Ir para conteúdo

Ano novo no fim do mundo ! BsAs, Ushuaia, Calafate e Chaltén


Posts Recomendados

  • Membros

EL CHALTÉN 03 a 06 jan.

 

Escrevendo agora, alguns meses depois da viagem, o lugar que continua na minha cabeça é El Chaltén. Já estava no fim da viagem, depois de várias experiências boas, já me preparando pra voltar à vida dura, ainda encontro essa cidade absurda. A vista do Fitz Roy desde a entrada, as casinhas de brinquedo, o silêncio, o friozinho, parece realmente uma cidade de sonho.

Antes de qualquer trekking, dei uma caminhada por toda a cidade (umas oito ruas, hehe), só pra conhecer o ambiente, ver as montanhas de vários ângulos, curtir a tranquilidade.

Meu primeiro passeio foi a caminhada no gelo no Viedma, que é um pouco afastado de Chaltén.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110317000653.jpg 500 375 Viedma]Pegamos um barco que dá uma voltinha no lago, podemos ter umas vistas da geleira - e já de começo dá pra ver que é mais "suja" que o Perito Moreno, e talvez menos imponente. A navegação dura mais ou menos uma hora até chegar em uma encosta com pedras pra começar a chegar no gelo. Após a subidinha nas pedras, colocamos os grampos nas botas e começamos a andar no gelo que nem um pato gordo. No começo é difícil, o sapato é pesado, e desequilibra bastante. Entendi a necessidade de usar luvas, porque qualquer apoiada no gelo corta mão fácil.[/picturethis]

 

A caminhada é divertida, talvez um pouco mais puxada do que eu esperava. Passamos por partes planas, subimos, descemos, pulamos valas, sempre com a compania de um monte de guias. No final, no meio do nada, só todo aquele branco, temos uma recompensa: o guia escava pedaços de gelo limpo e serve para a turma com doses de licor Bailey's ... deu uma esquentada boa.

598d9edb5fe47_Imagem851.jpg.fabbc79aa08e72b5de841ec8cfa13083.jpg

598d9edb65c2c_Imagem856.jpg.6d15da0ae2d104e2d8759d7bafdc7be3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Clarissa, vc vai ser meu guru de dicas para as próximas viagens!

Tens muita sorte com o clima, albergues, vôos e passeios.

 

Aposto que tu não usou um banheiro de albergue que tinha que compartilhar lixera, que nao foi chamada na salinha da policia do aeroporto e teve que tirar tudo da mochila, que nao sofreu uma tentativa de assalto a 45 km de casa depois de ter viajado 10.000 km. hahahaa

Passa um pouco de sorte pra mim haha.

 

Ótimo relato e fotos!

Bom conhecer pessoas aqui no mochileiros.com e encontrar lá pras bandas do fim do mundo ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

cont. - EL CHALTÉN

 

A essa altura da trip eu já estava super cansada de dormir mal, comer mal, beber e farrear, e aproveitei Chaltén pra descansar, ao contrário dos planos de sair atleticamente para as trilhas.

Acordei tarde, fui arrumar alguma coisa pra comer (o hostel Pioneros é ótimo, só peca por não ter desayuno ....), fui no único caixa da cidade tentar tirar uma grana e, mais uma vez, vazio. Comprei uns itens básicos pro lanche já que minha grana estava no fim, e lá pelas 14h resolvi começar a Trilha do Fitz Roy, que tem o início na mesma rua do hostel. Acabei não achando ninguém pra me acompanhar, mas fiz a trilha sozinha totalmente sem problemas.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110327191343.jpg 500 375 Legenda da Foto]Fui andando no meu ritmo, curtindo o caminho, o silêncio, de vez em quando trocando uns "hola!" com outros caminhantes que passavam. Mesmo não tendo uma grande preparação física o caminho foi tranquilíssimo, fiz todos os trechos exatamente no tempo previsto sem nenhum esforço. Infelizmente, cheguei no Mirador do Fitz Roy e estava tudo encoberto .... começou a choviscar um pouco e não animei de continuar andando até a Laguna de Los Três (grandes arrependimentos !), então eu dei a volta até a Laguna Capri e acabei o passeio.[/picturethis]

 

A noite andei toda a cidade procurando algum restaurante que aceitasse cartão de crédito e só consegui achar um no fim da Av. St. Martin, El Muro, que era obviamente bem caro. Pedi uma truta com legumes grelhados e me veio um peixe inteiro no prato, dava pra umas três pessoas comerem, rsrs.

