Ir para conteúdo

19 dias de pura aventura: Chile, Bolívia e Peru - Relato Concluído!!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pelo segundo ano consecutivo, planejo e organizo uma viagem baseado no abençoado site www.mochileiros.com. Optei por este roteiro, após retornar do 1º mochilão ( Argentina e Chile) em outubro de 2008. Viajar pela América do sul é interessante por diversos motivos: língua, baixo custo e paisagens de tirar o fôlego.

 

Minha primeira ação foi entrar em contato com a galera que havia viajado comigo ( alías, foram todos do mochileiros e de várias partes do Brasil), a maioria não poderia ir por motivos pessoais, Cris e Douglas optaram por Venezuela e Colômbia , contudo a que topou na hora sem pestanejar foi Jussara ( Sampa). A “JU”, como é chamada pelos amigos mais íntimos ( tipo eu, rsrsr), conheci na última viagem, e viramos grandes amigas, não existe distância entre a gente!!!!

Mas uma vez coloquei um post por volta de março de 2009, e outra pessoas foram surgindo... algumas desistiram, outras apareceram em cima da hora.... Por volta de maio de 2009 encontrei o post do Leo Ramalho, aí a nossa trip ficou completa. Conseguimos formar uma turma legal: Ju, Leo, Vivi e Douglas ( Sampa), Letícia, Paulinha, Fabiane ,Débora, Beto ( Minas), Rodrigo e Rafael (Rio de Janeiro), Kátia ,Jânio, Jô ( Brasília). Algumas dessas pessoas viajaram comigo durante todo o trajeto, outras, nos encontramos no meio do caminho.... Sem contar a participação especial dos amigos mochileiros MILENA E MARCÃO, que contribuíram bastante e tiraram bastante dúvidas... A Mi, tinha duvidas da nossa organização e suspeitava que poderia da confusão ( no bom sentido é claro).... Mi, deu tudo certo, foi super divertido e ganhei amigos para vida inteira.....

Bem, tenho a mania de escrever muito, quem me conhece, sabe que falo pelos cotovelos.. rsrsrs... Assim tenham paciência!!!!

 

MALA X MOCHILA

 

Tenho uma mochila 60L da curtlo, e fiquei na maior dúvida, levo mochila ou malinha de rodinha, fiz uma pesquisa no site, e quase por unanimidade a melhor opção é a mochila, mas ninguém me falou que era impossível!!! Como minhas coisas não couberam na mochila, teria que levar bolsas auxiliares, optei por mala média. ::mmm:::mmm:PÉSSIMA ESCOLHA!!!! Dica: Se você for fazer uma viagem parecida com esse roteiro, onde engloba, desertos, neve, chuva, ônibus,barco,trem, 4x4. DESISTAM, DA MALA!!!! Ela não dura nem metade da viagem.. hahahahahahhahaha. ::lol4::

 

A minha mala começou a se desmontar, ( quebrar as rodinhas), quando eu estava no Atacama, por conta das ruas cheias de areia e pedras.. e finalizou no deserto.. de tanto jogar mala e tirar do carro.. quebraram-se as duas alças... Minha salvação até chegar em La Paz, foi o Leo e o Rodrigo, carregando abraçado minha mala.. hehehhehehhe ( Vocês são uns amores). Ao chegar em La Paz comprei uma mochila de 85l, coube tudo, porém ficou tão pesada, que precisei novamente de ajuda... E o meu anjo da guarda foi o Rodrigo!!!! Aqui abro um “parentese”, para falar do Rodrigo... Esse carioca genial, apareceu 10 dias antes do inicio da trip. Ia tirar férias, mas estava sem rumo.. Acessou o site e entrou em contato comigo... No início achei estranho ( Pow, Rô.. voce não sabia de nada, sem noção total.. kkkkkkk), quase que eu dava o roteiro errado. Contudo depois de algumas conversas no MSN, enviei o roteiro certo e ajudei em tempo recorde a organizar a viagem!!! Conclusão: O Rô, foi a melhor aquisição da viagem ( segundo a opinião da Ju, e a minha também é claro, rsrs): Companheiro, amigo, nunca nos deixava na mão, nos dava força nos momentos mais difícies. Sem você eu não conseguiria concluir esta viagem.. ( A começar a carregar minha mochila...kkkkkkk)Te adoro , lindo!!!! ::otemo::

