Ir para conteúdo

Viagem de Carro Joinville - Atacama, Abril/2019


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
3 horas atrás, ffabioh disse:

Algumas dicas das estradas de rípio que fizemos:

 

- Ruta 40 entre Cafayate e Cachi

Esta estrada tem aproximadamente 158km entre Cachi e Cafayate. O rípio começa após San Carlos, então são cerca de 133km de estrada sem pavimentação. Como fizemos a 68 pela manhã, na volta cortamos pela 44 (toda de rípio) e saímos já em San Carlos. (Almoçamos no restaurante El Molino). A estrada em rípio que segue após San Carlos e passa pela Quebrada de Las Flechas está em boas condições. Em alguns lugares antes da quebrada tem largura suficiente para passar 4 carros de uma vez só. Ela vai margeando sempre o rio Calchaqui, e na maioria dos kms está em condições boas. Um pouco antes de Molinos a estrada tem bastante curva fechada e tem que ter cuidado, fica bem estreita também. Em alguns lugares businamos nas curvas totalmente fechadas, pois não se tem visibilidade para ver algum carro vindo. Apesar de ser um longo trecho em rípio encontramos bastante movimentação de carros e pequenos caminhões ao longo do caminho (tem bastante produção de cebola e outros alimentos ao longo do vale do Calchaqui). Se faz todo o trajeto em 4x2 com tranquilidade.  

 

- Abra del Acay

Considerado a ruta nacional mais alta fora da Ásia (sites Argentinos), foi o caminho mais emocionante, dramático e tenso de toda a viagem.

São cerca de 145km ao total sendo que 127km de rípio, sendo apenas 5km asfaltado até Payogasta e mais 13km quando chegamos a 51 até SADLC.

O trecho mais tenso e com chances maiores de ter que fazer a volta é a parte entre Cachi e a Abra del Acay. Explico: todos os badens e passagens de rios são feitos neste lado, o trecho mais estreito também e com maiores chances de desmoronamentos são deste lado. Então é mais sensato sair de Cachi para fazer o trecho, porque seriam menos kms para voltar. Imagina sair de SADLC, rodar 100km e chegar em um rio instransponível e ter que retonar até SADLC, melhor seria retonar 30 e poucos kms até Payogasta e seguir para Salta.

Sem dúvidas com uma chuva mínima, os rios ficarão instransponíveis para carros pequenos. Já faziam dias que não chovia na região e a neve também já tinha tanta influência nos níveis de água e mesmo assim algumas pequenas travessias pareciam uma aventura para um carro 4x2 normal. Há uma grande movimentação e manutenção acontecendo no lado de cá (Cachi-Abra), então por isso talvez foi possível nossa travessia.

A estrada é simplesmente espetacular. Nos trechos de subidade mais altos em alguns lugares tem uns 3 metros de largura,  o retrovisor do lado esquerdo colado nas pedras e a roda direita muito perto do abismo do outro lado. Muita precaucção e baixa velocidade são necessários neste local. Em outro local tivemos que descer do carro para deslocar uma pedra grande que estava no meio do caminho e nos pareceu que enroscaria no fundo do carro.

Levamos cerca de 4 horas e pouco para cumprir o trajeto e encontramos 5 carros (de turistas) ao longo do caminho. Encontramos també uma camioneta de locais perto de La Poma na qual pedimos informações e também algumas máquinas em trabalho na pista (tb pedimos informações a eles).

O lado de Abra- SADLC já está muito bem cuidado. Com a via bem mais larga, mas ainda obviamente tendo cuidado pois as quedas são grandes, dá para apreciar um pouco melhor a vista e não ficar tão tenso por conta das condições da pista.

Enfim, é uma aventura e creio que agora com estes melhoramentos será um trecho a ser cada vez mais explorado pelos aventureiros que percorrem a 40.

Tirando os pontos de travessias de rios, as partes estreitas que se requer muitaaa atenção e as pedras de deslizamentos, a estrada em si apresenta condições boas, sem muita costela de vaca ou grandes buracos. (anda-se mais rápido lá do que o trecho “asfaltado”  da 16 perto de monte quemado).

 

- Paso Sico

132 km de rípio entre SADLC e o Paso Sico. Na divisa entre a argentina e chile até SPA está tudo asfaltado.

