Ir para conteúdo

Porto Alegre a Salta e Jujuy de carro


Posts Recomendados

  • Membros

Somos um casal de 59/60 anos e estamos programando uma viagem de carro para o nordeste argentino. Nosso roteiro, por enquanto, está assim:

Dia 01 - Porto Alegre a Mercedes, entrando por Uruguaiana - 770 km

Dia 02 - Mercedes a Santiago Del Estero - 877 km

Dia 03 - Santiago Del Estero a Cafayate - 342 km

Dia 04 - Cafayate

Dia 05 - Cafayate a Tilcara - 370 km

Dia 06 - Tilcara - Humauaca - Purmamarca

Dia 07 - Tilcara - Salinas Grandes pela Cuesta de Lipan

Dia 08 - Tilcara a Salta - 203 km

Dia 09 - Salta - atrações da cidade

Dia 10 - Salta - Cachi pela Cuesta Obispo

Dia 11 - Salta - San Antonio de Los Cobres de carro ou pelo Tren delas Nubes

Dia 12 - Salta a Resistência/Corrientes - 825 km

Dia 13 - Resistência/ Corrientes a Porto Alegre - 1000 km

Tenho dúvidas com relação à estrada. Pelo Google Maps até, aproximadamente, Presidencia Roque Saenz Pena a estrada que vai a Cafayate e para Salta é a mesma. Depois, para Salta, a ruta é a 16 e para Cafayate é a 89, que passa em Santiago Del Estero.

Não encontrei nada sobre a ruta 89. Alguém já fez esse trajeto, sabe como está e se é tranquilo ir por esse caminho, conforme roteiro acima?

Pergunto pois teríamos a opção de ir antes a Tilcara, que é pela estrada para Salta e para Cafayate depois, trocando a ordem das estadias.

Caso alguém tenha algo a acrescentar ou sugerir quanto aos locais para pernoite, distâncias, etc., agradeço. 😀

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Há muito tempo eu voltava de Chile por esse caminho as vezes.San Pedro -Salta-Tucuman-Presidente Sanz Peña...

Na época, a rodovia que cortava a Argentina de Oeste a Leste era horrível, mão única,muito caminhão, quase nenhum lugar de parada.Mas há tempo.Pode ter mudado muito. 

Salta e Cafayate estão muito depois dessa área problemática, inclusive são perto uma da outra. Sempre parava em Salta,ponto final do ônibus que vem do Chile.Uma vez fui a Cafayate e não gostei. 

Abaixo de Salta está Tucuman. Cidade aonde foi declarada a independência do país, vale uma visita. Aí sim,vem o fim desse caminho de quem vem/vai ao Norte argentino e a entrada nessa área que era complicada. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
3 horas atrás, Marimpoa disse:

Somos um casal de 59/60 anos e estamos programando uma viagem de carro para o nordeste argentino. Nosso roteiro, por enquanto, está assim:

Dia 01 - Porto Alegre a Mercedes, entrando por Uruguaiana - 770 km

Dia 02 - Mercedes a Santiago Del Estero - 877 km

Dia 03 - Santiago Del Estero a Cafayate - 342 km

Dia 04 - Cafayate

Dia 05 - Cafayate a Tilcara - 370 km

Dia 06 - Tilcara - Humauaca - Purmamarca

Dia 07 - Tilcara - Salinas Grandes pela Cuesta de Lipan

Dia 08 - Tilcara a Salta - 203 km

Dia 09 - Salta - atrações da cidade

Dia 10 - Salta - Cachi pela Cuesta Obispo

Dia 11 - Salta - San Antonio de Los Cobres de carro ou pelo Tren delas Nubes

Dia 12 - Salta a Resistência/Corrientes - 825 km

Dia 13 - Resistência/ Corrientes a Porto Alegre - 1000 km

Tenho dúvidas com relação à estrada. Pelo Google Maps até, aproximadamente, Presidencia Roque Saenz Pena a estrada que vai a Cafayate e para Salta é a mesma. Depois, para Salta, a ruta é a 16 e para Cafayate é a 89, que passa em Santiago Del Estero.