 

 

10.10.09 – SANTIAGO

 

Saí de fortaleza em um voô da TAM as 2:30, com conexão em Guarulhos. No trecho SP_SANTIAGO, encontrei Kátia e Jãnio no vôo, então já foi aquela festa ( e não havíamos combinado,pura coincidência). O avião era bastante confortável, poltronas espaçosas e vi o filme SE BEBER, NÃO CASE, Powwwwwwwwwwww o filme é bom para caramba, dei tanta risada, que vieram falar comigo, para saber o que estava acontecendo.. rsrsrs

Chegamos as 11:30, e pegamos um transfer em uma Van que nos cobrou 5000 pesos por pessoa.

Fiquei hospedada no Hostel Forestal, localizado no bairro boêmio Bellavista, próximo a estação de metro Baquedano. Ótima Localização!!!!! O hostel é super organizado, limpo com camas macias, locker nos quartos. Dois ambientes de convivência: térrreo, uma bilhar, som, mesinhas.. esse é próximo a cozinha e onde a galera se concentra. Na parte superior tem 03 computadores com acesso a internet, e uma sala ampla de TV com sofás e grandes almofadas..

Após o check-in, fui constatar se o Beto e o Rodrigo, estavam, contudo haviam saído para o passeio da vinícola Concha e Toro. Assim fui para o Mercado Municipal , me encontrar com Kátia e Jânio, almoçamos no restaurante Don Augusto. Depois realizamos uma grande caminhada, e conhecemos a Plaza das armas, La moneda, Catedral e o Cerro de Santa Lucia ( Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo).

Voltei para o Hostel para aguardar a chegada da Ju e Jo, enquanto isso encontrei Beto e Rodrigo e conheci outros brasileiros, 02 meninas de Sampa e 3 de londrina...Nesse dia houve a classificação do Chile para Copa do Mundo. Geeeeeeeeeeeeeeente, a cidade estava toda enfeitada, pessoas na rua. As cores vermelhas ,azul branco predominavam. Fomos ver a comemoração nas ruas.. Muito bonito e divertido!!!! E o Grito: CHI CHI LÊ LE, VIVA EL CHILE!!! Depois que as meninas chegaram comemos, fomos para a balada. Antes comemos um cachorro quente com abacate. Tudo tem abacate no Chile e Peru.. rsrsrsr. Sem seguida , entramos no LA FERIA. Eu esperava mais do lugar. É pequeno mais aconchegante.. toca música eletrônica!!!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091112085945.jpg 500 375 Legenda da Foto]Katia, Janio e Eu no Palacio la Moneda [ ]. Prever[/picturethis]

 

11.10.09 - SANTIAGO

 

O destino de hoje é Valle Nevado, consegui fechar um pacote no próprio hostel, pela Sky Total por 35.000. Nos pegaram por volta de 8:30, fomos a agencia para escolher os equipamentos. No pacote estava incluindo: equipamentos de Sky, roupa impermeável, transporte. Disseram que tudo estava incluindo. Pela manha, chegaram no hostel Leo, Letícia, Fabi,Debs e paulinha, e o nosso grupo ficou completo!!! Agora sim , iniciou a viagem.

 

O carro estaciona um pouquinho distante, e você tem que carregar o equipamente, que por sinal é muito pesado até lá... Me perdi do pessoal, e fiquei realmente perdida... Não sabia por onde começar.. se me jogava nas pistas, pegava teleférico... Não há uma pessoa que te oriente... E eu não sabia calçar o equipamento. Entrei em desespero... Depois de 40 minutos, encontrei o grupo que estavam no “hotel”, em frente a uma pista ampla, mas não muito plano, que era usada geralmente por iniciantes..

