Ir para conteúdo

Sobre período de 180 dias no espaço Schengen. Quero voltar antes da data permitida.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera bom dia, espero que todos estejam bem :)

Tenho uma dúvida séria e tenho pesquisado muito, porém não encontro nada relativo em nenhum site...

Estive legalmente durante 90 dias na Espanha. Voltei ao Brasil e segundo a regrinha ETIAS da União Europeia, não posso voltar até completar os 180 dias. Ou seja, devo ficar 90 dias fora para poder voltar. Por motivos pessoais quero retornar para a Espanha antes de completar esses 90 dias fora do espaço Schengen. Aí que começam as dúvidas: Vou tirar um novo passaporte e comprar uma passagem pra Dublin (Irlanda não faz parte do espaço Schengen). Passados 3 dias em Dublin vou de avião para a Holanda (Amsterdam) ou Itália (Roma) que sim, fazem parte do espaço Schengen. Passados 2 ou 3 dias em um desses países, pego um trem pra Madrid.

 

1. Vocês acham que com o novo passaporte e respectivamente uma nova numeração, eu consigo entrar na Holanda ou Itália Schengen???

-Lembrando que eu terei tickets passando pelos países bem turísticos, e aparentemente (segundo o novo passaporte) sem viagens anteriores.

-Terei seguro viagem, comprovantes e hospedarias, tudo certinho!!

-Vale levar em conta que entrando de trem em Madrid, não vou passar por imigração e eles não verão no sistema local, que estive alí há pouco tempo atrás.

 

2. Sendo positiva e entrando no espaço Schengen, eu poderia viajar livremente entre os países?

 

3. Em um caso pessimista de não ser admitida no aeroporto da Holanda ou Itália, o que vocês acham que aconteceria comigo? Eu seria deportada para o Brasil, pagaria multa, ou poderia falar "mil desculpas galerinha, vou voltar a viajar na Europa, porém nos países que não sejam so espaço Schengen. Vou voltar pra Dublin, FUI"............... acham que eles permitem isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

A probabilidade de “devolverem” é enorme pois quando você apresentar o novo passaporte, as linhas do MRP (aquelas duas ou três linhas que ficam na parte de baixo da página de dados) contém seu nome, nacionalidade, sexo, data de nascimento e outros dados, darão “match” com os dados do antigo passaporte e aí vão começar os questionamentos: “você tinha outro passaporte, não?” Aí, puxam a “capivara” e vão descobrir que você não poderia lá estar.

É possível inclusive que a própria companhia em Dublin não deixe-a embarcar se o sistema deles tiver acesso ao banco de dados central. Se não tiver, quando bater na porta do Schengen, terá problemas.

Sobre o jeitinho, eu nunca vi isso acontecer nos países, digamos, mais sérios (Holanda, Alemanha, etc), porém parto do pressuposto de que a lei é a mesma para todos os membros e se um permite, ele está permitindo em todos pois teria acesso a todo o espaço como de costume. Dizem que em lugares como Polônia, Hungria e Portugal as coisas são mais simples, mas…

Finalmente, pela lógica, eles a deportariam para a Irlanda de onde saiu (já que teria visto pra lá) e não para o Brasil, mas é certo que ficaria com uma flag no sistema e quando for emitir o ETIAS a partir do ano que vem, ela vai aparecer.

Nao penso que valha a pena correr o risco. Alguns vão na fé e conseguem, outros, ficam com essa mancha no cv.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não arrisque em perder dinheiro a toa, regras são regras.

Há chances de conseguir entrar?
Sim
á chances de te barrarem?
Também sim.


Além de que existe controle aleatório em fronteiras. Semana passada estava indo da Tcheca para Alemanha e o ônibus foi parado na fronteira, dois policiais entraram e verificaram eletronicamente os documentos de cada um, analisaram todas as folhas do passaporte e fizeram perguntas para um ou outro.

Imagine você nesse ônibus, vale a pena o risco? Pode ser que não dê em nada, mas pode ser que seja deportado.

 

Ps.: Deportação acontece apenas quando você já está dentro do território, se te barram antes de entrar se chama apenas "entrada negada"

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para chegar em Dublin a partir do Brasil não já terá que desembarcar no espaço Schengen?

