Ir para conteúdo

Europa 60 dias - 11 países: PT, ES, FR, UK, BE, HOL, ALE, R. CHECA, AUS, HUN, ITA


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Bom, como a maioria das pessoas que planejam um mochilão tenho uma dívida de gratidão com esse site que realmente ajuda muuuito na hora de tirar várias dúvidas e planejar a viagem. Então em setembro desse ano rumei pra Europa e fiquei lá por dois meses, mas fiz tudo bem planejadinho, até mesmo pelo dinheiro que era curto e que estava com muito de medo de fazer as coisas de última hora pelo fato de estar sozinha não dava pra arriscar ficar sem albergue chegando na estação 1h da manhã etc.

 

Enfim, posso dizer que deu tudo certo, saiu tudo como planejado, claro que você vai passar por alguns perrengues mas nada que atrapalhe a viagem, só te ajudam...

 

Não dá pra colocar o relato detalhado aqui de todos os dias, porque foram 60 rsrs, então fica meio complicado, mas vou colocar meus gastos e tentar dar as melhores dicas que eu puder.

 

Meu roteiro foi (sem as daytrips): Lisboa, Porto, Madri, Barcelona, Paris, Londres, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Praga, Viena, Salzburgo, Budapeste, Munique, Veneza, Milão, Florença, Roma.

 

Daytrips: Versailles, Brugge, Hallstatt, Fussen, Dachau, Siena, Pisa, Assis, San Gimignano, Bolonha.

Foram 11 países e 30 cidades.

 

Resumo da viagem:

Gostei muito mesmo de quase todas, acho que só não voltaria a Milão e Bruxelas, meio chatas, na minha opinião. Tem muitos brasileiros viajando por aí e todos são bem amigáveis rsrs, na verdade todo mundo que está viajando tem um clima muito bom, todos são muito abertos e em três minutos de conversa você já sente a vontade com a pessoa e ela está te chamando para ir visitá-la em seu país de origem rsrs, aconteceu comigo, foi por isso que resolvi ir a Budapeste. Conheci uma menina da Hungria em Lisboa (minha primeira cidade) e ela me convidou pra visitá-la de Budapeste quando estivesse em Viena porque são apenas três horas de trem, aí eu decidi ir e foi muito bom, a cidade é muito linda. Ah acho que me esqueci de falar que fui sozinha, muito tranqüilo mesmo, sem problemas.

 

Sobre os gastos, eu tinha planejado 60 euros por dia sem contar a hospedagem, consegui economizar bastante em relação a essa meta mas sem passar fome nem deixar de ir a nenhuma atração que gostaria de ter ido. Mas tem dias realmente que você sai andando por aí vê tanta coisa legal e quando vê já são 3h da tarde e nem comeu ainda...

A hospedagem eu tinha colocado um limite de 30 euros na diária de cada albergue, a grande maioria dos lugares custou bem menos que isso, variando de 15 a 25 euros, mas em Paris e alguns lugares da Itália foi mais que 30, não muito mais, ah Amsterdam também.

 

Se eu não tivesse comprado tantas lembrancinhas pra minha família e meus amigos acho que teria economizado ainda mais, talvez uns R$ 700, mas não me arrependo, faz parte da viagem também e todos ficam muito felizes com qualquer chaveiro, só pelo fato de saberem que você lembrou deles.

 

A bagagem não me incomodou por grande parte da viagem, acho que só nos últimos 15 dias já estava meio de saco da cheio da mochila (Curtlo Adventure 60+15L, muito boa por sinal!) que estava ficando cada vez mais pesada e da mala de rodinha que eu tive que comprar pelo caminho por causa das lembrancinhas, mas no geral não tive problemas com a bagagem.

