Ir para conteúdo

Fui picado(a) por uma cobra na trilha, e agora?


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Postado

Chegar ao topo de uma montanha ou se refrescar em uma cachoeira isolada na natureza é algo que todo bom aventureiro deseja. Esse é o objetivo que muitos amantes das atividades outdoor tem buscado para relaxar corpo e mente e apesar de proporcionar experiências incríveis e inesquecíveis, essa busca pode ser muito perigosa, uma vez que acidentes podem acontecer. E se, de repente, toda essa alegria virar medo ao se deparar com uma cobra venenosa? E se o pior acontecer, você for picado por essa cobra, o que fazer? Esse post irá trazer algumas respostas importantes para essas e outras perguntas, além de situações vividas por mim e alguns colegas de aventura, confere ai:

 

- Dei de cara com uma cobra, o que fazer?

- Antes de tudo, mantenha a calma. Sei que para a maioria não é tão simples assim mas não entrar em pânico e evitar movimentos bruscos são atitudes corretas para esses momentos.

- Agora que conseguiu manter a calma, se afaste lentamente e procure ficar a uma distância segura e deixar que ela siga o seu caminho, na maioria das vezes é isso que vai acontecer caso a cobra não se sinta ameaçada.

- Jamais toque na serpente. É melhor tratar toda cobra como venenosa e não correr esse risco desnecessário. Independentemente de conter veneno, uma picada pode ser muito dolorosa e gerar infecção.  

 

- Fiz tudo isso e a cobra continua no mesmo lugar, e agora?

- Em nenhuma hipótese provoque a serpente jogando pedras, cutucando com algum objeto ou até mesmo batendo o pé, isso irá soar como uma ameaça e pode terminar em um acidente.

- Se for possível mude sua rota, faça um caminho diferente. Lembre-se, somos visitantes nesses ambientes e devemos ter o máximo de respeito.

- Se o caminho for muito apertado e não tiver outra saída, terá que fazer o seguinte:

- Procure um galho firme e que garanta uma distância segura e faça movimentos leves para que a cobra se desloque. Possivelmente isso irá resolver seu problema.

 

- O pior aconteceu, fui picado, o que devo fazer?

- Em primeiro lugar, mantenha a calma(mais uma vez, rsrsr). A maioria das cobras não são venenosas, portanto a chance de você ter sido picado por uma cobra não venenosa é maior do que o contrário.

-  Outro alívio é que, mesmo a cobra sendo venenosa, nem sempre os acidentes são letais. Não adiante entrar em desespero, isso irá complicar muito a sua situação.

-  Estando calmo, agora é o momento de realizar os primeiros socorros e procurar o mais rápido possível um serviço médico. Lembre-se que a vítima não pode se locomover com os próprios meios, isso fará o veneno se espalhar mais rápido.

 

O que NÃO fazer:

  • Não faça sucção do veneno
  • Não faça torniquete ou garrote
  • Não jogue pó de café, álcool ou qualquer outra substância no ferimento

O que fazer:

  • Lave o local com água e sabão
  • Mantenha-se hidratado
  • Procure o atendimento médico mais próximo

 

- Se gosta de atividades outdoor, se previna, evite acidentes:

- Antes de realizar qualquer atividade ao ar livre, faça um planejamento e isso inclui saber qual estabelecimento médico mais próximo e que atenda a esse tipo de acidente.

- Sempre utilize equipamentos apropriados para cada situação. No caso do trekking, seguem algumas dicas:

  • Utilize calçados fechados e calça comprida. Se for um local conhecido por ter bastante cobra, utilize botas de cano alto e calças mais resistentes;
  • Sempre que for utilizar as mãos para se apoiar, preste muita atenção;
  • Mantenha-se sempre alerta para possíveis encontros indesejados;
  • Ao armar sua barraca, procure limpar ao redor. As cobras podem estar escondidas em folhas ou gravetos ou até procurar alimentos nesses lugares;
  • Jamais deixe sua barraca aberta. Além de cobras, outros animais peçonhentos podem entrar e você não vai querer que isso aconteça.