Além disso, não faz diferença se vai passar na imigração da Espanha nessa viagem de trem, o acordo define a quantidade de dias em todos os países do Espaço Schengen 🤷‍♂️

De qualquer forma, se quiser tentar a sorte...  que comecem os jogos! ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
10 horas atrás, Taciano Bahia disse:

Para chegar em Dublin a partir do Brasil não já terá que desembarcar no espaço Schengen?

Além disso, não faz diferença se vai passar na imigração da Espanha nessa viagem de trem, o acordo define a quantidade de dias em todos os países do Espaço Schengen 🤷‍♂️

De qualquer forma, se quiser tentar a sorte...  que comecem os jogos! ::lol4::

Não necessariamente. Pode-se ir pelos EUA, Turquia ou outros “buracos” 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 25/06/2022 em 06:02, pmichelazzo disse:

A probabilidade de “devolverem” é enorme pois quando você apresentar o novo passaporte, as linhas do MRP (aquelas duas ou três linhas que ficam na parte de baixo da página de dados) contém seu nome, nacionalidade, sexo, data de nascimento e outros dados, darão “match” com os dados do antigo passaporte e aí vão começar os questionamentos: “você tinha outro passaporte, não?” Aí, puxam a “capivara” e vão descobrir que você não poderia lá estar.

É possível inclusive que a própria companhia em Dublin não deixe-a embarcar se o sistema deles tiver acesso ao banco de dados central. Se não tiver, quando bater na porta do Schengen, terá problemas.

Sobre o jeitinho, eu nunca vi isso acontecer nos países, digamos, mais sérios (Holanda, Alemanha, etc), porém parto do pressuposto de que a lei é a mesma para todos os membros e se um permite, ele está permitindo em todos pois teria acesso a todo o espaço como de costume. Dizem que em lugares como Polônia, Hungria e Portugal as coisas são mais simples, mas…

Finalmente, pela lógica, eles a deportariam para a Irlanda de onde saiu (já que teria visto pra lá) e não para o Brasil, mas é certo que ficaria com uma flag no sistema e quando for emitir o ETIAS a partir do ano que vem, ela vai aparecer.

Nao penso que valha a pena correr o risco. Alguns vão na fé e conseguem, outros, ficam com essa mancha no cv.

Obrigada pela informação das linhas do MRP, já não sabia disso! 

Sobre conseguir nos países sérios, concordo com você que há alguns países mais difíceis do que outros e que evitarei... eu particularmente escutei experiencias de pessoas que conseguiram por Amsterdam, e devo ir por lá pois tenho até uma carta convite. Escutei também (mais de duas vezes) que a imigração de Portugal é super picky, principalmente no meu perfil de mulher viajando sozinha.

Muito grata pela informação de que eu seria enviada de volta para Dublin, esse será meu plano B. A questão da red flag é preocupante e vale a pena pensar nisso! 

Muito obrigada :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 25/06/2022 em 11:31, Davi Leichsenring disse:

Não arrisque em perder dinheiro a toa, regras são regras.

Há chances de conseguir entrar?
Sim
á chances de te barrarem?
Também sim.


Além de que existe controle aleatório em fronteiras. Semana passada estava indo da Tcheca para Alemanha e o ônibus foi parado na fronteira, dois policiais entraram e verificaram eletronicamente os documentos de cada um, analisaram todas as folhas do passaporte e fizeram perguntas para um ou outro.

Imagine você nesse ônibus, vale a pena o risco? Pode ser que não dê em nada, mas pode ser que seja deportado.

 

Ps.: Deportação acontece apenas quando você já está dentro do território, se te barram antes de entrar se chama apenas "entrada negada"

Obrigada pela explicação dos procedimentos 'deportação' e 'entrada negada'.

Tenho conhecimento dos controles aleatórios e teria de tomar cuidado até outubro (quando poderei estar alí legalmente).

Muito grata :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada pelos

16 horas atrás, Taciano Bahia disse:

Para chegar em Dublin a partir do Brasil não já terá que desembarcar no espaço Schengen?

Além disso, não faz diferença se vai passar na imigração da Espanha nessa viagem de trem, o acordo define a quantidade de dias em todos os países do Espaço Schengen 🤷‍♂️

De qualquer forma, se quiser tentar a sorte...  que comecem os jogos! ::lol4::

Olá Taciano, obrigada por levantar esse tópico e seguramente prestarei atenção às conexões antes de comprar o ticket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...