duas vezes antes de ir ou fazer um plano B e passar mais dias no Peru.

 

Bjs.

 

Alessandra,

 

Estive no Peru em 2008 (Lima, Cusco, Aguas Calientes, Machu Picchu e, claro, todas as ruínas ao redor de Cusco). Adorei também essa viagem, mas na época não conhecia o site, por isso não fiz relato de viagem. O Salar de Uyuni é maravilhoso, mas acho que o risco é muito grande se ainda houve manifestações severas em Potosí. Pior ainda se elas se espalharem, como estão dizendo. Entre Uyuni e San Pedro de Atacama, confesso que gostei muito mais do deserto chileno, conquanto seja mais caro hospedar-se e comer...

 

Beijos,

Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 55
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Oi emargotto, tudo bem?

Primeiramente, parabéns pelo relato e pelas fotos, ficaram brilhantes!!! Heheheheh me senti viajando novamente pelo Atacama, especialmente porque parece que fizemos tours bem parecidos em datas semelhantes. Percebi que suas fotos ficaram bem pesadas, pra quem não tem mega-velocidade dificulta um pouco, mas o importante é o relato em si (eu reduzi as fotos antes pra depois upá-las.

 

Se me permite, gostaria de fazer uns comentários:

 

1) Enquanto pegávamos a fila pra fazer o processo de imigração na Bolívia, também escutamos algum ou outro comentando sobre o fato de ter que pagar propina (no sentido brasileiro do termo) pros bolivianos. Depois disso, enquanto tomávamos café da manhã para seguir viagem, percebi uma coisa: aquilo que cobram de alguns gringos, não é propina. A verdade é que os americanos e pessoas de alguma outra nacionalidade (que agora não me recordo) têm que pagar uma taxa de imigração que, salvo engano, importa em "cento e alguns dólares". Mas não é propina, nem nada ilegal, é lei boliviana mesmo. Na hora que eu ouvi umas gringas comentando que pagaram, confesso que fiquei achando um absurdo aquela cobrança, injusta e tudo mais. Até pensei - confesso: de maneira discriminatória - que aquilo só podia ser coisa um país pobre, de gente atrasada, etc. Poucos minutos depois, fazendo uma análise pensei: "poxa! a gente paga caríssimo pra tentar tirar um visto pros Estados Unidos, sem saber se concederão ou negarão o visto, e a gente nem pensa que é discriminação, reconhecemos tal cobrança como mero exercício da soberania do Estado, porque eu teria que pensar que a cobrança implementada pela Bolívia é discriminatória?". Não sei se você concorda comigo nesse ponto. Mas a verdade é que brasileiro não paga pra entrar na Bolívia, portanto, se nossos hermanos sul americanos te cobrarem alguma, coloca a batata quente na mão do guia do seu carro e não desca do carro em hipótese alguma. ::tchann:: Outra coisa: ainda nesse papo de soberania nacional, eu acredito que uma carteirada na Bolívia não funcionaria não, pela forma que as pessoas lá pensam. Como diz o ditado "cada um pensa como pode" e acho que você percebeu no transcurso da viagem à Uyuni, que lidamos com bolivianos com pouca instrução, então ali, faria pouca diferença se eu fosse um bicho grilo qualquer zapeando pela Bolivia ou advogado (no meu caso), ou assessor de gabinete do TJ (no seu caso) ou tivesse qualquer outra profissão que demandasse um pouco mais de conhecimento científico de alguma área. A diferença é que seríamos mais diligentes caso percebêssemos ataques contra nossa dignidade (mas ainda assim, não sei se seríamos persuasivos a tal ponto de conseguir mudar a cabeça dura das pessoas). Exemplo? Na volta de Uyuni pra SPAtacama, no abrigo da Laguna Colorada, pedi UMA MÍSERA massa de panqueca pra cozinheira, a qual se negou a me dar, falando que era do grupo. Cara era só a mulher botar uma concha de massa na frigideira (ela tava com a mao na massa, tinha suficiente pra todo mundo), mas ela se negou, fechou a cara e virou as costas e continuou cozinhando. E eu lá com a barriga roncando, ... ainda bem q eu tinha comida, mas queria algo quentinho pra comer...

 

2) Quanto à cidade de Uyuni, concordo com tudo que você descreveu. Não sei se viu meu relato, mas eu disse a mesma coisa que você sobre o cemitério de trens. Meus companheiros de grupo adoraram o lugar e, de fato, tiraram lindas fotos. Eu cheguei no lugar me deu uma sensação péssima, é horrível, cheio de lixo e coisa enferrujada, nada pra fazer. TOTALMENTE DISPENSÁVEL. Muito melhor ir pro centro de Uyuni dar voltinhas nas lojinhas pra comprar souvenirs ou então pesquisar algum bom restaurante, mesmo sendo uma cidade macabra (rsss), do que ir pra esse cemitério tosco (macabro também).

