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Não tem espera que dure 100 anos: Colômbia!


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Mmertuil, obrigao por o ter lido, vou seguir)

Pdavid, obrigado novamente rsrs, já continuo) abraço

Leo Ramalho, estou de acordo com vc, Medellín é uma cidade segura, limpa e com uma gente muito amável! Vou escrever da cidade depois de que escreva de Villa de Leyva e de Cartagena das Índias. E gostarei de sua opiniao de Medellín, porque vc a conhece)

 

 

No dia seguinte fuimos conhecer a vila.

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O homem à esquerda tem um poncho dobrado posto em seu ombro direito – é bastante típico para o interior colombiano. O homem à direita cheva um poncho casaco – la ruana.

 

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A povoação foi fundado em 1572 e é considerada uma das mais belas da Colômbia. Logo fuimos a arredores da vila.

 

Num museu paleontológico:

 

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Numa granja de avestruces:

 

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Regressando à Bogotá fuimos via o ponte de Boyacá.

 

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7 de Aug de 1819 aqui, perto da Boyacá, teve uma batalha muito importante a qual resultou em a independência da Colômbia. Por certo, só em Boyacá produzem o vino de feijoa rsrs

 

…continuará…

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Maria, brigadao) já continuo=)

 

Depois de voltar à capital colombiana, passei uma noite em casa de meus amigos e no dia seguinte fui a Cartagena das Índias. Chama-se assim para a distinguir da Cartagena espanhola. A parte mais bela da cidade é sem duda A Cidade Amuralhada, a qual, segundo muitos, “é mais espanhola que a mesma Espanha” rsrs Esta parte colonial da cidade é pequeña e pode-se a percorrer durante 1 dia mas…na cidade o Tempo parou no século XVI por isso nao corram por suas ruas, desfrutem cada momento! Em Agosto faz calor e humedade, chove muito.

 

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À Cartagena chevaram muitos escravos, por isso seus locais não são brancos. A cidade é muito bela e colonial.

 

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A índia Catalina, a namorada do fundador da cidade, Pedro de Heredia.

 

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Um trabalho do escultor famoso colombiano Fernando Botero.

 

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O monumento de Blas de Lezo, durante batalhas perdeu 1 perna, 1 braço e 1 olho. Este guerreiro fez muito para Cartagena, não a cedeu aos ingleses durante o assédio da cidade em 1741.

 

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O Castelo de San Felipe de Barajas. É uma evidencia mais de passado heróico de Cartagena. Por isso o historiador ingles Arnold Toynbee disse: “Cartagena é a razão pela qual a América Latina não fala ingles”. E acho que ele tem razão rsrs

 

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Um bairro novo de Cartagena, cheio de hoteis altos.

 

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Um monumento curioso.

 

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A ilha Barú. Fica a uns 40 min de ir em lancha. Uma vigem de ida e volta custa uns 40 000 pesos colombianos.

 

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A Torre de relógio:

 

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Perto da cafetería “Café del mar” desde onde oferecem-se umas vistas legais da parte colonial de Cartagena.

 

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Pois a cidade é muito formosa e é uma das 3 pérolas do Mar do Caribe (outras duas são Habana e São João (San Juan)).

E também por isso tinham razão por ter producido o filme “O amor nos tempos do cólera” (seguindo a obra homônima de Gabriel García Márquez) em Cartagena. E Shakira, sendo uma boa amiga do escritor, escreveu como homenagem a ele uma canção muito bela, cheio de sabor latinoamericano (Tem amores (Hay amores)).

 

http://www.youtube.com/watch?v=uZ53MAEaoyQ

 

Os mesmos colombianos reconhecem o talento de Márquez mas não gostam muito dele porque deixou seu país, preferindo os EEUU. Os mesmos sentimentos produz Shakira nos colombianos – eles não negam seu talento, não negam sus méritos ante a patria – ela fez que Colômbia chegasse a ser mais popular mundialmente, construiu escolas, fundou o fondo “Pes descalços” para crianças pobres mas os colombianos não gostam de que ela os deixasse, ela agora mora nos EEUU ou fica de vez em quando em sua casa em Bahamas.

 

...continuará...

