Ir para conteúdo

Pirenópolis (Piri) 5 dias - Viajando Sozinho


Posts Recomendados

  • Membros

Vale a pena ir pra Pirenópolis? Vale sim!

Mas é melhor que a Chapada? Não, é diferente, Chapada é maior, mas Piri também é um destino super recomendado em Goiás.

 

E aqui vão as minhas dicas e meu relato:

 

Dicas gerais:

 

Como chegar:

 

Voos com destino pra Brasília ou Goiânia + Bus na rodoviária ou carro

 

Saindo de BSB

Pegar o bus na Rodoviária Interestadual – Viação Goianésia

Horários ida: 7h30, 9h30, 14h e 17h30. 

Horários volta: 09h, 10h30, 16h, 17h30

O custo médio da viagem é de R$ 35.

 

Saindo de Goiânia: 

Viação Goianésia

Horários ida : 17h  ou ir pra Anápolis e sair de lá 18h

O custo médio da viagem é de R$ 32,00

 

Roteiro:

 

Se você ficar 10 dias em Piri, você terá 10 dias de atividades diferentes, então faça seu roteiro de acordo com a sua disponibilidade de tempo, e cachoeiras/atividades de maior interesse. Tem quem faça apenas um fds também, mas só pra ficar claro que não vai ver tudo. E não sei se vc aguentaria 10 dias de trilha também rs.


 

Deslocamento na cidade: 

 

Preferencialmente estar de carro, próprio ou alugado, caso não esteja, irá depender de outros turistas para dividir táxis, caronas e agências. 

Tem algumas atrações mais próximas do Centro,  distâncias aproximadas de 5 km, tem uma turma que vai a pé.


 

Custos:

 

Não é uma viagem muito barata, pois cada passeio tem um custo médio de R$ 25 a R$ 45,00 só de entrada, se for contratar agência/táxi o passeio fica mais caro.




 

Alimentação:

 

 As trilhas possuem estrutura de lanchonete e algumas com restaurantes, é preciso conferir pois alguns locais o restaurante só funciona de final de semana.  Também é possível levar lanche pras cachoeiras. E a comida da região é muito boa. O tradicional é o empadão, que vc pode encontrar diversos preços e tamanhos.

 

20190618_234412[1].jpg

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Segue meu relato:

 

Data da viagem: Junho/19

Temperatura: Sol de dia, friozinho à noite, cachoeiras com água fria.

 

Hostel:

 

Hostel & Camping Jardim Secreto

O local  tem uma excelente localização,  dá pra ir a pé pra rodoviária, pro CAT (Centro de atendimento ao turista) e pro centro da cidade,  é simples, porém ok, tem redário e varanda. Possui estrutura de cozinha, Wi-fi, porém não tem café da manhã, nem bar.

 

Também indico o HI Hostel, não me hospedei mas tive a indicação de lá.

 

Ida na Sexta-feira

 

Cheguei em Brasília 14h, de lá peguei um Uber pra Rodoviária Interestadual, R$ 22,00,  havia já comprado meu bus pela Internet, porém meu voo atrasou e perdi esse bus, pra minha sorte, o último horário das 17h30 havia vaga e a Goianésia remarcou pra mim sem custo. Cheguei em Piri por volta de 21h30, procurei um bar pra ver o jogo do Brasil da Copa América, mas a cidade tava meio vazia, acabei escolhendo um bar vazio mesmo pra comer, tomar uma cerveja, ver o jogo e depois  fui pro hostel, descansar pro primeiro dia de trilha.

 

Noite/Jantar/Bar

“Jantinha” pra quem não conhece, é um prato típico da região Centro-Oeste eu acho, vem arroz, feijão tropeiro, vinagrete, mandioca e um espetinho

R$ 15,00 - Rua dos Pirineus (tem outros locais pela cidade)

 

 

Sábado / 1º dia – Meia-lua e Usina Velha - 11h às 16h

 

Café da manhã - Empadão + suco

R$ 23,00

Tem vários pela cidade, de vários preços e tamanho

 

Não havia turistas no meu hostel, tinham apenas algumas pessoas que estavam usando o hostel como moradia, e uns participantes de um evento na cidade, então não arrumei companhia para caronas para as cachoeiras. Dessa forma, fui a pé pra uma delas,  escolhi a Cachoeira da Meia Lua e da Usina Velha, fica em média 5 km da cidade + a trilha.