Você sai de San Pedro, cidadezinha aconchegante, cheia de restaurantes bons e pessoas educadas e cai em Uyuni, dá vontade de voltar a pé pra San PEdro.

 

3) Eu garanto: vocês não perderam nada em cancelar o Space Tour, porque é cansativo, fica em pé durante 1 hora num FRIO TERRÍVEL, na escuridão o tempo todo (hora nenhuma existe luz, nem dentro da casa onde se toma o chocolate quente, só existem velas) e um cara fazendo piadinhas tolas, brincando de ligue os pontos para fazer desenhos de animais com um laser... Ganharam muito em investir mais uma noite no Adobe que é muito bom mesmo, comida mais do que honesta!!! Muito bom!!! Meu maior arrependimento foi não ter feito Lagunas Cejas, queria MUITO ter experimentado nadar na hipersalina.

 

No mais parabéns pelo relato, e vou deixar o link do meu aqui também, assim as pessoas podem saber um pouquinho do Salar de Tara e da Pukará de Quitor.

http://www.mochileiros.com/santiago-san-pedro-de-atacama-salar-de-uyuni-com-fotos-julho-2010-t45954.html

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi emargotto, tudo bem?

Primeiramente, parabéns pelo relato e pelas fotos, ficaram brilhantes!!! Heheheheh me senti viajando novamente pelo Atacama, especialmente porque parece que fizemos tours bem parecidos em datas semelhantes. Percebi que suas fotos ficaram bem pesadas, pra quem não tem mega-velocidade dificulta um pouco, mas o importante é o relato em si (eu reduzi as fotos antes pra depois upá-las.

 

Se me permite, gostaria de fazer uns comentários:

 

1) Enquanto pegávamos a fila pra fazer o processo de imigração na Bolívia, também escutamos algum ou outro comentando sobre o fato de ter que pagar propina (no sentido brasileiro do termo) pros bolivianos. Depois disso, enquanto tomávamos café da manhã para seguir viagem, percebi uma coisa: aquilo que cobram de alguns gringos, não é propina. A verdade é que os americanos e pessoas de alguma outra nacionalidade (que agora não me recordo) têm que pagar uma taxa de imigração que, salvo engano, importa em "cento e alguns dólares". Mas não é propina, nem nada ilegal, é lei boliviana mesmo. Na hora que eu ouvi umas gringas comentando que pagaram, confesso que fiquei achando um absurdo aquela cobrança, injusta e tudo mais. Até pensei - confesso: de maneira discriminatória - que aquilo só podia ser coisa um país pobre, de gente atrasada, etc. Poucos minutos depois, fazendo uma análise pensei: "poxa! a gente paga caríssimo pra tentar tirar um visto pros Estados Unidos, sem saber se concederão ou negarão o visto, e a gente nem pensa que é discriminação, reconhecemos tal cobrança como mero exercício da soberania do Estado, porque eu teria que pensar que a cobrança implementada pela Bolívia é discriminatória?". Não sei se você concorda comigo nesse ponto. Mas a verdade é que brasileiro não paga pra entrar na Bolívia, portanto, se nossos hermanos sul americanos te cobrarem alguma, coloca a batata quente na mão do guia do seu carro e não desca do carro em hipótese alguma. ::tchann:: Outra coisa: ainda nesse papo de soberania nacional, eu acredito que uma carteirada na Bolívia não funcionaria não, pela forma que as pessoas lá pensam. Como diz o ditado "cada um pensa como pode" e acho que você percebeu no transcurso da viagem à Uyuni, que lidamos com bolivianos com pouca instrução, então ali, faria pouca diferença se eu fosse um bicho grilo qualquer zapeando pela Bolivia ou advogado (no meu caso), ou assessor de gabinete do TJ (no seu caso) ou tivesse qualquer outra profissão que demandasse um pouco mais de conhecimento científico de alguma área. A diferença é que seríamos mais diligentes caso percebêssemos ataques contra nossa dignidade (mas ainda assim, não sei se seríamos persuasivos a tal ponto de conseguir mudar a cabeça dura das pessoas). Exemplo? Na volta de Uyuni pra SPAtacama, no abrigo da Laguna Colorada, pedi UMA MÍSERA massa de panqueca pra cozinheira, a qual se negou a me dar, falando que era do grupo. Cara era só a mulher botar uma concha de massa na frigideira (ela tava com a mao na massa, tinha suficiente pra todo mundo), mas ela se negou, fechou a cara e virou as costas e continuou cozinhando. E eu lá com a barriga roncando, ... ainda bem q eu tinha comida, mas queria algo quentinho pra comer...

 

[...]

 

Abraço.

