Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Relato Viagem Chile 2022 (Atacama, Santiago, Valparaíso - 18 dias) COM PREÇOS (abr/2022)

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Oi, pessoal! Vim aqui deixar um relato da minha viagem pro Chile. Estou escrevendo porque tenho algumas dicas que não vi em nenhum outro lugar por aí! Talvez ajude alguém que esteja planejando a sua viagem.

Fui com uma amiga pro Chile para passar 18 dias entre fins de março e abril de 2022. A ideia original era fazer Santiago, Atacama e Uyuni, mas as fronteiras ainda estavam fechadas por conta da pandemia, então não conseguimos cruzar para a Bolívia. Acabamos estendendo os dias em Santiago pra conhecer mais as regiões vizinhas.

Nosso cronograma final ficou:
25/03 - Vôo de ida para Santiago (chegamos 22h)
26/03 e 27/03 - Santiago
28/03 - Ida para o Atacama (vôo no meio do dia, mas era o que tinha barato)
29/03 a 04/04 - Atacama
05/04 - Santiago
06/04 - Bate e volta em Isla Negra
07/04 - Passeio de vinícola e ida pra Valparaíso
08/04 a 11/04 - Valparaíso (estendemos 1 dia, porque ficamos apaixonadas)
12/04 - Volta pro RJ (saída 16h)

No total, incluindo passagens de avião, gastamos em torno de 10 mil reais cada uma. Aí incluem estadias em albergue em quarto privado (dividido por 2 pessoas), quase todas as refeições feitas na rua (incluindo algumas em restaurantes mais caros), todos os passeios que quisemos fazer no Atacama e vinhos pra presentear a família toda. Não foi uma viagem exatamente barata, mas ao final eu fiquei surpresa de ter dado só isso. PORQUE O CHILE É MUITO CARO! E não, não é história de viajante que não sabe fazer boas escolhas, gente que só come em restaurante em ponto turístico com menu em inglês e anda de táxi pra todo lado. O Chile é caro mesmo. Qualquer pão com manteiga e café com leite não sai por menos do que 20/30 reais. 

Falando em dinheiro, aqui vai a primeira dica: Leve tudo que você for gastar daqui do Brasil em espécie (ou dólar ou real)! As taxas pra saque eletrônico no Chile são astronômicas! Ficam entre 4,5 e 7 mil pesos (30 a 45 reais). E você não consegue sacar um limite muito alto e ainda paga o IOF. Nunca vi taxas tão altas e eu normalmente sempre prefiro sacar uma parte do dinheiro de uma viagem longa (pra não ter que ficar noiada com dinheiro na doleira ou no quarto do albergue). Além disso, várias maquininhas de cartão de crédito no Chile incluem uma taxa entre 300 e 1000 pesos para passar cartão internacional. E é o dono do cartão que paga! Ou seja, às vezes você tá pagando 1000 pesos de taxa pra pagar uma refeição 5000 pesos no cartão. Cartão de crédito, no final, só é uma boa opção para pagamentos maiores.

Resumo Estadias
Ficamos em muitos albergues diferentes no Chile, então aqui vai um resumo de todos eles:
Hostal Forestal - Santiago: Hostel é ótimo, muito bem localizado, com um clima bom, espaços coletivos e cozinha/banheiros limpos. A única coisa que nos decepcionou um pouco foi o atendimento. Pessoal do albergue não tinha muitas dicas e não sabia recomendar nada de Santiago. Não sei se foi má vontade ou era um pessoal meio sem jeito. Na volta pra Santiago, optamos por testar outros lugares.
Hostal Rural - San Pedro do Atacama: Maravilhoso!!! O albergue é lindo, o atendimento foi ótimo, os banheiros são excelentes e está tudo sempre muito limpo. Muitas áreas de convivência, rede, mesa de ping-pong e, na era pré-covid, um bar e fogueira algumas noites. Do lado de todo o movimento de San Pedro (incluindo o único bar da cidade), mas em uma rua menos movimentada. Recomendo muito.
Hostal Atacama Backpackers - Santiago: Pior albergue que ficamos na viagem. O quarto era bastante bom, mas o albergue era velho, com tudo meio gasto, incluindo os banheiros e os armários da cozinha (a geladeira estava um nojo). Não tinha área de convivência (tudo muito apertado). Era mais barato do que as outras opções em Santiago, mas não sei se vale a economia.
Hostal Casa Volante - Valparaíso: Ótimo albergue. É uma casa antiga, linda, no pé do Cerro Constitución. Super bem localizado, com um bar e um restaurante embaixo, onde você pode comer e beber por preços justos (pros padrões chilenos). Um ponto negativo, pelo menos no nosso andar, foram os banheiros. Eles eram poucos pra quantidade de quartos atendidos e minha amiga teve problemas com o chuveiro (tomou banho frio 2 dias).
Hostal Merced 88 - Santiago: Só ficamos 1 noite bem curta por lá. Nos pareceu um albergue ótimo, com cozinha, área de coworking e um terraço lindo. Estavam mais chatinhos com as restrições de Covid, mas o clima era bom. Não deu pra avaliar direito, porque mal ficamos no albergue.

