Ir para conteúdo

Camping El Chalten - Fitz Roy


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde Mochileiros!

Estou indo para torres/el chalten daqui 10 dias.

Em torres vou ficar nos acampamentos e alugar as barracas que ja estao montadas por la.
Sabem se existe esse tipo de estrutura no acampamento em los glaciares el chalten, na trilha para lago de los tres?

Ou para acampar por la, apenas levando meu proprio equipamento?

 

Em questao de dificuldade, voces sabem qual o nivel na trilha de el chalten para lago de los tres?

Eu estou acostumado com trilhas pesadas, mas vou com  a minha namorada, ela nao esta acostumada com trilhas hardcore.


Eu sei que tem muito post sobre isso, mas as informacoes sao meio desencontradas e eu nao consegui encontrar respostas claras.

 

Obrigado galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Laguna de los 3 é uma trilha de 1 dia

20 km ida e volta

Da pra “cortar” caminho se você começar e/ou terminar na hospitaleria Pilar , mas pra chegar aí precisa chegar de carro , tem vans que deixam você lá se eu não me enapgano

tem um camping no caminho mas tem que levar suas coisas 

 

a trilha eh ate tranquila mas o último kilometro é uma subida intensa !

eu comecei estava um dia bem bonito mas no meio do caminho mudou totalmente!!!

pensei em desistir varias vezes no caminho por conta disso mas acabei subindo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Tem um acampamento no pé da subida final da Laguna de los tres, mas vc tem que levar seu equipamento

Eu fiquei em hostel em El Chaltén então não posso falar muito sobre camping

O último km da subida é tenso mesmo, mas acho que qualquer pessoa com um preparo físico razoável pode fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
6 horas atrás, rodrigosantsilva disse:

Em questao de dificuldade, voces sabem qual o nivel na trilha de el chalten para lago de los tres?

Iniciando pela cidade são os primeiros 3km só subida.. depois fica plano e o último km é pesado! 

Indo com cargueira vai cansar no começo.. antes desse km final tem o camping! Lembro de ter visto cabine com buraco no chão para as necessidades.. tava pior que banheiro químico em pleno carnaval de rua.

Dizem que pela Hostelaria el pilar é mais tranquilo.. você evita os 3km da subida inicial! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O camping Poicenot, em El Chalten, chegando na laguna de los tres, é bem precário. Não tem estrutura nenhuma. Vc tem que levar suas coisas, se quiser acampar. Mas não é necessário acampar, se não quiser. São aproximadamente 22 km de trilha. e vc pode começar pela manhã cedo e chegar de volta a El Chaltén por volta das 18 ou 19 horas. O sol se põe bem tarde e tem claridade até as 22 horas ou mais nesta época, então é tranquilo fazer as trilhas. Existe 2 formas (que eu conheço) de se fazer o trekking sem a necessidade de camping. A primeira é o caminho tradicional, subindo a partir de El Chaltén, passando pela laguna Capri e seguindo até o camping Poicenot. Como eu disse, estrutura básica. Quando eu fui, em 2018, não tinha nenhum guarda-parques. Parece que é preciso de registrar para usá-lo, mas é gratuito. Daí vc começa a subir para a laguna de los tres. Os últimos 2 km são bem puxados (não apenas 1). O outro caminho, que eu fiz e indico, é pegar o transfer para a hoteria El Pilar, dali passando pelo glaciar Piedras Blancas (caminho sem muitas subidas) e chegando no mesmo camping Poicenot, e de lá a subida até a laguna de los tres. Na volta, vc pode voltar pelo caminho tradicional, passando ela laguna Capri e seguindo até El Chaltén. Tudo muito bem sinalizado. Fazendo este caminho vc tem 2 vantagens:

01 - faz duas trilhas, pois vc vai por um caminho e volta por outro;

02 - vc evita a subida inicial de 3 km até a laguna Capri. Na volta, ao passar por este caminho, é só descida.

Eu fui com minha esposa em novembro/dezembro de 2018. Eu tenho hoje 48 anos, e ela 46. Foi razoavelmente tranquilo. O que pegou foi o cansaço acumulado. Primeiro fizemos o W em TDP, depois o big ice em El Calafate. Depois seguimos para El Chaltén e, ao chegar lá, com o clima meio fechado, tivemos previsão de sol para o dia seguinte. O clima é El Chaltén é muito instável. A previsão seria de que o dia seguinte teria o melhor clima dos próximos 5 dias, então quisemos aproveitar para fazer o fitz roy. Então foi cansativo. No final da trilha ela estava bem cansada. Nos próximos 4 dias ficamos fazendo passeios curtos (Chorrilo del salto e Mirador de las Aguilas) e 02 dia sem trilha nenhuma, apenas curtindo a cidade, para ela se recuperar. No último dia fizemos a trilha laguna torres, que é uma trilha bem legal e não tão puxada e eu recomendo. De lá fomos para Ushuaia. Vc fazer a trilha do fitz roy indo pela hosteria pilar dá uma boa aliviada e, em relação aos 2 km finais, vai devagar, parando para deixar ela descansar. E escolha bem o dia da trilha. O site wind guru (https://www.windguru.cz/67276) foi o melhor sire de previsão que eu vi para a região. Vc verá que este site te dá dois conjuntos de previsões diferentes (modelos de previsão diferentes). Escolha acreditar no pior dos dois (clima mais ruim), e leve os ventos em consideração, pois eles fazem toda a diferença. (Vc só acredita no vento da patagonia quando encarar ele de frente. Pode ficar difícil até para andar). Assim vc tem menos chance de se supreender com clima ruim na sua trilha. A trilha é muito bonita e, se vc fizer com clima bom, aproveita muito mais.

Se tiver alguma dúvida, pode falar.

Christian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...