 

Fiz tudo, mas tudinho mesmo de trem, exceto o trajeto Brasília-Lisboa, Roma-Brasília lógico rsrs. Comprei o Global Pass de 15 dias em dois meses, cerca 550 euros, e o Italy Pass, 6 dias em dois meses, cerca de 120 euros. Posso dizer que fica mais caro do que viajar pelas “low cost” porque fora o passe em muitos trechos você também precisa comprar uma reserva que varia de 4 a 10 euros dependendo do lugar, se for pegar o trem noturno (peguei 3 vezes) com cama a reserva são 40 euros. Apesar de ser mais caro, eu prefiro e se fosse viajar de novo faria tudo de trem, as estações são sempre no centro da cidade, na grande maioria das vezes muito perto das principais atrações turísticas e dos albergues, em várias cidades a estação ficava no máximo a 2 minutos de caminhada dos albergues, isso ajuda muito pode ter certeza, sem contar que sempre tem estações de metrô ou ônibus, lojas, restaurantes etc. Pra mim foi muito bom, sem arrependimentos por ter pagado mais caro nesse tipo de transporte ao invés de avião, também porque tinha muita bagagem que pagaria extra se fosse de avião...

 

Os albergues eu reservei com antecedência pelo site do hostelworld e fica mais barato, posso afirmar, porque em duas ocasiões fiz amigos “instantâneos” rsrs no trem e eles não tinham albergue, iam procurar quando chegassem na cidade, falei que já tinha o meu reservado e eles poderiam tentar lá, quando chegamos, nas duas vezes o quarto de última hora era cerca de 20 euros mais caro que o preço que eu estava pagando por ter reservado com antecedência, então tenha isso em mente, sem contar que em Amsterdam quase não tinha mais vaga em albergue nenhum, isso porque era “low season”, outubro. As principais cidades estão sempre lotadas, não importa a época do ano. Na tabela que eu estou anexando com os gastos tem o nome de todos os albergues que eu fiquei, só não recomendo o de Milão pela sujeira e olha que eu não sou muito fresca com essas coisas, tem que estar muito sujo mesmo pra eu ter nojo e o de Milão conseguiu rs. O de Londres pq praticamente não tem viajantes lá, só imigrantes morando no albergue, e o de Berlim pq é num lugar morto, não tem nada por perto, lojas, restaurantes etc.

 

Lugares. A natureza mais bonita pra mim, sem dúvidas foi na Áustria, Salzburgo e Hallstatt, Viena também é muito bonita. A cidade no geral mais legal foi Praga, tem uma combinação muito boa, natureza, atrações turísticas, lugares bonitos, a noite também é muito boa e o albergue foi o melhor de todos, fiquei num quarto com 26 camas e mesmo assim foi o melhor, muito confortável, gente bacana, tudo muito bom. Lugares que vão te deixar muito ocupado com certeza, no quesito lugares pra conhecer: Lisboa, Porto, Barcelona, Paris, Amsterdam, Berlim, Praga e Roma, essas cidade tem muitas atrações turísticas, impossível conhecer todas. É impossível também escolher um lugar preferido, cada cidade tem seu ponto forte.

 

Dicas que valem a pena.

A principal é no Louvre, muita gente postou sobre a entrada que tem pelo metrô, eu não sei explicar direito, mas fiz isso e vale muito a pena mesmo, a fila de cima na pirâmide é gigante e lá embaixo não tem ninguém, você vai nas máquinas e compra o seu bilhete, custa 9,50 euros sai na hora muito rápido eu nem acreditei que foi tão fácil. Outras dicas são comprar quantos ingressos quanto você puder pela internet, por exemplo pra subir na torre Eiffel, museu da Anne Frank, Vaticano e outros, é incrível como você realmente não pega fila nenhuma, e as filas são grandes viu. Você pode dar o azar de o dia estar chuvoso como eu dei no dia que tinha comprado o ingresso pra subir na torre Eiffel, mas estava tão animada e feliz por estar lá que nem liguei, é tudo lindo do mesmo jeito, com muita neblina, mas mesmo assim vale a pena. Aliás foi nesse clima que fiquei a viagem toda, se você for achando que se tiver alguém que ronque no seu quarto no albergue você não vai conseguir dormir pode ter certeza que vai ter rs, mas poxa, você tá lá, é um sonho sendo realizado você vai se deixar incomodar por causa disso, até parece que nunca ouviu pessoas roncando na vida, ou nunca sentiu cheiro de chulé (tem mesmo kk), lógico todo mundo que tá ali ficou andando o dia todo, você vai esperar o quê, não se deixe incomodar por essas coisas, são detalhes pequenos perto do que é estar viajando, a liberdade, culturas, lugares e pessoas novas que você vai conhecer.