Não encontrei nada sobre a ruta 89. Alguém já fez esse trajeto, sabe como está e se é tranquilo ir por esse caminho, conforme roteiro acima?

Pergunto pois teríamos a opção de ir antes a Tilcara, que é pela estrada para Salta e para Cafayate depois, trocando a ordem das estadias.

Caso alguém tenha algo a acrescentar ou sugerir quanto aos locais para pernoite, distâncias, etc., agradeço. 😀

Oiê!

Não entendi pq vc vai descer tanto até Mercedes... Posso estar maluca mas vc tá falando da cidade lá perto de Buenos Aires?

Essa ruta 89 tá entre Corrientes/Resistencia e Santiago del Estero, então creio que eu esteja vendo coisa errada nessa coisa de Mercedes.
A partir de Corrientes o jeito mais fácil e rápido de ir pro norte é pela ruta 34, que exceto pelo trecho de Monte Quemado, está bem ok. Inclusive esses dias vi alguém comentando que no fim de 2019 começaram a reformar mas a pessoa não sabia se tinham retomado.

To entendendo que vc está procurando um jeito de não ir e voltar pela mesma estrada certo? Mesmo assim, e faria esse roteiro um pouco diferente. Iria primeiro ao núcleo Tilcara/Purmamarca/Humahuaca pela 34, depois desse núcleo - Salta por exemplo, desceria pra Cafayate via Cachi, num trecho pesado de rípio da ruta 40, mas passando por Abra del Acay (eu não me hospedaria em Cachi), e aí de Cafayate vc escolhe o caminho de volta, podendo ser via Santiago del Estero pela ruta 89, que infelizmente não congeço, vc vem aqui contar depois, rs!

Parece que tá só invertido, mas evita um sobe e desce a mais lá na parte mais alta do mapa. :D

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
11 horas atrás, Juliana Champi disse:

Ó, essa moça tá indo pra estes lados em breve, dá pra acompanhar o rolê dela:

 

Obrigada Juliana.

Sim se tudo der certo dia 11-03 estamos em terras argentinas  vou mandar nosso roteiro aqui:

dia 11 União da Vitória/PR -> Corrientes/ARG
dia 12 Corrientes -> Salta
ficaremos do dia 12 ao dia 15 em Salta  
dia 13 bate e volta Cafayate pela Ruta 68 (quebrada de las conchas)
dia 14  tren a las nubens 
dia 15 Museo Alta Montana e depois _> San Salvador de JUJUY
ficaremos do dia 15 ao dia 18 em SS Jujuy
dia 16 Pumamarca e Salinas Grandes
dia 17 bate volta Humauaca e os cerros de las 14 colores e pulcara de Tilcara
dia 18  SS jujuy -> corrientes
dia 19 Corrientes 
dia 20 Corrientes -> União da vitória

 

Esse é o planejamento, como nunca fomos não sabemos exatamente o tempo de demora em cada passeio, caso sobre tempo faremos mais coisas no mesmo dia ou vamos para mais lugares, a vontade era ficar mais, mas infelizmente nosso trabalho não permite. 

Se tiver mais dicas e ideias, assim que começar a viagem vou postar, quando tiver acesso a internet haha

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros de Honra
16 horas atrás, Marimpoa disse:

Somos um casal de 59/60 anos e estamos programando uma viagem de carro para o nordeste argentino. Nosso roteiro, por enquanto, está assim:

