Ir para conteúdo

Viagem de Carro Joinville - Atacama, Abril/2019


Posts Recomendados

  • Membros

 

12 horas atrás, Juliana Champi disse:

E tem que botar anti-congelante no carro né? Se vc pegou essas temperaturas agora imagina a gente em julho! Adoro, kkk

Juliana

Te recomendo verificar isso. Como o brasil é um país tropical, existem muitos aditivos que não são anticongelantes.

Pelo que eu saiba, o aditivo tem que ter etilenoglicol para evitar o congelamento.

Se o liquido do radiador congelar, ele expande e dai acabou tua viagem.

 

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Apenas retomando o assunto dos passeios em SPA, tentando contribuir:

Eu também tentei ir para as Lagunas Escondidas por conta mas não deu. Tinha olhado pelo mapa e parecia super simples, mas a estrada é muito ruim e com várias pedras (não se se pedras mesmo ou sal) pontiagudas, com inúmeros relatos de pneus furados. As vans usam pneus maiores e mais resistentes, o que ameniza o problema do terreno acidentado e diminui bastante a chance de cortes e furos. No meu caso, acabei não conseguindo com agência pois ficou em cima da hora e fui por conta para a Laguna Cejar, que não é tão bonita mas também permite a experiência de flutuar no sal!

Para El Tatio eu acabei optando por agência pelo horário, super cedo, mas realmente dá pra ir por conta tranquilamente. Tanto é que depois, no mesmo dia que fomos para os gêiseres, pegamos o tempo livre no período da tarde e fomos por conta própria para o Termas de Puritama, que fica no meio do caminho para El Tatio, passa boa parte da mesma estrada e depois segue por uma bifurcação diferente. Então, a menos que tenha chovido ou nevado muito antes, dá pra ir sim por conta e com carro baixo. Sobre o frio, quando fui peguei cerca de 0º "apenas", mas o vento estava de matar. Os guias até estavam genuinamente surpresos com a intensidade do vento, que acabava gerando uma sensação térmica muito abaixo da temperatura real. Para se ter ideia, eu fui o único que teve coragem de entrar nas piscinas termais, considerando as todos dentre as duas vans da agência que estavam junto haha!

Sobre o Salar de Tara, acho que há um pouco de confusão com o que é realmente o Salar de Tara e o que é o passeio que leva o nome dele. Digo, o passeio contempla várias paradas (acho que eles chamam de setores) da Reserva Nacional Los Flamencos. Normalmente, uma parada nos Monges de la Pacana, alguns param no meio do trajeto desértico para explicar sobre a origem dos fragmentos de rochas etc, outros param numa espécie de mirante do Salar de Águas Calientes e só no final, bem lá longe, é que se chega nas Catedrais de Tara e no Salar de Tara propriamente dito. Não imagino um carro pequeno chegando até aqui (no Salar e nas Catedrais). É uma sucessão de aclives e declives, uma espécie de dunas mas com uma areia mais grossa e pedregosa, sem caminho demarcado... enfim, algo realmente para alguém com experiência em trilhas fora de estrada ou com guia mesmo. Também havia lido que esse passeio estava fechado nos últimos tempos. Na verdade, é um dos únicos passeios (juntamente com Piedras Rojas que foi fechado também) que não possui uma estrutura de parque, com fiscalização, entrada, estrutura mínima (banheiros) etc... Mas, para mim, foi o mais fotogênico de toda a viagem! Um silêncio que nunca havia presenciado na vida. Muito bonito mesmo!

E agora voltando ao tópico dos colegas... nossa, cada vez que leio mais sobre essa região do NOA fico com mais vontade de voltar e conhecer! Incrível essa parte aí nas redondezas de Cachi, Cafayete, SADLC, etc... Sensacional o relato! :D

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
35 minutos atrás, Elder Walker disse:

Apenas retomando o assunto dos passeios em SPA, tentando contribuir:

Eu também tentei ir para as Lagunas Escondidas por conta mas não deu. Tinha olhado pelo mapa e parecia super simples, mas a estrada é muito ruim e com várias pedras (não se se pedras mesmo ou sal) pontiagudas, com inúmeros relatos de pneus furados. As vans usam pneus maiores e mais resistentes, o que ameniza o problema do terreno acidentado e diminui bastante a chance de cortes e furos. No meu caso, acabei não conseguindo com agência pois ficou em cima da hora e fui por conta para a Laguna Cejar, que não é tão bonita mas também permite a experiência de flutuar no sal!

