Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Comunicação Via Rádio e Radioamadorismo

Postado
  • Membros

A utilização do Rádio de Comunicação de diversos tipos (2 Way, PX (CB), VHF, Talk-About, UHF, Intercomunicadores, Telemetria, etc.) se faz muito importante em diversas atividades, principalmente as que envolvem a nós aventureiros.

Outro fato é que muita gente não conheçe nada de rádio, mas quer adquirir um rádio portátil para utilizar em trilhas e também em viagens. E outros tantos, que tem algum aparelho de comunicação, não sabem operá-los corretamente, trazendo prejuízo a si e a outrem.

Pois bem, vamos tentar postar algumas dicas sobre o assunto.

[]s

• Respostas 55
  • Visualizações 60k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• O Brasil tem acordo de reciprocidade com esses 3 países que você citou (e outros). Veja a lista no anexo 2: http://www.anatel.gov.br/hotsites/Direito_Telecomunicacoes/TextoIntegral/ANE/prt/minicom_19

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Achei muito boa essas informações

Okapa... fico a disposicao...

comprar um aparelho para dar de presente para um casal de amigos

para trilhas a pe ? Talkabouth motorola...

para trilhas de carro (4x4) ? Procure o Jipe Clube da sua cidade

Eles costumam fazer trilhas (por vezes eu acompanho eles) mas não frequentemente

Okapa... resposta acima...

não sei se vale a pena tirar uma licença para pegar um PX

Nao vale nao pro seu caso... Fique no talkabouth motorola...

será que para essa finalidade é suficiente um talkabout já que você diz que ele é mais indicado para lugares com obstáculos

nem com PX ou com um "PY" voce ira ter comunicacao sem interferencias de obstaculos... todos usam sinais de radio, lembre-se...

interessante comprar um talkabout, o modelo que você cita é o que recomenda?

Procure um modelo masi moderno... Motorola T8525 ou Motorola T5525 ou Motorola T5025

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros
radios para comunicacao moveis

PX (VHF) = opera na faixa dos 11 metros = o limite de potência no Brasil para o PX é 4W (mas o Midland com 5W) = aproximadamente 5km...

Ainda quer vender? Estão em bom estado?

Estou querendo colocar na minha Camionet

Abraço.

RÁDIO COBRA 19 DX IV - R$199,90

40 CANAIS (FREQUENCIA: 26,965 a 27,405)

4 WATTS DE POTÊNCIA

CANAL DE EMERGÊNCIA 9.

MOSTRADOR DE SINAL.

DISPLAY DE LCD,

AJUSTE DO VOLUME

CHAVE CB/PA

AJUSTE DE RF

SAIDA P/ AUTO-FALANTE EXTERNO

CONTROLE DE SQUELCH(CORTE DE CHIADO)

INSTALAÇÃO SIMPLES EM CARROS.

ACOMPANHA SUPORTE, PARAFUSOS,RABICHO COM PORTA FUSÍVEL(FUSÍVEL INCLUSO),MANUAL,PTT.COMPLETO

COR ÚNICA: PRETO

RÁDIO PX MIDLAND- MODELO 1001 - R$158,00

40 CANAIS (FREQUENCIA: 26,965 a 27,405)

5 WATTS DE POTÊNCIA

CANAL DE EMERGÊNCIA 9.

MOSTRADOR DE SINAL.

AJUSTE DO VOLUME

CHAVE CB/PA

SAIDA P/ AUTO-FALANTE EXTERNO

CONTROLE DE SQUELCH(CORTE DE CHIADO)

INSTALAÇÃO SIMPLES EM CARROS.

ACOMPANHA SUPORTE, PARAFUSOS,RABICHO COM PORTA FUSÍVEL(FUSÍVEL INCLUSO),MANUAL,PTT.COMPLETO

COR ÚNICA: PRETO

[]s

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, por já ter usado PX, VHF e UHF( talkabout) posso concluir o seguinte:

PX, é muito útil para trilhas de carro. tem um ótimo custo benefício para falar perto.

