Ir para conteúdo

Combustível adequado para espiriteiras


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Obrigado pela resposta Vbonias!

 

Os elementos nocivos contidos na gasolina (ex. chumbo) e na Benzina são conhecidos, e além de tudo, como você bem colocou, haverá o risco de explosão. Quanto a sugestão do Álcool de posto - eleito pela maioria - não me resta dúvida quanto ao seu poder calorífico, mas ainda paira o receio do que eu possa estar respirando (durante sua queima), e misturando (sem ver) na minha comida!!! Parece paranóia, mas já imaginou um miojo com partículas de chumbo? kkkkkkkkkkkkk.

 

Olha, eu acho que o chumbo-tetraetila e assemelhados que eram adicionados como antidetonantes à gasolina não é mais usado faz tempo aqui no Brasil:

 

]Eliminação do chumbo tetraetila da gasolina – o Brasil foi o primeiro país do mundo a eliminar totalmente o chumbo tetraetila de sua matriz de combustíveis em 1992, embora, desde 1989, cerca de 99% do petróleo refinado no país já não usasse esse aditivo. Essa conquista deu-se graças ao uso do álcool como aditivo à gasolina. Adicionado à gasolina, o álcool anidro confere-lhe poder antidetonante, tendo em vista sua elevada octanagem. Assim, revela-se um bom substituto ao chumbo tetraetila, possibilitando a eliminação dos efeitos danosos provocados por esse ao meio ambiente.

 

Ainda são muito poucos os países que eliminaram o chumbo tetraetila de sua matriz de combustíveis. A Declaração de Princípios aprovada pela Cúpula das Américas, em reunião realizada em Miami, de 09 a 11 de dezembro de 1994, determinava aos governos participantes a “preparação e implementação de planos nacionais de ação para a gradual eliminação do chumbo adicionado à gasolina.” A bem sucedida experiência brasileira com o uso do álcool anidro como substituto ao chumbo tetraetila é, desde 1989, um exemplo no qual os outros países podem se pautar para tal fim.

http://www.biodieselbr.com/proalcool/proalcool-externalidades.htm

 

Também tem esta referência da petrobras:

 

Etanol

O etanol ganhou espaço no cenário internacional como combustível limpo e renovável. Neste campo, temos a experiência adquirida em mais de 30 anos em armazenamento, transporte, adição à gasolina e comercialização.

 

A mistura do etanol na gasolina contribuiu ainda para que o Brasil fosse um dos primeiros países a eliminar o chumbo da gasolina.

 

http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/atividades/producao-biocombustiveis/

 

Agora, eu não sei como é nos países vizinhos que não produzem etanol combustível e, alguns casos, importam a gasolina pronta para uso nos postos. Diz a lenda que deveria ser informado na bomba se o combustível contém chumbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Espiriteira tem esse nome porque queima espirito que o nome dado antes para alcool com alto teor de água seria hj alcool 70-80%.

Eu fiz um teste queimando alcool anidro (de posto de gasolina) alcool 98 e alcool a 80% não existiu nenhuma diferença entre o tempo de ebulição da água.

 

Quado uso espiriteira levo alcool anidro e quando preciso diluo em água. Em uso único, sem medo de faltar combustível nunca diluo, em trilhas longas diluo quase sempre.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Pessoal, tenho uma dúvida. Quando vamos acampar, previamente compramos etanol no posto em galão de 2 litros ou mais e deixamos esse galão em casa e só abastecemos um pequeno tubinho com tampa de rosca na quantidade que vamos usar (1, 2, 3 ou mais dias). Agora, no caso de um cicloturismo (envolvendo acampamento diário) em que ficamos na estrada por vários meses ou até anos, não temos como comprar 2 ou mais litros de etanol e ficar carregando o bendito galão e creio que os frentistas não abasteceriam apenas alguns "emiéles" nesses tubinhos pequenos que carregamos. Então, como fazer? Nesse caso é melhor "esquecer" a espiriteira? Eu acho a espiriteira tão prática... Alguma solução?! ::sos::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Bullseye. Em vez de jogar fora, acho mais apropriado dar o restante para o frentista botar no carro dele! rs... O único inconveniente é que agora os postos não são mais autorizados a encher garrafas pet por conta do bocal ser muito estreito e ter perigo de derramar liquido no posto aumentando o risco de incêndio. Tenho de encontrar alguma alternativa barata de galão, um que eu possa jogar no lixo após o uso, como fazíamos com a garrafa pet. Ou então, não sei se ainda são permitidas, aquelas sacolas plásticas de dois a cinco litros que os postos ofereciam. Ouvi dizer que saiu uma lei que diz que o galão daqui pra frente deve ser rígido. Alguma solução para isso? ::sos:: rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mas que lei babaca!!! Galão de no mínimo 5 litros? É isso mesmo?! ::ahhhh:: Palhaçada!!! ::putz::

 

"Para a venda do combustível é necessária a compra de um galão com capacidade mínima de cinco litros. O material é padronizado e deve ser certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O produto pode ser adquirido nos postos ou em lojas especializadas e custa em torno de R$ 10."

Fonte: http://www.alternet.com.br/portal/2014/01/10/resolucao-proibe-a-venda-de-gasolina-em-garrafas-pet/

 

Estava eu pensando em usar um galão desses de óleo de 1 litro com bocal largo, mas com essa lei ai complica hein!

::bad::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...