Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

13/03/2020

Aproveitando o passeio ao Sítio Arqueológico de Ek Balam, depois emendei para conhecer o Cenote X-Canche, que fica nas proximidades e logo após a recepção principal.

Cenotes são grandes reservatórios naturais de água doce e grandes responsáveis por sustentar a civilização Maia e a população atual no meio de lugares extremamente quentes e secos, como na região de Yucatan.

No final do relato, deixei o link para o vídeo com dicas detalhadas dessa atração!

IMG_20200313_122311.thumb.jpg.8efd076f1f24210b7ef6a6c11e5dc292.jpg

A entrada custa $80 pesos e existe a opção de alugar uma bicicleta por $90 ou pagar um bici-táxi para evitar a caminhada de 2 km até o Cenote... 

E é claro que fui à pé... 😂

O sol estava terrível e soprava um vento quente, como se estivéssemos em um verdadeiro forno!

IMG_20200313_120605.thumb.jpg.1024be4f62ad6fb0ee293cb8d753dfd2.jpg

Chegando ao local, encontramos a recepção e nos encaminham ao vestiário para tomar uma ducha. Para preservar as águas do Cenote é recomendável que não se usem protetores solares, salvo aqueles que vendem específicos para os parque aquáticos e que não deixam resíduos. Eu não uso, pois prefiro me proteger com as roupas com filtro solar.

Feito isso, já em roupas de banho (fui de bermuda térmica mesmo 😜), chegamos ao Cenote... E a visão é impressionante!

GOPR0910.thumb.JPG.c959ed4ce3ee321a40fd0543af01ce35.JPG

A descida se dá por escadas, mas também tem a opção de fazer um rapel (pago à parte).

É uma experiência inesquecível... Não vá à região sem conhecer essas dádivas da natureza!

GOPR0908.thumb.JPG.f09a33b22e261799ecf8321b2b98f8d8.JPG

A água é de um azul-turquesa muito transparente!

Para aqueles que tem algum receio, haja visto que a profundidade é de mais de 30 metros 😬, tem a disposição coletes para aluguel. Atravessando colocaram uma corda para ajudar a quem fica na água e é muito útil mesmo.

G0050654.thumb.JPG.5e5331fd6076387a53ee19ab3a7e7069.JPG

Passei um bom tempo me refrescando e apreciando o contato com a natureza... Existem até alguns peixinhos parecidos com bagres.

Em alguns pontos, existem plataformas para quem quiser dar um mergulho... E é uma experiência fantástica!

G0020834.thumb.JPG.614b5646f7d41bd00e66a2fbb6244ee4.JPG

Saindo do Cenote tem um restaurante, local para acampamento e banheiro limpos. 

Foi uma ótima experiência poder conhecer esse lugar!

O único problema é voltar os 2 Km sob o sol... Mas, depois de me refrescar até que pareceu ter sido mais tranquila a volta.

Para o retorno à Valladolid, tive que esperar o táxi atingir a sua lotação. Pouco tempo depois apareceram mais duas turistas e ficou faltando uma pessoa. Passou-se mais de 30 minutos e resolvemos rachar a diferença e cada um pagou $70 para voltar logo... Foi um gasto a mais, porém compensou o tempo que economizamos!

Confira os detalhes no vídeo aqui abaixo...

Mochilão pelo México: o Cenote X-Canche

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.