Resumo dia a dia
Dia 1: Santiago - Centro (La Moneda, Plaza de Armas), Museu dos Direitos Humanos e Bairro Yungay
No nosso primeiro dia em Santiago saímos pra bater perna. Nos hospedamos no Hostal Forestal, em Lastarria, e resolvemos ir caminhando até o Museu dos Direitos Humanos, passando pelo centro pra trocar dinheiro, pelo Palácio de La Moneda e pelo Barrio Brasil. Depois, voltamos de metrô (o metrô em Santiago é excelente) e de noite fomos beber no Bairro Bellavista (rua de bares, tipo Lapa, mas que tem que pagar pra entrar em todo lugar com música).

Desse primeiro dia, as principais dicas são: i) o Museu de Direitos Humanos é excelente, tem que ir; ii) Bairro Yungay é um bairro maravilhoso pra visitar durante o dia (de noite nos pareceu meio vazio pra andar), tem grafites por todos os lados, cultura de rua no fim de semana e é onde o novo presidente tá morando (cartazes de “bienvenido, vecino” por todos os lados); iii) Espaço Gárgula é um restaurante tradicional, com cara de antiquário, de comida ótima e clima melhor ainda (uma vibe meio Nova Capela, no RJ).

Dia 2: Santiago - Mercado Central, Parque Forestal, Cerro San Cristobál, Feira de rua de Lastarria
Acordamos e fomos tentar tomar café no Mercado Central de Santiago. Tentar é a palavra, porque chegamos lá e não tinha quase nenhum restaurante aberto. O mercado em si é bem pequeno, nada impressionante. Só vale a visita se você receber alguma indicação de restaurante de frutos do mar pra comer. Decepcionadas e com fome, fomos até o Cerro San Cristobál andando pelo Parque Forestal. Como era domingo, o parque tava cheio de gente andando de bike e passeando com os cachorros. A vista do Cerro era bem bonita, dá pra ver os Andes e a nuvem de fumaça que fica acima de Santiago (pq a poluição não consegue fugir da cadeia de montanhas). De lá, voltamos pra perto do albergue e ficamos andando na feirinha de rua de Lastarria. Tomamos um vinho e comemos um ceviche ótimo no Café Restaurant Utopia.

DICA: Também queriamos ter ido na Chascona, casa de Neruda em Santiago, mas estava fechada, mesmo que no google dissesse que era pra abrir domingo. As restrições de Covid no Chile ainda estavam muito fortes em abril/2022, então confira certinho se os lugares que você quer ir estão abertos.

La Moneda

image.thumb.jpeg.2be00fa47f4358f8d2f6f5eca85cad8a.jpeg

Yungay

image.thumb.jpeg.be236bfa35933b33142ee86397147d39.jpegimage.thumb.jpeg.aac9eda5e0a177bbd5f1e3b881605c93.jpegimage.jpeg

Museu dos Direitos Humanos

image.thumb.jpeg.8fe8b39a1cd8b4ea5c1ee92450a6296e.jpeg

La Gargula

image.thumb.jpeg.0b81dbabb050266a7cb52fe85a4d7734.jpeg

Vista do Cerro San Cristóbal
image.thumb.jpeg.cdf3b0301e211ec5a67e7ac39c04ca24.jpeg

Editado por leitemmc

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
23 horas atrás, Pati P. disse:

Obrigada pelo relato, pretendo ir ao Chile entre setembro e outubro, e procurava valores mais atualizados no Atacama.

Me diz uma coisa, essa mochila (azul) que você usava na vinícola, por acaso é o modelo da Decathlon de 50l? 

Pergunto, pois estava pensando em comprar esse modelo para 15 dias de viagem e queria saber de vale a pena.

Abraços! ☺️

Oi, Pati. Não, essa mochila é a Act Lite SL 60+10, da Deuter.

Postado
  • Membros
6 horas atrás, leitemmc disse:

Oi, Pati. Não, essa mochila é a Act Lite SL 60+10, da Deuter.

Oie! Obrigada por responder! 

Postado
  • Membros

@leitemmc que relato incrível, parabéns! Eu ia lendo e concordando com a cabeça, hahauaha, estive no Chile em abril tb e foi um choque (os preços). Na minha primeira vez no Chile fomos de carro até o Atacama, atravessando pelo norte da Argentina! Até hj minha viagem favorita da vida! Nossa trip de carro ficou muito barata pq de fato só fizemos o El Tatio com guia, e chegamos até a Cejar e não entramos pq tivemos a mesma impressão que vc, optamos pelas Escondidas!

Na deste ano fomos ao sul, Santiago e dois vales de vinho, no Casablanca visitamos a Casa del Bosque tb, e tb comprei esse vinho que vc segura aí, de pequenas parcelas, hahauahauaha, e morri de comer todas as uvas, foi incrível visitar a região nesta época. Mas fiquei muito chocada com preços no geral, os mercados já esfolavam né! O único menu de 5k que achamos na viagem foi bem ruinzinho!

E voltando ao Atacama, quando fui as piedras rojas ainda estavam fechadas, mais um motivo pra passar por lá de novo! Valeu por compartilhar! :D

• Silnei featured this tópico
Postado
  • Membros

Maravilhoso !!! Amei a ideia de fazer um relato tão bem elaborado com lindas fotos !!! bjs !

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.