 

E pra finalizar esse post vou contar uma das experiências que tive com serpentes:

Ao iniciar a trilha para o Vale do Pati, na chapada diamantina, subindo a serra do ramalho, me deparei com uma Cascavel e como ela estava próximo a folhas secas não a identifiquei antes de dar o último passo em sua direção, foi quando se sentiu ameaçada e quase um acidente acontece. Nesse momento procurei tomar as medidas indicadas acima. Me afastei lentamente e imediatamente a linda Cascavel seguiu o seu caminho. Foi um encontro assustador e ao mesmo tempo incrível. Foi demais poder ficar tão perto de uma cobra tão linda e ao mesmo tempo assustadora. Cada um seguiu o seu caminho e nossas histórias continuaram.

 

E você, já teve um encontro inesperado assim? Conta ai pra gente...

Gostou das dicas? Tem algo que poderia contribuir para nosso aprendizado? Vamos lá, o objetivo desse post é que os aventureiros tenham mais segurança e evitem sempre os acidentes. É curtir a natureza com maior prudência para que essa história dure muitos anos.

"Da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças"

Instagram - @denis.reis

Segue um post sobre um tema muito intessante.... 

 

 

Citar

 

  • Membros
Postado

Na Serra da Canastra, parei num lugar qualquer para admirar a paisagem. Minha mulher desceu do veículo e levou um susto quando viu uma cobra escondida no capim. Na foto abaixo aparece o para-choque do carro no alto do lado esquerdo.

 

 

DSC01420 (Médio).JPG

  • 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Cobra ~e cobra. Todas d"ao bote se sentirem-se ameaçadas. Sempre considere e haja como se todas  fossem venenosas, pois algumas especies são muito parecidas entre venenosas e não-venenosas e normalmente elas não nos dão tempo de ficarmos admirando-as para verificarmos se realmente tem todos os indícios de que são venenosas. Em geral, pode seguir a seguinte regra quanto a distancia minina, mas tenha em mente que cada animal é diferente e isso pode mudar. As cobras tendem a dar um bote que seja equivalente ao tamanho do proprio corpo + 2/3. Em outras palavras de uma cobra tem 1 metro ela conseguiria dar um bote a uma distancia media de 1,65 metros. Isto é somente um calculo medio para ter-se uma noção. Nunca tente assustar alguem com se uma cobra tivesse dando um bote. Numa situacao real posterior, pode levar esta pessoa a panico fazendo ela correr risco de ser picada. Se pretender fazer atividades  outdoor lembre-se de por suas vacinas em dias. Verifique com o postos de saude mais proximo quais são as vacinas indicadas para sua região. Algumas regioes do país tem vacinas especificas para serem feitas. Coras podem provocar infecções na picada e o tetano é abundante no ambiente outdoor.

  • 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Cruzei com uma jararaca no meio da trilha pra subir a Pedra Selada em Visconde de Mauá-RJ.

Ela estava enrolada no chão com a cabeça abaixada, a uns 50cm da trilha... Passei rapidamente...

Alguém sabe se quando a cobra está enrolada assim ela está descansando ou se sentindo ameaçada?

  • Colaboradores
Postado
Em 08/11/2020 em 17:26, AndréEndres disse:

Cruzei com uma jararaca no meio da trilha pra subir a Pedra Selada em Visconde de Mauá-RJ.

Ela estava enrolada no chão com a cabeça abaixada, a uns 50cm da trilha... Passei rapidamente...

Alguém sabe se quando a cobra está enrolada assim ela está descansando ou se sentindo ameaçada?

Bothrops gosta de colocar a cabeça numa posição defensiva antes de dar o bote, e a parte superior do corpo dando voltas em zigue-zague. É assim que a maioria pega o impulso para ganhar distância no ataque. Da forma como vc falou, diria que estava descansando (boa parte se enrola para descansar, peçonhentas ou não). Também tem o fator horário, elas ficam mais ativas à noite (na verdade a maior parte das peçonhentas têm hábitos noturnos). De dia, bem difícil não estar descansando.

  • Membros
Postado
Em 09/11/2020 em 12:49, StanlleySantos disse:

Bothrops gosta de colocar a cabeça numa posição defensiva antes de dar o bote, e a parte superior do corpo dando voltas em zigue-zague. É assim que a maioria pega o impulso para ganhar distância no ataque. A jararaca também emite um assobiozinho (análogo ao chocalho das cascavéis) para demonstrar estresse. Da forma como vc falou, diria que estava descansando (boa parte se enrola para descansar, peçonhentas ou não). Também tem o fator horário, elas ficam mais ativas à noite (na verdade parte das peçonhentas têm hábitos noturnos), se vc a achou de dia....

Muito obrigado, Stanlley! Já tenho essa curiosidade há uns 4 anos :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...