Estrada de rípio com forte subida após SADLC e um pouco ruim, um pouco de costelas no começo, mas no altiplano ela fica boa para andar. Em alguns lugares deu para manter 80km/h com certa tranquilidade. Movimento de caminhões no sentido contrário e era necessário parar o carro pois a visibilidade ficava quase zero devido a grande quantidade de poeira (estava com pouco vento então demorava para dissipar). Visual da estrada é incrível, e diria com boas condições no geral. É preciso manter uma velocidade um pouco maior (altiplano com costelas), pois o carro pula por cima delas e não fica tão desconfortável. É difícil dizer uma velocidade ideal pois varia conforme o espaçamento das costelas. Ao mesmo tempo que na reta é bom manter uma velocidade maior, nas curvas tem que ter precaução pois pode perder a traseira...

A aduana está agora em apenas um local (Argentina e Chile) e fica um pouco antes da divisa entre os dois países. Foi um tramite bem rápido e com muita simpatia por parte de todos os funcionários.

 

- Geisers del Tatio

Este trecho que é todo de rípio está muito bem cuidado (grande fluxo de vans e automóveis todos os dias). Como a saída se dá ainda de madrugada e está escuro, cuidar com as curvas fechadas até porque apesar de não  estar vendo, tem alguns desfiladeiros grandes ao lado da pista. A temperatura fica negativa conforme vai subindo e tentar limpar os vidros com o esguicho de água pode não ser uma boa opção pelo congelamento. Em alguns trechos de reta se tiver boa experiência com rípio e estradas de chão (na volta já de dia) é possível andar a 80 - 90km/h com certa facilidade. O marcador do carro na ida chegou a -13 graus, e mais perto dos geisers, -7. 

 

- Lagunas escondidas de Baltinache

Saindo da ruta 23, são aproximadamente 45km de rípio até as lagunas. Fizemos aproximadamente 10km de rípio e desistimos do passeio. Foi a pior estrada que rodamos com o carro, as costelas são muito separadas não consegui achar uma velocidade para minimizar o pula pula, você acaba caindo em todas elas inevitavelmente e a sensação é que o carro irá se desmontar. Tentamos murchar bastante os pneus também, mas não mudou muita coisa. Não por buracos ou por ficar atolado, mas acho viável fazer apenas com uma camioneta com pneus grandes por causa do desconforto.

 

Abraços

Poxa, que relato sensacional. 

Quando fiz os geisers o frio pegou também. Deve ter sido uma aventura e tanto depois de Cachi.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Outra dica que esqueci de comentar:

Em Cachi no hotel que estávamos, La Merced del Alto (excelente hotel!!!), tentamos solicitar para entrar em contato com a polícia ou o centro de turismo da cidade para saber das condições da ruta 40 adiante (Abra del Acay) logo que chegamos. O hotel estava com problema na linha telefônica e o mesmo aconteceu no dia seguinte logo de manhã (apesar do wifi estar funcionado e destacando, com ótima velocidade!). A atendente então nos passou a localização da polícia, que fica bem em frente a praça principal, contornando-a logo após a escola e lá um policial muito solicito entrou em contato com a polícia de La Poma via rádio e nos confirmou que as condições estavam boas para um carro 4x2 (após dizer várias vezes para ter precaução e muito cuidado na ida). Então fica a dica tanto indo por Cachi ou por SADLC, se informe com a polícia para saber as condições antes de partir. 

Abs

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
8 horas atrás, ffabioh disse:

- Geisers del Tatio

Este trecho que é todo de rípio está muito bem cuidado (grande fluxo de vans e automóveis todos os dias). Como a saída se dá ainda de madrugada e está escuro, cuidar com as curvas fechadas até porque apesar de não  estar vendo, tem alguns desfiladeiros grandes ao lado da pista. A temperatura fica negativa conforme vai subindo e tentar limpar os vidros com o esguicho de água pode não ser uma boa opção pelo congelamento. Em alguns trechos de reta se tiver boa experiência com rípio e estradas de chão (na volta já de dia) é possível andar a 80 - 90km/h com certa facilidade. O marcador do carro na ida chegou a -13 graus, e mais perto dos geisers, -7. 

 

- Lagunas escondidas de Baltinache

Saindo da ruta 23, são aproximadamente 45km de rípio até as lagunas. Fizemos aproximadamente 10km de rípio e desistimos do passeio. Foi a pior estrada que rodamos com o carro, as costelas são muito separadas não consegui achar uma velocidade para minimizar o pula pula, você acaba caindo em todas elas inevitavelmente e a sensação é que o carro irá se desmontar. Tentamos murchar bastante os pneus também, mas não mudou muita coisa. Não por buracos ou por ficar atolado, mas acho viável fazer apenas com uma camioneta com pneus grandes por causa do desconforto.

