Ir para conteúdo

Onde eu devo começar a minha volta ao mundo?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Anna.  O mais sensato é você começar aqui pela América do Sul, para ganhar confiança e já ir se adaptando à vida de viajante RTW, principalmente por conta do idioma, que fica facilitado com o espanhol. Eu nunca segui um roteiro pré-programado, porque nunca fui diretamente para onde programava, mas para onde as promoções me mandavam, sempre viajando o mais barato possível.  Depois do eixo principal (Brasil x país) é que eu fazia minha rota na região ao seu entorno.  Comece pela Argentina, Chile, Peru e Bolívia, que são repletos de lugares fantásticos e vão te receber muito bem em seu mochilão. ;)   

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Anna boa tarde! A primeira parte desse planejamento é saber onde VOCÊ quer ir (e não onde os outros acham que você deve ir). É talvez a mais difícil pq o mundo é tão grande que cada pessoa te responderia um roteiro diferente! Saber onde você quer ir é uma decisão pessoal. Comece lendo e pesquisando as dezenas de relatos aqui no Mochileiros e em outros blogs de quem já fez a volta ao mundo, para montar o seu plano pessoal, de acordo com sua disponibilidade de tempo, dinheiro, e preferências de lugares de acordo com o que você tem mais interesse. Deve também levar em consideração o clima na época de cada lugar que vc escolher, e como bem citado pelo colega Luka, se você tem dificuldade com o inglês, seria interessante começar pela América Latina... A partir daí, vc monta um esboço da logística e vai pedindo ajuda com pontos mais específicos da sua ideia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Também acho uma pergunta extremamente pessoal

depende o que você quer e o que você já conhece

meu roteiro de volta ao mundo começava em portugal, porém tenho amigos que começaram na américa do sul, austrália e até oriente médio. tudo vai depender de você, seu planejamento e orçamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já que a ideia seria fazer de carona, o ideal seria você começar pelo sul da America do Sul (Uruguai, Argentina, Chile) e ir "subindo" passando por Bolívia, Peru, Colômbia, etc... 

Mas ai começam a aparecer algumas questões, que talvez você não tenha pensado, e que podem complicar e mudar completamente os seus planos.

Até a Colômbia, você consegue ir por via terrestre, e pegar carona se for o caso, mas para sair da Colômbia só de avião, pois entre a Colômbia e Panamá há o famoso Darién Gap, uma faixa de 160 Km de mata, onde não há estradas, e é uma região dominada por traficantes e paramilitares, onde até o exército tem receio em entrar...

Do Panamá em diante, daria para ir por terra novamente e de carona, mas as estradas do interior da América Central não são exatamente um lugar muito seguro para alguém ficar pedindo carona sozinho na beira da estrada, é uma região com criminalidade muito alta.  

Depois do Mexico, tem a questão dos vistos para os EUA e Canada, que você precisa solicitar antecipadamente, e que podem levar semanas ou mesmo meses para sair.

Imaginemos que você conseguiu chegar até os EUA ou Canada, como você vai fazer para sair de lá para ir para continuar a sua volta ao mundo? Vai cruzar o Oceano Atlântico ou Pacífico a nado? Ou pegar carona num navio de carga?

Até dá para pegar carona em navios, mas não é algo fácil de conseguir, demora meses para conseguir uma carona, e quando consegue uma carona, as vezes é para daqui a várias semanas ou meses, então a melhor forma de continuar a viagem seria de avião, e passagem de avião pode custar bastante dinheiro caso você não se planeje e compre as passagens com vários meses de antecedência...

Na America e Europa, é relativamente fácil de se comunicar se você falar inglês ou arranhar algum espanhol, mas e depois? Quando você chegar naqueles países onde quase ninguém fala português, inglês ou espanhol, como que você vai fazer para se virar e pedir carona, se nem conseguir pronunciar direito o nome da cidade para onde quer ir?

Ou seja, amadureça mais esta ideia, não fique achando que é só jogar a mochila nas costas e ir para a beira da rodovia pedir carona, uma viagem de volta ao mundo mesmo que seja de carona exige bastante planejamento e preparação, e principalmente um bom planejamento financeiro, para que você não acabe sem dinheiro já no segundo ou terceiro mês, dormindo na rua e mendigando por um prato de comida, sem dinheiro nem para voltar para casa.

O pessoal que faz uma volta ao mundo, geralmente passa meses ou mesmo anos pesquisando e planejando a viagem, não é algo que se faça sem planejamento e sem uma boa preparação para a viagem.

Comece lendo relatos e roteiros de outros mochileiros, assim você vai se familiarizando com a ideia, vai descobrindo locais interessantes para passar, e pode ir definindo o roteiro de acordo com os seus interesses e gostos pessoais, pois cada pessoa tem preferências e gostos diferentes, o que eu achar legal, você pode achar uma chatice, e vice-versa.

Aqui mesmo no site tem milhares de relatos bem completos, e se for no google, vai achar muitos mais, já que aparentemente viagens internacionais vão ser algo para se fazer só depois de 2021, aproveite este momento de pandemia, para ler ver o máximo de roteiros e relatos de viagem de todos os continentes, assim você já vai ter uma boa ideia de por onde começar e como funciona a coisa...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Anna samille uma rtw requer muito planejamento, nao é nada parecido com uma viagem de algumas semanas de ferias. Por experiencia propria, é cansativo montar um roteiro mas ao mesmo tempo prazeroso pois voce ja começa a viajar na viagem sem sair de casa. O esboço do seu roteiro vai mudar inumeras vezes ate voce bater o martelo final e mesmo assim durante a viagem a possibilidade de voce mudar de rota ainda existe. 

O roteiro servirá pra voce ter uma norte e saber pra que rumo ir, sair de casa sem um norte fará voce perder tempo e dinheiro. Por mais que voce pretenda viajar de carona e de um modo extremamente economico, voce precisa ter uma boa reserva de dinheiro, afinal voce precisa comer, dormir e aproveitar a viagem de alguma forma fazendo passeios turisticos e nada disso é gratuito. 

Arrumar emprego pelo caminho tambem nao é algo simples, entao se voce pretende viajar por 6 meses, 1 ano ou mais, faça uma estimava de gastos e veja quanta grana voce precisará ter, entao saia de casa quando tiver essa grana no bolso. Se nao tiver toda a grana espere mais, junte mais ou entao readeque o roteiro em cima da grana que voe tem. Lembre-se tambem que imprevistos surgem a qualquer momento, entao tenha uma grana extra para cobrir possiveis imprevistos.

Boa sorte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Primeiro, liste aonde vc mais quer ir. Depois, os países/lugares próximos a esses ou no trajeto.

Pra época de fazer, leve em consideração o clima.

Eu comecei pela Colômbia... e  voltei, porque começou a pandemia. zahahahaha. Mas a intenção era subir por alguns países da América Central até o Alasca e depois ir pra Europa... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...