Ir para conteúdo
Mochileiros.com
RenataFaber

Eslovênia - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

RenataFaber    0

Claudia e Dri,

vamos lá. Qdo forem para a Eslovenia, não se esqueçam que o país é menor que a Suíça. Isso significa que em 8 horas de trem vc atravessa o país de leste a oeste. Isso tb significa que as cidades são muito, muito pequenas. Em Ljubljana vc chega na estação de trem, vai a pé para o albergue, e vai a pé até o castelo. É muito tranqüilo. Por isso não programem mais de 1 dia em cada cidade.

No site vcs vão perceber isso. Qdo vcs virem uma foto de Bled ou Piram, acreditem: aquilo que vcs estão vendo é a cidade inteira mesmo.

Fui para Ljubljana de Vienna, e é uma viagem muito bonita. Vale muito a pena. Aliás, quem for de trem de Vienna é legal parar em Graz, ainda na Austria (é caminho, o trem pára lá). Graz é uma cidade bonita e com um astral ótimo! O trem tb passa por Celja, já na Eslovênia que é uma cidade bonitnha. Mas do trem vc já vê a cidade inteira (a cidade deve ter o tamanha equivalente a uns 30 quarteirões).

1 dia é suficiente para conhecer Ljubljana é suficiente. Isso não considera ida a museus, mas tem museus muito mais interessantes em outros lugares da Europa.

Imperdível é Bled, que é a cidade mais fofa do mundo. Sim, fofa é apalavra certa. A cidade parece um conto de fadas. Um lago, com uma ilha muito pequena no meio, e um castela no topo de um barraco às margens do lago. Tudo isso cercado por montanhas cobertas de neve. Vejam a foto nos sites de turismo, é lindo!

Na Eslovenia é melhor fazer tudo de ônibus. Acho que Ljubljana - Bled dá 1h e 30min. Tem albergue em Bled, mas tb dá para passar o dia em Bled e voltar para dormir em Ljubljana.

Tem a caverna em Postojna. Acho que esta é a única cidade que é melhor ir de trem de Ljubljana. A caverna é bem legal. Vc vai a pé da estação até e caverna. Depois da caverna, tem um castelo (a uns 9km da caverna), que é o Predjama Castle. É lindo, mas vc tem q alugar carro para ir lá (a cidade é tão pequena q não tem taxi).

Piran: é uma cidade de praia, tb é muito bonitinha. Vale a pena.

Qq coisa é só perguntar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De Carro na Eslovênia

 

Este tópico já estava há muito desativado e, como sou um grande entusiasta do país em forma de "kokoš" (leia-se cocôsh, significa galinha), resolvi postar alguns detalhes quanto a entrada de carros na Republika Slovenija.

 

A Eslovênia possui aproximadamente 500 kms de "freeways", rodovias com limite de velocidade em 130 km/h. Tais rodovias encontram-se, via de regra, em excelente estado de conservação.

 

Para os automóveis de países não pertencentes à União Européia, é obrigatório o seguro Green Card, do mesmo estilo do nosso Cartão Verde do Mercosul. Mesmo assim, em caso de aluguel de carro em algum outro país (normalmente, parte-se da Áustria ou da Itália), aconselha-se a dizer que há planos de viagem para a Eslovênia a fim de se cobrir despesas, em caso de necessidade.

 

O que tem sido de maior interesse são o uso da "Vignette" (vinjeta em esloveno). O uso da vignette é OBRIGATÓRIO para motocicletas e automóveis em todas as auto-estradas da Eslovênia. Diferentemente do Brasil, na Eslovênia existem estradas vicinais alternativas para se livrar das auto-estradas e suas implicações, sobretudo as tarifárias. O uso desse adesivo, que deve ser colocado no pára-brisa do automóvel e é intransferível, teve início em julho de 2008, utilizando os moldes da Áustria, Romênia e Eslováquia, assemelhando-se mais à primeira.

 

As vignette podem ser adquiridas, sobretudo, nos postos de gasolina das regiões fronteiriças. Existe uma lista dos lugares em podem ser compradas. Eis o endereço: http://www.cestnina.si/Dokumenti/Toll/Methods_of_payment/Vehicles_up_to_35_t/Vignette/Sales_points_309.aspx

O preço do adesivo, válido por 14 meses, é de 55 euros para carros e 27,50 euros para motocicletas e aquele de 6 meses custa, respectivamente, 35 e 17,50 euros. Em julho de 2009, deverá entrar em vigor o adesivo válido por 7 dias (na Áustria o adesivo menor é válido por 10 dias), entretanto, os preços ainda não completamente estabelecidos. Tem-se sugerido 15 euros para os automóveis.