Nunca havia eskiado antes, assim não utilizei as pistas. Fiquei somente nesse espaço para iniciantes. Senti muitas dificuldades, eu não conseguia ficar em pé, não sabia parar.... Na primeira tentativa me esborrachei na lata de lixo.. rsrsrs. Na segunda, saí gritando: SAIIIIII DA FRENTE....e passei por cima de um brasileiro. Quando me chamaram atenção, para eu tomar cuidado se eu não soubesse skiar, aquele espaço era prioridade para grupos que estavam com professores.

O passeio foi divertido, mas achei muito complicado e sem estrutura adequada para iniciantes. Algumas pessoas me falaram que é mais fácil aprender em bariloche.

Chegamos ao Hostel por volta de 18:00 horas, jantamos uma pizza na TelePizza, é uma rede de pizzaria delivery, de massa fina e você monta seus ingredientes na hora.. Gostosa , rápida e barata.. A noite juntou uma galera imensa e decidimos ir ao Pub Constitucion, localizado na Calle Constitucion, os rapazes de londrina foram na noite anteirior e elogiaram bastante, contudo ao chegarmos estava fechada... Era um domingo. Assim nos indicaram uma salsoteca no final da rua chamada: La mestra da Vida. Muito divertida.. Estava lotadaaaaaaaaaaaaaa...

Retornamos as 3:00 da manha, em cima da hora pra ir ao aeroporto.. próximo destino São Pedro do Atacama!!

 

20091113082410.jpg

nA agência Sky total, escolhendo os equipamentos

 

20091113082729.jpg

Valle Nevado!

20091113083147.jpg

Brasília,Minas, Sampa, Rio, Ceara.. SAUDADES!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

12.10 .09 - 15.10.09 SÃO PEDRO DO ATACAMA

 

O Voo estava previsto para 5:50, não houve atrasos. Compramos a passagem em cima hora, ou seja uma semana antes, quando o Leo chegou em Santiago, por esse motivo, saiu no prejuízo de 200 dolares. Quando é somente um trecho usualmente sai mais caro. O transfer até o aeroporto de Santiago saiu por 2800 por pessoa, estavamso numa van com 8 . Contudo Leo e Rodrigo somente embarcariam as 8:00h

O Vôo foi tranqüilo e rápido, pegamos um transfer de calama para são Pedro do atacama por 9000 por pessoa e o trajeto foi de 1h30.

A reserva da Lê estava para Hostel Inti Para, e a nossa no Hostel Cabur... Uuuuuuuuuuui... o que tem de nome tem de cabuloso!!!!! Detestamos, péssimo atendimento, má localização ( bem distante do burburinho), sujo, desarrumado e as camas não era confortáveis, e não tinha opção de banheiro privativo e ainda não estavam localizando nossa reserva... Enquando procuravam, decidimos dá um role e procurar outra coisa.... Fomos no Hostel Inti Para que para nossa sorte havia vaga.. pela internet não havia mais... Assim fechamos lá.. Ótimo, bao localização ( calle tocopilla), quartos limpos, camas confortáveis.. TV. O quarto para 4 saiu por 36.000 a diária, ou seja 9000 por pessoa. ::otemo::

Voltamos para pegar nossas coisas no Cabur, e para nossa surpresa, a dona não gostou da nossa desistência e nos cobrou uma diária. Como estava cansada, não discuti e paguei... ::hein: Deixamos um recado para Leo e Rô, falando da mudança de hostel...

 

 

O próximo passo foi comprar os passeios. Teríamos 03 dias para conhecer um pouco o atacama. Tendo em vista isso, tentei priorizar passeios diferentes do que eu poderia ver no Deserto de UYUNI, ( o próximo trajeto).

