Ir para conteúdo

Barracas MARMOT


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Olá Pessoal!

Aproveitando o tópico sobre as barracas Marmot, tenho namorado alguns modelos importados com formato semi-geodésico (para grande resistência a ventos - utilização em média montanha) e uma em especial tem me chamado bastante a atenção dadas suas qualidades técnicas e facilidade/conveniência do sistema de montagem: a MARMOT GRID 2.

Aí vem a dúvida: alguém aqui no Mochileiros tem ou conhece pessoalmente esta barraca para fornecer algumas impressões relativas ao seu uso??? Eis a questão. Agradeço se alguém puder ajudar.

Abraço!

 

Grande Getúlio, olá! Que barraca boa essa Marmot Grid 2 que vc achou...

 

Imagino que opiniões brasileiras serão raras. Porque esta barraca foi feita para o mercado Ingles/Reino Unido, como vc já deve ter visto.

A Marmot americana percebeu que no Reino Unido as necessidades são outras: É difícil fazer previsão de tempo, chove muito, venta muito, chuva horizontal, e frio... , costas litorâneas frias e úmidas com ventos horizontais, pouco sol..., etc...

Vou teorizar o que os ingleses viram, e provavelmente você também já leu :

Aqui uma entrevista, e revisões de ingleses: http://www.ukclimbing.com/gear/review.php?id=2099

 

-Então para isto fizeram:

-Montagem rápida (10 minutos para iniciantes e 5 a 4 minutos com treino)

-MONTAGEM com a tenda interna e sobreteto juntos simultaneamente, se quiser.

-MONTAGEM com as HASTE EXTERNAS, que facilita muito no caso de montar debaixo de tempestade.

-O sobreteto com a barra mais perto do chão (não entrar vento com respingo), e alta impermeabilidade, 3500 mm.

-A base da barraca com impermeabilidade de 8000 mm, formato de banheira com borda mais elevada.

-Controle de Ventilações variadas, abre ou fecha por dentro.

-A barraca interna (casulo) é quase sem telada, para não entrar vapor de água ou vento frio...

-Dupla Porta do casulo (telada e vedada).

-A porta do vestíbulo, com múltiplos ziperes, abre para 3 lados ( direita, centro ou esquerda), o que facilita quando o vento (com ou sem chuva) mudar de direção, qual lado abrir.

-E mesmo quando cozinhar no vestíbulo, com a porta fechada, pode abrir uma pequeno "buraco" em cima, (canto esquerdo ou direto), para exaustão, tipo chaminé...

-Vestíbulo que pode ser aumentado. Basta tirar os ganchos frontais da tenda interna (casulo), empurrando esta parte do casulo para dentro, enquanto não chega a hora de dormir.

-Desmontagem separada se quiser. Tira os ganchos e guarda primeiro a tenda interna. Depois desmonta o sobreteto.

-Peso razoável : 2,7 kilos.

-Dizem ser espaçosa: 120 cm de largura para dois marmanchos acho apertada. Depende do costume, se dorme solitário, ou com companheira. ::kiss::

-etc.

 

Como em Curitiba parece que chove com muita mais frequência também, imagino que é uma opção muito boa.

 

Em Torres del Paine ireí comprar a Twilight 2P, porque é bem MAIS ESPAÇOSA (150 cm largura nos ombros, pouco MAIS LEVE, TEM DOIS VESTÍBULOS E DUAS ENTRADAS, é bem telada ( que ajuda no clima quente nosso também, e no frio não deixa condensar). E BEM TESTADA no VENTO, FRIO E CHUVA!! - fiz um comparativo na pagina 2 aqui no tópico...

