Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Combustível adequado para espiriteiras

Featured Replies

Postado
  • Membros

Saudações Mochileiros,

Estou iniciando na atividade do camping e já me surgiu uma dúvida: qual o combustível mais adequado para abastecer nossas espiriteiras? Sei que o álcool reina absoluto, mas que tipo específico de álcool? Independente do poder caloífico de cada um dos existentes, o que me preocupa é a composição química deles - e o mal que algumas substâncias podem nos trazer através do vapor de sua combustão. Bem, enquanto aguardo respostas, vou conzinhando no gás...

• Respostas 24
  • Visualizações 39.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• StanlleySantos
    StanlleySantos

Vc vai estar andando com uma pequena quantidade, não carregando baldes de etanol numa chana velha rs. Tem bronca não. E digo mais, é mais fácil vc ser multado por fazer uma fogueira clandestina do que

• rodrigo-whisky
    rodrigo-whisky

Espiriteira tem esse nome porque queima espirito que o nome dado antes para alcool com alto teor de água seria hj alcool 70-80%. Eu fiz um teste queimando alcool anidro (de posto de gasolina) alcool

• rodrigo-whisky
    rodrigo-whisky

Não funciona...   Álcool gel só funciona em alguns fogareiros para combustivel sólido.   Para espiriteira só álcool etílico e isopropílico.   Mas o etílico e mais Facil de encontrar e barato.

Postado
  • Membros

Para sua segurança use somente Etanol (álcool comum) em espiriteiras. Nunca use gasolina, benzina e outros combustíveis em fogareiros desse tipo devido ao risco de explosão.

Em relação ao poder calorífico dos "etanóis" vendidos por ai eu te aconselharia o de posto, pois este contém uma menor porcentagem de água na mistura.

Abraços

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigado pela resposta Vbonias!

Os elementos nocivos contidos na gasolina (ex. chumbo) e na Benzina são conhecidos, e além de tudo, como você bem colocou, haverá o risco de explosão. Quanto a sugestão do Álcool de posto - eleito pela maioria - não me resta dúvida quanto ao seu poder calorífico, mas ainda paira o receio do que eu possa estar respirando (durante sua queima), e misturando (sem ver) na minha comida!!! Parece paranóia, mas já imaginou um miojo com partículas de chumbo? kkkkkkkkkkkkk.

Postado
  • Membros

Olha, até onde eu saiba o alcool de posto é apenas Etanol com uma fração de água ( estou certo ? ). Já cozinhei com "etanol de posto" e nunca tive problemas com gosto na comida. Pode usar tranquilo, só tome cuidado para não tombar a espiriteira e espalhar o alccol em chamas ! hahha

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

esquece o chumbo... não tem o MENOR perigo! há décadas o uso dele foi proibido na gasolina de autos. ele é completamente incompatível com a sonda lambda dos motores com injeção eletronica.

pode usar o álcool de posto sem medo.

ou se vc quiser, use o álcool de mercado, 92,8GL.

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros
esquece o chumbo... não tem o MENOR perigo! há décadas o uso dele foi proibido na gasolina de autos. ele é completamente incompatível com a sonda lambda dos motores com injeção eletronica.

pode usar o álcool de posto sem medo.

ou se vc quiser, use o álcool de mercado, 92,8GL.

Inclusive, começaram a misturar álcool na gasosa de posto justamente pra deixar de aditivá-la om chumbo!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Até agora só cheguei a usar 3 vezes uma espiriteira que fiz com latinha de cerveja, usei Etanol e não tive problemas quanto ao gosto ou ate mesmo o cheiro.

Utilizei também um pedaço de algodão embebido no etanol pra manter a chama, com isso consegui fazer macarrão, arroz, esquentar o feijão entre outros por 3 dias para 5 pessoas. ::otemo::

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

costumo levar o álcol de mercado pq pode ser utilizado em limpeza. num machucado, por exemplo.

aquelas embalagens de 500 ml são bem seguras, e práticas.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Amigo uma vez usei alcool isopropolico na espiriteira foi o melhor combustivel que eu usei na espiriteira pena que e caro

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.