Fabio, eu vou em exatos dois meses (a minha começa em 6 de julho) tb de carro baixo (versa). Eu tinha me programado, pelo que li, de fazer os geisers com agência (e o salar de tara que acho que tá fechado certo?) e este das Lagunas escondidas de carro... pelo que vc escreveu é melhor inverter né?

E tem que botar anti-congelante no carro né? Se vc pegou essas temperaturas agora imagina a gente em julho! Adoro, kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
9 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Fabio, eu vou em exatos dois meses (a minha começa em 6 de julho) tb de carro baixo (versa). Eu tinha me programado, pelo que li, de fazer os geisers com agência (e o salar de tara que acho que tá fechado certo?) e este das Lagunas escondidas de carro... pelo que vc escreveu é melhor inverter né?

E tem que botar anti-congelante no carro né? Se vc pegou essas temperaturas agora imagina a gente em julho! Adoro, kkk

Oi Juliana.

Pode fazer os geisers de carro, mesmo em julho, desde que não tenha nevado lá que é bem improvável (improvável pela média, choveu em fevereiro em SPA durante 10 dias!!! segundo os guias). O aditivo de radiador já é meio que básico aqui também (desde que vc não troque só por água!). Então um aditivo de água para os para brisas pode ser bom (usei um daqui mas congelou quando usei).

O Salar de Tara está aberto, até fizemos altos kms emocionantes com o carro (em 2011 fiquei apenas no primeiro pináculo). Exploramos bastante nesta viagem mas tem que ter cautela... tínhamos um guincho portátil e meu irmão tem bastante experiência em trilhas, então abusamos um pouco no local, tratando de ser um 4x2!!

O que está fechado é o passeio de piedras rojas. Teve um pessoal do Brasil (canal off) que fez uma filmagem/operação não autorizada lá de kitesurf e até hoje o passeio está fechado. Os caras são uns folgados e vi eles comentarem em vários blogs que estavam com a razão em fazer oque fizeram... pqp!!!

As lagunas escondidas de baltinache, se passarem uma máquina até lá (ou se chover novamente por algum milagre não explicado), ou se tiverem paciência em fazer os 40 e poucos km de rípio bem devagar, digo, muito devagar, pode ser feito. Pra nós não deu...

Qualquer dúvida só chamar.

Abs,

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ah, que maravilha que Tara está aberto... andou fechado, eu acompanho algumas agências pelo insta e eles substituíram o passeio por um chamado "Salar do Atacama". O Salar de Tara eu não vou fazer com meu carro não, tadinho, rs. E tb tenho medo de me perder pelo fato de nem ter estrada! As Lagunas Escondidas vamos reavaliar! Eu tinha programado fazer geisers e tara com agência e o resto por conta, pode ser que a gente troque os geisers pelas lagunas!  Essa das piedras rojas tá fechado faz tempo mesmo né, acho que desde 2017... quando passo pelo canal off trocando de canal sempre tenho vontade bater na TV, rs.

Obrigada! Quando voltar conta tuuuuudo, rs!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
4 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Ah, que maravilha que Tara está aberto... andou fechado, eu acompanho algumas agências pelo insta e eles substituíram o passeio por um chamado "Salar do Atacama". O Salar de Tara eu não vou fazer com meu carro não, tadinho, rs. E tb tenho medo de me perder pelo fato de nem ter estrada! As Lagunas Escondidas vamos reavaliar! Eu tinha programado fazer geisers e tara com agência e o resto por conta, pode ser que a gente troque os geisers pelas lagunas!  Essa das piedras rojas tá fechado faz tempo mesmo né, acho que desde 2017... quando passo pelo canal off trocando de canal sempre tenho vontade bater na TV, rs.

Obrigada! Quando voltar conta tuuuuudo, rs!

Vai nos geisers de carro, devagar vai chegar tranquilamente,  fui de vectra bem baixo e foi só alegria. Muito show lá.  

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 minutos atrás, casal100 disse:

Vai nos geisers de carro, devagar vai chegar tranquilamente,  fui de vectra bem baixo e foi só alegria. Muito show lá.  

Isto mesmo! Apesar de ser alguns kms e sair cedo, a estrada é boa e sempre encontrá carros e vans pelo caminho. Economiza bastante r$, e pode chegar antes das vans no povoado de Machuca,  comer espetinho de lhama e pastel de queijo de cabra pra fazer o café da manhã!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...