Para El Tatio eu acabei optando por agência pelo horário, super cedo, mas realmente dá pra ir por conta tranquilamente. Tanto é que depois, no mesmo dia que fomos para os gêiseres, pegamos o tempo livre no período da tarde e fomos por conta própria para o Termas de Puritama, que fica no meio do caminho para El Tatio, passa boa parte da mesma estrada e depois segue por uma bifurcação diferente. Então, a menos que tenha chovido ou nevado muito antes, dá pra ir sim por conta e com carro baixo. Sobre o frio, quando fui peguei cerca de 0º "apenas", mas o vento estava de matar. Os guias até estavam genuinamente surpresos com a intensidade do vento, que acabava gerando uma sensação térmica muito abaixo da temperatura real. Para se ter ideia, eu fui o único que teve coragem de entrar nas piscinas termais, considerando as todos dentre as duas vans da agência que estavam junto haha!

Sobre o Salar de Tara, acho que há um pouco de confusão com o que é realmente o Salar de Tara e o que é o passeio que leva o nome dele. Digo, o passeio contempla várias paradas (acho que eles chamam de setores) da Reserva Nacional Los Flamencos. Normalmente, uma parada nos Monges de la Pacana, alguns param no meio do trajeto desértico para explicar sobre a origem dos fragmentos de rochas etc, outros param numa espécie de mirante do Salar de Águas Calientes e só no final, bem lá longe, é que se chega nas Catedrais de Tara e no Salar de Tara propriamente dito. Não imagino um carro pequeno chegando até aqui (no Salar e nas Catedrais). É uma sucessão de aclives e declives, uma espécie de dunas mas com uma areia mais grossa e pedregosa, sem caminho demarcado... enfim, algo realmente para alguém com experiência em trilhas fora de estrada ou com guia mesmo. Também havia lido que esse passeio estava fechado nos últimos tempos. Na verdade, é um dos únicos passeios (juntamente com Piedras Rojas que foi fechado também) que não possui uma estrutura de parque, com fiscalização, entrada, estrutura mínima (banheiros) etc... Mas, para mim, foi o mais fotogênico de toda a viagem! Um silêncio que nunca havia presenciado na vida. Muito bonito mesmo!

E agora voltando ao tópico dos colegas... nossa, cada vez que leio mais sobre essa região do NOA fico com mais vontade de voltar e conhecer! Incrível essa parte aí nas redondezas de Cachi, Cafayete, SADLC, etc... Sensacional o relato! :D

 

@Elder Walker. Informações importantes amigo!!

Sua explicação sobre o salar de tara é realmente isto. Fiz confusão ao dizer que fui até o salar propriamente dito. Fiz apenas algumas visitações do começo do passeio. 

Abraços

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
2 horas atrás, Elder Walker disse:

Apenas retomando o assunto dos passeios em SPA, tentando contribuir:

Eu também tentei ir para as Lagunas Escondidas por conta mas não deu. Tinha olhado pelo mapa e parecia super simples, mas a estrada é muito ruim e com várias pedras (não se se pedras mesmo ou sal) pontiagudas, com inúmeros relatos de pneus furados. As vans usam pneus maiores e mais resistentes, o que ameniza o problema do terreno acidentado e diminui bastante a chance de cortes e furos. No meu caso, acabei não conseguindo com agência pois ficou em cima da hora e fui por conta para a Laguna Cejar, que não é tão bonita mas também permite a experiência de flutuar no sal!

Para El Tatio eu acabei optando por agência pelo horário, super cedo, mas realmente dá pra ir por conta tranquilamente. Tanto é que depois, no mesmo dia que fomos para os gêiseres, pegamos o tempo livre no período da tarde e fomos por conta própria para o Termas de Puritama, que fica no meio do caminho para El Tatio, passa boa parte da mesma estrada e depois segue por uma bifurcação diferente. Então, a menos que tenha chovido ou nevado muito antes, dá pra ir sim por conta e com carro baixo. Sobre o frio, quando fui peguei cerca de 0º "apenas", mas o vento estava de matar. Os guias até estavam genuinamente surpresos com a intensidade do vento, que acabava gerando uma sensação térmica muito abaixo da temperatura real. Para se ter ideia, eu fui o único que teve coragem de entrar nas piscinas termais, considerando as todos dentre as duas vans da agência que estavam junto haha!