 

Bom pessoal o que eu tenho a dizer é mais ou menos isso, quem tiver dúvidas estou à disposição, será um prazer ajudar no que eu puder, mas já adianto que não sei nada sobre passagens de avião low cost rsrsrs, mas estações e passes de trem estou sacando um pouco.

 

Outros dados:

Máquina fotográfica que eu levei: Nikon Coolpix P90 (muito boa pra fotos diurnas, a noite as fotos ficam muito tremidas, mas não entendo muito de fotografia).

Bagagem: Mochila Curtlo Adventure 60+15L e uma mala de mão que depois troquei por uma de rodinha no meio do caminho

Seguro Saúde: fiz pela CI - Central de Intercâmbio

Compra dos passes de trem: também fiz pela CI

Compra de moeda estrangeira: Fiz um VTM em euros e um em Libras pra Londres, as outras moedas como Coroas Checas (República Tcheca) e Forint (Hungria) comprei lá na hora na estação de trem mesmo. Também levei parte dos euros em dinheiro

Guia de viagem: O guia criativo para o viajante independente na europa.

Escolha do roteiro: escolhi conhecer as principais cidades, geralmente capitais e algumas do interior, tentando pesquisar as que tinham a natureza mais bonita, já sabia que ia ver muitos museus e prédios bonitos nas cidades grandes, não precisava buscar por isso nas cidades do interior.

Atrações turísticas: pesquisei no guia, na internet principalmente no site dos mochileiros e http://www.voudemochila.com.br/.

 

Meu blog: http://www.lanovelhomundo.com/blog (por favor ignorem os comentários da minha mãe rsrsrs)

 

Sites úteis:

http://www.hostelworld.com (reservar albergues)

http://www.worldmapfinder.com/ (mapas de várias cidades do mundo todo)

http://fahrplan.oebb.at/bin/query.exe/en (horários de trem em toda Europa)

http://traveldk.com/ (guias de viagem feitos por usuários do site, em inglês)

http://www.tour-eiffel.fr/index.html (comprar o ingresso pra torre Eiffel)

http://www.neweuropetours.eu/ (Free Walking Tours em várias cidades da europa, fiz esses tours em Paris, Berlim e Praga, muito bons)

http://www.decolar.com (pesquisar passagens de avião)

http://www.raileurope.com.br/ (passes de trem para a Europa)

 

TABELA DE GASTOS (PLANEJEI GASTAR 20MIL, MAS ESSES FORAM OS GASTOS EFETIVOS)

Na tabela não tem as informações relativas a Budapeste pq fiquei na casa daquela menina que expliquei no começo do post, mas ao todo gastei 40 euros em dois dias (tirei dois dias de Salzburgo pra ir a Budapeste).

 

20101201225900.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Deise!!

 

Nossa seu relato veio bem a calhar!!! Tô indo p/ uma jornada de 46 dias pelo velho mundo no fim de dezembro e tava com medo da minha previsão orçamentária estar muito furada... minha previsão foi de gastar R$15 mil incluindo os gastos aqui... se vc gastou pouco mais que isso em 60 dias, acredito que eu vá conseguir ficar dentro do previsto sim! É difícil a gente ver relatos de mais do que 30 dias com uma planilha tão detalhada!! Aliás adorei o vídeo com as imagens tb!