Dia 01 - Porto Alegre a Mercedes, entrando por Uruguaiana - 770 km

Dia 02 - Mercedes a Santiago Del Estero - 877 km

Dia 03 - Santiago Del Estero a Cafayate - 342 km

Dia 04 - Cafayate

Dia 05 - Cafayate a Tilcara - 370 km

Dia 06 - Tilcara - Humauaca - Purmamarca

Dia 07 - Tilcara - Salinas Grandes pela Cuesta de Lipan

Dia 08 - Tilcara a Salta - 203 km

Dia 09 - Salta - atrações da cidade

Dia 10 - Salta - Cachi pela Cuesta Obispo

Dia 11 - Salta - San Antonio de Los Cobres de carro ou pelo Tren delas Nubes

Dia 12 - Salta a Resistência/Corrientes - 825 km

Dia 13 - Resistência/ Corrientes a Porto Alegre - 1000 km

Tenho dúvidas com relação à estrada. Pelo Google Maps até, aproximadamente, Presidencia Roque Saenz Pena a estrada que vai a Cafayate e para Salta é a mesma. Depois, para Salta, a ruta é a 16 e para Cafayate é a 89, que passa em Santiago Del Estero.

Não encontrei nada sobre a ruta 89. Alguém já fez esse trajeto, sabe como está e se é tranquilo ir por esse caminho, conforme roteiro acima?

Pergunto pois teríamos a opção de ir antes a Tilcara, que é pela estrada para Salta e para Cafayate depois, trocando a ordem das estadias.

Caso alguém tenha algo a acrescentar ou sugerir quanto aos locais para pernoite, distâncias, etc., agradeço. 😀

Até para vocês, quem tem pouco tempo para conhecer toda a região, algumas dicas(foi o que fizemos):

Dormir em Cafayate, ir até Cachi(ver a quebrada de las flechas (lindo)) estrada de ripio. Retornaria até Cafayate (pelo PN Los cordones(lindo) e conheceria parte da quebrada de las conchas(um dos lugares mais impressionante que vi). Estrada parte em ripio e parte asfalto)

No outro dia cedo, voltaria pela quebrada de las conchas, conheceria o restante,  ia a Salta conhecer a cidade, e dormiria na cidade de Campo Quijano(ficamos na ótima Hosteria Punta Callejas), na subida para SA de Los Cobres .

No outro dia ia até SM de Los Cobres,  conheceria o viaduto, aqui fizemos diferente: Pegamos estrada de ripio e fomos direto até Salinas Grandes, retornamos até Purmamarca.

Dali vc faz o resto.

Fizemos em carro baixo e não tivemos nenhum problema. 

 

Ou, faria cafayate X cachi, dormiria em Salta. No outro di ia Cafayate com calma e voltaria para Salta, poderia dormir em Campo Quijano.

No outro dia poderia dormir em SA de Los Cobres(não lembro de ter visto hospedagem boa). 

Talvez dê tempo até para ir conhecer Iruya, lindo aquela região. 

Espero ter ajudado!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Não gosto de cidade pequena, então,com o passar dos anos esqueci o nome da maioria delas.Só sei que Salta, la linda,não tem muita coisa na cidade,só o Museu da praça que merece uma visita e as noitadas(que saudade da chacarera)que indico demais irem jantar e depois dançar em uma pena.Também não escrevi acima que na região já Termas del rio Homdo,que são banhos termales,mas como las penas,não sei como está o funcionamento com o vírus por lá, gera aglomeração e é frequentadoem Grande parte por idosos. 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros
13 horas atrás, Juliana Champi disse:

Oiê!

Não entendi pq vc vai descer tanto até Mercedes... Posso estar maluca mas vc tá falando da cidade lá perto de Buenos Aires?

Essa ruta 89 tá entre Corrientes/Resistencia e Santiago del Estero, então creio que eu esteja vendo coisa errada nessa coisa de Mercedes.
A partir de Corrientes o jeito mais fácil e rápido de ir pro norte é pela ruta 34, que exceto pelo trecho de Monte Quemado, está bem ok. Inclusive esses dias vi alguém comentando que no fim de 2019 começaram a reformar mas a pessoa não sabia se tinham retomado.

