Ir para conteúdo

1ª Eurotrip Julho/22 - Madrid, Paris e [???]


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite, pessoal. Gostaria de ajuda em algumas dúvidas sobre minha viagem à Europa em Julho/2022.

Para isso, vou explicar o que já foi feito.

--> Grupo: 3 pessoas. Minha esposa, minha irmã e eu.

--> Itinerário: 

Trecho 1: 06/07/2022 às 21:20 - Fortaleza/Madrid [Air Europa] - Chegada às 09h50 de 07/07/2022

Trecho 2: 09/07/2022 às 07:10 - Madrid/Paris [Air Europa] - Chegada às 09h05 de 09/07/2022

Trecho 3: 19/07/2022 às 20:10 - Paris/Fortaleza [Air Europa] - Chegada às 07h50 de 20/07/2022 (existe uma conexão de 18h20 em Madrid. de 22h10 até 16h30)

Obs: A compra foi feita de uma vez só, não são passagens independentes. 

--> Preço das passagens aéreas: R$ 2.400,00 por pessoa.

--> Hospedagens

Madrid: Hotel no centro, próximo da praça do Sol. duas diárias na ida e uma diária na volta. 125,00 euros por diária para 3 pessoas.

Paris: Casa de um amigo. Fica no 3º arrondissement.

Fortaleza: Casa de algum amigo/parente ou hotel. Moramos em Teresina-PI e ir para Fortaleza é relativamente fácil, pois passagens aéreas são em torno de R$260,00 por pessoa (até 2020 íamos todo ano e pagávamos R$200,00) e dura 45min o vôo. Além disso, temos vários conhecidos lá. Se não der certo, hospedagem não é cara. De qualquer forma, chegaremos em Fortaleza uns dois dias antes (ida para Europa) e sairemos uns dois dias depois (volta para casa). Se o preço do aéreo ficar muito, muito caro, a passagem de ônibus custa R$ 110,00 e são 11h de trajeto THE-FOR.

 

Algumas perguntas respondidas:

- Por que tão pouco tempo em Madrid na ida? Porque a companhia que vi um preço bom foi a Air Europa e ela só dava como opção conexões longas em Madrid (vide a de volta) e já que teria que passar por lá, quebrei em outro trecho para passar ao menos 43h lá, sendo 1 dia inteiro.

- Por que tanto tempo em Paris? Não sei se 10 dias (8 inteiros) são muito tempo, mas como tenho um local grátis pra ficar (mas vou contribuir), pensei em alongar um pouco mais do que gostaria para ficar livre na cidade, sem roteiros tão engessados, ou até mesmo conhecer locais próximos.

 

Então vamos lá:

1. Acham viável ficar 5 dias inteiros em Paris e passar uns 3 dias em outro local? Vi que tem vôos ida+volta por uns 80 euros para várias cidades.

2. O que recomendam para essa curta passagem em Madrid na ida? (tarde, noite, manhã, tarde e noite). Escolhi um hotel próximo de várias atrações para poder fazer bastante coisa à pé.

3. A localização em Paris (3º arr.) é boa? perigosa? algo a se atentar?

4. Sobre o deslocamento em Paris para os principais pontos turísticos: é mais aconselhável o metrô? ou por sermos 3 pessoas fica mais barato uber?

5. Irei no verão e sei que as cidades estarão mais lotadas e os preços podem estar mais altos. Mas uma dúvida é: É necessário casaco/manga longa mesmo no verão? Pergunto pois já me falaram que o vento lá à noite pode fazer frio em quem não é acostumado. (Moro em Teresina e aqui faz 30ºC à noite).

6. Algum seguro viagem mais utilizado/aconselhado? Me preocupo em ter contratado e ter dor de cabeça ao utilizar.

7. Fiz uma conta digital no C6 Bank e estou enviando reais e convertendo para euros. Lá, usarei o cartão de débito deles e levarei pouco dinheiro físico. Algum problema na hora de comprovar na hora de chegar na europa (Madrid)? Pensei em mostrar o dinheiro na conta como comprovação (e também levar impresso, e ter prints)

Por enquanto é isso. Agradeço quem puder ajudar!

  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não conheço a França ainda, mas já fui várias vezes a Espanha, terra de meus antepassados. Discordo de muitos aqui que dizem Madrid não ter nada.São 5 palácios reais em 5 cidades diferentes,o que levaria 5 dias para conhece-las e 3 museus de arte,não gosto, então nunca fui.Além de atrações normais. Temperatura tão ou mais quente a que você está acostumado. 2019,estive lá em junho. Zaragoza, Valência e Andaluzia faziam 45 graus,as ondas de calor vindas do deserto são constantes. Seguro saúde é obrigatório e necessário, em setembro estive na Suiça. Antes de voltar tive que passar no Universpital,mesmo da Universidade de Zurich paguei 850 euros. O seguro do cartão de crédito visa Platini reembolsou tudo,ou seja, gasto zero.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Antes de mais nada, adorei o post. Bem detalhado para que possamos ajudar. Parabéns!