Vi seu blog tb, amei as fotos!! Adorei as informações! E os comentários da sua mãe tb! kkkkk

Vou já aproveitar que tá tudo fresco na sua mente e te explorar! rs

Postei meu roteiro aqui: [linkbox]http://www.mochileiros.com/reveillon-2010-2011-em-lisboa-e-mais-45-dias-por-9-paises-24-cidades-sozinha-t49710.html[/linkbox] Se vc puder dar uma olhadinha e me dar sua opinião será muito bom!! Vc passou por praticamente todos os meus destinos!

Me surgiu uma dúvida cruel tb sobre uma reorganização no roteiro da Itália... eu tinha planejado 2 noites em Veneza, mas resolvi tirar um dia inteiro de lá pq vai ser inverno e acho que a cidade deve perder um pouco... uma amiga que foi em janeiro de 2008 disse que choveu o dia todo... mas agora estou numa dúvida cruel de onde vou alocar esse dia... coloquei as opções aqui: [linkbox]http://www.mochileiros.com/italia-rotas-e-meios-de-transporte-t32503-465.html#p529151[/linkbox], se vc puder dar seu pitaco tb, ficarei muito agradecida! rs

Bom, como sempre, já "falei" demais! rs

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Fabi,

Acho que 15mil dá ficar o tempo que você está pretendendo sim, mas não pode exagerar nos gastos, tem que sempre controlar pra tentar não ultrapassar a meta que você estipulou pra cada dia, fora isso, é tranquilidade.

Fiquei dois dias inteiros em Veneza também, a cidade não é muito pequena viu, mas um dia dá pra conhecê-la sem problemas. Se você achar que o clima está muito ruim, te aconselho a aumentar um dia em Florença e fazer esse tour: Best of Tuscany Tour. Ele é muito bom, custa 80 euros (vai extrapolar seu orçamento diário rsrs) mas inclui almoço nesse valor, e vai em várias cidades da Toscana num só dia, você já mata vários coelhos num paulada só. Esse tour passa por: Siena, Chianti, San Gimignano e Pisa no final do dia, eu gostei muito, apesar de ter chovido em Siena e em Pisa, mas deu pra tirar umas fotos antes da chuva rs. Você tem que fazer uma reserva antes, mas pode perguntar sobre ele no seu albergue ou hotel que eles vão saber e fazem a reserva pra você por telefone, você deixa 10 euros com eles e paga o resto para a guia no final do dia. Nesse site tem mais informações sobre o tour: http://www.walkaboutpass.com/nqcontent.cfm?a_name=bestoftuscanytour_homepage.

Outra cidade que eu achei muito linda foi Assis, fica a três horas de Florença, então você já vai sabendo que perdeu 6h da visita em deslocamento até lá, quando eu fui escureceu por volta das 17h30, talvez agora escureça até mais cedo do que isso, mas é muito linda mesmo, cidade medieval, umas 3h de caminhada dá pra conhecer boa parte da cidade. Quando chegar na estação você tem que pegar um ônibus pra ir até a cidade, a parada de ônibus fica bem na frente da estação não tem como errar, não faça como eu e tente ir a pé, até notar que a cidade está muito longe pra fazer isso rsrs.

Seu roteiro está muito legal, ouvi falar muito bem Den Haag, todo mundo que tinha ido lá disse que é muito linda, infelizmente eu não fui, tire bastante fotos pra eu ver depois rsrs.

Talvez dois dias pra Brugges também seja muito, pode ir a Ghent ou Antuérpia, é tudo perto uma da outra, varia 30min a 1h de trem de distância. Fussen também é muito linda (os castelos né) imagino que se estiver nevando a paisagem deve ficar mais linda ainda. Ah sobre o frio, realmente você vai precisar de roupas mais pesadas, quase todas as grandes cidades tem essa loja famosa H&M, tem roupas de frio mais baratas lá.

Se você não gostar de museus (eu também não gosto) dois dias são suficientes pra Florença, as atrações ficam todas muito perto umas das outras, sérios mesmo, a cada 5min tem uma. Tem as pontes, a Igreja com o Duomo etc. não muito mais do que isso.

