Ir para conteúdo

Vai comprar sua máquina fotográfica? Veja aqui as dicas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O único efeito que a DSLR faz que uma compacta geralmente não faz (e assim mesmo você tem que saber aplicar a configuração certa na câmera) é desfocar um dos planos, geralmente o fundo. Eu tenho muita foto de compacta que tenho certeza que a maioria das pessoas não saberia distinguir de uma DSLR. Quem não é tão exigente com fotografia e não quer se aprofundar está gastando dinheiro numa DSLR na minha opinião, além do fato de ser consideravelmente menos portátil.

 

Há algumas compactas como a Sony RX-100 que até desfocar o fundo elas conseguem, graças ao grande sensor e à lente clara.

 

As compactas indicadas nas últimas páginas do fórum são de grande qualidade, um nível muito acima daquelas mais vendidas nas lojas. Se seu objetivo é uma câmera portátil com boa qualidade de imagem, pode pegar qualquer uma delas.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 728
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Bom dia!

Comprar uma câmera cara para tirar foto no modo automático acho meio sem sentido, a não ser que mais membros da família irão usar. Tenho a semi por causa da segunda opção( nikon p 520), muito boa , mas falta alguns recursos da profissa. Mas para lidar com a profissa acho melhor fazer um curso. Se fosse hj compraria uma profissa para mim e uma mais simples para a tchurma. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Marcos, aí eu tenho que discordar um pouco do amigo. Quem trabalha com equipamento profissional (DSLR), sabe da diferença da construção, qualidade, precisão de foco, etc. das lentes Primes Canon e Nikon (que são as marcas que conheço bem). É inviável fazer uma comparação entre as duas propostas. O "efeito" do desfoque, que é uma propriedade das cameras DSLR se dá principalmente pelo tamanho do sensor. Para os leigos, esse "efeito" que o marcos falou não é uma função da câmera e sim a utilização de menor profundidade de campo abrindo mais o diafragma na hora da fotografia.

 

Não me entenda mal, eu sou fã de cameras compactas de qualidade, são poderosas aliadas em viagens que precisamos levar pouca bagagem. Mas ao optar por câmeras DSLR, tenham em mente que se você optar por comprar apenas uma camera com a lente do kit(que vem com a câmera) para fotografar em modo automático, estão fazendo a escolha errada. Agora se optarem em investir futuramente em lentes de qualidade e estudar um pouco mais a fundo fotografia, com certeza é a opção que deve ser feita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala, Rkoerich.

 

Não quis dizer que as DSLR e compactas são a mesma coisa, ou eu não teria ambas. O Vinicius falou em "efeitos", o que entendi como supostas alterações nas fotos que só uma DSLR poderia fazer. Das alterações, só me recordo do desfoque e isso, como disse, até algumas compactas hoje fazem, por terem tamanho de sensor grandes o suficiente. Não é mais uma exclusividade de uma DSLR. Experimente olhar algumas fotos da RX-100 e da G1X.

 

Então você falou exatamente o que eu disse - que é besteira uma DSLR para quem é casual e não quer estudar sobre fotografia, que a profundidade de campo (ou seja, "potencial de desfoque") é proporcional à abertura da lente e ao tamanho do sensor da câmera. Só se equivocou ao achar que isso é uma exclusividade de uma DSLR, as novas compactas estão surpreendentes.

 

Foto feita com a RX-100:

 

http://macro-photography-blog.com/wp-content/uploads/2012/09/RX100-Bokeh-007.jpg

 

A G1x tem sensor ainda maior.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Bom dia! A minha é Nikon P 520. Tenho feito lindas fotos com alguns efeitos e td mais. Mas efeitos de movimento de agua e disfoco ppmente qdo usa zom é batata nao da certo msm.

 

Creio que neste caso quanto ao movimento da água, deve se regular o tempo de exposição variando abertura e com muita luz será necessário um filtro ND;

Quanto ao desfoco, normalmente maior o zoom maior o desfoque ou seja menor profundidade de campo; novamente terá que verificar a questão de abertura da lente, maiores aberturas (número f menor) menor profundidade de campo.

No caso da sua cam, o sensor é 1/2,3 um sensor relativamente pequeno o que dificulta mesmo o desfoque; mas existem softwares que fazem o desfoque em pos edicao e algumas cams tem essa função desfoque (até celulares já tem)... não sei como fica o bokeh nesses casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde. Ja mexi tanto na vel como no f e nada o msm fiz no iso e. Tb nada. Conclusao avanço o foco ate onde nao desfoque. Sobre a lente vc tem razao melhora, mas aquele movominto da agua nao fica tao perfeito como o da profissa. Tambem tem uma compensação dei baile na turma da profissa com. Fotos da lua hehehe. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Marcos, realmente é um grande avanço no desfoque das compactas, desconhecia esses modelos que você citou...

 

Agora eu sou muito chato com o Bokeh... nada como o desfoque de uma lente L da Canon em 2.8 pra baixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sem dúvida alguma há uma diferença, que é ainda maior quando se usa uma full frame (ainda chego lá). Mas acho que o público casual hoje não é capaz de perceber essas diferenças sem alguém apontar, é mais para quem é entusiasta de fotografia como nós somos. Minha mãe por exemplo diz que gosta mais das fotos da minha compacta do que da DSLR ::putz:: . Mesmo que perceba, o alto custo de adquirir uma DSLR e uma boa lente é algo que as pessoas deveriam considerar ao escolher uma câmera meramente para uso casual.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vamos lá, tenho algumas dúvidas que alguém que já mochilou possa me ajudar.

 

Ano que vem irei fazer um mochilão pelo Peru/Bolívia sozinha, e já tenho um certo interesse em comprar uma DSLR de entrada para aprender sobre fotografia (por isso estou vendo isso agora também, quero ganhar prática). Há um tempo, pesquisei a Nikon D3200 e achei que poderia ser uma boa câmera DSLR de entrada, a um custo acessível. Agora, lançou a Nikon D3300 que é um pouco mais cara, mas parece valer o investimento.

Estou na dúvida sobre o que compro porque, vou sozinha e as DSLR não são muito discretas (segurança), não acredito que a mobilidade seria um problema porque elas não são muito pesadas, elas não tem a tela articulável (eu vou sozinha, então poderia ser útil)...Considerando esses fatores, comecei a pesquisar as câmeras tipo mirrorless como essas:

 

http://www.bhphotovideo.com/c/product/964413-REG/panasonic_dmc_gf6k_lumix_dmc_gf6_mirrorless_micro.html

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1003763-REG/fujifilm_16395586_x_a1_mirrorless_digital_camera.html

 

Mas, não sei se vale a pena, porque são praticamente o preço de uma DSLR rs

 

Mas, eu não conheço ninguém que entenda o suficiente ou tenha uma mirrorless para me falar sobre as vantagens/desvantagens para o meu caso. Não desejo uma compacta porque quero aprender fotografia (como hobby, mas quero rs).

 

Nikon D3200

http://www.dpreview.com/products/nikon/slrs/nikon_d3200

Nikon D3300

http://www.dpreview.com/products/nikon/slrs/nikon_d3300

 

OBS: Aceito outras sugestões de câmeras/modelos...

 

Então, para quem tem prática com mochilão e fotografia, qual vocês sugerem para alguém que quer aprender. Agradeço previamente por qualquer ajudar e por terem lido meu texto enorme rs ::mmm:::otemo:::P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...