Sobre o Salar de Tara, acho que há um pouco de confusão com o que é realmente o Salar de Tara e o que é o passeio que leva o nome dele. Digo, o passeio contempla várias paradas (acho que eles chamam de setores) da Reserva Nacional Los Flamencos. Normalmente, uma parada nos Monges de la Pacana, alguns param no meio do trajeto desértico para explicar sobre a origem dos fragmentos de rochas etc, outros param numa espécie de mirante do Salar de Águas Calientes e só no final, bem lá longe, é que se chega nas Catedrais de Tara e no Salar de Tara propriamente dito. Não imagino um carro pequeno chegando até aqui (no Salar e nas Catedrais). É uma sucessão de aclives e declives, uma espécie de dunas mas com uma areia mais grossa e pedregosa, sem caminho demarcado... enfim, algo realmente para alguém com experiência em trilhas fora de estrada ou com guia mesmo. Também havia lido que esse passeio estava fechado nos últimos tempos. Na verdade, é um dos únicos passeios (juntamente com Piedras Rojas que foi fechado também) que não possui uma estrutura de parque, com fiscalização, entrada, estrutura mínima (banheiros) etc... Mas, para mim, foi o mais fotogênico de toda a viagem! Um silêncio que nunca havia presenciado na vida. Muito bonito mesmo!

E agora voltando ao tópico dos colegas... nossa, cada vez que leio mais sobre essa região do NOA fico com mais vontade de voltar e conhecer! Incrível essa parte aí nas redondezas de Cachi, Cafayete, SADLC, etc... Sensacional o relato! :D

 

Super valeu as dicas! A única coisa que me faz pensar em querer ir guiada para os geiseres é que tenho medo de passar mal por conta da altitude, ou meu filho, e estarmos por conta! Sei lá, estar com mais gente dá a impressão de mais segurança neste caso!

E poxa @Elder Walker sobre o salar de Tara, já era o passeio que eu mais queria e vc ainda diz que é o mais fotogênico e legal... que tristezaaaaa estar fechado. Bom que assim eu volto, rs.

Agradeço novamente as dicas deste tópico, sigo acompanhando!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
17 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Super valeu as dicas! A única coisa que me faz pensar em querer ir guiada para os geiseres é que tenho medo de passar mal por conta da altitude, ou meu filho, e estarmos por conta! Sei lá, estar com mais gente dá a impressão de mais segurança neste caso!

E poxa @Elder Walker sobre o salar de Tara, já era o passeio que eu mais queria e vc ainda diz que é o mais fotogênico e legal... que tristezaaaaa estar fechado. Bom que assim eu volto, rs.

Agradeço novamente as dicas deste tópico, sigo acompanhando!

:)

Então deixa eu falar uma coisa: eu passei mal na ida para os gêiseres! Na verdade acho que teve mais a ver com a forma "acelerada" que o guia dirigia a van, somado ao fato de estar escuro e eu não estar enxergando o trajeto... acho que fui ficando enjoado, nauseado com a estrada mesmo. Mas aí o guia parou, eu dei aquela vomitada básica na beira da estrada, ele foi bem atencioso, mediu minha oxigenação e estava tudo certo. Depois tirou algumas coisas que estavam no banco da frente e deixou eu sentar lá e foi mais tranquilo.

Sobre o Salar de Tara, hahaha, é uma questão muito pessoal. Não foi necessariamente o mais legal, mas o mais fotogênico foi mesmo! Foi também o mais "rootz", sem banheiro, sem sombra o dia todo (sempre com sol à pino na cabeça), no meio do nada mesmo! Dizem que quando podia ir de fato até Piedras Rojas, pisar nelas lá e se aproximar da lagoa, muitos consideravam o melhor passeio também... paciência né? Eu só vi de longe, pelo mirante, mas já achei incrível.

Sobre querer voltar, esse é um mal quase unânime. Eu fico lendo esses relatos dos colegas que estão indo agora e já quero voltar pra ver um montão de coisas que não vi também! :D

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

@Juliana Champi Olha quando fiz o salar de Uyuni sai de SPA e no primeiro dia passei muito mal. Fui melhorar somente no quarto e último dia, sofri muito e quase não aproveitei o passeio. Entendo sua preocupação, tem que ter mesmo.

Se tá com a situação financeira para pagar o passeio, faça por agência.

Ou você pode aclimatar, no segundo dia que estiver em SPA tente ir de carro, se não passarem mal, continuam e terminem o passeio. Se no caminho ver que não está se sentindo bem, retorna para a cidade e contrate o passeio por agência para o outro dia. 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 horas atrás, casal100 disse:

@Juliana Champi Olha quando fiz o salar de Uyuni sai de SPA e no primeiro dia passei muito mal. Fui melhorar somente no quarto e último dia, sofri muito e quase não aproveitei o passeio. Entendo sua preocupação, tem que ter mesmo.

Se tá com a situação financeira para pagar o passeio, faça por agência.

