Ir para conteúdo

Barracas MARMOT


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde mochileiros!

 

Faz tempo que passei por aqui, estava vendo algumas barracas, mas em função de uma mudança de roteiro, não foi necessário.

 

Agora, em dezembro, estarei indo para TDP, El Calafate, El Chalten... fazer todos os passeios e trilhas que conseguir dentro dos meus 25-30 dias de férias. Minha idéia é ficar em acampamento a maior parte do tempo (senão todo). Não tenho barraca e estava penando em investir em uma que aguentasse o clima da região (friozinho a noite), muito vento e chuva. Também usaria esta barraca quando retornasse ao Atacama para acampar na base do vulcão Licancabur... (subi outros mas este nao foi possivel na minha viagem) para fazer a trilha Salkantay... etc.

 

Para uso no Brasil, penso em adquirir outra, já que seria praticamente impossível uma barraca que atendesse bem em todos estes climas, correto? Não penso em algo extraordinário, mas algo resistente. Também nao me apego a marcas e sim ao material e estrutura.

 

Exatamente por olhar a resistência à água (material) e material que vi que algumas barracas da Marmot tem uma resistência menor que algumas nacionais.

Pensei em elencar aqui alguns modelos e aguardar os comentários de usuários ou de quem já vivenciou estes lugares por onde pretendo passar.

 

OBS: na minha primeira viagem (TDP) estarei com um saco de dormir meia-boca (conforto de zero graus)... e estarei com a patroa! Estes são agravantes!!hehehe

Sei que a barraca não irá me aquecer, mas acho que dadas as circunstâncias e uso futuro, uma barraca de 4 estações, por ser menos "telada" seria o mais indicado. Que acham??

 

Alguns modelos de 3 e 4 estações:

 

Marmot Limelight ---> http://marmot.com/products/limelight_3p?p=118

Marmot Twilight---> http://marmot.com/products/twilight_2p_spring_2011?p=118

Ferrino Pumori 2 ---> andesgear.com e http://www.ferrino.it/it/homepage/products/TENTS/4_seasons_115/pumori_2_ss11_

Ferrino Makalu 2 --->andesgear.com e http://www.ferrino.it/it/homepage/products/TENTS/4_seasons_115/makalu_2_ss11_

 

Vi comentários positivos sobre o uso da Ferrino Pumori 2 e Makalu 2 (porém esta ultima um pouco pesada). A Pumori tá com 2,8kg.

 

E pensei na Manaslu Mountain.... não entrei em contato com a empresa, mas meses atrás, quando solicitei cotação o preço tava na faixa de R$1000. A Pumori, no Chile, custa uns R$550.... Como irei passar por Punta Arenas, posso ver com a loja a disponibilidade e programar a compra.

 

A quem puder ajudar.... agradeço.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Fála Campeão,

 

Conheco bem os modelos 2p da marmot e te digo que o Limelight não é muito legal. Ele tem uns erros de design que não agrada muito, a porta quando você a abre, fica no chão da barraca. Daí ela molha na lama fora da barraca, leva pisada sem querer e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Boa tarde mochileiros!

Agora, em dezembro, estarei indo para TDP, El Calafate, El Chalten... fazer todos os passeios e trilhas que conseguir dentro dos meus 25-30 dias de férias. Minha idéia é ficar em acampamento a maior parte do tempo (senão todo). Não tenho barraca e estava penando em investir em uma que aguentasse o clima da região (friozinho a noite), muito vento e chuva. Também usaria esta barraca quando retornasse ao Atacama para acampar na base do vulcão Licancabur... (subi outros mas este nao foi possivel na minha viagem) para fazer a trilha Salkantay... etc.

Para uso no Brasil, penso em adquirir outra, já que seria praticamente impossível uma barraca que atendesse bem em todos estes climas, correto? Não penso em algo extraordinário, mas algo resistente. Também nao me apego a marcas e sim ao material e estrutura.

Exatamente por olhar a resistência à água (material) e material que vi que algumas barracas da Marmot tem uma resistência menor que algumas nacionais.