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  • 3 semanas depois...
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Olá pessoal, tudo bem? Nao continuei porque nao vi suas respostas e este feito o entendi como uma falta de seu interesse. É q acho q um foro nao é um monólogo, mais bem um diálogo. Q acham?

Bom espero q a seguinte parte lhes acrescente o interesse rsrs e espero sua resposta =)

 

 

Ao ter deixado Cartagena fui a Medellín, à capital do departamento Antioquia.

Os mesmos colombianos reconhecem Antioquia como, quizás, a região mais autêntico da Colômbia e seus habitantes – los paisas – como uma gente enormemente especial e autóctone (o gentílico oficial é antioqueño). Los paisas têm a fama pelo todo o pais! A Região Paisa abarca os departamentos Antioquia, Caldas, Risaralda e Quindío, estos 3 últimos pertenceram à Antioquia anteriormente.

Um paisa típico é aberto, muito positivo, trabalhador, gosta e aprecia sua história e cultura, suas tradições. Antioquia fica numa região muito montanhosa pelo qual durante séculos (XVI-XIX) os paisas foram separados de outros colombianos, os paisas não se misturaram com outros colombianos, por isso têm conservado sua originalidade tão bem. A maioria dos paisas são descendentes de vascos por isso em Antioquia predominam sobrenomes bascos - Álvarez, Acevedo, Aristizábal, Londoño, Montoya, Solórzano, Uribe, etc. Mas os primeiros que chegaram a Antioquia foram os estremenhos, por isso em Antioquia tem muitos nomes geográficos estremenhos – Medellín, Cáceres, etc. Os paisas são bastante brancos porque chevaram poucos escravos africanos a lá. Os paisas desde faz séculos têm se dedicado à agricultura e à pecuária, uma atividade muito estendida era la arriería – um transporte de palha, café, cortiça, trigo, carvão, etc em mulas ou cavalos. E o arriero mais famoso é indudavelmente Juan Valdez, um camponês imaginado que se dedica à cultivação de café. Ele também é o símbolo da Federação Nacional de Cafeteiros da Colômbia.

O presidente anterior do país, Álvaro Uribe, também é paisa, nasceu em Medellín. Passou a juventude em arredores da capital paisa, voltaria a Medellín mais tarde e depois iria a Bogotá. Fez muito para sua cidade e país mas é claro que a gente o trata inunívocamente – os colombianos o agradecem por restabelecer a paz e seguridade em muitas regiões do país, por melhorar a situação local de Medellín, mas o reprocham por um apoio débil da gente pobre e de ter uma relação possível com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Mas o pai dele foi assassinado por agentes das FARC.

Cheguei à capital antioqueña desde Cartagena num vôo direto. Eu me encontrei com um amigo paisa e nós fomos num ônibus ao centro da cidade (20-30 000 pesos colombianos) e logo fui a meu hotel. Depois tomei um Turibus (ônibus turístico, 15 000 pesos) para conhecer Medellín. O ônibus percorreu os lugares principais da cidade e fez muitas paradas para turistas descansarem e tomarem as fotos.

As primeiras impressões de Medellín:

 

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A praça de Botero:

 

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Recordos do passado sangrento da cidade:

 

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Anteriormente Medellín foi a cidade mais perigosa do planeta, logo a situação melhorou. Por certo, os mesmos colombianos chamam a cidade “Metralló” (de “ametralladora” - metralhadora) rsrs

 

...continuará...

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Olá, Dr. Parcero,

O seu relato está ótimo e as fotos estão belíssimas ::otemo:: !

Me deu ainda mais vontade de conhecer a Colômbia (só fui até Letícia, na Amazônia colombiana, que faz fronteira com Tabatinga, uma cidade no estado brasileiro do Amazonas, onde fui uns dias a trabalho).

Nunca tinha ouvido falar de Villa de Leyva, parece um lugar lindo! Também fiquei encantada com as fotos das ruas e fachadas de Cartagena.

Aguardo o término do seu relato. Se for possível, gostaria de saber as indicações dos hotéis/hostels onde você se hospedou em Villa de Leyva, Cartagena e Medellin.

Abraços

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MCoutinho, tou contente de q lhe gustasse o relato, mas ainda nao está terminado)

B.G., brigadao, vou continuar)

 

O parque de Ciência:

 

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El Pueblito Paisa (A Povoação Paisa) – uma vila paisa no Cerro Nutibara – pode-se ver a arquitetura típica paisa.