Após algumas cotações, optamos por fechar com o Hotel e agência Corvatch, situado na calle tocopilla. Conseguimos descontos, e fechei os passeios para : Valle da luna e Marte, Ojos de Cerjas e lagunas, Lagunas altiplanicas.O valor total desse passeios foi 40000 pesos. Não fiz o El tatio, pois argumentam que eu iria ver no passeio do deserto, contudo me arrependo. Pois para quem faz esse passeio partindo de São Pedro, passa pelos Geisers no meio da manha, assim não o vê em execução, contudo quem vem no sentido contrário, no sentido são Pedro, acorda as 4 da manha e consegue vê o espetáculo.

Assim o passeio da Valle da Marte, ficou para este dia a partir das 16:00. . Observamoos o Pôr do sol, retornamos á SPA as 20 horas e jantamos no restaurante La Nossa Casa ( ambiente agradável, com menu do dia).

 

20091113091705.jpg

20091113091932.jpg

03 Marias

20091113092315.jpg

20091113092637.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi....

Continue o relato... ::otemo:: tá muito bom....

Tô pretendendo fazer essa viagem no ano que vem, tb entre Setembro e Outubro.....e com certeza, pelo jeito que vc narra tudo maravilhosamente bem, seu roteiro será um dos pilares de consulta para mim.....

Parabéns a vcs!!!!

 

Então rodrigo, que bom que está gostando.. estou demorando para postar, mas sair completo, é pq eu sou aperriada e é por isso que tá saindo aos poucos...

O que voce precisar e souber, estou aqui para ajudar...

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Continuando......

 

13.10.09 Sao pedro do Atacama

 

Como passeio iniciava somente as 16 horas, conseguimos acordar um pouco mais tarde, dá uma volta na cidade( que não é tão grande, mas é bonitinha), na rua caracolles há concentração dos artesanatos, muitas opções. Almoçamos em um restaurante que esqueci o nome, mas fica na calle Tocopilla com calle Caracolles quase na esquina do lado direito. O ambiente é pequeno, mas serve umas massas maravilhosas!!!

O destino de Hoje é Lagunas e Ojos de Cerjas. A primeira parada foi em uma laguna onde a concentração de sal é altíssima, por esse motivo você não afunda, só bóia... contudo é hiper gelada.. e quase que eu não entro.. De repente quase todos os brasileiros se aventuraram e nos aquecemos depois dançamos o CREÙ em pleno Deserto... Que mico!!!!!

A seguir chegamos nos Ojos de cerjas, aqui tivemos a primeira oportunidade de fazer aquelas fotos divertida no deserto. Contudo , alguém teve a belíssima idéia de fazer o filme do MONSTRO: Formamos um fila indiana, corríamos e gritávamos.... socoorrro...... e no final o monstro aparecia perseguindo a gente. Acontece que eu era a segunda, e tropecei.. me esborrachei no chão desértico... Feri braços, pernas e barriga. A minha sorte é que o nosso guia tinha um Kit de primeiros socorros no qual eu fui bem tratada!!!

Observamos o por do sol ( um dos mais bonitos), e foi servido SNACKS ( pisco sour, café, chá, salgadinhos). A noite fomos a uma Ao epizzaria chamada Milagro, situada na calle caracolles com calle Tocopilla. Ótima pizza e ambiente agradável.

A noite durante a semana, encerra 1 da manhã. se desobedecer quem paga a muita é o cliente, assim soubemos de uma festa em propriedade particular que estava rolando próximo ao cemitério. MARAVILHOSAAAAAAAAAAAAAA, fogueira, e tocou de tudo.. Ou seja, é só perguntar para os chilenos se vai rolar festinha... que eles informam.. não paga nada para entrar..