OBS: na minha primeira viagem (TDP) estarei com um saco de dormir meia-boca (conforto de zero graus)... e estarei com a patroa! Estes são agravantes!!hehehe

Sei que a barraca não irá me aquecer, mas acho que dadas as circunstâncias e uso futuro, uma barraca de 4 estações, por ser menos "telada" seria o mais indicado. Que acham??

 

Abraços!

Leo, olá!

Estarei em TDP de 3 de janeiro até 12, fazer o circuito completo. Pesquisei e ponderei, e decidi pela Twilight.

Vantagens: mais larga (150cm nos ombros), mais leve, com 2 vestíbulos e duas portas, relatos de uso em chuva e neve com eficiência. Mais Telada, portanto dá para usar no Brasil, uma barraca só !!( relatos de uso em calor- Australia), Telada dando menos condensação no frio.

Desvantagem: Para armar "durante" uma chuva tem que treinar (prende uma parte -virada para o vento-, do sobreteto, com espeques. Entra por baixo do sobreteto e arma a barraca, pois sendo telada, pode entrar chuva. Tem vídeos na internet mostrando isto, e já fiz uma vez com meu filho, uma simulação com a que tenho). Bom levar uma esponja-toalha para enxugar o que pingar dentro, em chuva de vento). Muitos falam em ficar quieto, debaixo duma árvore, e esperar passar a chuva forte. Enfim, tem que saber disso... (*) vide edição abaixo.

Veja as fotos que postei na pagina 2 e 3 aqui. Parece que a Twilight tem a porta com o fecho virado para baixo, ou seja para abrir ela abre para cima ( não teria o problema relatado de ficar no chão...)

 

Ferrino? Não se discute a qualidade. Testam bem em laboratórios. Porém vi desvantagens nas que vc listou: 4 estações, pouco provavel que se use no Brasil, e "talvez" condensa mais. É mais pesada, e mais estreita ( dois marmanjos é diferente de voce com a esposa...). Quanto à maior resistência à chuva, está além, mas os índices da Twilight é mais do que suficiente.

Maior vantagem da Ferrino: Montar na chuva ! pelo que se vê no vídeo não é telada...

Compre para qualquer marca, se não vier, os acessorios de pendurar no teto, e o piso de proteção.

 

Saco de Dormir: Recomendável reavaliar isto, leia os tópicos de saco de dormir, ou leve mais roupa quente ( e seca) para noite, com gorro, pescoceira, balaclava, pois a cabeça e pescoço é o maior radiador (perde-se às vezes mais que 50% de calor por aí). Luvas e meia de lã.

Reavalie levar um liner térmico (para o saco), que agrega até mais de 10 graus no conforto. O liner de seda, super leve, agrega cerca de mais 4 a 5 graus. E aumenta a higiene, limpeza e duração do saco. Além de você não precisar comprar um saco de dormir tão quente...

espero ter ajudado... abraço.

 

sobre sacos de dormir: pode ver o forum sacos-de-dormir-t7194-1095.html

 

* EDITADO: 2/set/2011 : Pelo que tenho lido, alguns citam que se você tem o footprint, pode montar só o sobreteto da Marmot Twilight (quando não que montar a barraca toda...). E ISTO acaba que diminui a desvantagem que citei na chuva, já que monta o sobreteto mais facilmente, e depois, por baixo, prende a barraca).

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
....

Vi comentários positivos sobre o uso da Ferrino Pumori 2 e Makalu 2 (porém esta ultima um pouco pesada). A Pumori tá com 2,8kg....

A quem puder ajudar.... agradeço.

Abraços!

 

LeoRS, se você decidir por Ferrino, pela maior resistência à agua, e "aceitar" a ideia de mais telada, achei Ferrino que no site Chileno é colocada como 3 Estações. E no site da fabrica, colocada como Lite Line. O modelo Chaos 2 e Chaos 3 (pessoas), esta última com fantástico 160 cm de largura...,peso 2,65 kg..., peso máximo 2,9 para muito espaço. A Chaos 2 reduz a largura para 130 cm, e peso 2,2 kg, e peso máximo 2,4 kg!

