Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Mashi - Peru e Equador em 33 dias

Postado
  • Membros

[t1][align=center]MOCHILÃO MASHI

PERU E EQUADOR

DEZ/2010 E JAN/2011[/align][/t1]

[align=justify]“Mashi” é uma palavra quéchua que significa amigo. Existem muitas variações do quéchua, esta tradução é para o usado pelos indígenas equatorianos. Gosto de dar um título para os meus relatos e acho que esse traduz muito bem o que significou essa viagem. Fizemos essa viagem a Luana, o Junior e eu saindo do Rio de Janeiro, e mais o André e o Rafael saindo de Santos. Tudo começou há mais ou menos 6 meses atrás, quando começamos a viajar juntos com mais outros amigos pelo Brasil (Mamão Papaya, amo vocês!!). O Junior, o André e eu nos conhecemos através do Mochileiros.com, a Luana que estuda comigo na faculdade e o Rafa que é amigo do André completaram o grupo.

A idéia da viagem surgiu quando André, Rafa e Junior resolveram escalar o Cotopaxi (Equador), que é o maior vulcão ativo do mundo. Escalar um vulcão de quase 6.000 metros está bastante além das minhas capacidades atléticas, mas como o roteiro incluía também outros lugares que eu tinha vontade de conhecer me convidei para a viagem, e aí a Luana também animou pra subir o vulcão e acabou que fomos todos parar lá.

O Roteiro

Lima (3 dias)

Huaraz (7 dias)

Trujillo e Huachacho (2 dias)

Montañita (5 dias)

Guayaquil (1 dia)

Cuenca (3 dias)

Baños (3 dias)

Quito (9 dias)

O roteiro saiu bem parecido com o que tínhamos planejado antes de ir, apenas com pequenas mudanças da quantidade de dias em cada cidade. O objetivo principal da viagem, que era a subida do Cotopaxi, acabou não sendo realizado por nenhum de nós, porque sentimos a altitude e também o dinheiro pesou, já que para contratar uma agência para a subida ao cume custa de $175 a $200. Para quem se interessar o esquema é o seguinte: A subida é feita em dois dias. No primeiro se vai até o refúgio e dorme-se cedo, para acordar cerca de meia-noite para o ataque ao cume, e no dia seguinte por volta das 10 da manhã se está de volta ao refúgio. A subida não é muito técnica e pode ser feita mesmo por quem não tem experiência com alta montanha, mas é necessário um bom preparo físico e uma boa aclimatação à altitude, pois a subida é difícil e a maioria das pessoas acaba voltando antes sem conseguir o objetivo.

Gastos antes da viagem

Comprei as passagens aéreas pela TACA. O trajeto Rio de Janeiro – Lima / Quito – Rio de Janeiro saiu por $639, convertidos em R$1.144,87. A TACA é uma boa empresa, os aviões são um pouco mais confortáveis que a média, e o serviço de bordo foi muito bom. Minha intenção inicial era conseguir as passagens com milhas, mas nem a Gol nem a TAM emitem para o Equador. O Junior resolveu pegar ida e volta por Lima com as milhas, mas eu achei que não valia à pena e preferi guardar as milhas para serem mais bem usadas e outra ocasião.

Em dinheiro levei $500, comprados com cotação de 1,82, totalizando R$920. O restante saquei lá com o cartão de crédito. Prefiro não levar tudo em dinheiro por segurança. Vale lembrar que no Peru existe uma limitação de saque para quem é cliente do Banco do Brasil. É possível sacar, mas somente uma quantidade pequena de cada vez, o que faz com que o gasto em taxas seja alto. Se você ligar pro Banco do Brasil para se informar provavelmente eles vão dizer que isso não existe e que pode sacar sem problema nenhum, mas não acredite. Na primeira vez que fui ao Peru tive muitos problemas por causa desse limite. Dessa vez fiz o teste e novamente não consegui sacar no Peru com cartão do BB.

O restante dos gastos está relatado ao longo dos dias. Estou colocando valores inteiros, mas muitas coisas foram divididas, diminuindo o gasto da viagem, o que é uma das grandes vantagens de viajar em grupo, além da companhia dos amigos é claro hehe.

Não reservamos nenhuma hospedagem, nem mesmo para o ano novo em Montañita (na verdade nós tentamos reservar mas fomos enrolados, veja mais abaixo).

[linkbox]Relato do Junior: Huaraz e Caraz - Verdades e Mentiras[/linkbox][/align]

Editado por Visitante

• Respostas 102
  • Visualizações 26k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Samantha!

Ótimo relato, mas lí só a parte que me interessa (Huaraz), mas depois de ler os comentários acima, fiquei curiosa em saber o que houve com o Júnior e provavelmente vou voltar e ler tudinho...

Estarei em Huaraz do dia 15 a 25 de julho agora (daqui a 6 dias) e já estou com tudo pronto, mas sempre parece que falta algo!

Reservei meus passeios pela Artizon Adventure e além dos trekkings tradicionais, vou fazer uma trilha de 3 dias (Quilcayhuanca). O que vc sentiu falta nas noites dormidas na barraca? Vou levar meu saco de dormir, levo o isolante térmico? Vc comprou o Diamox aqui no Brasil ou lá? Tem casa de câmbio com cotação boa em Huaraz para dolar?

Obrigadinha...

Bjs

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Samantha!

Ótimo relato, mas lí só a parte que me interessa (Huaraz), mas depois de ler os comentários acima, fiquei curiosa em saber o que houve com o Júnior e provavelmente vou voltar e ler tudinho...

