Ir para conteúdo

vamos viajar pelo Brasil ???


Posts Recomendados

  • Membros

quem gostaria de fazer um mochilão  em grupo ou em dupla mesmo,estilo roots pegando carona dormindo no mato com barraca (ou em rodoviárias fkdkdkdk), começando em São Tomé das letras-MG e terminando em Recife-PE, esse mochilão vai começar no mês de fevereiro (2020) quem tiver afim é so mandar mensagem que a gente combina direito:).

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Bom dia, Alisson.
Estou me programando para fazer a Estrada Real no final de Maio/2020. Mochila nas costas, pé na estrada, dormindo em barraca, fazendo a própria comida ou comendo e dormindo na casa de alguém (ou hostels) em troca de serviços (rsrsrsrs novidade...).

Sairei de Diamantina/MG até Paraty/RJ, aproximadamente 1340km, porém será mais que isso, pois, irei sair um pouco da rota para visitar parques, cachoeiras ou algum outro atrativo (de preferência gratuito). De Paraty/RJ irei para Angra dos Reis/RJ e Ilha Grande/RJ. Seguindo a viagem sabática, continuar descendo pelo litoral norte de São Paulo até e Ilha Bela/SP. Aí sim começa uma outra jornada rumo ao interior do Brasil. Subir pra Brotas/SP e mais alguns lugares que estou pesquisando até chegar em Bonito/MS. Continuar subindo por Goias e passar por alguns parques até chegar em Pirenópolis/GO e Brasília/DF (tenho um porto seguro lá com parentes). Seguir rumo à Belém/PA e fazer todo o litoral brasileiro da Ilha do Marajó/PA até Barra do Chuí/RS. Tá bom esse roteiro? São mais de 10.000km de percurso. Porém, não para por aí. Agora é hora de entrar no Mercosul: Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Jamaica e onde o nariz apontar até chegar na Europa.

Estou preparando os roteiros por onde quero passar, analisando os caminhos e as cidades, procurando referências e tentando entrar em contato com moradores/prefeituras/secretarias de turismo e hostels/pousadas/albergues para ter melhor informações

Estou procurando pessoas corajosas que queiram enfrentar este louco desafio (pouca grana e muita disposição), porque será um longo percurso que poderá durar mais de 3 anos de estrada. Mas este é meu sonho e vou realizá-lo, mesmo sozinho na estrada, mas estou fazendo convites para outros poderem aproveitar um pouco mais a curta vida que temos.

Pois bem...

O problema é onde dormir? Dormir é o de menos pois tem a barraca e o saco de dormir. Frio, chuva, vento, sol rachando? Não aprendi técnicas mateiras e sobrevivencialismo para não praticar, e até hoje não passei perrengue que não pudesse superar, pois, existem maneiras de amenizar isso: camadas de roupa para isolar o frio, agasalhos, capas de chuva, protetor solar e blusa de manga comprida (isso é o mínimo).

Oque comer? Eu sempre fiz minha refeições no "mato", mesmo debaixo de chuva e com lenha úmida. Há técnicas para isso dar certo. Raramente comi miojo ou algo do tipo, porque o trabalho em juntar lenha, acender o fogo, ferver a água e fazer uma refeição é praticamente o mesmo. Macarrão cozinha rápido, sopa se faz com praticidade, arroz refoga bem, e se misturar estes três temos um sopão bizurado com vários nutrientes pra repor energia. Café da manhã pode ser um café mateiro, muito simples de fazer e não precisa coar o pó, e pão de caçador, feito com farinha, água e sal. Outra alternativa é uma mistura de leite em pó com achocolatado, colocar em uma garra pet de 500ml com água (mesmo fria) e chacoalhar até dissolver, acompanhado de uma granola (top). Carne seca e defumados, verdura, frutas, ovos, cereais, temperos, sempre vão na mochila dentro de potes de sorvete (kkk funciona demais).

Segurança? Minha maior preocupação é o local de armar a barraca. Evitar sempre que possível beiras de rios, lagos, muito próximo ao mar, árvores com muitos galhos, terrenos pedregosos, pé de morros muito inclinados, beira de estrada. Sempre procurar por áreas abertas e planas. Animais peçonhentos e predadores existem em qualquer lugar portanto tem que estar "ligado" onde pisa, coloca as mãos ou se deita. Sempre levo um kit de primeiros socorros. O problema são os humanos? Aí já é uma raça complicada mesmo, mas podemos evitar lugares suspeitos e sempre estar numa vibe positiva (lei da atração). Sempre existirão àqueles que tem a mente menos desenvolvida voltada pra maldade, mas são minoria.

E a Grana? Pois é... Serviço voluntário sempre me rendeu boas experiências e automaticamente atrai pessoas com o mesmo propósito solidário (é um ajudando o outro). Sempre tem um serviço na "roça". Sempre tem um albergue, ou hostel, que troca serviços por acomodação. Sempre vai existir pessoas no interior (e alguma em cidades maiores), que querem ajudar com abrigo ou comida sem nada em troca, aliás, tem uma troca sim: uma boa companhia para prosear e passar o tempo. É o deslocamento? Estarei à pé. E ainda resta a velha e boa carona de um lugar para o outro. São as entradas para parques ou atrativos turísticos? Sempre tem uma alternativa, tanto na boa conversa de conseguir uma oportunidade de cortesia como também na "ilegalidade de pular uma cerca" (kkkk funciona na maioria das vezes e não há problema maior). Na pior das hipóteses serei expulso do lugar sem ônus. E a vantagem de estar à pé é que se estiver ruim num lugar, pode-se ir para outro.

Tem coragem e disposição? Bora lá.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Estou me (re)preparando novamente, porque no dia 09/01/2020 meu notbook ficou exposto na chuva e queimou, perdi todo meu projeto e tudo o que tinha preparado para viajar: roteiros, rotas mapeadas, contatos. Mas já estou fazendo tudo novamente. Até alterei alguns caminhos mas a viajem vai rolar em Maio/2020. Em fevereiro eu devo retornar aqui com o progresso da preparação.
abraço.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 18/10/2019 em 13:15, Alisson Moura disse:

quem gostaria de fazer um mochilão  em grupo ou em dupla mesmo,estilo roots pegando carona dormindo no mato com barraca (ou em rodoviárias fkdkdkdk), começando em São Tomé das letras-MG e terminando em Recife-PE, esse mochilão vai começar no mês de fevereiro (2020) quem tiver afim é so mandar mensagem que a gente combina direito:).

Cara tenho muita vontade, sou do rj.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...