Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 47
- Visualizações 13.9k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
icaroricardo 29 posts
-
RodrigoDigão 9 posts
-
Rafael_Salvador 2 posts
-
Juliana Champi 2 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Dia 09/12 A viagem de trem de Roma até Veneza foi pior do que eu imaginava. Fomos pela Trenitalia em uma viagem noturna em trem normal (2ª classe) com duração de 7h50m. Os pontos negativos são o
-
Dia 16/11 - PRAGA Dia de se despedir de Budapeste. Nosso Voo para Praga era por volta de umas 10h30, nesse dia acordamos bem cedo, umas 6h00, arrumamos nossas coisas, fizemos o check-out (não tom
-
Dia 28/11 LONDRES/SÃO PAULO Finalmente, o último dia dessa viagem incrível, acordamos cedo, tomamos um banho, arrumamos nossas coisas, tomamos café (que estava incluso na diária) pedimos par gua
Olá pessoal, me chamo Icaro, sou de SP e venho novamente aqui no site, após pouco mais de 4 anos, relatar mais uma viagem, dessa vez ao velho continente que foi feita em Novembro de 2019. Fui com meu companheiro e tanto eu como ele nunca havíamos ido a Europa antes. Combinamos montar o nosso roteiro após descobrirmos o nosso ponto de partida (a intenção era esperar uma promo para Europa e começar o roteiro a partir dali). Em Janeiro apareceu uma promo para Roma pela LATAM, ida e volta direto por R$1.651,00 (sem despacho de bagagem), pensamos, pensamos e como Itália era um dos países que queríamos visitar acabamos comprando para irmos em outubro. Além da Itália a Espanha também seria passagem obrigatória, uma vez que visitaríamos um amigo em Madrid. Logo, nosso roteiro teria que incluir, obrigatoriamente, esses dois países.
Primeiro transtorno
Aqui no meu serviço geralmente eu que tiro féria entre setembro e outubro, porém um abençoado do meu setor também acabou optando tirar em outubro pois ele também iria para a Europa, como as férias dele vencia antes da minha então ele estava no direito dele de escolher a data que iria querer tirar. Fui contar com os ovos antes da galinha e me dei mal. Minha seção é pequena e fica bem complicado saírem de férias no mesmo mês, resultado? Fui obrigado a trocar a data da minha viagem e, consequentemente, pagar pra isso 🤦♂️. Até tentei negociar mas como meu colega viajaria com outras pessoas tbm então a situação ficou mais complicada pra mim, então não teve jeito! Acabei tento que pagar mais R$ 2.300,00 pela remarcação da viagem, e mudei então para Novembro (não queria pois além de frio é o mês que mais chove por lá, segundo pesquisas pela internet), fazer o quê?! 🤷♂️
Segundo transtorno
Lembram que meu voo era ida e volta direto para Roma, certo?! Um belo dia, mexendo na internet, descobri que essa rota SP/Roma, sem conexão, seria descontinuada pela LATAM a partir de quando? Isso mesmo, 31/10/2019! Prontamente liguei lá para saber como ficaria o meu voo que, no caso, seria para o dia 04/11/2019. Liguei, a atendente me confirmou que a LATAM deixaria de operar essa rota em outubro mesmo e foi verificar o que teria ocorrido com o meu voo. Assim que ela retornou me informou que nosso voo havia sido transferido para a cia Ibéria com uma conexão em Madrid. Questionei o motivo pela qual eu não havia sido informado para decidir se aceitava ou não tal mudança, dai ela rebateu que a LATAM havia me realocado para o melhor voo disponível para aquela data que eu queria. Meu voo original partiria ás 15h do dia 04/11 de Guarulhos e chegaria em Roma ás 9h00 do dia 05/11, já a volta seria por volta das 11h do dia 27/11, já o voo pela Iberia sairia de Guarulhos ás 16h do dia 04/11 chegando em Madrid em torno de 6h com uma espera de pouco mais de 2h para o próximo voo pra Roma, chegando por lá, finalmente, ás 12h. Até ai, tudo bem, chegaria um pouco mais tarde em Roma do que gostaria, porém o problema era com o voo de volta que seria só as 19h do dia 27/11, sendo que dia 26/11 eu retornaria de Madrid, (iria visitar um amigo que mora lá), chegando em Roma por volta de 23h, a intenção era passar a noite no aeroporto de Roma e aguardar o voo de retorno ao Brasil no dia seguinte que, originalmente, deveria ter sido ás 11h, mas com alteração do voo a volta passou para ás 19h, logo teria que ficar por quase 24h no aeroporto aguardando pra retornar ao Brasil, não ia rolar! Como esse voo de volta tbm faria uma conexão em Madrid antes de vir pra SP argumentei com a atendente se não poderíamos embarcar em Madrid (já que iríamos estar por lá mesmo), teríamos que esticar mais um dia por lá, mas seria muito mais comodo para nós e resolveria nosso problema que a LATAM causou, porém, obviamente, tal sugestão não foi aceita já que a funcionária disse que se eu não embarcasse no avião em Roma seria considerado como "no show", logo, eu perderia o voo e não poderia embarcar mais. Como nenhuma das opções que eu ofereci foram aceitas e eu teria que gastar com 1 hospedagem em Roma se não quisesse passar um dia inteiro dentro de um aeroporto, minha única opção foi recorrer ao PROCOM que prontamente acionou a LATAM que antes do prazo entrou em contato para dar uma resposta. Resultado: Fomos indenizados em R$ 1.700,00 (cada um) e ainda nosso voo seria mantido! O saldo foi bom, pois, ao menos, cobriu o valor que havíamos gasto com a remarcação das passagens e ainda barateou (ainda mais) as passagens que havíamos comprado, saindo as duas por R$ 2.200,00, além do que conseguimos alterar (sem custo) o voo de volta por Londres. Por conta disso esticamos a viagem em mais 1 dia para conhecermos a cidade.