 

 

 

20091115210024.jpg

20091115210316.jpg

20091115210502.jpg

20091115210744.jpg

20091115210940.jpg

20091115211409.jpg

20091115211646.jpg

 

14.10.09 Sao Pedro do atacama

 

O destino foi Lagunas altiplanicas, este durou o dia todo e tivemos direito a desayno e almoço. Tivemos a oportunidade de ver os flamingos, e várias lagunas belíssimas. Ao retornar para são Pedro, fomos fazer o pequeno “mercantil” para levarmos par ao deserto de uyuni. Compramos 5litros de água para cada um, papel higiênico, lenços umedecidos, biscoitos,salgados,cerea e chocolates. Fechamos o passeio com a Cordilera travel, saiu por 135 dolares. Este valor caro se deve a hospedagem no hotel de sal, a diária nesse hotel para duas pessoas custa 60 dolares. Mas vale a pena. Tudo que foi prometido foi oferecido. Tivemos refeições maravilhosas, os locais para dormir confortáveis. Superou nossas expectativas.

A noite ao retornar do passeio, jantamos no hostel e comemoramos o aniversario do Leo e da Vivi a base de pisco e empanadas!! Realizamos um vídeo de agradecimento ao site mochileiros, em breve deve está no you tube.. hehehehehheh

Aqui nos despedimos das mineiras: Le, paulinha,Debs e Fabi o voo para Buenos aires era de madrugada...

 

 

20091115214319.jpg

20091115214527.jpg

20091115214736.jpg

20091115215022.jpg

 

15.10 a 17.10.09 DESERTO DE UYUNI

 

 

 

Acordamos cedo e seguimos para agencia da Cordilera travel, situado na Calle tocopilla. Saímos impreterivelmente as 8:00 da mãnha. Fomo a imigração e iniciamos ao Passeio. No nosso carro estavam, Eu, Rodrigo, Leo, Jussara, Jô e Cléa , essa mais nova integrante era do Rio de Janeiro.... O nosso guia se chamava Flávio, muito engraçado e divertido. Pela agencia haviam 03 carros. Mais com brasileiros, e outro com gringos!!!

Bem gente, como não uma boa escritora, irei resumi esses três dias de passeio . Colocarei algumas dicas, os detalhes de cada lugar , deixo para as fotos e para os outros colegas que descreveram tão bem esse tipo de viagem..

 

Dica 1:ntrar na reserva, recebemos um ticket e POR FAVOR, não percam!!! Pois ao sair, deve mostrar novamente. Eu como não sabia disso, não sei onde enfiei o meu.. Assim fui obrigada a pagar 30 bolivianos. A mesma coisa é para quem retorna para são Pedro, mostra na saída da reserva e quando retornar, mostra novamente.. Ai que raiva!!!!

 

Dica 2: Como o nosso percurso era São Pedro – UYUNI, ao passarmos pelo gêiser no meio da manha, não o vimos em execução.. Decepcionante até... Pois são apenas buracos no chão.. e com aquele fedorzinho.... No trajeto inverso , você conseguirá observar!!!!!

 

Dica 3: A primeira noite é em um refúgio, onde não há água quente, e quase não tem gelada para banho. Então não se esqueça de levar lenços umedecidos. Foi uma salvação!!!! Aqui se aluga saco de dormir por 2000 pesos. Imprescindível, ao menos na época que eu fui..

 

Então nesses três dias visitamos belos lugares: laguna branca, laguna colorada, gêiser, deserto de sal, Islas Pescado.

Os banheiros que encontramos no caminho são todos ecológicos, e ainda se paga 2 a 5 bolivianos para usa-los...

A não ser nos refúgios.. lá eles são melhores..

As refeições foram fartas e gostosas. Havia suco e refrigerantes.. e na ultima noite teve vinho!!! Rsrsrs

 

 

 

 

Chegamos em Uyuni as 15 horas, cansados, destruídos!!!! Procuramos logo , algum lugar para descansar, e ficamos no hotel Avenida, localizado ao lado da agencia cordillera. A diária saiu a 12 dolares. Valeu a pena, ter caminhas confortáveis ( pelo menos por algumas horas), banheiro digno e banho quente. E saímos para sacar dinheiro, cambio, compras. Uyuni é uma cidade bonitinha, perto da estação de trem há uma praça arborizada, com alguns barzinhos e lojinhas... Fomos a estação e compramos o trem pra Oruro para Meia noite!!!