 

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Medellín noturna:

 

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A sede da companhia grande “Empresas Públicas de Medellín” (EPM) – realiza o abastecemento da cidade com eletricidade, gás, etc. Aquel dia a companhia festejou um aniversario pelo qual realizou um show de fontes, laser, etc. Acredito que as fontes de Barcelona não sã muito melhor rsrs

 

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O Teleférico

 

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Tem 2 teleféricos na cidade, saem de estações de metrô. Os teleféricos são grátis porque primeiramente não sirvam para turistas senão para conectar bairros periféricos da cidade com o centro.

 

Metrô

 

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É muito limpo, confortável e é equipado com ferramentas especiais para os deficientes.

 

No dia seguinte fomos a um lugar muito belo. Fica a uns 80 km de Medellín e se chama Guatapé. Vai-se como 1,5 h em ônibus, um bilhete de ida custa 10 000 pesos, de volta também 10 000, ou seja 20 000 pesos em total. Em os anos 1970 já mencionada companhia EPM construiu lá açudes grandes e uma usina hidrelétrica. Desde esse então tem se produzido tanta energia que a enviam a Equador. Para ver todo o esplendor do embalse tem que subir à Pedra del Peñol, a uns 200 metros.

 

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A povoação Guatapé:

 

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Uma coisa notável da vila é seus rodapés:

 

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E regresando a Medellín:

O Parque da Luz:

 

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Um show:

 

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A entrada duma estação de metrô (Aguacatala):

 

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Para as construções civis de Medellín é típico usar o tijolo.

 

No dia seguinte fomos ao Jardim Botânico de Medellín, onde durante A Feira Das Flores abriram a exposição “Pássaros e Flores”.

 

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Colômbia ocupa o segundo posto da diversidade de orquídeas no mundo.

 

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O homem no centro da foto (um tio dum amigo meu) é um paisa típico, cheva um poncho e sombrero rsrs

 

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Também durante a Feira se realiza o Desfile de carros antigos.

 

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Simplesmente Medellín:

 

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Em vésperas do Desfile de Silleteros (a atividade mais importante e conhecida da Feira) fui com meus amigos paisas ao bairro periférico de Medellín – Santa Helena para ver os campesinos, silleteros, criar suas obras magníficas – silletas. Uma silleta tem uma base de madeira (até 2,5 de diâmetro) onde ficam flores construindo assim composições realmente impressionantes. Indudavelmente é uma grande labor.

 

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No dia seguinte teve O Desfile de Silleteros que começaria às 13:00, por isso dela manhã fomos ao outro teleférico.

 

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Começou o Desfile:

 

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Um posto de arquibancada custa 30 USD mas se pode ficar no lado contrario…grátis rsrs

 

No Desfile participam os silleteros, cantantes e dançarinos.

 

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Fazendo limpeza:

 

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Foi minha última noite em Medellín:

 

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B.G., obrigado! Sigo pois=)

 

 

Desde Medellín voltei à capital colombiana. Não tem muitos quem gosten da Bogotá mas eu adoro esta cidade bela. Pela primeira vez fiquei na Zona T, esta vez escolhi um bairro antigo e formoso, o bairro de La Candelaria, no centro da cidade.

 

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A Praza de Simão Bolívar:

 

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No Museu da Moeda Nacional:

 

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No Museu de Botero:

 

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Na Candelaria quase cada casa tem sua própria história:

 

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Na Praza de Rosário com meus amigos colombianos:

 

Aquí nasceu Bogotá, Gonzalo Jiménez de Quesada a fundou em 1538 (o lugar chama-se Chorro de Quevedo):

 

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Meus amigos continuaram me mostrando a capital:

 

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Esse dia foi esgotador: caminamos desde a rua 9 até 70, muitíssimo! Mas assim consegui conhecer a cidade bastante bem rsrs

 

Os vezinhos da Bogotá são boas pessoas mas os rolos são um pouquinho mais cerrados e sérios que outros latinoamericanos.

Agora tem um grande congestionamento de tráfico porque estão ampliando a rede de Transmilenio e também estão construindo o metrô.