Então, vamos lá.

6 horas atrás, Ives Brian disse:

1. Acham viável ficar 5 dias inteiros em Paris e passar uns 3 dias em outro local? Vi que tem vôos ida+volta por uns 80 euros para várias cidades.

Você está indo com sua esposa então... amigo, 5 dias em Paris é pouco :) Só no Louvre você pode gastar fácil 3 dias. Paris é cidade para ir várias vezes e aproveitá-la. Linda, bagunçada, romântica, histórica. Tudo bem, sou suspeito para falar pois adoro Paris mas...

Uma coisa que deve aprender sobre a Europa: NÃO se usa avião para distâncias curtas (+- 800km), mas sim, trens. Avião é uma bomba. Custa caro, demora, enrosca, desconfortável e enche a atmosfera de CO2.

Eu vou à Paris pelo menos a cada dois meses (moro em Bruxelas). Pego um trem que me custa 20 euros ida e volta. De minha casa até dentro do hotel levo no máximo, 3 horas. Se for de avião pegando o mais barato possível (sairá do aeroporto de Chaleroi e não de Bruxelas), gastaria pelo menos 6 horas com o triplo do preço só em uma perna.

Quando vou ao Brasil, normalmente saio de Frankfurt e não de Bruxelas. Os preços das passagens na Alemanha, por questões além deste post, são mais baratas que Amsterdam, Paris ou Bruxelas e um trem da DB me custa 25 euros cada perna, me deixando DENTRO do aeroporto de FRA em 2 horas e meia. Uma passagem saindo de BRU me custa, pelo menos, o dobro desse preço.

Então, minha sugestão é: esqueça aviões na Europa (exceto se for para onde não existem trens rápidos) e não gaste neurônio procurando outro buraco para ir. Poderia ir de TREM para Lyon passar o dia ou ainda, de TREM, aqui para Bruxelas. Trip ida e volta para conhecer mesmo. Fora isso, nope. Aproveite Paris com a amada (e prepare as pernas para subir no arco. A escadaria cansa...).

6 horas atrás, Ives Brian disse:

2. O que recomendam para essa curta passagem em Madrid na ida? (tarde, noite, manhã, tarde e noite). Escolhi um hotel próximo de várias atrações para poder fazer bastante coisa à pé.

A região do palácio, o Museu do Prado, o Parque del Retiro e o fim de tarde no Campo del Moro (que tem um pôr-do-sol absurdo de lindo)

6 horas atrás, Ives Brian disse:

3. A localização em Paris (3º arr.) é boa? perigosa? algo a se atentar?

Paris não é violenta e o que conheço do 3º é sempre tranquilidade. A região das gares (Nord, Lyon, L'Ouest, etc) são sempre, digamos, complicadas. Eu sempre fico em dois hotéis do lado da Nord e nas últimas duas vezes que lá estive, vi brigas no fim da noite/começo da madrugada entre "gangues" de moleques. Nada que a polícia não aparecesse em 3 minutos e acabasse com a baderna (numa delas inclusive com borrachada para tudo que é lado).

Mas, segurança é sempre bom ter, não? Cuidado com documentos e celular. Batedor de carteira tem em tudo que é cidade do mundo (minha afilhada teve o celular furtado semana retrasada aqui em Bruxelas, dentro de um bar).

7 horas atrás, Ives Brian disse:

4. Sobre o deslocamento em Paris para os principais pontos turísticos: é mais aconselhável o metrô? ou por sermos 3 pessoas fica mais barato uber?

Metro e ônibus. Uber é caro e não precisa. Você paga 38.5 Euros por 5 dias (cada), enquanto uma viagem de Uber custa isso (eu paguei 55 na virada do ano para rodar 15 minutos). O tráfego em Paris é uma zona!

infos aqui: https://www.ratp.fr/en/titres-et-tarifs/paris-visite-travel-pass

Mas eu sugiro que ande bastante a pé, principalmente no verão. Do Louvre até a torre, por exemplo, são 30 minutos de caminhada, passando pela La Concorde e os bancos do Sena. Vale o prazer da caminhada.

7 horas atrás, Ives Brian disse:

5. Irei no verão e sei que as cidades estarão mais lotadas e os preços podem estar mais altos. Mas uma dúvida é: É necessário casaco/manga longa mesmo no verão? Pergunto pois já me falaram que o vento lá à noite pode fazer frio em quem não é acostumado. (Moro em Teresina e aqui faz 30ºC à noite).