Em Bruxelas cuidado com os árabes, mulçumanos, eles são muito chatos e ficam te enchendo o saco o tempo todo, principalmente se você for mulher e estiver andando sozinha, não são perigosos, nada disso, mas são chatos pra caramba. Não seja simpática se algum te abordar, pode fechar a cara e continuar andando. Eu fui simpática com um e ele ficou me seguindo lá, foi bem paia, mas depois eu perdi a paciência e mandei ele ir embora e ele foi.

No mais é isso aí rsrs, também acho que já falei demais.

Espero ter ajudado.

Beijos e boa viagem! Aproveita bastante!

Deise

 

Assis:

20101202102837.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Deise!!!

Pois é... tô indo com tudo planejadinho e lá vou ficar fazendo o controle p/ não abusar nos gastos! Mas minha filosofia é que se for viajar p/ passar fome e não poder visitar pelo menos a maioria do que pretende, é melhor não ir!! Justamente por isso só estou indo agora (apesar de ter minha irmã morando na Holanda há 10 anos... rs).

Quanto ao frio, vou levar algumas roupas daqui, mas vou comprar mesmo lá pq certamente é mais barato. Eu não ligo p/ marcas então vou comprar até em supermercado, onde for mais barato! Vou ter a vantagem de pegar o período de liquidações (ai Jisus)!!! rs

Quanto ao tempo em Bruges, vou pensar nisso... mas não descarto a possibilidade de ir a Gent não... e Antuérpia eu tô pensando em ver na ida p/ Rotterdam... eu posso pegar trem p/ lá passando por Antuérpia. Certamente o passe do trem vai ser uma mão na roda nesse ponto!

E quanto a Florença vou pensar no tour... é que não sou muito fã desses tours não, mas de repente é uma possibilidade. E Assis, vc por acaso lembra se tem locker na estação de trem? Pq se tiver posso passar por lá no caminho de Roma p/ Florença... vou procurar a informação no site da trenitalia tb.

Sobre os imigrantes malas que ficam enchendo o saco... fazer cara feia é comigo mesmo! rs

Muito obrigada pelas dicas!

Quando eu voltar farei o meu relato tb!! Já estou indo preparada p/ anotar e guardar tudo! E fotos certamente serão milhares (milhares mesmo!!), meu hobby é a fotografia! Estou indo com a câmera slr e uma pequena tb, além de tripé, cartões de memória reserva, bateria... (Aliás, suas fotos noturnas ficar tremidas por conta da falta de um tripé... no modo de cena noturno a câmera mantém o diafragma aberto por mais tempo, aí a tremida da sua respiração já faz borrar a imagem... tente sempre colocar a câmera sobre alguma superfície estática ou compre um tripé daqueles pequenos mesmo!)

Bom, muito obrigada pela resposta!!!

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah! Só uma coisinha que esqueci... rs

Vi no blog que vc levou o notebook... tô querendo levar tb p/ facilitar a comunicação com a família e amigos, descarregar as fotos e fazer backup em hd externo tb (se ficar sem as fotos da viagem vou ficar arrasada!!). Foi tranquilo? Vc levou um notebook normal ou um pequeno (até 10'' tipo netbook)?

Obrigada mais uma vez!

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Valeu Deise!!!

Pois é... tô indo com tudo planejadinho e lá vou ficar fazendo o controle p/ não abusar nos gastos! Mas minha filosofia é que se for viajar p/ passar fome e não poder visitar pelo menos a maioria do que pretende, é melhor não ir!! Justamente por isso só estou indo agora (apesar de ter minha irmã morando na Holanda há 10 anos... rs).

Quanto ao frio, vou levar algumas roupas daqui, mas vou comprar mesmo lá pq certamente é mais barato. Eu não ligo p/ marcas então vou comprar até em supermercado, onde for mais barato! Vou ter a vantagem de pegar o período de liquidações (ai Jisus)!!! rs

Quanto ao tempo em Bruges, vou pensar nisso... mas não descarto a possibilidade de ir a Gent não... e Antuérpia eu tô pensando em ver na ida p/ Rotterdam... eu posso pegar trem p/ lá passando por Antuérpia. Certamente o passe do trem vai ser uma mão na roda nesse ponto!