Ou você pode aclimatar, no segundo dia que estiver em SPA tente ir de carro, se não passarem mal, continuam e terminem o passeio. Se no caminho ver que não está se sentindo bem, retorna para a cidade e contrate o passeio por agência para o outro dia. 

Deixamos o passeio dos Geisers para o último dia em SPA para estar um pouco mais aclimatado e deu certo, não sentimos muito o mal da altitude (só o mal do frio, heheheh). Na travessia do Abra del Acay bateu um dor de cabeça forte mesmo tendo tomado previamente 2 comprimidos para dor de cabeça. Tomamos também um remédio para enjoo e isto não nos afetou. Muita água e comida leve antes de partir ajudam também, mas muda de pessoa pra pessoa. Em 2011, fiquei bem mal nas lagunas altiplânicas. Em ambas viagens eu tava com companhia para dividir a direção então se torna mais seguro para dirigir em altitudes elevadas...

No seu caso @Juliana Champi, pelo que entendi estará em companhia do seu filho, eu se estivesse só com a minha filha, faria o passeio por agência...

Abraços

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha só como estão meus planos @ffabioh

 

Manhã

Tarde

Noite

13/07/19

x

Chegada

Reconhecimento, passeios e câmbio

14/07/19

ALMA

Pukara, Vale de La Luna e de La Muerte

Astronômico?

15/07/19

Laguna Chaxa, Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche

Full day

Trekking Lua Cheia?

16/07/19

Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas

 

 

17/07/19

Geiser del Tatio

Lagunas Escondidas de Baltinache

 

18/07/19

 

 

 

19/07/19

Partida pela manhã rumo a Salta

x

x

 

O Dia 18 está em branco por conta do salar de Tara, que na verdade eu queria fazer dia 17, meu aniversário :D, e ainda é uma incerteza (ou quase uma certeza ruim, snif)!

Eu deixei os últimos passeios com mais altitude pro fim mesmo, e se não rolar o salar pode ser que eu coloque Termas de Puritana ou algum outro passeio light dia 16 e empurre os de maior altitude pro fim. 

E estaremos eu, Gui (marido) e filho... dois motoristas. Então tô seriamente considerando só fazer o que está previsto dia 17 de julho por agência. E ah, os da noite, que ainda não sei se estarão operantes e se teremos grana, rs.

Acha que está bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
26 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Olha só como estão meus planos @ffabioh

 

Manhã

Tarde

Noite

13/07/19

x

Chegada

Reconhecimento, passeios e câmbio

14/07/19

ALMA

Pukara, Vale de La Luna e de La Muerte

Astronômico?

15/07/19

Laguna Chaxa, Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche

Full day

Trekking Lua Cheia?

16/07/19

Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas

 

 

17/07/19

Geiser del Tatio

Lagunas Escondidas de Baltinache

 

18/07/19

 

 

 

19/07/19

Partida pela manhã rumo a Salta

x

x

 

O Dia 18 está em branco por conta do salar de Tara, que na verdade eu queria fazer dia 17, meu aniversário :D, e ainda é uma incerteza (ou quase uma certeza ruim, snif)!

Eu deixei os últimos passeios com mais altitude pro fim mesmo, e se não rolar o salar pode ser que eu coloque Termas de Puritana ou algum outro passeio light dia 16 e empurre os de maior altitude pro fim. 

E estaremos eu, Gui (marido) e filho... dois motoristas. Então tô seriamente considerando só fazer o que está previsto dia 17 de julho por agência. E ah, os da noite, que ainda não sei se estarão operantes e se teremos grana, rs.

Acha que está bom?

@Juliana Champi

O passeio do vale da luna me foi comentado no hotel quando fui perguntar do horário do por do sol, e depois confirmei no centro turístico que fica na pracinha da igreja, está permitido apenas de manhã para carros autônomos. Segundo o centro turístico para o período da tarde é necessário contratar uma agência agora. Fizemos isto (pqp, fica do lado da cidade e em 2011 fiz tudo de carro, mas fomos lá de agência). Mas a tarde eu vi vários carros particulares fazendo o trajeto (sendo que quase todos com placa do Chile). Então tenta confirmar isto lá novamente, achei um absurdo...

Como no seu roteiro as lagunas altiplanicas estão um dia antes do passeios dos geisers, poderão "testar" como irão se comportar por lá e decidir se farão o passeio de agência ou por conta própria. A diferença de altitude entre os dois passeios não deve ser maior que 200m. Única coisa que para as lagunas o asfalto vai por quase todo o trecho, sendo rípio apenas a saída a esquerda para as lagunas. Com o marido junto, minimiza o risco de ambos estarem com o mal da montanha... difícil dar uma opinião 100% sobre oque fazerem, hehehe.

 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...