Não é tão perto, mas no meu caso seria um trajeto que daria pra encarar a pé,  eu fui caminhando pela pista, mas descobri depois que havia uma trilha desde a entrada da cidade até lá tb.

São duas cachoeiras, você pode optar por visitar uma ou duas, e tem que pagar por cada uma delas, é a mesma entrada, a Meia-lua é a trilha maior, a mais perto é a usina Velha. A minha preferida foi a Usina Velha, é rasa e tem uma boa queda pra ficar embaixo.

 

Cachoeira Meia – Lua

Entrada: R$ 25,00 por pessoa

Cachoeira Usina Velha

Entrada: R$ 25,00 por pessoa

 

Tarde/Lanche

Pamonharia Souza (local estrelado 4 rodas)

Av Prefeito Sizenando Jaime, 24 (avenida subindo a Igreja Matriz)

Parmonha: R$ 5,00

Empadão: R$ 12,00

 

Noite/Jantar

Jantinha de novo

R$ 15,00 


 

Noite/Bar

 

Esse dia a rua principal de entretenimento (Rua do Lazer) estava bem cheia, porém os ambientes eram muito pra casais, família, no meu caso solteiro, sozinho, nenhum local me chamou a atenção. Achei um forró mas tava meio vazio ainda, continuei dando uma volta. Fui até a praça do Coreto, tava rolando uma feirinha e aí achei um bar bem legal por lá, banda de pop/rock ao vivo bem boa, mas acabou cedo. Depois voltei pra Rua do Lazer e acabei entrando no forró.

 

Bar Beer House

Atrás da Praça do Coreto

Couvert artístico  R$ 7,00

 

Casa Aurora – Forró no sábado das 22h às 02h

Entrada: R$ 10,000





Foto: Cachoeira Usina Velha

20190615_153732[1].jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Domingo – 2º dia – Reserva Vargem Grande ( Cachoeiras Véu da  Noiva, Lázaro e Santa Maria) + Pôr do sol no Pico dos Pirineus  - 13h - 18h

 

Preste atenção, pois existe mais de 1 passeio pro parque dos Pirineus, esse que fiz indico bastante pois lá vi minha cachoeira preferida, a Santa Maria. 

 

Fui no CAT, pedir informação de outro local próximo da cidade que poderia ir a pé, o CAT não é muito bom pra falar a verdade,  funcionária com informações desatualizadas, horário limitado, mas nesse dia a moça me deu uma dica até que boa, disse que como eu estava sozinho, era melhor procurar uma agência no domingo, pois teria mais chances de formar grupo, fui em algumas agências e não foi  fácil montar um grupo, mas acabou dando certo. Eu já havia pesquisado alguns números e enquanto eu almoçava mandei uma msg pra todos, 1 agência respondeu que tinha vaga.

 

Almoço Restaurante Serra

Ótimo Buffet por kg, mas tem um outro que gostei mais, já falo dele.

 

Agência: Savanah Ecotrilhas

Guia Cirilo – 62 – 9624-1207

 

Obs: Pagamos R$ 180,00 por pessoa, independente da quantidade de pessoas (sim, meio caro), mas descobri depois um taxista que fazia esse passeio, ele não era guia, mas cobrava  para levar lá e dividia pelo número de pessoas, assim sai mais barato, se não tiver sozinho vale a pena

 

Hugo

62- 99224-9406

 

Entrada Reserva Vargem Grande: R$ 45,00 p/ pessoa

 

http://www.vargemgrande.pirenopolis.tur.br/

 

Nesse passeio, encontrei o Fabrício e o Maurício, também de SP e também sozinhos, o Maurício já ia embora no dia seguinte, o Fabrício continuou sendo meu parceiro de viagem.

Esse passeio vai pra Reserva Vargem Grande, lá tem 3 cachoeiras, Véu-da-noiva (nada demais), Lázaro (bem boa) e Santa Maria (minha preferida visualmente) ela tem tipo uma areia de praia na entrada, achei a mais linda.

 

Saindo de lá, nosso guia nos levou até o Pico dos Pirineus, lá tem 3 picos, sendo o terceiro o de maior dificuldade, o primeiro tem uma capelinha, nesse dia tinha muita gente lá pra uma reza, achei bonito o ritual, mas optamos por subir no pico do meio que estava mais vazio e seria mais rápido, pôr-do-sol já tava quase lá. Era noite de lua cheia, de um lado o pôr-do-sol, e do outro lado a lua, foi demais.