Estarei em Huaraz do dia 15 a 25 de julho agora (daqui a 6 dias) e já estou com tudo pronto, mas sempre parece que falta algo!

Reservei meus passeios pela Artizon Adventure e além dos trekkings tradicionais, vou fazer uma trilha de 3 dias (Quilcayhuanca). O que vc sentiu falta nas noites dormidas na barraca? Vou levar meu saco de dormir, levo o isolante térmico? Vc comprou o Diamox aqui no Brasil ou lá? Tem casa de câmbio com cotação boa em Huaraz para dolar?

Obrigadinha...

Bjs

10 dias é um tempo legal pra ficar lá, vai aproveitar bastante.

O nosso guia era muito bom, e sinceramente não senti falta de nada durante o trekking. Quando acertamos o passeio incluimos o aluguel dos equipamento, então a agência forneceu tudo, barraca, isolante, saco de dormir. Cuidado quando for acertar essas coisas por que os caras são metidos a espertos. Por exemplo, queriam colocar 3 pessoas nas barracas onde só cabiam 2. Então antes de pagar tem que acertar tudo com eles, por mais óbvio que pareça, por exemplo, o transporte que era incluso na verdade era uma van comum de transporte público, e não um transporte da agência. O guia era excelente mas o pessoal da agência era meio picareta. Por isso recomendo procurar diretamente os guias, sem intermediários.

O Diamox eu comprei aqui no Brasil mesmo, pode ser difícil de encontrar porque não é um remédio muito usado.

Câmbio lá eu fiz na praça principal, ali tem algumas casas de câmbio. Não vi muita diferença de preço entre umas e outras... E também não achei muito diferente das taxas nas outras cidades do Peru.

Beijos!

Postado
  • Membros
Guilherme e David

Obrigada pela paciência de ler, eu sei que são poucos os que conseguem ::lol4::::lol4::

Por hoje é só... Depois continuo com a parte de Huaraz que ainda estou escrevendo!

Acho que mais gente consegue ler um relato tão bom, detalhado e divertido!

Só consegui parar qdo li tudo.

Adorei a idéia de nomenclatura pros dias, é mto criativa.

Parabéns!

Postado
  • Autor
  • Membros
Guilherme e David

Obrigada pela paciência de ler, eu sei que são poucos os que conseguem ::lol4::::lol4::

Por hoje é só... Depois continuo com a parte de Huaraz que ainda estou escrevendo!

Acho que mais gente consegue ler um relato tão bom, detalhado e divertido!

Só consegui parar qdo li tudo.

Adorei a idéia de nomenclatura pros dias, é mto criativa.

Parabéns!

Valeu Renato ::otemo::

Postado
  • Membros

Caramba excelente relato..... ja estive em Quito e adorei a cidade, apesar da pobreza (zona sul, bem ao sul), mas isso tem em todo lugar. so andei de metrobus (percorrir quase todo a linha do norte ao sul) e gracas a Deus nao aconteceu nada. kkkkkkkkkkk

Fala pro Junior que todos tem seu momento..... uma vez cheguei na cidade do Mexico e fui andar de metro (nunca entre la.....) fomos assaltados, levaram a carteira, passaporte, dinheiro e cartoes, voltamos pro aeroporto e ficamos dormindo 3 dias no chao ate conseguir voltar pro Brasil. kkkkkkkk coisas pra se lembrar sempre..... quem sabe um dia me animo a contar minha saga...

Postado
  • Autor
  • Membros
Caramba excelente relato..... ja estive em Quito e adorei a cidade, apesar da pobreza (zona sul, bem ao sul), mas isso tem em todo lugar. so andei de metrobus (percorrir quase todo a linha do norte ao sul) e gracas a Deus nao aconteceu nada. kkkkkkkkkkk

Fala pro Junior que todos tem seu momento..... uma vez cheguei na cidade do Mexico e fui andar de metro (nunca entre la.....) fomos assaltados, levaram a carteira, passaporte, dinheiro e cartoes, voltamos pro aeroporto e ficamos dormindo 3 dias no chao ate conseguir voltar pro Brasil. kkkkkkkk coisas pra se lembrar sempre..... quem sabe um dia me animo a contar minha saga...

Caramba, que perrengue! Perto disso o que aconteceu com o Junior não foi nada ::lol4::

Pelo menos serve para dar boas risadas depois rsrs

Valeu por ter lido o relato!

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Não canso de vir dar uma lida nos seus relatos, não sei você costuma ser economica com as peças de roupas, acho que sim, rs, pode me dizer com qual tamanho de mochila fez seus mochilões, nao achei no relato...

To em duvida em um 55+10 (expansível)+18 ataque, ou uma de 70+10(expansivel)+18ataque...

Postado
  • Autor
  • Membros

Daniel, a minha mochila é de 40 litros. Com ela eu faço uma viagem de 30 dias se for lugar quente. Para lugar frio, como nesse caso, levo também uma malinha de mão (porque minha mochila não tem parte destacável) que deve ter uns 15 a 20 litros, porque como os casacos fazem muito volume a mochila não dá. A mochila de ataque eu não conto porque viajo com ela dentro da malinha. Então diria que no total ocupo de 55 a 60 litros.

É um tamanho razoável, a maioria das pessoas que eu conheço leva mais coisa, mas também conheço gente que leva bem menos.

Eu acho a de 55+10 um tamanho muito bom, é bem versátil, não é pequena demais para um acampamento e também não é grande demais para uma viagem comum, eu iria nessa. Ela só vai ser pequena se você for fazer uma travessia de muitos dias, que precise levar equipo de camping, muita comida, roupas de frio, etc, no mais acho que vai te servir bem.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.