No hostel consegui achar o amigo daqui do Mochileiros com quem tinha combinado de fazer algumas trilhas, mas acabou que ele era um trekker profissional demais pra mim, do tipo que acorda cedo pra ver o nascer do sol nas montanhas (hehe brincadeira, Glauco :- ) e acabei fazendo a outra trilha sozinha também.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110327192300.jpg 500 375 Legenda da Foto]No dia seguinte acordei novamente tarde, e depois de uma fila no caixa eletrônico, finalmente consegui tirar dinheiro. Lá pela hora do almoço eu comecei a trilha da Laguna Torre, 3h de ida e mais 3h de volta, que novamente eu fiz de boa. Os caminhos são todos muito bem sinalizados, limpos e seguros. Igualzinho no Brasil né (aliás, achei a trilha do Parque Nacional em Ushuaia bem mais difícil). Só eu e um Neil Young no som, andando tranquilamente, pensando na vida ....[/picturethis]

 

Confesso que na volta o cansaço pesou. Passei a última 1h de trilha só pensando em descansar e comer, haha. Providencialmente tem um restaurante de waffles bem na saída da trilha, cheguei e devorei um waffle com helado e manzana enorme e delicioso por $28.

Na minha última noite, encontrei o Glauco para tomarmos uma Quilmes e comentarmos nossas aventuras na Patagônia .... assim me despedi da agradável Chaltén.

598d9eddc300f_Imagem862.jpg.e1f9f4a8716f7827f5ffdd3dc6bedec2.jpg

598d9ede9cc45_Imagem892.jpg.634fe53abc46eba97382b9a70b6c4cfc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

última parte - Volta pra casa

 

Peguei o bus em El Chaltén e fiquei direto no Aeroporto, sem ter que voltar pra Calafate. Meu voo era as 14h e fez uma parada em Bariloche (hmmm ... vontade de abandonar o voo e ficar ali mesmo !) e acabei chegando em BsAs as 21h, totalmente cansada. O voo pra SP sairia cedo do Aeroparque, mas como o aeroporto não tem lockers nem nada pra fazer, tratei de procurar algum hostel que ficasse perto dali. Achei vaga no Gecko Palermo, que fica pertinho e numa região boa, mas, que moquifo ! No meu último dia de viagem, finalmente me dei mal na Argentina, hehe. Paguei $50 num quarto pra 4 pessoas que por sorte, estava vazio. Mas o quarto era péssimo, o lugar era uma pensão podre, com gente estranha morando e banheiros imundos. Não recomendo ! Tinha um desayuno incluso, mas nem fiquei pra ver. Fui embora cedinho pra comprar uns últimos regalos.

(Ah, um detalhe; teoricamente, a vigilância sanitária proíbe que se tragam produtos de origem animal para o Brasil. Ou seja, nada de queijo, dulce de leche, delícias do tipo. Maaas, acreditando que não teriam cães farejadores de dulce de leche no aeroporto, tentei a sorte. Cheguei tranquilamente com vários potes para a galera inteira da família :- )

 

Essa foi a minha viagem de fim de ano pra mi querida Argentina. Espero que eu tenha despertado vontade de irem também e contribuído com informações úteis. Reitero que estou a disposição para quaisquer dúvidas, e já faço um convite: Reveillon 2012 na Argentina, vamos ?

::kiss::

 

COTAÇÕES ALEATÓRIAS

 

alfajor cachafaz

quioscos no centro de BsAs $6

mercadinho em Ushuaia $4

aeroparque $8

caixa com 12 Havanna $48, em qualquer lugar

 

cervezas

garrafa de Quilmes no mercado $5

copo de Quilmes no hostel Milhouse $10

garrafa de Quilmes no hostel Freestyle $10

long neck Austral na lanchonete do Perito Moreno $15

long neck Corona no bar em Calafate $20

long neck Beagle na lanchonete em Ushuaia $12

lata de Budweiser na balada em BsAs $8

 

um cesto de roupa lavada

em Ushuaia $20

em Calafate $25

em Chaltén $30

pntf.jpg.a6d4eb726cd70b276ce8df1f318194d7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ótima trip! Belo relato! Estou cada vez mais animado e ansioso com Chálten e Ushuaia!

 

E acho que, além do mau humor, o fato de vc não conseguir ter feito o minitrekking do Perito Moreno e ter feito o outro apenas contribuiram mais ainda com o descontentamento com Calafate. E sabe como é essa situação né, vai ter que voltar lá pra desfazer isso hehehehe.

 

No próximo reveillon não garanto, mas no final de Janeiro estarei lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...