 

No dia seguinte fomos ao Monastério de Monserrate. Subimos num teleférico. Desde lá oferecem-se boas vistas da capital colombiana.

 

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E também dos Andes rs

 

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Logo seguimos conhecendo a Candelaria

 

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Uma cafeteria onde cozinham o melhor ajiaco santafereño – a sopa mais conhecida da Bogotá.

 

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A palabra “santafereño” provém de “Santa Fé de Bogotá”, é um nome antigo da cidade, agora se chama oficialmente Bogota Distrito Capital (D.C). Otro nome passado foi Distrito Especial. A informação da cafetería: Antigua Santafé, Sabor de Antaño, calle 11-6, 20. Como se orientar na Bogotá? Examinemos esta direção: na Bogotá as ruas (calles) ficam horizontalmente e vão desde o sul (a primeira) até o norte, então, por exemplo, a rua 3 está “debaixo” da rua 8. As carreiras (carreras) ficam verticalmente e vão desde a Cordilheira Oriental dos Andes (a primeira) até o oeste. Então espero que agora possam encontrar esta cafetería: rua 11, carreira 6, casa número 20. O mesmo plan urbano tem em Nova York.

 

Logo fomos ao Museu do Ouro (carrera 6ª esquina de la calle 16 Parque de Santander).

 

Tem uma coleção imensa de trabalhos pré-colombianos.

 

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Perto do museu fica um arranha-céu no porão do qual está uma oficina da Avianca, uma das mais conhecidas companhias aéreas colombianas.

 

A Igreja de Carmen

 

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Outro rosto da Bogotá

 

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Em casa de amigos bogotanos

 

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E a Praça de Bolívar novamente:

 

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Ficando ahi, uma vez com meus amigos contamos o hino nacional da Colômbia. Gosto tanto da Colômbia que até sei um pouco de seu hino. Quan surpreendidos ficaram meus amigos quando ouviram que os acompanhava em canto rsrs

 

Por certo, uma vez Shakira cantou o hino muito bem:

 

 

No video à esquerda dela fica Álvaro Uribe, logo uma mulher e logo o senhor Lula Da Silva. Com o presidente brasileiro tivemos uma piada engrçada ou cacharro como dizem os colombianos. No dia de posse do atual presidente colombiano, Juan Manuel Santos, estava em Medellín. Comia com meus amigos paisas e olhávamos a televisão – mostravam a cerimônia diretamente desde a Praça de Bolívar, Bogotá. Chegaram quase todos os presidentes latinoamericanos (excluindo Hugo Chávez, por razões compreensiveis rsrsrs por aquel então rompeu relações políticas com seu vizinho, Colômbia). Estiveram mostrando os presidentes inclusive Lula da Silva e digo a meus amigos: “Mario, Monica, olhen – até Lulo chegou!” Seguiu um segundo de silêncio e logo todos nós começamos a morrer de riso – lulo é quizás a fruta mais conhecida da Colômbia rsrs Desde esse então sempre lembramos a frase “o suco do presidente” rsrs

 

E a versão original do hino:

 

 

Uma recordação do pasado da Bogotá:

 

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Já lhes contei de Santa Fé. Nueva Granada (Nova Granada) foi um nome da Colômbia em séculos XVI-XVII. Nesses tempos Colômbia compreendia os territórios da Colômbia, Venezuela, Panamá atuais, parcialmente do Brasil e do Equador.

 

Também na Bogotá festejei meu aniversario.

 

Em feiras os colombianos se enfeitam:

 

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Fomos a un night club de música colombiana, com estilos como vallenato, salsa, cumbia, etc. Passamos o tempo muito legal!

 

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Falando um pouco da múscia colombiana: tem muitos estilos, mas os mais conhecidos são vallenato e cumbia. O vallenato nasceu na cidade caribenha Valledupar e sua coisa obrigatória é a presença de acordeão.

 

O outro estilo popular é cumbia, é uma música com muita energía, as mulheres acostumam levantar partes inferiores de saias.

 

Estos elementos de cumbia podemos as ver no videoclipe de Shakira “Hips don´t lie” (As cadeiras não mentem), começando com 2 min:29 seg onde ela está ficando numa roupa branca.

 

 

...continuará...

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  • 2 semanas depois...

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