-- Vejo com principal defeito TER AS HASTES POR BAIXO DO SOBRETETO. Na chuva de vento (patagonia chilena ::mmm: ), para MONTAR vou ter que fixar primeiramente o footprint e o sobreteto virado PRO LADO do vento, ENFIAR-me DEBAIXO do sobreteto, colocar as hastes nos buracos das bases, levantar as hastes, e depois com o sobreteto montado, FIXAR os clipes do casulo, pois este é quase todo telado... Mas na minha região chove poucos dias no ano.

-- Agora os reviews são praticamente todos nota 5 em 5, com relato de chuvas torrenciais, e vento de 80 kmk/hora, donos sempre secos, e as outras barracas rasgadas. Sem condensação. Relato de nevar 5 polegadas, de dormir com 30 cm de neve, bem aquecido com saco de dormir de menos zero...

revisões

http://www.buzzillions.com/reviews/marmot-twilight-2-person-tent-footprint-gear-loft-reviews ------

http://www.backcountry.com/marmot-twilight-2-person-tent-w-footprint-and-gear-loft-mar1113 xxxx

 

relatos da twilight: ----"I have had it in 40-50 mph wind gusts and when other tents were ripped apart this bad boy was standing tall."

---"I spent several months in the elk mountain range in colorados rocky mountains between spring and winter,through the pounding rains and 50 mile an hour winds of monsoon,to the blazing sunny afternoons and fridged wet and cold of fall,and finally ice and snow of early winter..not once did the weather compromise this shelter,it stayed solid and waterproof through it all....great tent.."

---

-

Estou certo que com sua experiencia, você vai sentir e saber a necessidade local, mais comum, qual característica e conforto deseja mais. Quanto à qualidade da GRID 2 não duvido. Ela está reforçada em relação aos modelos americanos. Com as hastes por FORA é mais fácil montar na chuva...

Abç. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Olá André!

 

Pois então, eu gostei dela justamente por este conjunto de características que você enumerou. Já vi muitas avaliações e vídeos dela na web, inclusive os dos links que você postou. Pedi informações aqui por desencargo de consciência mesmo, pois sei que provavelmente esse modelo não deve ter aportado no Brasil, ainda. Digo ainda porque estou bastante inclinado a trazer uma do exterior e testá-la sob nossas condições...

 

O que mais me agrada neste modelo é a geometria de sua armação (semi-geodésica) e seu sistema de montagem (fast storm pitch). Ela é muito parecida com as Manaslu Discovery (mesma geometria de varetas) mas com diversas vantagens (inclusive no peso).

 

Aqui no sul do Brasil temos com frequência condições extremas de tempo. Ventos e chuvas fortes e frio são constantes em nossas montanhas, fazendo muitas barracas literalmente se esfacelarem. Penso num produto de qualidade e resistência acima da média para justamente enfrentar situações como estas e, depois, para futuras viagens na Argentina e Chile que pretendo fazer num futuro próximo.

 

Quanto ao seu tamanho, o considero adequado, especialmente por que penso nela para uso preferencialmente individual, com sobra de espaço para equipamento e, numa emergência, eventualmente compartilhar o espaço com algum companheiro desabrigado ::lol4::

 

Agradeço muito suas considerações. Senti que não fui só eu quem gostou... ::otemo::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá André!

Pois então, eu gostei dela justamente por este conjunto de características que você enumerou. Já vi muitas avaliações e vídeos dela na web, inclusive os dos links que você postou. Pedi informações aqui por desencargo de consciência mesmo, pois sei que provavelmente esse modelo não deve ter aportado no Brasil, ainda. Digo ainda porque estou bastante inclinado a trazer uma do exterior e testá-la sob nossas condições...

O que mais me agrada neste modelo é......-.

Aqui no sul do Brasil temos com frequência condições extremas de tempo.......o.

Quanto ao seu tamanho, o considero adequado,.... com sobra de espaço para equipamento e,....

Agradeço muito suas considerações. Senti que não fui só eu quem gostou... ::otemo::

Abraço!