E quanto a Florença vou pensar no tour... é que não sou muito fã desses tours não, mas de repente é uma possibilidade. E Assis, vc por acaso lembra se tem locker na estação de trem? Pq se tiver posso passar por lá no caminho de Roma p/ Florença... vou procurar a informação no site da trenitalia tb.

Sobre os imigrantes malas que ficam enchendo o saco... fazer cara feia é comigo mesmo! rs

Muito obrigada pelas dicas!

Quando eu voltar farei o meu relato tb!! Já estou indo preparada p/ anotar e guardar tudo! E fotos certamente serão milhares (milhares mesmo!!), meu hobby é a fotografia! Estou indo com a câmera slr e uma pequena tb, além de tripé, cartões de memória reserva, bateria... (Aliás, suas fotos noturnas ficar tremidas por conta da falta de um tripé... no modo de cena noturno a câmera mantém o diafragma aberto por mais tempo, aí a tremida da sua respiração já faz borrar a imagem... tente sempre colocar a câmera sobre alguma superfície estática ou compre um tripé daqueles pequenos mesmo!)

Bom, muito obrigada pela resposta!!!

Beijos

 

Oi Fabi,

Eu também não sou muito fã de tours guiados, ficar seguindo um guia com aquele fone de ouvido é bem típico de turista mesmo, mas resolvi fazer esse em Florença, foi bem legal porque fomos em todas essas cidades que eu te falei e ainda conheci mais quatro meninas que também estavam viajando sozinhas e ficamos andando juntas nesse dia. Mas quando você chegar lá dá pra analisar melhor as suas opções e o tempo que vai ter disponível. Se tiver que escolher: San Gimignano, Pisa e Assis são as mais bonitas, na minha opinião.

Olha eu não me lembro de ter visto lockers na estação de Assis não, é uma estação bem pequena mesmo, só tem duas plataformas, uma lanchonete, banheiros e uma sala de espera.

Valeu pelas dicas das fotos noturnas!

Bj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ah! Só uma coisinha que esqueci... rs

Vi no blog que vc levou o notebook... tô querendo levar tb p/ facilitar a comunicação com a família e amigos, descarregar as fotos e fazer backup em hd externo tb (se ficar sem as fotos da viagem vou ficar arrasada!!). Foi tranquilo? Vc levou um notebook normal ou um pequeno (até 10'' tipo netbook)?

Obrigada mais uma vez!

Beijos

 

Oi,

Um notebook, se você estiver disposta a carregar esse peso a viagem toda, é uma mão na roda com certeza, a maioria dos albergues tem wireless de graça e se você não tiver computador provavelmente terá que pagar alguns centavos por hora pra poder usar a internet nos computadores do albergue, sem contar que a comodidade de poder descarregar as fotos, organizá-las nas pastas etc., nossa pra mim foi muito bom. Eu levei um netbook de 10", da "eee" que comprei em outra viagem, ele já tá meio ultrapassado, é bem pesado se comparados aos modelos que vendidos hoje em dia do mesmo tamanho, mais de 2kg, mas pra mim serviu perfeitamente.

Se você estiver pensando em comprar um por lá, eu aconselharia a pensar duas vezes, não é tão mais barato e o teclado é muito mais confuso que o modelo americano. Aqui no Brasil tem alguns com uns preços bem camaradas e você já vai estar familiarizada com o teclado, o sistema vai estar em português etc. Aliás, não tem muita coisa na europa que seja tão mais barata em termos de compras.

Dei muitas voltas pra responder rs, desculpe, mas resumindo, é muito bom levar seu netbook, e se puder, leve um comprado aqui mesmo, os preços lá vão estar em torno de 300 a 700 euros, não é tão mais barato assim se convertermos para R$.

Bj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...