 

 

http://www.ferrino.it/it/homepage/products/TENTS/lite_line_232/chaos_3_ss11_ chaos 3

http://www.ferrino.it/it/homepage/products/TENTS/lite_line_232/chaos_2_ss11_ chaos 2

http://www.ferrino.it/upload.2009//pdf/ESC_Magazine_TENTliteline_134-141.pdf _ catálogo com todas da linha Lite Line.

 

FERRINO CHAOS 3 ABAIXO

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110902000718.jpg 384.046052632 500 Legenda da Foto]Aqui estão as fotos e dimensões da Ferrino CHAOS 3[/picturethis]

 

 

20110902000425.jpg

 

20110902000504.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Andre, muito obrigado pelas dicas!!

Estou listando as possibilidades das lojas de Santiago.

Tenho já algumas roupas impermeáveis, anorak, polares (tres camadas para o corpo todo), balaclava, gorro...etc... vou comprar alguns equipos, trocar de mochila...etc. Gostei da dica do liner para o saco de dormir... onde posso encontrar?

 

Quanto ao uso no brasil, isto nao seria problema... vou adquirir outra ou bivak para as trilhas/travessias por aqui. Como moro no sul no momento, minhas saídas são mais para a argentina e chile, pois devido a minha localização isto é mais fácil. Ano que vem penso em fazer a trilha inca Salkantay, também pretendo acampar na base do Licancabur (que nao subi na ultima ida ao atacama)... por isto que estava pensando em uma barraca 4 estações, por garantia (mas a condensação é algo que preocupa).

 

Concorco com a sua avalição e dicas. Vi umas fotos da twilight lá em TDP...

 

Vai para El Calafate e el chalten também?

Pretendo fazer este trajeto todo.

Acho que chego em Punta arenas dia 21 ou 22/12

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Andre, muito obrigado pelas dicas!!

Estou listando as possibilidades das lojas de Santiago.

Tenho já algumas roupas impermeáveis, anorak, polares (tres camadas para o corpo todo), balaclava, gorro...etc... vou comprar alguns equipos, trocar de mochila...etc. Gostei da dica do liner para o saco de dormir... onde posso encontrar?

Quanto ao uso no brasil, isto nao seria problema... vou adquirir outra ou bivak para as trilhas/travessias por aqui. ...

Concorco com a sua avalição e dicas. Vi umas fotos da twilight lá em TDP...

Vai para El Calafate e el chalten também?

abç

 

Os liners são da Sea to Summit. Acha aqui, e nas lojas de Santiago. Link da fabrica: http://www.seatosummit.com/products/cat/1 Tenho o de Seda, nunca usei, mas vou levar. Apesar que meu saco é tão quente q acho que não vou usar...

Achei 12 reviews sobre a twilight, maioria nota 10, dois nota 8, só elogios, e nenhum reclama de frio ou condensação. Vou tentar achar o link.

 

Vou dia 25-dez para Santiago, faço comprar algum equipo, e depois pego avião para Puerto Montt, dia 29, pego o Ferryboat para Puerto Natales, chego dia 2, e dia 3 até 12 estarei eu e meu filho em TDP, e depois voltamos para P. Natales 13 a 15,depois Santiago, e Bhte. Farei o percuso completo com calma, híbrido, alternarei barraca com refúgio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

ACHEI o link dos review de tendas. Este testfreak parece que são vários. Neste caso, parece que teve mais usuário que conhecia e comprou estas marcas...

 

http://testsfreaks.in/tents/?filter%5Bprice%5D%5Bfrom%5D=&filter%5Bprice%5D%5Bto%5D=&filter%5Bname%5D=twilight&x=8&y=8

 

Edição:

Não entendi o critério de nota deste Freak review: a Twilight teve 12 avaliações de Experts (foram 2 notas 8, 2 notas 9 e 8 notas 10). E uma avaliação de usuário (nota 8,0). Se lerem as avaliações nota 8 e 9, só teve praticamente elogios... (?). Editei aqui pq alguém pode olhar "rapidamente" e "aceitar" um numero 7,7, sem questionar, sem ler os comentário...

abçs.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Primeiramente, valeu pelo link, colega.