 

--Acho que vc já comprou !! rsrsrs,

--Também faria o mesmo para desencargo de consciência, afinal não custa nada !! Pra uso solitário é super espaçosa !!, mochila e botas dentro, etc...

A dica de aumentar o vestíbulo pra cozinhar, ou ficar passando o tempo com amigos, etc, pra mim é nova...

-- Pelo fato da Marmot ter feito um "Upgrade e Reforço" em cima dos modelos do mercado americano, só pode ter melhorado.

E se a Twilight (no mercado americano) , com aparência mais frágil, e tecidos com menor grau de impermeabilização, é tudo aquilo de bom, resistente, seca, etc!! A Grid 2 "britânica" só pode ser superior !! . .(por isso que coloquei os links da Twilight).

Se descobrir mais coisa, lhe envio...

Abç ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá André!

 

Ainda não comprei, mas o cartão tá me coçando... ::lol4::

 

Quanto à Twilight, lembrei-me de um ponto que não sei se você percebeu: no seu desenho de porta interna (vestíbulo), o material se abre para baixo (zíper em arco), o que faz com que a porta tenha tendência em ficar no chão, virando um "tapete", recebendo possíveis pisadas e sendo eventualmente desgastada ou, no mínimo, atrapalhando a entrada e saída da barraca... A meu ver isso seria um ponto negativo dela. Vi um review estrangeiro há algum tempo que falava sobre isso nela mas não consegui achá-lo para postar o link aqui.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá André!

Ainda não comprei, mas o cartão tá me coçando... ::lol4::

Quanto à Twilight, lembrei-me de um ponto que não sei se você percebeu: no seu desenho de porta interna (vestíbulo), o material se abre para baixo (zíper em arco), o que faz com que a porta tenha tendência em ficar no chão, virando um "tapete", recebendo possíveis pisadas e sendo eventualmente desgastada ou, no mínimo, atrapalhando a entrada e saída da barraca... A meu ver isso seria um ponto negativo dela. Vi um review estrangeiro há algum tempo que falava sobre isso nela mas não consegui achá-lo para postar o link aqui.

Abraço!

 

Grande Getúlio,

Obrigado pelo alerta, mas conferi isto nos videos e fotos.

Este problema existe na LIMElight. Erro Grosseiro !! A porta é em "U" invertido, e faz o tapete no chão !!

Foi bom o seu alerta, prá galera aqui saber que existe diferenças entre os três modelos (TWIlight, EARLight e a LIME...)

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20111219183458.png 500 296.229802513 Legenda da Foto]Na LIMElight a porta vira um tapete, que molha, suja, etc... Na TWIlight e EARLIght já abrem corretamente...[/picturethis]

 

Valeu Getúlio !!

abração.

 

A TWIight abre a porta em "C" invertido. Ou seja, o ziper sobe ou desce, e a lateral fica presa. Dá pra ver no comparativo que fiz com a EARLIght, (pagina 2 aqui...). A Earlight também.

Este vídeo mostra a Twilight oficial:

 

----.---

Aproveito e coloco um site para quem não tem costume de montar estes modelos na chuva:

COMO MONTAR A LIMELIGHT e TWILIGHT e similares NA CHUVA, FICA MAIS FÁCIL COM O FOOT PRINT:

 

SE NÃO TIVER O FOOTPRINT, que ter que enfiar as hastes, com você agachado por baixo de um sobreteto "solto", procurando os buracos para as hastes.

 

Lugar com muita chuva, parece que a Grid 2 é campeã:

A sua GRID 2 é um "monstro" para água. A Grid 2 Plus , nem se fala ( 10.000mm para a "banheira", e 5000mm para o sobreteto). Achei barraca com impermeabilização igual, mas aqueles detalhes da porta, etc.