Bom, aí depende né. Dizem que se fizer 20º em Teresina, extingue-se a vida não é mesmo? :)

Nunca peguei esse vento em Paris e nunca levei casaco no verão, pelo contrário. A última vez que lá estive no verão, queria andar pelado mas minha mulher achou que ia me perder e não deixou :) Claro que para alguém de Teresina, qualquer sopro no cangote é um furacão mas não demanda "casaco". O máximo uma camiseta de manga comprida.

7 horas atrás, Ives Brian disse:

6. Algum seguro viagem mais utilizado/aconselhado? Me preocupo em ter contratado e ter dor de cabeça ao utilizar.

Na verdade é mandatório para a entrada na Europa.

Veja se seu cartão de crédito não lhe oferece isso. Se oferecer, não precisa porque tem SUS na Europa (viva o SUS!!!) e você será atendido como qualquer um. Porém, é aquela coisa, se precisar extrair um dente, aí vem a salga.

7 horas atrás, Ives Brian disse:

7. Fiz uma conta digital no C6 Bank e estou enviando reais e convertendo para euros. Lá, usarei o cartão de débito deles e levarei pouco dinheiro físico. Algum problema na hora de comprovar na hora de chegar na europa (Madrid)? Pensei em mostrar o dinheiro na conta como comprovação (e também levar impresso, e ter prints)

Olhe, pouco ligam para isso quando o "perfil" da pessoa não levanta suspeita (que acredito ser seu caso pois está com irmã e esposa). Pode levar os prints do saldo só por garantia.

A Europa não é o "paraíso" americano que precisa se fechar para todos e colocar o maior número possível de barreiras para se chegar à "terra das oportunidades" (perdidas, IMHO). A regra aqui é ser aberta e aceitar (claro que os FDP de direita odeiam isso) as pessoas, mas não se aproveite disso. De tonto aqui, só eu :)

Sds

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, permita-me fazer alguns comentários sobre deslocamentos em Paris e alguns passeios:

a) vocês vão ficar de 9/7 a 19/7/22 em Paris, poderão fazer o passe "Navigo Découvert". Esse passe vale de segunda a domingo (pode ser utilizado na semana de 11.7 a 17.7) e custa E22,80 + E5,00 de emissão; é individual; precisa ter uma foto para documento; a zona de 1 a 5 dá direito entre outros a ir aeroportos (CDG e Orly), palácio de Versailles, funicular de Montmartre; castelo de Fontainebleau (para mais informações entra no google - Navigo Decouvért).

b) voces poderão fazer alguns passeios fora de Paris (bate e volta), dentre os quais Versailles, castelo de Fontainebleau, Provins (vila medieval, adorei), Giverny (jardins de Monet), Rouen, Reims.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Poderia ir de trem fácil p conhecer Bélgica ou Holanda. São os deslocamentos mais fáceis a partir de Paris pela Thalys (trem rapido) ou Izy (econômico).  

05 dias já é bem apertado para Paris, não faz sentido sacrificar 1 dia voando p sair de Paris já que sobram apenas 3. O ideal é um trem q sai 8 da manhã e as 10 ... 11... estará já no centro da nova cidade.

Para ver as 20 masterpeaces do Louvre + apartamentos de Napoleão chegando às 9 no verao, sai lá pelas 16 se estudar o roteiro dentro do museu... sabendo as salas onde as mesmas estão. Se não planejar o Louvre ou contratar guia... fica rodando em círculos perdido e não vê as obras principais como o Código de Hamurabi, Esfinge de Tanis , colossal Ramasés II, etx.... Dá para fazer Montmartre nesse dia e encerrar tomando umas lá em cima até as 22.

No mais tudo, "ok"!

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sim , você precisará de um casaco leve em Paris , mesmo em julho,  para o início da manha e a madrugada, onde vai estar na casa de 20°... Um guarda chuvas na mochila pode ser necessário kkk. Eu q sou do Nordeste sempre levo meu casaco quando me afasto muito do Equador.

Na Espanha estará fervendo... Mucho Callor. Mas qnd sobe para o Norte... Ja peguei 12° 17°... e para mim já é frio.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 05/01/2022 em 03:03, pmichelazzo disse:

Eu vou à Paris pelo menos a cada dois meses (moro em Bruxelas). Pego um trem que me custa 20 euros ida e volta. De minha casa até dentro do hotel levo no máximo, 3 horas.