 

Me parece que os critérios variam muito nas avaliações. É possível ver barracas que não possuem aquele glamour por aqui (caso da linha Hooligan da Coleman) com aprovação absurda (média acima de 9) e a Marmot e outras- aqui tão cultuadas - abaixo dessa marca. Detalhe: no Brasil a Hooligan é algumas centenas de reais mais barata.

 

Alguns levam em conta apenas o conforto, desconsiderando peso, ventilação, autosustentatação, etc, etc. A North Face, por exemplo, que aqui vale ouro, tem um modelo lá com média de 5.1...

 

Marmot Twilight 2 tá em 7.7, e assim por diante.

 

Lendo bastante sobre Lafuma, Ferrino, Marmot e Bladk Diamond, achei um sujeito vendendo uma alpine 3 por um ótimo preço. Mandei e-mails, cadastrei-me no site, mandei mensagens e tudo mais... nada de resposta. Gostei também da Ferrino Geo 3 mas igualmente não a encontro aqui no Brasil, nem semi-nova. Penso, excluindo essas hipóteses, numa Marmot Limelight 3, uma vez que vou sair nesta próxima quarta-feira, já que ganhei férias de última hora onde trabalho :lol:

 

Se vocês têm experiência com a Limelight 3 da Marmot, podem confirmar. A Ferrino Chaos 3 já vi que sim. Estou entre essas duas também.

 

Thx

_________

PS: Em questão de peso, tenho conseguido compensar as gramas a mais de uma barraca por coisas como saco de dormir mais leve, comida, vestuário. Além disso, qualquer peso incomoda, isso é certo. Portanto, desde que ele não seja insuportável... vamos fazendo uma equação pra definir o que levar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Primeiramente, valeu pelo link, colega.

 

Me parece que os critérios variam muito nas avaliações. É possível ver barracas que não possuem aquele glamour por aqui (caso da linha Hooligan da Coleman) com aprovação absurda....

Marmot Twilight 2 tá em 7.7, e assim por diante.....

.....numa Marmot Limelight 3, uma vez que vou sair nesta próxima quarta-feira, já que ganhei férias de última hora onde trabalho :lol:

Se vocês têm experiência com a Limelight 3 da Marmot, podem confirmar. A Ferrino Chaos 3 já vi que sim. Estou entre essas duas também.

Thx .

 

Elvis, Não entendi o critério de nota deste Freak review: a Twilight teve 12 avaliações de Experts (foram 2 notas 8; 2 notas 9 e 8 notas 10). E uma avaliação de usuário (nota oito ). Dá media 9,4 !!! E se ler as avaliações nota 8 e 9, só teve praticamente elogios.

 

Localizei outro link com 37 avaliações, todas boas a excelentes. media 4,6 em 5. link http://www.buzzillions.com/reviews/marmot-twilight-2-person-backpacking-tent-reviews

 

Quanto à Limelight 3, o Jungleb aí atrás postou que tem um defeito de design. A porta abre, virando um tapete, para baixo, que suja de lama, etc.

Olhando os vídeos da outras Marmot, vê-se que a porta abre para o lado...

A avaliação realmente depende de cada interesse. O meu básicamente é conciliar: mais espaço com pouco peso, ventilação para evitar condensação no frio, e poder usar no verão , e óbvio, resistência para forte vento e muita chuva... Acho que achei o equilibrio na twilight...

 

mais link: http://www.backcountryedge.com/marmot-twilight-08.aspx _ um cara reclama que apertou para 2 pessoas e um dog...

reclamam do ziper do vestíbulo, ter que se esticar para fechar... Já bolei (idealizei) uma alça de cordinha no ziper, e empurrarei com meu bastão...

Amazon : um review nota 4 em 5., E assim vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...