 

Não sei se vc conhece a loja Campsaver. Fica muito facil fazer os comparativos entre vários modelos:

http://www.campsaver.com/camp-hike/tents-shelters?___store=campsavermain&sleep_capacity=68&trk_contact=FLQ5K3U35LSLT5GCUP7AEFPNP0&trk_msg=B8F30QTCV37K3CH1SGVMHV1CPO&utm_campaign=holiday-packs-tents-2011&utm_medium=email&utm_source=holiday-packs-tents-2011&weight_range=44 ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá André!

 

OPS!!! ::xiu::::toma::

Realmente me confundi entre a TWIlight e a LIMElight... É como você falou, na LIME é que a porta desce ao chão em "U" invertido. Perdoe a falha...

 

Quanto à Marmot Grid 2 Plus, realmente é uma excelente impermeabilização, mas o tamanho/peso dela já extrapolam um pouco o que se deseja normalmente para uma barraca adequada ao trekking. Aliás um dos grandes pontos negativos que vejo na Grid 2 é justamente o seu peso de 2,7 Kg, que a meu ver já é alto para uma barraca de trekking, mesmo considerando ser idealizada para comportar (e ser transportada) por 2 pessoas. Que se dirá então a respeito dos 2,9 Kg do modelo Grid 2 Plus? Neste quesito (peso) quem ganha nesta categoria (semi-geodésicas) é a Terra Nova Superlite Voyager 2P (outro modelo que me agrada, apesar de não possuir algumas características da Marmot), mas o peso daí passa a ser no bolso... ::vapapu::

 

Enfim, como tenho um amigo que está sempre no exterior, pedi a ele para ver pessoalmente uma Grid 2 e uma Terra Nova Superlite Voyager 2 e me passar suas impressões sobre o material. Vou saber em alguns dias, mas provavelmente só depois do ano novo, depois conto como foi.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Quanto à Marmot Grid 2 Plus, realmente é uma excelente impermeabilização, mas o tamanho/peso dela já extrapolam um pouco o que se deseja normalmente para uma barraca adequada ao trekking. Aliás um dos grandes pontos negativos que vejo na Grid 2 é justamente o seu peso de 2,7 Kg, ...-... então a respeito dos 2,9 Kg do modelo Grid 2 Plus? Neste quesito (peso) quem ganha nesta categoria (semi-geodésicas) é a Terra Nova Superlite Voyager 2P (...

Abraço!

Grande Getulio,

rapidinho para não sair das Marmot: meu filho está nos States, e em fevereiro trará prá mim a Big Agnes Fly Creek UL2, que é campeã de elogios e de premios, a preferida de muitos reviews comparativos, pesa em torno de 900 gramas (paguei US$ 270). Esta barraca de 2 pessoas será para uso individual, para minhas saídas que ninguém vai dividir as tralhas (dividir os pesos)... e sou adepto ao baixo peso, ou melhor, preciso!

(aliás a Grid 2 realmente pesa..., foi o que não gostei nela, mas aí ficou robusta...)

Como aqui predomina tempo seco, facilita a linha ultralight... (mas a Fly Creek também é boa na chuva e vento).

A Fly Creek de 1 pessoa é em torno de 100 gramas à menos e muito menos espaço (não compensa).

-- Infelizmente quando se baixa peso perde durabilidade, mas sou super cuidadoso, e comigo as coisas duram "séculos" ... ::lol4::::lol4::::lol4::

Comprei o Footprint também para aumentar a durabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
André, depois abre um tópico sobre a Big Anes (se já não tiver um), e posta suas impressões sobre a tenda.

Fiquei interessado na Fly Creek, 900g pra duas pessoas é meu sonho de consumo!!! Mais leve que minha Hubba e seus 1,27kg, e ela é solo.

Olá Luis,

Eu pensei em colocar num forum de barracas super leves (não lembro o nome), e estava na dúvida se pegava ela antes (e screver minhas impressões), mas acho que vale a pena colocar já os reviews, para quem já está querendo comprar uma ultra light !! Realmente é um sonho de consumo. Vou postar e aviso !!

abç ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...