Muito obrigado pelas dicas! Eu pesquisei esse trecho Paris-Bruxelas e vi que tem uma linha operada pela Thalys, mas vi preços bem maiores que o citado (na casa de 30 a 40 euros por trecho). Na verdade como irei em julho, nem consegui fazer cotação, mas acredito que ficará até mais caro que os valores de fevereiro e março (que consegui fazer cotação).

 

Em 08/01/2022 em 13:43, Rafael_Salvador disse:

Poderia ir de trem fácil p conhecer Bélgica ou Holanda. São os deslocamentos mais fáceis a partir de Paris pela Thalys (trem rapido) ou Izy (econômico). 

Eu também fiz cotação no site da Izy e, pelo menos na minha pesquisa, vi valores um pouco menores, mas com bem menos opção de dias e horários. É isso mesmo?

 

Em 08/01/2022 em 13:43, Rafael_Salvador disse:

05 dias já é bem apertado para Paris, não faz sentido sacrificar 1 dia voando p sair de Paris já que sobram apenas 3. O ideal é um trem q sai 8 da manhã e as 10 ... 11... estará já no centro da nova cidade.

Na verdade são 9 dias inteiros em Paris (chegada dia 9 e saída dia 19, onze dias ao todo), caso fique só lá.

 

Aproveitando, mando outra pergunta.

Estava pesquisando sobre Bruxelas e vi que falam muito de Ghent (ou Gante, não sei). Resumo do que encontrei: "Bruxelas de dia a partir de Paris, visitar o que tem pra visitar e ir para Ghent à noite se hospedar lá". Inclusive nessa época estará tendo (ou não, dependendo do coronavírus) o Gentse Feesten.

Então: Supondo, sair de Paris na manhã do dia 15/07 e retornando na tarde do dia 17/07 fazendo Bruxelas no restante da manhã e tarde do dia 15/07 e ir para Ghante à noite. Passar todo o dia 16/07 lá e retornar dia 17/07 pós almoço para Paris. Acham válido?

 

Em 07/01/2022 em 14:14, luviajandor disse:

a) vocês vão ficar de 9/7 a 19/7/22 em Paris, poderão fazer o passe "Navigo Découvert".

Pesquisei sobre. Parece bom mesmo. 

Aqui no PI não temos costume de andar em transporte público (quem tem transporte próprio eu digo, pois de público só tem ônibus e sempre estão em greve, além disso não funcionam bem). Por isso estava pensando em uber. Mas pelo que vi, metrô de Paris é excelente.

 

Em 05/01/2022 em 01:47, D FABIANO disse:

Discordo de muitos aqui que dizem Madrid não ter nada.São 5 palácios reais em 5 cidades diferentes,o que levaria 5 dias para conhece-las

Terei pouco tempo em Madrid na ida e muito menos ainda na volta. Por isso ficarei em uma localização estratégica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, Ives Brian disse:

Muito obrigado pelas dicas! Eu pesquisei esse trecho Paris-Bruxelas e vi que tem uma linha operada pela Thalys, mas vi preços bem maiores que o citado (na casa de 30 a 40 euros por trecho). Na verdade como irei em julho, nem consegui fazer cotação, mas acredito que ficará até mais caro que os valores de fevereiro e março (que consegui fazer cotação).

Sim, porque as tarifas de trens, ao contrário dos aviões, são por 3 meses. Raramente acha algo que vá além disso.

1 hora atrás, Ives Brian disse:

Eu também fiz cotação no site da Izy e, pelo menos na minha pesquisa, vi valores um pouco menores, mas com bem menos opção de dias e horários. É isso mesmo?

Sim. Eles são a low-fare da Thalys. Você tem dois trens por dia, salvo engano.

1 hora atrás, Ives Brian disse:

Então: Supondo, sair de Paris na manhã do dia 15/07 e retornando na tarde do dia 17/07 fazendo Bruxelas no restante da manhã e tarde do dia 15/07 e ir para Ghante à noite. Passar todo o dia 16/07 lá e retornar dia 17/07 pós almoço para Paris. Acham válido?

Pacas! Ghent é fofa, simpática, sensacional.

Dica: Se vier no fim de semana para a Bélgica, o trem interno é 50% mais barato, a partir das 19:00 horas de Sexta-feira até Domingo. (https://www.belgiantrain.be/en/tickets-and-railcards/weekend-ticket)

1 hora atrás, Ives Brian disse:

Mas pelo que vi, metrô de Paris é excelente.

É velho para cacete, mas funciona perfeitamente. E para o restante, pernas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 08/01/2022 em 16:42, D FABIANO disse:

@Rafael_SalvadorCasaco para 20 graus??????

Kkkk... Eu frisei q sou fo NE. 20° a noite já uso um casaquinho básico.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...