 

Gustavo, é o que os operadores do direito internacional chamam de princípio da reciprocidade. Ou seja, se o boliviano paga para tirar visto para viajar pros EUA, os ianques precisam pagar -- o mesmo valor -- para ingressar na Bolívia. Nada mais justo, porque recíproco. O Brasil adotou esse modelo quando passou a fotografar os americanos no momento de ingresso no território brasileiro (lembra do piloto da American Airlines que "deu dedo" pro policial federal e acabou preso?). Mas o que eu me referia no relato é que alguns mochileiros do site relatavam que estavam cobrando 5 Bol dos brasileiros a título de "ajuda de custo". Por sorte não ocorreu conosco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Dinha,

 

1. Os pacotes em Atacama eu fechei com a Atacama Connection. Não me recordo o valor, mas eles fazem um belo desconto se você fechar todos os pacotes que pretende fazer com uma só empresa. Pesquise bastante, leve cash (seja pesos cambiados lá ou dólares) e barganhe que dá certo. Nada de fechar pacotes por aqui via internet. Ok? Salvo engano pagamos 45.000 CLP pelos 4 tours que fizemos (Laguna Cejas, Lagunas Altiplanicas, Geyser de Tatio e Valle de la Luna). Essa informação não consta do relato?

 

2. Quanto ao tour de Uyuni, fizemos pela Atacama Mistica ao preço de 77.000 CLP por pessoa. Mas tive notícia, no meu tour, de gente que pagou 75.000 CLP com eles. Um trecho do meu relato fala bastante sobre isso.

 

Um abraço.

Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada Edimar pela rápida resposta, li todo seu relato ficou ótimo e olha que venho pesquisando a meses no site, é o melhor que já li, vou ter que imprimir todos os relatos, tem muita dica importante e num dá pra anotar todas hehehehe preguiçinha.

Obrigada e parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Edimar,

Assim como mts do mochileiros aki gostei mto de seu relato e vi que vc é bem prestativo em responder aos tópicos!!!

Vou fazer meu segundo mochilao, so que dessa vez "sozinha"!!!

Santiago-Atacama-Uyuni-mendoza-Buenos AIres! 17 dias aproximadamente, mas uns 3 dias somente viajando... :(

vou dia 04 de setembro!! ja emiti a passagem com milhas de ida e volta!

A passagem de Saniago para calama, apos mt sacrficio consegui emitir pela SKY airlines por U$S 175 (ida e volta), pois fiquei com receio de emitir pela Lan colocando nacionalidade Chlena, hehehe...

queria saber o seguinte:

 

Atacama: tentei reservar um transfer do Aeroporto de CALAma para San Pedro, coma empresa Licanbur(indicada aki no site), mas eles naum tem disponibilidadade no horario dos meus voos na minahs datas de chagada e saida. QUERIA SABER SE há como contratar esse serviço de translado FACILMENTE lá mesmo no aeroporto (ida e volta), ou seja, se há vans saindo de lá com frequencia.

 

Santiago: queria somente saber se vale a pena ficar no bairro da Bella Vista! vi que vc e se hospedou em um hotel, ams como vou sozinha pretendo ficar em Hostel! mas queria ficar proximo da vida noturna, pois se eu ficar no centro, por ex. , fico com preguiça de pegar um taxi!

 

Muito obrigada!!! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Janine, tambem estou indo de Santiago para Atacama e vou fazer o Salar tb, tudo em setembro, poderiamos marcar nossa TRIP juntas, estou indo com minha cunhada, ficaria mais facil reservar os Hostel, pechinchar na compra dos pacotes turisticos,.... o que vc acha, qqer coisa me add no msn premixclaudia@hotmail.com ;) Bjim Dinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Edimar,

Assim como mts do mochileiros aki gostei mto de seu relato e vi que vc é bem prestativo em responder aos tópicos!!!

Vou fazer meu segundo mochilao, so que dessa vez "sozinha"!!!

Santiago-Atacama-Uyuni-mendoza-Buenos AIres! 17 dias aproximadamente, mas uns 3 dias somente viajando... :(

vou dia 04 de setembro!! ja emiti a passagem com milhas de ida e volta!

A passagem de Saniago para calama, apos mt sacrficio consegui emitir pela SKY airlines por U$S 175 (ida e volta), pois fiquei com receio de emitir pela Lan colocando nacionalidade Chlena, hehehe...

queria saber o seguinte:

 

Atacama: tentei reservar um transfer do Aeroporto de CALAma para San Pedro, coma empresa Licanbur(indicada aki no site), mas eles naum tem disponibilidadade no horario dos meus voos na minahs datas de chagada e saida. QUERIA SABER SE há como contratar esse serviço de translado FACILMENTE lá mesmo no aeroporto (ida e volta), ou seja, se há vans saindo de lá com frequencia.