To entendendo que vc está procurando um jeito de não ir e voltar pela mesma estrada certo? Mesmo assim, e faria esse roteiro um pouco diferente. Iria primeiro ao núcleo Tilcara/Purmamarca/Humahuaca pela 34, depois desse núcleo - Salta por exemplo, desceria pra Cafayate via Cachi, num trecho pesado de rípio da ruta 40, mas passando por Abra del Acay (eu não me hospedaria em Cachi), e aí de Cafayate vc escolhe o caminho de volta, podendo ser via Santiago del Estero pela ruta 89, que infelizmente não congeço, vc vem aqui contar depois, rs!

Parece que tá só invertido, mas evita um sobe e desce a mais lá na parte mais alta do mapa. :D

Oi, Juliana, seus relatos e comentários são inspiradores.

A Mercedes a que me refiro é a 146 km de Uruguaiana, em direção a Corrientes. Pensei em entrar um pouco Argentina no primeiro dia, mas achei que ir até Corrientes/Salta (1.000 km) seria muito. Até pretendo fazer isso na volta, até porque não tem horário de check-in para dormir em casa.😂

Procurei no Google Maps, é uma cidadezinha maior, com opções de hospedagem. Já viajei de Santiago/Mendoza/Pucón e, como nos atrasamos por conta da estrada, achar um lugar para pernoitar foi meio "tenso". Algumas estradas argentinas tem, às vezes, trechos meio desertos. Não sei se é o caso dessas que vamos usar agora, pois ainda não conhecemos.

A questão nem é fazer ida e volta por estradas diferentes, como quero ficar em Cafayate, Salta e Tilcara/Purmamarca e Salta fica no meio, pensei em deixá-la para o final e voltar por lá, minha ideia seria agilizar. Mas já estou pensando na possibilidade de ir a Tilcara antes, como você sugeriu. 😀

Obrigada pela ajuda!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
27 minutos atrás, casal100 disse:

Até para vocês, quem tem pouco tempo para conhecer toda a região, algumas dicas(foi o que fizemos):

Dormir em Cafayate, ir até Cachi(ver a quebrada de las flechas (lindo)) estrada de ripio. Retornaria até Cafayate (pelo PN Los cordones(lindo) e conheceria parte da quebrada de las conchas(um dos lugares mais impressionante que vi). Estrada parte em ripio e parte asfalto)

No outro dia cedo, voltaria pela quebrada de las conchas, conheceria o restante,  ia a Salta conhecer a cidade, e dormiria na cidade de Campo Quijano(ficamos na ótima Hosteria Punta Callejas), na subida para SA de Los Cobres .

No outro dia ia até SM de Los Cobres,  conheceria o viaduto, aqui fizemos diferente: Pegamos estrada de ripio e fomos direto até Salinas Grandes, retornamos até Purmamarca.

Dali vc faz o resto.

Fizemos em carro baixo e não tivemos nenhum problema. 

 

Ou, faria cafayate X cachi, dormiria em Salta. No outro di ia Cafayate com calma e voltaria para Salta, poderia dormir em Campo Quijano.

No outro dia poderia dormir em SA de Los Cobres(não lembro de ter visto hospedagem boa). 

Talvez dê tempo até para ir conhecer Iruya, lindo aquela região. 

Espero ter ajudado!

Oi, muito legal, vou procurar sobre Campo Quijano! 

Pretendemos ficar 03 noites em Tilcara e fazer os passeios a partir de lá. Vi que que Iruya é meio longe mas muito lindo, então vamos considerar ir até lá se for possível.

Obrigada pela ajuda!

Link para o comentário
  • Membros
18 minutos atrás, D FABIANO disse:

Não gosto de cidade pequena, então,com o passar dos anos esqueci o nome da maioria delas.Só sei que Salta, la linda,não tem muita coisa na cidade,só o Museu da praça que merece uma visita e as noitadas(que saudade da chacarera)que indico demais irem jantar e depois dançar em uma pena.Também não escrevi acima que na região já Termas del rio Homdo,que são banhos termales,mas como las penas,não sei como está o funcionamento com o vírus por lá, gera aglomeração e é frequentadoem Grande parte por idosos. 

Obrigada pelas dicas!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...