 

Noite/Jantar

 

No início da rua do Lazer, tem algo como uma barraca escrito “Casa da Macarronada”, como o proprietário diz, é tipo Spoleto, só que melhor, vc escolhe entre 3 opções de massa e depois 10 acompanhamentos

 

Casa da Macarronada: R$ 18,00

 

Experimente também o pão de mel: R$ 5,00

 

Noite/Bar

 

Fomos eu  e o Fabrício tomar umas essa noite,  Bar Cabana do Pajé, também tava vazio mas é um bar legal, todo decorado de rock e o Pajé fica no Youtube selecionando as músicas, vc também pode fazer o seu pedido. Foi divertido, apesar do Pajé ter nos enganado, disse que ia abrir todo dia e não abriu mais o bar rs.

 

Bar Cabana do Pajé - Rua dos Pirineus

 

Fotos: Pico dos Pirineus /Cachoeira Santa Maria

810329167_20190616_1747091.thumb.jpg.5fc470bc17a3d23f6d6a8f352fb6216d.jpg

20190616_161954[1].jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Segunda-feira, 3º dia - Fazenda Bonsucesso - 12h - 17h

 

Fui almoçar cedo, por volta de 11h, a estratégia era comer bastante pra ficar a tarde toda nas cachoeiras.

 

Restaurante Tempero do Rosário - Ao lado da igreja Matriz

Valor: R$ 23,90 (à vontade com churrasco + sobremesa)  tá bom ou quer mais?

 

Agora já com companhia, fomos eu e o Fabrício pra mais um rolê, optamos por um local próximo da cidade, pra sair mais barato, escolhemos a Fazenda Bonsucesso, que fica também uma média de 5 km do Centro, os táxis cobram R$ 40,00 pra levar até lá, e motoboy R$ 20,00 apenas um trecho, optamos por ir de táxi e voltar a pé, ou carona que não achamos.

 

A Fazenda Bonsucesso, tem uma trilha super gostosa de fazer, e no caminho passamos por 6 cachoeiras.

 

Fazenda Bonsucesso - Entrada: R$ 40,00

 

Tarde/Lanche

 

Trilha do Sabor, uma padariazinha no bairro do Carmo na volta.

 

Noite/Jantar

 

Optamos novamente pela Casa da Macarronada, por não ter achado nenhum outro local aberto próximo na verdade rs.

 

Noite/Bar

 

Nesse dia, na volta da Cachoeira, encontrei duas amigas de outras viagens que chegaram na cidade, e agora éramos 4, juntaram-se a nós Élida - Osasco-SP  e Crisnanda - Feira de Santana-BA, ainda fomos tomar umas em um bar da rua do Lazer, com promoção de 4 Stellas por 3, existiam algumas opções assim por lá.

 

Foto: Cachoeira na trilha da Fazenda Bonsucesso1864149672_20190617_1430071.thumb.jpg.3a5eedfcf23e9cc9b510c98d285f1afa.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Terça-feira - 4º dia - Cachoeira Paraíso - 09h às 16h

 

Café da manhã - Padaria Patrícia - próx da Prefeitura, subindo a rua da Igreja Matríz

Experimente as empadas!

 

Agora em 4 pessoas, e minhas amigas estavam de carro, ficou mais fácil o deslocamento, a ideia inicial era ir pra dois locais, mas descobrimos lá que a Cachoeira Paraíso tinha uma boa estrutura, bastante coisa pra fazer (Cachoeira da Laje, Lobo e Paraíso) e acabamos ficando o dia todo.

 

O almoço foi no local, dia de semana eram servidas porções de arroz...feijão...batata...frango frito...etc

 

No local também tem uma pousada, e nós tínhamos direito a usufruir de uma piscina com borda infinita, foi difícil sair de lá depois das trilhas.

 

Cachoeira Paraíso

Entrada: R$ 40,00

 

https://business.google.com/website/chachoeiraparaiso


 

Noite/Jantar/Bar

 

Ao chegar no hostel, havia chegado mais um 5º elemento amigo de minhas amigas, o Cláudio de BH, que por coincidência tava no meu hostel tb, agora éramos 5 e saímos pra jantar, como novamente tinham poucas opções abertas, tivemos que ir nos restaurantes da rua do Lazer mesmo, achamos que seria tudo caro, mas descobrimos um local bem bom, pra comer, beber e ver o jogo do Brasil.

