Ir para conteúdo

Dúvida ao apagar foto/vídeo do celular (photos nuvem Google)


Posts Recomendados

  • Membros

Quando tiro foto com o smartphone  Moto G5, ao chegar em casa ele automaticamente cria uma cópia no photos Google(nuvem dele).

Se eu apagar o arquivo do smartphone será que o sistema sincroniza e também vai apagar o equivalente que está na nuvem?

Estou precisando apagar porque está muito lotado de arquivos, no smartphone... Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
13 horas atrás, Crom disse:

Quando tiro foto com o smartphone  Moto G5, ao chegar em casa ele automaticamente cria uma cópia no photos Google(nuvem dele).

Se eu apagar o arquivo do smartphone será que o sistema sincroniza e também vai apagar o equivalente que está na nuvem?

Estou precisando apagar porque está muito lotado de arquivos, no smartphone... Valeu.

Cara, até onde eu sei a configuração padrão do Google Photos é para apenas subir suas fotos pra nuvem. Se vc apagar elas do seu smartphone elas irão permanecer na nuvem. 

Pq, se pensarmos bem, não teria sentido um sistema de backup de fotos que apaga seus arquivos automaticamente...

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
3 horas atrás, anselmoportes disse:

Pq, se pensarmos bem, não teria sentido um sistema de backup de fotos que apaga seus arquivos automaticamente...

É nos detalhes que moram os pecados :)

Cuidado, "nuvem" NÃO É backup. Nunca assuma isso. Claro que as grande empresas de nuvem, Apple e Google entre elas, usam ambientes com enorme redundância em distintas localizações, porém, não se fie nisso pois... shit happens. Imagine se, por algum motivo, sua conta é cancelada dentro de um destes serviços? Onde estão seus "backups"? Eu sei, é meio paranoia mas como trabalho na área de TI, backup do backup é que salva ;)

No ambiente da Apple (iPhone/Mac/iPad/iCloud), você pode configurar para que, por exemplo, se você apagar do iPhone, a foto continua nos demais dispositivos e também na nuvem. Além disso, existe uma opção na qual a foto que fica no smartphone é uma versão otimizada da original, reduzindo assim o espaço necessário. Em meu caso, minha biblioteca de fotos possui mais de 1.5 TB, mas também tenho todas no telefone em somente 18GB de espaço.

By the way, em meu caso, se apago do smartphone, apago de todos os lugares.

Desconheço se isso existe no ambiente Google/Samsung.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, pmichelazzo disse:

É nos detalhes que moram os pecados :)

Cuidado, "nuvem" NÃO É backup. Nunca assuma isso. Claro que as grande empresas de nuvem, Apple e Google entre elas, usam ambientes com enorme redundância em distintas localizações, porém, não se fie nisso pois... shit happens. Imagine se, por algum motivo, sua conta é cancelada dentro de um destes serviços? Onde estão seus "backups"? Eu sei, é meio paranoia mas como trabalho na área de TI, backup do backup é que salva ;)

No ambiente da Apple (iPhone/Mac/iPad/iCloud), você pode configurar para que, por exemplo, se você apagar do iPhone, a foto continua nos demais dispositivos e também na nuvem. Além disso, existe uma opção na qual a foto que fica no smartphone é uma versão otimizada da original, reduzindo assim o espaço necessário. Em meu caso, minha biblioteca de fotos possui mais de 1.5 TB, mas também tenho todas no telefone em somente 18GB de espaço.

By the way, em meu caso, se apago do smartphone, apago de todos os lugares.

Desconheço se isso existe no ambiente Google/Samsung.

Cara, imagine se um meteoro cai bem em cima do seu HD externo de backup? Eu acho isso é mais fácil acontecer do que "uma conta ser cancelada do nada". A não ser que vc tenha quebrado algum protocolo de segurança ou coisa do tipo, mas aí vc deu motivo.

Falar que "shit happens" num Google/Apple/Microsoft aí já é ser pessimista e paranóico elevado a nonagésima sétima potência. Eu confio 3.000.000 vezes mais na "nuvem" do que qualquer pendrive ou outra forma de backup "físico".

Mas, claro, cada um é cada um. ;)
 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, pmichelazzo disse:

@anselmoportes

Como lhe disse, é nos detalhes que moram os pecados. Uma pesquisa no Google pode mostrar que problemas de perda de dados por usuários de nuvem é mais comum do que imagina, inclusive por erro dos próprios usuários.


Mano do céu! Não dá pra comparar! Aposto um chicabom que a quantidade de mochileiros que perderam dados com backups em cartões de memória, HD externos, etc, é INFINITAMENTE maior dos que perderam na nuvem.

Tem um podscast sobre mochileiros que um dos temas foi roubos em viagem. Convidaram umas pessoas que tinham sofrido furtos/roubos e praticamente TODOS diziam pra fazer backup de seus dados na nuvem.

Cara, vc ajuda muito aqui na fórum. Reconheço isso. Mas quando vc resolve procurar pelo em ovo, é dose pra leão! Assume que vc tá errado, poxa.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Para dar mais suporte a discussão, esse site explica os principais riscos em armazenar em nuvem:

https://www.controle.net/faq/principais-riscos-ao-armazenar-dados-na-nuvem

 

Não tem nada a ver com nuvem, mas sobre hospedagem em site gratuito.  Fiz hospedagem de todas minhas fotos num site gratuito, mas depois de um tempo, informaram que a partir de determinada data esse serviço seria cobrado, simplesmente bloquearam minhas fotos,  tive que me inscrever no site, copiar todas as fotos,  depois cancelei o serviço  

Editado por casal100
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
5 minutos atrás, anselmoportes disse:


Mano do céu! Não dá pra comparar! Aposto um chicabom que a quantidade de mochileiros que perderam dados com backups em cartões de memória, HD externos, etc, é INFINITAMENTE maior dos que perderam na nuvem.

Tem um podscast sobre mochileiros que um dos temas foi roubos em viagem. Convidaram umas pessoas que tinham sofrido furtos/roubos e praticamente TODOS diziam pra fazer backup de seus dados na nuvem.

Cara, vc ajuda muito aqui na fórum. Reconheço isso. Mas quando vc resolve procurar pelo em ovo, é dose pra leão! Assume que vc tá errado, poxa.
 

Eu como bom precavido, acho que seria melhor a pessoa ter os dois, backup e armazenamento em nuvem.

Vai que dá um problema na nuvem, ou por acaso a pessoa faz uma merda e delete as fotos. Aí vc tem o backup, apesar que os operadores desse serviço deve ter backup de tudo,  mas vai que....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 minutos atrás, casal100 disse:

Eu como bom precavido, acho que seria melhor a pessoa ter os dois, backup e armazenamento em nuvem.

Vai que dá um problema na nuvem, ou por acaso a pessoa faz uma merda e delete as fotos. Aí vc tem o backup, apesar que os operadores desse serviço deve ter backup de tudo,  mas vai que....

Claro é melhor ter os dois. Mas não é essa a questão. O que estamos discutindo é sobre o "perigo" de perder dados na nuvem e perder o backup externo.

Sabemos que armazenar dados na nuvem tem os seus ricos e bla bla bla. Mas não tem como comparar ao risco de vc ficar levando pra cima e pra baixo seu pendrive, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...