 

Os caminhões e ônibus continuam com o pagamento tradicional do pedágio em todo o território esloveno.

 

Eis o mapa das rodovias da Eslovênia. Em verde estão as auto-estradas e em amarelo algumas das alternativas. O mapa, obviamente, não contempla todas as rotas alternativas:

 

slovenia_map_vignettes.gif.94604b5d87dbfdff3d52a8a9da73f360.gif

 

Quanto ao consumo de álcool, na Eslovênia a quantidade aceitável de álcool para um motorista é de 0,5 g/kg. No Brasil, por exemplo, é de 0,2.

 

E Boa Viagem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá...

não resisti em deixar uma dica da Eslovênia...

existe uma cidade depois de Ljubljana que chama Lasko...

lá acontece uma festa todo ano muito parecida com a oktoberfest, porém em menor escala... rsrs

a cidade toda para... são colocadas mesas grandes de madeira e bancos espalhados pelas ruas...

no alto da serra o nome da festa "PIVO"... que é cerveja em eslovêno...

a cidade lota e todos ficam apreciando a cerveja que tbm leva o nome da cidade... Lasko...

quem estiver passando por lá em Julho vale a pena conhecer...

Abç,

Marina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marina, muito bem lembrado!

Laško, além de ser uma cidadezinha belíssima tem esse festival de "pivo in cvetje" (ceveja e flores) que é maravilhoso.

Neste ano de 2009, será de 9 a 12 de julho.

E para quem já foi aqui está uma das músicas tradicionalmente mais cantadas no festival:

 

Najboljše diplomira

kdor z laškim pivom študira

horuk, na eks pa v mizo

pa še enkrat za kelnerco Lizo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sou novato por aqui, gostaria se possivel que alguem me informe como faço para ir de onibus, ou trem de Veneza para Liubliana?

 

Muito Grato

Valdecir

 

 

 

De Carro na Eslovênia

 

Este tópico já estava há muito desativado e, como sou um grande entusiasta do país em forma de "kokoš" (leia-se cocôsh, significa galinha), resolvi postar alguns detalhes quanto a entrada de carros na Republika Slovenija.

 

A Eslovênia possui aproximadamente 500 kms de "freeways", rodovias com limite de velocidade em 130 km/h. Tais rodovias encontram-se, via de regra, em excelente estado de conservação.

 

Para os automóveis de países não pertencentes à União Européia, é obrigatório o seguro Green Card, do mesmo estilo do nosso Cartão Verde do Mercosul. Mesmo assim, em caso de aluguel de carro em algum outro país (normalmente, parte-se da Áustria ou da Itália), aconselha-se a dizer que há planos de viagem para a Eslovênia a fim de se cobrir despesas, em caso de necessidade.

 

O que tem sido de maior interesse são o uso da "Vignette" (vinjeta em esloveno). O uso da vignette é OBRIGATÓRIO para motocicletas e automóveis em todas as auto-estradas da Eslovênia. Diferentemente do Brasil, na Eslovênia existem estradas vicinais alternativas para se livrar das auto-estradas e suas implicações, sobretudo as tarifárias. O uso desse adesivo, que deve ser colocado no pára-brisa do automóvel e é intransferível, teve início em julho de 2008, utilizando os moldes da Áustria, Romênia e Eslováquia, assemelhando-se mais à primeira.

 

As vignette podem ser adquiridas, sobretudo, nos postos de gasolina das regiões fronteiriças. Existe uma lista dos lugares em podem ser compradas. Eis o endereço: http://www.cestnina.si/Dokumenti/Toll/Methods_of_payment/Vehicles_up_to_35_t/Vignette/Sales_points_309.aspx

O preço do adesivo, válido por 14 meses, é de 55 euros para carros e 27,50 euros para motocicletas e aquele de 6 meses custa, respectivamente, 35 e 17,50 euros. Em julho de 2009, deverá entrar em vigor o adesivo válido por 7 dias (na Áustria o adesivo menor é válido por 10 dias), entretanto, os preços ainda não completamente estabelecidos. Tem-se sugerido 15 euros para os automóveis.

 

Os caminhões e ônibus continuam com o pagamento tradicional do pedágio em todo o território esloveno.

 

Eis o mapa das rodovias da Eslovênia. Em verde estão as auto-estradas e em amarelo algumas das alternativas. O mapa, obviamente, não contempla todas as rotas alternativas:

 

[attachment=0]slovenia_map_vignettes.gif[/attachment]

 

Quanto ao consumo de álcool, na Eslovênia a quantidade aceitável de álcool para um motorista é de 0,5 g/kg. No Brasil, por exemplo, é de 0,2.