 

Restaurante Beco da Lua - Rua do Lazer

Em 5 pessoas, comemos Parmegiana, bebemos e a conta deu R$ 45,00 p/ pessoa

 

Foto: Piscina borda infinita / Cachoeira Paraíso

20190618_155708[1].jpg

20190618_151728[1].jpg

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Quarta-feira - 5º dia - Cachoeira do Abade - 11h às 15h

 

Café da Manhã na Padaria Patrícia de novo

 

Meu último dia em Piri,  a galera do dia interior ia seguir pra outro canto e sobramos novamente eu e o Fabrício, resolvemos gastar mais uma grana e pagar um Táxi (o Hugo que super indicamos) pra nos levar na Cachoeira do Abade, custo de R$ 140,00 ida e volta só de transporte, dividido no caso pra duas pessoas.

 

Esse é um passeio bem legal também com duas opções de trilha:

 

Trilha do Abade: 500 m

Trilha do Vale: 2500 m (Essa é a trilha mais legal obviamente, com mirantes, uma enorme ponte pênsil, e 4 cachoeiras (Sossego, Landi, Cânion e a principal, a Cachoeira do Abade)

 

Cachoeira do Abade 

Entrada: R$ 40,00

Distância: 17 km

https://www.cachoeiradoabade.com.br/

 

Tarde/Almoço

 

Ainda deu tempo pra pegar o almoço no Tempero do Rosário na volta

 

Tarde/Retorno

 

Depois, peguei meu bus às 17h30 na rodoviária com destino à Brasília, iniciava assim minha viagem de volta.

 

Obs: Também fiquei uns dias em Brasília, que não vou incluir no relato, vale a pena também, conheçam a capital do nosso país.

 

Foto: Cachoeira do Abade

20190619_131908[1].jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

Outras dicas:

 

Abaixo algumas outras dicas de coisas que não fiz, mas que são também super indicadas:

 

Cachoeira dos Dragões: Passeio de 1 dia inteiro, com 8 cachoeiras, funciona apenas de quarta à domingo, pertence a um mosteiro.

 

http://cachoeirasdosdragoes.blogspot.com/

 

Salto Corumbá: Esse queda é uma das maiores da região, e também tem esportes de aventura por lá.

Contato: Jefferson da Pirineu Aventuras 62 9928-9099

 

http://www.saltocorumba.com.br/

 

Cachoeira do Rosário (Consulte os Dayuse com almoço)

 

https://cachoeiradorosario.com.br/

 

Cachoeira Araras

 

Cachoeira do Coqueiro e Garganta

 

Santuário Vagafogo - Fazenda com atividades ao ar livre(arvorismo, rapel, etc) e brunch

 

https://www.santuariovagafogo.com.br/

 

Museu das Cavalhadas

 

Museu Rodas do tempo

 

http://rodasdotempo.com.br/

 

Igreja matriz

 

Café no Pé di café da Rua Aurora

 

Cerveja local  Santa Dica - Pode comprar no mercado ou beber na Cervejaria própria da Rua Aurora


 

Contato de agências/ guias: 

 

(Vou colocar asteriscos apenas nos contatos que eu e meus companheiros de viagem utilizamos, as outras não tenho referência, mas segue para consulta)

 

Hugo 62 - 9 9224-9406 ***** (Acho que não tem WhatsApp, mas considerei o melhor custo benefício, tem que ligar pra ele e combinar, ele faz táxi, moto e guia)

 

Jefferson da Pirineu Aventuras 62 9928-9099 *****

 

Savanah Ecotrilhas 62 - 9624-1207 *****

 

Toco Motoboy - 62 - 9216-1816 *****

 

Tilapa tour 62 - 9218-0915

 

Morro Alto 62 - 8437-3036

 

Wooflog 62 - 9150-2688

 

Joia do Cerrado 62 - 9366-6267

 

Wellington 62 - 9215-2152

 

Rogério 62 - 9119-0314



 

Espero que façam bom proveito do relato.

 

Boa trip! 

 

Qualquer dúvida, estou à disposição.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...