Ir para conteúdo

Barracas MARMOT


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

 

Grande Getulio,

rapidinho para não sair das Marmot: meu filho está nos States, e em fevereiro trará prá mim a Big Agnes Fly Creek UL2, que é campeã de elogios e de premios, a preferida de muitos reviews comparativos, pesa em torno de 900 gramas (paguei US$ 270). Esta barraca de 2 pessoas será para uso individual, para minhas saídas que ninguém vai dividir as tralhas (dividir os pesos)... e sou adepto ao baixo peso, ou melhor, preciso!

(aliás a Grid 2 realmente pesa..., foi o que não gostei nela, mas aí ficou robusta...)

Como aqui predomina tempo seco, facilita a linha ultralight... (mas a Fly Creek também é boa na chuva e vento).

A Fly Creek de 1 pessoa é em torno de 100 gramas à menos e muito menos espaço (não compensa).

-- Infelizmente quando se baixa peso perde durabilidade, mas sou super cuidadoso, e comigo as coisas duram "séculos" ... ::lol4::::lol4::::lol4::

Comprei o Footprint também para aumentar a durabilidade.

 

Grande mestre!

 

Realmente as 900 g desta Big Agnes Fly Creek são um sonho de consumo mesmo. Agradeço a sugestão!

 

Cuidando bem do material creio que tudo dure bastante, o problema é que nem sempre depende da gente...

 

Então, eu já li muita coisa nos sites estrangeiros (em especial os reviews) sobre diversas linhas de barracas, incluindo as Big Agnes. De uma forma geral chamam a atenção realmente pelo baixo peso e boas qualidades construtivas. Uma coisa que não gosto muito neste modelo Fly Creek (e em muitos outros, inclusive de outras marcas) é o fato da montagem das varetas ser com os "hubs" visando torná-las autosustentáveis. Particularmente tenho lá minhas reservas quanto à resistência e solidez destes conjuntos (apesar de já ter visto e participado de alguns acampamentos com usuários de barracas neste sistema e sempre sobreviveram intactas- o amigo Otávio Luiz que o diga com sua MSR Hubba, em especial depois daquele temporal que pegamos na Pedra da Tartaruga - apesar de nem ter achado ele muito forte, visto que até a "Toca do Gugu" ficou de pé... ::lol4::::lol4:: ).

 

No entanto já vi relatos de gringos que pegaram tempestades com barracas de montagem com hubs e elas se esfacelaram, não exatamente pelo hub em si mas pelo conjunto que se forma entre eles e as varetas (aliás acho difícil aquilo ali quebrar ou torcer antes das próprias varetas), ou até mesmo por problemas de montagem/fixação, sei lá, difícil avaliar assim de longe e só ouvindo um relato. Não estou dizendo que sejam ruins, ou que outras barracas sejam indestrutíveis, mas ainda não desfiz meu antagonismo em relação a este sistema, talvez por falta de colocá-lo à prova na prática. Sem dúvida é um tipo de geometria de barraca que tem seus louvores exatamente pelo baixo peso que proporciona, mas procuro algo que me inspire mais confiança, para trips um pouco mais radicais e que me garanta passar incólume por algumas tempestades, ainda que para isso precise carregar um pouco mais de peso. Acho que encontrei isso exatamente na Marmot Grid 2, vamos ver...

 

Para as condições climáticas que conheço de MG, creio que ela te atenderá muito bem.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Também compartilho do pensamento de que estas barracas com apenas uma vareta "dividida" pelos hubs não são as melhores opções p/ ventos fortes.

Minha Hubba sofre um pouco, mas até agora aguentou firme. É claro que nunca peguei ventos patagônicos ou de alta montanha... infelizmente... :mrgreen:

Mas com certeza uma barraca aonde as varetas (+ de 1) se cruzem será mais resistente.

O que atrai mesmo é o baixo peso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

opa! Estou em santiago, indo para torres del paine e regiao... Minha unica opçao foi comprar a twilight 2 da marmot. Mesmo eu tendo feito reservas em algumas lojas de outros modelos e fabricantes... Isto nao aconteceu, como ja suspeitava...hehe agora vamos ver no que vai dar. To com um saco para menos 11 e o isolante prolite plus. Acho que vai ser tranquilo.

Abraços e desculpem a falta de acento... To no celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Getulio e Otávio Luiz, saudações,

Acho que pensamos igualmente. As condições que determinam a escolha.

Acaba sendo igual mochila. Nós ficamos com mais de uma, a mais usada, a cargueira, etc.

Condições na Patagonia é uma coisa. Curitiba, e Reino Unido podem ser semelhantes. E apesar de o aquecimento global ter trazido mais chuva para o Norte de Minas, ainda a Fly Creek resolve. Até porque aqui quando chove muito, todo mundo esconde (hahaha) , sério, não estão acostumado !! ::lol4::

Expressei mal quando disse "(mas a Fly Creek também é boa na chuva e vento)", porque avaliei na minha condição climática... De qualquer modo vou postar no outro forum, após detalhar mais suas características. E a sua Marmot Grid 2? nem se fala mal, acho que você já achou !! ( só do peso um pouquinho...)

 

Lembrar também que na lei da Física, uma boa amarração, bem tensionada ajuda muito. Reduz ou evita o "sacolejo", que aumenta a tensão brusca. Aí Getúlio, acho que o pessoal iniciante peca muito. :mrgreen:

abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá

Tenho uma Marmot Limelight 2P e não vejo problema na porta.Quando você abre a porta ela cai bem no cantinho e não atrapalha.