 

E Boa Viagem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valdecir, a Eslovenia eh um país surpreendente!

 

Realmente a melhor forma de achar informação de como ir eh pelo lin k que acabaram de passar, mas já li sobre essa viagem. É uma viagem fenomenal! Linda. Ljubljana vale a pena. Alem da capital só conheci Bled, que tb gostei, mesmo achando bastante turística.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola,

gostaria de saber se desembro é muito ruim pra ir pra eslovenia jahq eu tava vendo uns topicos e cai numa agencia de turismo de lah q naum faz o apsseiop a bled (eu iria de onibus por conta mas dei uma olhada) e soh fazem até outubro...será q naum eh legal em dezembro?

pergunto pois alguns luagres q fui na europa no inverno percebi q naum tinha a mesma magia q nas outras estacoes..

obrigada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Luíza.S    0

Adorei saber sobre essa festa de Lasko.

Eu estou pretendendo fazer um mochilão pela europa, em julho de 2010 e a dúvida tá grande quanto as cidades, eu nem tinha colocado a Eslovênia no meu roteiro, mas pelas coisas que vcs falaram, acho que é melhor colocar :D

Será que alguém sabe quando é que vai rolar essa festa de Lasko, em 2010? Queria muito ir

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isabelamab    0

Gente, alguém aí sabe qual é a melhor opção pra ir até a Eslovênia, saindo de Milão? Trem tá caro.. Eu quero visitar Ljubljana e Maribor! =}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
luizlugui    0

Boa Tarde , gostaria de saber se é possível alugar um carro em milão e viajar até a Eslovênia e Croácia,pois as 3 locadoras que eu chequei pela internet não permitem o transito de seus carros nesses países .Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boa Tarde , gostaria de saber se é possível alugar um carro em milão e viajar até a Eslovênia e Croácia,pois as 3 locadoras que eu chequei pela internet não permitem o transito de seus carros nesses países .Obrigado

Olá Luiz,

confesso que não tive problemas para ir nesses países...

aluguei o carro na cidade de Trieste que fica bem na divisa com a Eslovênia... aluguei na Avis... as pessoas dessa cidade costumam ir muitas vezes para a Eslovênia por ser mais barato tudo por lá...

para entrar na Croácia precisei tirar um visto no consulado nessa mesma cidade (Trieste), não sei se atualmente continua sendo assim...

outra coisa que me ajudou foi ter levado do Brasil a carteira de motorista internacional...

Abç,

Marina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Luíza.S    0

Achei a data do pivo in cvetje deste ano, será do dia 08.07 até 11.07, mas ainda não saiu a programação no site (http://www.pivocvetje.com/index.php?page_id=12).

Outra coisa, alguém poderia me ajudar a achar um transporte até lasko? Não acho ônibus (e nem trem né) saindo de ljubljana para lasko, alguém sabe de alguma cidade próxima de ljubljana, para pegar o ônibus à lasko?

As cidades que eu planejo passar são: Bled, Bohinj e Postojna. Alguém sabe se vale a pena, ou se alguma delas é furada? Se puderem mandar algumas dicas tbm, ficaria agradecida =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu tô indo pra lá agora em julho e queria saber quais outras cidades valem a pena alem de Bled e a capital. Alguém tem outra dica? Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal, eu tô indo pra lá agora em julho e queria saber quais outras cidades valem a pena alem de Bled e a capital. Alguém tem outra dica? Abraços

 

Ademir,

nesse mesmo post eu falei sobre uma cidade que chama Laško, além de ser uma cidadezinha belíssima tem esse festival de "pivo in cvetje" (ceveja e flores) que é maravilhoso.

Esse festival acontece em julho mas não vou saber informar a data certa.

Já que vc vai estar por lá, vale a pena pesquisar e quem sabe particpar da festa ::otemo::

Abç,

Marina

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bled é absolutamente FAN-TÁS-TI-CO. De Ljubljana se chega em Bled em uma viagem de ônibus de um pouco mais de uma hora, e em 1 dia muito bem aproveitado é possível dar uma volta completa no lago, subir no seu castelo e até nadar no lago se o clima assim permitir. Eu amei!

 

 

20101209213439.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alespian    0

Olá pessoal, estou indo fazer um cruzeiro ano que vem (Set/2011) e um dos locais que o navio irá atracar é em Koper, notei que ninguém falou nada sobre essa cidade. Alguém poderia me dar algumas dicas de passeios de um dia por esse lugar. Achei lindas as fotos que encontrei sobre essa cidade, mas não estou encontrando muitas informações. Será que alguém me socorre??? ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×