VHF, por eu ser radioamador sou suspeito para falar, mas ao meu ver é a melhor opção tanto para trilhas de carro como a pé. Porém você precisa se registrar junto a anatel. Não que o PX não precise, mas no caso do VHF é preciso fazer uma prova e ser aprovado. Tem um custo bem mais alto que o outros, mas para distância maiores é o melhor. Pode-se inclusive com o auxílio de repetidoras, falar com uma área infinitamente maior do que de rádio a rádio.

UHF (talkabout), não precisa de registro e para grupos caminhando juntos é excelente, desde que não haja muita variação de relevo no percurso.

Normalmente quando faço caminhadas em grupos maiores, uso o talkabout para manter contato com os outros guias. Mas nunca deixo de levar o meu HT VHF para em um caso de emergência aonde não há sinal de celular, poder usar as repetidoras para solicitar ajuda. ::sos::

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Murillus, comprei um talkabaout modelo KEM-PK 14190-90 (Motorola). Na embalagem, consta que ele tem 7 milhas (comprei nos EUA) de alcance. Isso procede? Você conhece esse modelo? Esse rádio pode ser considerado de alta frequência? Agradeço antecipadamente.

Abraço!

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

E com relação aos rádios HT tipo os Gp-78 Elite?

Em que categoria que eles se enquadram? Precisa de registro?

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Este rádio opera no intervalo de frequência de 136 à 174 Mhz.

Para usar a faixa dos 144 à 148 MHz você precisa sim ter a licença de radioamador da ANATEL e registrar o rádio.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

entre os VHF/UHF, um dos mais bem cotados é o chinês quanseng TG UV-2. é excelente!

entre os UHF (faixa do talkabout) tem um "puxing" (china também) bem bom. esse dá pra configurar os canais de TA, e os usar exclusivamente.

seria legal se existisse no TA um canal "emergencial" usado pra pedir socorro em parques nacionais, por exemplo. é certo que ajudaria MUITO!

• 8 meses depois...
  • 2 meses depois...
Postado
  • Membros
Pessoal, por já ter usado PX, VHF e UHF( talkabout) posso concluir o seguinte:

PX, é muito útil para trilhas de carro. tem um ótimo custo benefício para falar perto.

VHF, por eu ser radioamador sou suspeito para falar, mas ao meu ver é a melhor opção tanto para trilhas de carro como a pé. Porém você precisa se registrar junto a anatel. Não que o PX não precise, mas no caso do VHF é preciso fazer uma prova e ser aprovado. Tem um custo bem mais alto que o outros, mas para distância maiores é o melhor. Pode-se inclusive com o auxílio de repetidoras, falar com uma área infinitamente maior do que de rádio a rádio.

UHF (talkabout), não precisa de registro e para grupos caminhando juntos é excelente, desde que não haja muita variação de relevo no percurso.

Normalmente quando faço caminhadas em grupos maiores, uso o talkabout para manter contato com os outros guias. Mas nunca deixo de levar o meu HT VHF para em um caso de emergência aonde não há sinal de celular, poder usar as repetidoras para solicitar ajuda. ::sos::

Olá Sachetjr!

Você pode explicar melhor sobre repetidoras ?

Obrigado

Postado
  • Membros
Você pode explicar melhor sobre repetidoras ?

Repetidoras são estações fixas de rário, normalmente localizadas em topos de morros e regiões altas, que servem para replicar o seu sinal. Por exemplo se vocês está no centro de um vale e no topo de um morro há uma repetidora, você conseguirá que o seu sinal ao ser recebido pela repetidora, seja replicado lá de cima do morro para uma área de alcance muito maior do que se estivesse em simplex.

Cada repetidora tem a sua frequencia específica e normalmente é mantida por clubes e/ou associações de radioamadorismo.

Aqui no litoral de Santa Catarina há uma frequencia na qual várias repetidoras estão configuradas e desta forma é possível falar de norte a sul do estado usando estas repetidoras, como por exemplo alguém em Joinville (norte) pode falar com alguém em Araranguá (sul) a quase 400 km de distância.

Espero ter sido claro.

Abs.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.