Planejamento
Bom, passagens compradas agora era hora de definir o roteiro e após muito dilema ficou assim:
Itália: Roma (5 dias e 4 noites) e Veneza (1 dia e 1 noite);
Áustria: Viena (3 noites e 2 dias);
Hungria: Budapeste (3 dias e 3 noites);
Rep. Tcheca: Praga (4 dias e 3 noites) e Kutná Hora (bate e volta);
Alemanha: Berlim (3 noites e 3 dias com bate e volta em Sechsenhausen);
Espanha: Madrid (4 noites e 4 dias com bate e volta em Toledo);
Inglaterra: Londres (2 dias e 1 noite).
Total: 24 dias
Ficamos em Hotel em quase todos os lugares pois foi uma viagem em casal, apenas em Londres que seria o último destino da viagem e como passaríamos apenas 1 noite ficamos em Hostel. Paguei tudo antes da viagem, portanto, não tive gastos com hospedagem nessa viagem, se quiserem posso mandar por e-mail a planilha com todos os gastos que tive para realizar essa viagem, lembrando que o gasto total foi para um casal.
Dica: Através do Airbnb, Hotéis.com e Expedia é possível pagar as hospedagens parcelando em até 10x, no caso do Airbnb entra juros, independente do número de vezes, mas não é nada absurdo, e no Hotéis.com e Expedia, sem juros, me ajudou demais com relação ao orçamento essas facilidades.
Viajar apenas com bagagem de mão e uma mochila foi um desafio menos custuoso do que imaginei, ainda mais considerando a época (novembro), mês que além de frio é chuvoso. Claro que o fato de ser homem facilita bastante, já que mulheres, naturalmente, sempre acabam precisando levar mais itens em suas viagens.
Assim que comprei as passagens eu também providenciamos a compra do seguro viagem e fechei com a Assist/Trip que nos oferecia uma cobertura de gastos hospitalares total de US$40.000,00 pra cada um por R$ 517,00 (os dois).
Deslocamentos
Decidido o roteiro agora era preciso definir como nos deslocaríamos até os locais que iriamos visitar, nessa viagem usamos formas diversas de deslocamento (avião, trem e ônibus), avião e trem você consegue comprar com bastante antecedência, já os trens só com, no máximo, 90 dias de antecedência é possível comprar passagens. Como para alguns destinos, em particular, a melhor opção era mesmo ir de trem, deixamos essas passagens para comprar com o máximo de antecedência permitido possível. No roteiro foi percorrido da seguinte forma:
SP/Roma: Ibéria (9h de viagem), econômica, após todos os rolos acabou saindo R$ 1.100,00 pra cada
Roma/Veneza: Trenitália (8h de viagem) +/- €20,00 cada passagem (2ª classe).
Veneza/Viena: OBB (8h de viagem) €15,00 cada passagem (1ª classe), aliás, a melhor viagem de trem que fizemos!
Viena/Budapeste: OBB (3h de viagem) €13,00 cada passagem (2ª classe), me stressei muito nessa viagem de Viena para Budapeste por conta de uma logística extremamente sem sentido da empresa, detalhe, não compramos as passagens pela OBB para esse trecho.
Budapeste/Praga: Ryanair (1h de viagem) +/- €38,00 cada passagem
Praga/Berlim: RegioJet (4h de viagem) €15,00 cada passagem
Berlim/Madrid/Roma: Iberia +/- €128,00 os 2 trechos, por pessoa.
Roma/Londres: Britsh Airways (1h50m de viagem), econômica, trecho incluso na passagem de ida e volta para SP.
Londres/SP: LATAM (11h de viagem), econômica, trecho incluso na passagem de ida e volta.
Gastos
Levamos um total de €2.600,00, (€1.300,00 p/ cada um), ou seja, teríamos uma margem de gastos de aproximadamente €55,00/dia por pessoa.
O dinheiro foi suficiente, lembrando que fomos com todas as hospedagens e deslocamentos entre cidades (exceto de Praga para Kutná Hora e Madrid/Toledo), pagos.
Abaixo todos os gastos relativos a essa viagem (valor para um casal) em R$:
Obs: Como vocês podem ver dentro do custo total está incluso o valor da remarcação das passagens, custo esse que acabei compensando com o valor da indenização que a LATAM teve que pagar para nós no valor de R$ 3.400,00, por terem realocado a gente em outro voo com outra Cia sem nos consultar preliminarmente. Eu mantive esse gasto nessa planilha pq, de qualquer forma, tivemos que custeá-lo. Logo, seria um gasto que, muito provavelmente, vocês não teriam, diminuindo significativamente o custo total da viagem.
Visto: Bom, como muitos já sabem não se exige visto para brasileiros para entrar na Europa, bastando estar com o passaporte dentro do prazo de validade.
Vacinas: É bom ir com o comprovante da vacina para Febre Amarela, a única obrigatória, caso seja solicitado na imigração do país que você estiver entrando. Se você já tomou nos últimos 10 anos basta ir até um posto da Anvisa e solicitar o seu ou baixar pelo site, (lá na ANVISA li em cartazes que era possível fazer isso pelo site), eu fui pessoalmente, então não posso confirmar isso, ah, lembrando que agora ele vale pra vida toda! 👍
Bom, essa foram as informações preliminares que eu queria passar antes de começar o relato, de fato, da nossa viagem! Caso eu ache necessário alimentar com mais alguma informação, eu vou editando.
Bora lá?!
Editado por icaroricardo