Ir para conteúdo

FAÇA A SUA HOMENAGEM!!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O lance é o seguinte: faça uma homenagem, pode ser a um lugar, a uma cidade, a uma pessoa, a uma instituição, empresa, sei lá, qualquer coisa.

 

Faço minha homenagem à instituição de considero de maior valor atualmente: O Corpo de Bombeiros.

Cidadãos que prestam serviços de altíssima qualidade e responsabilidade, muitas vezes arriscam as suas próprias vidas buscando salvar a dos outros, valorizam a VIDA, acima de tudo, e poucas vezes se apegam à vida material, bem como, com raríssimas exceções se envolvem em corrupções, falcatruas, etc, etc.

E também porque, muitas vezes, resgatam trilheiros perdidos e aventureiros nó-cego, como eu!!!! Não que eu já tenha me perdido, mas nunca descarto tal hipótese...

 

O meu mais produndo respeito e admiração por essa classe tão honrada!!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Estou contigo Guilherme, existem muitas entidades e corporacoes que deveriam serem lebradas pelo seu trabalho nas comunidades, mas a minha homenagem vai para todos os MOCHILEIROS, isso mesmo para todas as pessoas que por conta própria, dando ênfase ao conhecimento, aventura e diversão, carregam sua mochilas nas costas e vao em busca daquilo que procuram... :-)

 

Deixo aqui minha admiracao e homenagem a todos os mochileros....

 

valeuu

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Quero deixar registrada aqui uma singela homenagem póstuma ao meu pai, falecido dia 24/09/2011.

 

AS MONTANHAS FICARAM MAIS TRISTES...

 

No último sábado perdi meu pai, Rainer Bolco Vogetta. Montanhista, trekker, mochileiro... 75 anos de um grande exemplo de vida. Natural de Ponta Grossa (PR), descendente direto de alemães, foi iniciado na vida ao ar livre e nas mochiladas muito cedo por seus irmãos mais velhos por conta das pescarias e das caçadas, permitidas antigamente. Mais tarde renunciou à caça, que passou a condenar e começou a caminhar pela Serra do Mar, numa época em que não se conheciam proibições e tampouco se dispunha de informações como temos hoje. Na cara e na coragem foi se embrenhando pelos nossos caminhos, descobrindo e subindo nossas serras. Praticava a preservação ambiental num tempo em que ainda não se falava em meio ambiente. Tinha o hábito de fazer mudas de Araucárias e outras árvores nativas e levá-las na mochila para plantá-las pelas trilhas. Ele amava as montanhas e elas foram seu segundo lar. Depois que nasci, desde muito cedo me levou para caminhar, primeiro pela Ilha do Mel, onde tivemos uma casa por um período de tempo, enquanto eu era criança. Depois vieram as montanhas da nossa Serra do Mar: Anhagava, Pão de Loth, Marumbi... Perdi as contas de quantas vezes fizemos a trilha do Itupava juntos, de quantas vezes fomos ao Olimpo... Depois descobri, junto com ele, os encantos do Ibitiraquire. A grande "Serra Verde" era pequena para ele, que a esquadrinhou várias vezes. Nesta época eu já não tinha tanto tempo para acompanhá-lo, e como lamento isso hoje!

 

Pai.JPG.ec2b0f6d40a792a3f8fa46ffb07442bc.JPG

 

Vivemos muitos momentos bons e muitos maus momentos, afinal haviam também os perrengues - mas isso não o desanimava, pelo contrário, dava um gostinho especial às suas aventuras. Era um homem simples, detestava luxo e era avesso a qualquer tipo de sofisticação. Viveu uma vida simples, andava sempre com o mínimo possível. Era adepto do "ultralight backpacking", diriam alguns, mas para ele até isso era demais. Também era discreto e avesso a qualquer holofote, qualquer tipo de fama ou prestígio. Até mesmo fotos dele eram difíceis de tirar, pois ele não gostava. Fez parte de uma geração de caminhantes indômitos e anônimos que palmilharam nossas serras em busca de paz interior. Era isso que ele buscava e sempre encontrava nas montanhas e elas sempre lhe foram solícitas... Nunca sofreu um acidente sequer, mesmo em épocas em que muitos de nossos caminhos não tinham grampos, correntes ou vias ferratas.