Abraços

AugustoWS

 

Olá Augusto,

 

Como o André já falou antes e depois me escusei: o "problema" com a porta é na Limelight, não na Twilight, eu havia me confundido naquele post... ::toma::::putz::

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

... As condições que determinam a escolha.

 

...

 

Lembrar também que na lei da Física, uma boa amarração, bem tensionada ajuda muito. Reduz ou evita o "sacolejo", que aumenta a tensão brusca. Aí Getúlio, acho que o pessoal iniciante peca muito. :mrgreen:

abração.

 

Grande André!

 

É bem isso! As condições de terreno/clima são os principais fatores que determinam o equipamento ideal para cada trip. É por isso que não pretendo aposentar (ainda) as minhas outras barracas e tralhas de bivaque (apesar de estar usando muito pouco estas últimas atualmente) e pretendo ainda formar um bom conjunto de tarp/rede para pernoites em mata fechada. A Grid 2 (ou a TN Voyager), quando comprada, irá ser a barraca para trips com previsões de tempo ruins e uso em montanha, especialmente aqui no frio e umidade do Sul e em futuras viagens que pretendo fazer pela Patagônia Argentina e Chilena.

 

Quanto à amarração correta, não tenho dúvidas de que é realmente o maior problema de quem tem pouca familiaridade com barracas. Cordeletes mal tensionados, mal fixados ou não utilizados são as principais fontes de dor de cabeça para quem acampa justamente pelo citado "sacolejo", que, entre outras coisas, sobrecarrega e estressa as varetas da estrutura além de causar literalmente o famoso "pânico" de tempestade (o sujeito não dorme, fica segurando a barraca com medo dela voar ou tombar com ele dentro), força costuras e pontos de ancoragem (possibilitando infiltrações e desgastando prematuramente o material da barraca) e faz encostar o sobreteto no tecido do quarto, molhando-o com a umidade da condensação. Aliás outro ponto positivo para a avaliação da Grid 2 está justamente no fato de possuir excelentes pontos de fixação ao redor da barraca. :mrgreen:

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Então, eu já li muita coisa nos sites estrangeiros (em especial os reviews) sobre diversas linhas de barracas, incluindo as Big Agnes. De uma forma geral chamam a atenção realmente pelo baixo peso e boas qualidades construtivas. Uma coisa que não gosto muito neste modelo Fly Creek (e em muitos outros, inclusive de outras marcas) é o fato da montagem das varetas ser com os "hubs" visando torná-las autosustentáveis. Particularmente tenho lá minhas reservas quanto à resistência e solidez destes conjuntos (apesar de já ter visto e participado de alguns acampamentos com usuários de barracas neste sistema e sempre sobreviveram intactas- o amigo Otávio Luiz que o diga com sua MSR Hubba, em especial depois daquele temporal que pegamos na Pedra da Tartaruga - apesar de nem ter achado ele muito forte, visto que até a "Toca do Gugu" ficou de pé... ::lol4::::lol4:: ).

 

No entanto já vi relatos de gringos que pegaram tempestades com barracas de montagem com hubs e elas se esfacelaram, não exatamente pelo hub em si mas pelo conjunto que se forma entre eles e as varetas (aliás acho difícil aquilo ali quebrar ou torcer antes das próprias varetas), ou até mesmo por problemas de montagem/fixação, sei lá, difícil avaliar assim de longe e só ouvindo um relato. Não estou dizendo que sejam ruins, ou que outras barracas sejam indestrutíveis, mas ainda não desfiz meu antagonismo em relação a este sistema, talvez por falta de colocá-lo à prova na prática. Sem dúvida é um tipo de geometria de barraca que tem seus louvores exatamente pelo baixo peso que proporciona, mas procuro algo que me inspire mais confiança, para trips um pouco mais radicais e que me garanta passar incólume por algumas tempestades, ainda que para isso precise carregar um pouco mais de peso. Acho que encontrei isso exatamente na Marmot Grid 2, vamos ver...

Para as condições climáticas que conheço de MG, creio que ela te atenderá muito bem.

Abraço!

 

Grande Getúlio, "fiquei a pensar" sobre o sistema de Hub, rsrsrs !! Há relatos de Marmot Twilight sobrevivendo à 50 milhas (80 km) por hora. Mas na Patagônia com frequência chega à 90, e muitas vezes à 120 km/hora.

A "minha" Twilight (150 cm de largura nos ombros), está reservada na Andesguear. Repensei passar para Marmot Earlight, devido o sistema de varetas cruzadas, e também é espaçosa para dois (igual uma fuleira "saturno 3p" que tenho e resolve, ainda ponho a mochila entre os dois usuários = 136 cm de largura). Espaço e peso eu olho muito.

Não penso que vc mude de ideia ::cool:::'> . É só para o pessoal ter um comparativo com as Marmot: Na loja TATOO (http://cl.tatoo.ws/catalog/article?id=4770&cid=193) vou olhar a Hannah Trecker 2P para uso por todo ano (Russia, Tchecoslovaquia...), com peso igual à Grid2, é 4000 e 10.000 mm teto e assoalho, e muito muito espaçosa: 150 cm largura, com duas portas.

Tem tb. a Hannah Compact 2 mais leve (2.25 kg), 4 estações, mesmo estilo, e resistência e impermeabilização, 1.50 cm largura x 1.05 x 2.20 m, porém só uma entrada. Não dá pra saber muito pela internet. Tenho minhas dúvidas sobre condensação e ventilação...

Dia 26 a 28 vou rodar todas as lojas de Santiago, só olhando barracas e barracas. ::hahaha:: Perguntando tudo para os vendedores (lógico,que eu perceba que conhece do assunto...)

Acho que fico com as Marmot... ::tchann:: Veremos !!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...