 

Santiago: queria somente saber se vale a pena ficar no bairro da Bella Vista! vi que vc e se hospedou em um hotel, ams como vou sozinha pretendo ficar em Hostel! mas queria ficar proximo da vida noturna, pois se eu ficar no centro, por ex. , fico com preguiça de pegar um taxi!

 

Muito obrigada!!! ::cool:::'>

 

Janine,

 

Vamos lá, por partes!

1. Você vai adorar essa trip, mesmo sozinho, pois há muitos jovens viajando sozinhos. Será bem fácil de se enturmar. Fique tranquila.

2. Eu contratei o transfer Licancabur pelo site. Depois troquei alguns e-mails com a encarregada, que me fez alguns esclarecimentos.

3. Quando cheguei ao aeroporto de Calama, percebi que havia várias outras empresas fazendo o transfer aeroporto de Calama --> San Pedro de Atacama, mas infelizmente não sei lhe dizer nomes.

4. Qual é o horário do seu vôo? Quando fiz reserva do hostal de San Pedro de Atacama (fiquei no Lickana e depois no Katarpe), me foi perguntado se eu precisava de transfer, mas eu já havia contratado o pessoal do Licancabur. Ou seja, o próprio hostal pode lhe dar indicações de outras empresas, ou eles mesmo providenciam esse transfer, de modo que você paga quando for quitar as diárias. Sacou?

5. Não é preciso ter medo quanto à "residência chilena" pro site da Lan. Pra você ter uma ideia, éramos três e havia overbooking no nosso voo de Santiago para Calama. Fiquei meio com medo, receio, mas a atendente foi muitíssimo simpática, jamais sequer mencionou o tema (se é que ela notou algo de "irregular") e foi à fila de check-in à busca de voluntários para que desistissem daquele voo e tomassem outro mais tarde. Felizmente ela obteve sucesso e voamos numa boa. Se acontecer qualquer problema, é fazer cara de desentendido e deixar o barco correr...

6. Por fim, quanto ao bairro para ficar em Santiago, eu lhe recomendo ficar em Bella Vista: ambiente legal, vida noturna agitada. Eu quis ficar no centro porque gosto de centro. Já havia ficado no luxuoso bairro de Las Condes, distante de tudo, e queria ficar no povão, no cominho, dessa vez. Ambos os hotéis foram legais. O primeiro porque permitiu conhecer a cidade a pé. O segundo porque tinha um restaurante bem jovial e badalado a 100 metros.

 

Fico à disposição para qualquer dúvida.

Aquele abraço. Sucesso.

Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Obrigada Edimar pela rápida resposta, li todo seu relato ficou ótimo e olha que venho pesquisando a meses no site, é o melhor que já li, vou ter que imprimir todos os relatos, tem muita dica importante e num dá pra anotar todas hehehehe preguiçinha.

Obrigada e parabéns.

 

Dinha, olha aqui o trecho do relato em que respondo a sua dúvida:

 

A cidade é um mimo, cheia de restaurantes, lojinhas e de agências de turismo pela calle Caracoles afora. Depois de pesquisar em 4 ou 5 empresas distintas, acabei optando pela Atacama Connection porque senti firmeza no pessoal e também pelas indicações do site mochileiros.com. Tiro certeiro! Como narrarei adiante, não tivemos um problema sequer. Pessoal sério, competente e pontual, além de possuírem um dos melhores preços.

 

Fechamos (três pessoas) o chamado “pacote regular”: (i) Lagunas Cejas (uma tarde com direito a pisco sour no final); (ii) Lagunas Altiplanicas + Toconao (dia inteiro, com almoço incluído); (iii) Geysers de Tatio (manhã com café incluído) e (iv) Valle de La Luna e Valle de La Muerte (tarde). E fizemos os tours exatamente nessa ordem. Por quê? O primeiro tour é contemplativo, só pra diversão, depois as lagunas altiplanicas estão a 4.000 metros de altitude, os geysers a quase 4.500 metros, depois o vale da lua pra relaxar antes de partir pra Bolívia. Ou seja, fomos pegando a altitude aos poucos para fins de adaptação.

 

Valor? Pagamos 135.000 CLP (ou seja, 45.000 CLP cada um), preço que não inclui as entradas. O valor inicial dos passeios é bastante superior, mas depois eles vão cortando, cortando, você dá uma chorada e os preços despencam.

 

Entradas:

1) Laguna Cejas - 2.000 CLP – levar roupa de banho e toalha;

2) Lagunas Altiplanicas – 6.000 CLP – levar roupa de frio;

3) Geysers de Tatio – 5.000 CLP – levar roupa para frio intenso;

4) Valle de La Luna – 2.500 CLP – levar agasalho para após o pôr-do-sol.

 

Aquele abraço.

Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...