 

Teve também poucos amigos. Não era afeito á vida social. Era até mesmo rude e "encrenqueiro" no bom sentido do termo: várias vezes se indispôs com gente pelas trilhas por conta de fogueiras, lixo ou dejetos nos caminhos e pontos de acampamento... Era irredutível nisso e dava "babada" mesmo, sem se importar. Nos últimos tempos costumava caminhar sozinho, mesmo pelas trilhas mais difíceis, pois eu não tinha tempo para acompanhá-lo, absorvido que fui pela vida de trabalho e estudos. Com minha mãe, também montanhista, ele trilhou muitos caminhos. De todos os que faziam juntos, o do Itupava sempre poporcionava uma sensação especial e, sempre que podiam, lá iam eles até Morretes caminhando...

 

Até recentemente mantinha um pique incrível para uma pessoa da sua idade. Era um guerreiro. Em 2010, aos 74 anos ainda ascendia aos cumes do Ibitiraquire, onde o PP sempre foi o seu preferido. Bivacou muitas vezes em seu cume só para ver o nascer do sol. No início de 2011, já sentindo os sinais de que a sua saúde não lhe daria muito tempo, pensava em uma última subida ao PP e chegamos a fazer planos disso. Não houve tempo, sua saúde se deteriorou rapidamente. Morreu em casa, na cama. Já não conseguia mais andar. Foi consumido numa injusta luta contra um câncer que ele teimou em esconder da família até quando isso já não era mais possível. Sofreu muito nos últimos meses de vida, creio que nem tanto pela dor física que sentia ao ser consumido pela terrível doença, mas pela distância que foi obrigado a manter da sua segunda morada. Seu rosto já não era o mesmo dos tempos de outrora, ficou irreconhecível. Estive com ele em seu último dia de vida e do seu rosto magro, crispado pela dor e com um ar de preocupação que não lhe eram comuns, consegui arrancar-lhe um discreto mas altivo sorriso justamente ao lhe mostrar a ampliação de uma foto panorâmica do PP que mandei emoldurar para ele... Mal sabia eu que aquela foto, aquela última visão da montanha que ele tanto gostava, era o que faltava para que ele descansasse em paz, pois pouco tempo depois ele expirou. Descansou. As montanhas, ao menos para mim, ficaram mais tristes sem ele.

 

598d9f237666d_Euepapai.JPG.c2d93792cda7dfee2ee1d1b3d8122c75.JPG

 

Descanse em paz meu pai!

 

Rainer Bolco Vogetta (* 29/05/1936 + 24/09/2011)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Getúlio, não conheci seu pai, mas através do mochiloeiros.com tive o prazer de conhecer você. E pelo que conheço da sua pessoa tenho certeza que seu pai foi uma grande pessoa, pois "o fruto não cai longe do pé". Por este motivo rendo minhas homenagens a seu pai, que além de montanhista, naturalista e desbravador também soube educar seus filhos.

Que Deus conforte a você e sua família, e acolha o Sr. Rainer ao Seu lado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Getúlio, não conheci seu pai, mas através do mochiloeiros.com tive o prazer de conhecer você. E pelo que conheço da sua pessoa tenho certeza que seu pai foi uma grande pessoa, pois "o fruto não cai longe do pé". Por este motivo rendo minhas homenagens a seu pai, que além de montanhista, naturalista e desbravador também soube educar seus filhos.

Que Deus conforte a você e sua família, e acolha o Sr. Rainer ao Seu lado.

 

Olá Otávio!

 

Fiquei muito feliz em ler isso!

Abraço e obrigado, grande amigo!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Getulio,

 

Me emocionou ler sua homenagem a seu pai. Tenho certeza que ele soube aproveitar a vida e passar estes ensinamentos pra você, pois é desta forma que o legado dele continua.

 

 

Parabéns Guilherme pelo tópico. E parabéns ao amigo pela homenagem a seu pai, que deve ter sido um exemplo de vida e um grande homem!!! ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

Obrigado Heka e Trota Nando! Belas palavras.

Abraço!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Que linda homenagem, Getúlio. Emocionante.

____________________________________

 

Eu gostaria de homenagear três povos muito especiais pela simpatia: os povos do Camboja, de Fiji e de Samoa. Gente muito simpática. Um regalo! ::love::::love::

 

 

The Alien,

 

Agradeço suas palavras.

Sds.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...