 

Dica: A bilheteria so abre as 22:30, mesmo assim é bom chegar antes, pois as passagens são poucas. Marcamos colado e conseguimos a nossa. Teve gente que ficou para trás..

O trem tem poltronas confortáveis ( Expresso Del sur), cobertor e serve lanche. Cuidado para quem senta do lado da janela.. Sai um vapor quente , que incomoda e quase queima a perna... Jussara e Rodrigo penaram.. hahahahahaha....

 

20091116195308.jpg

20091116195531.jpg

20091116195635.jpg

20091116195832.jpg

20091116200155.jpg

20091116200346.jpg

Laguna Colorada

20091116200707.jpg

20091116200937.jpg

20091116200937.jpg

20091116202233.jpg

 

18 A 21.10.09 – LA PAZ

 

 

Chegamos as 7:00 em Oruro, saímos da estação de trem e pegamos um táxi com destino a rodoviária. Ao chegar, nos deparamos com uma tempestade de ofertas.. La paz, La paz, Potosi.. e etc etc.. O próximo a sair era as 08:00, custou 20 bolivianos..

O ônibus era confortável, mas não era turístico. Assim fomos juntos com os bolivianos... Ppow... não é preconceito, mas eles andam amarrados com os bixo.. então teve galinha e outros bixinhos acompanhando a gente. Fora o cheiro de comida.. Farofa de frango saída diretamente da lata empestando o ônibus.. Com a graça do meu bom Deus as 11;30 chegamos na rodoviária de La paz.

 

A nossa reserva foi feita para o LoKI Hostel. MAAAAAAAAAAAAAAAAARAVILHOSO. Só não gostei de um detalhisinho logo no inicio... havíamos feito uma reserva para seis, no quarto de 08 pessoas com banheiro. Contudo, ao chegar não havia esse tipo de quarto.. ou seja, garantia a nossa vaga, mas não íamos ficar juntos. Acreditam????? Pense na raiva.... Assim, nos dividimos, Eu, Ju e Jô, pegamos um quarto triplo com banheiro ( ô maravilha.. precisávamos lavar algumas pecinhas, e já estávamos pensando no constrangimento frente aos meninos.. rsrsrsrsrsr), e os meninos ficaram num quarto para 08 pessoas.

Aqui nos encontramos com o Douglas de Sampa,ele já estava a nossa espera, bem na porta do hostel .. parecia um guarda!!!! rsrs Uma figura!!!!!!!

Almoçamos no hostel e fomo da uma volta na Rua sarganaga, visitamos o mercado das bruxas ( varias lojinhas de artesanato) e fomos fechar os passeios...

A principio, eu sai do Brasil argumentando que em La Paz só faria chalkataya e tiwuanaco. Donwhill NO WAY!!!!! Adivinhem?????? Adivinhem???

O único passeio que fiz foi o downhill.. rsrsrsrs

Os meninos me convenceram e aceitei o desafio, mas estava morrendo de medo.. Pois alem de não ter bom condicionamento físico, sou muito desastrada.. então imaginem....

 

Na gravity estava custando 600 bolivianos, achamos muito caro e fechamos com a EXTREME. Estava incluso: equipamentos ( roupa,bike e capacete) desayuno, almoço num hotel, água,frutas e chocolates, blusa do passeio e cd com fotos... Parece massa ne??? Em parte foi... mas controlaram a água, somente uma garrafa por pessoa, não vi a cor do chocolate, as fotos foram poucas.. mas o almoço foi ótimo!!!! Rsrsrs

 

A noite curtimos no Loki, eu não poderia abusar NE??? Downhill me esperava no outro dia.

 

O Nosso grupo eram de 8 brasileiros: Eu, Ju, Rodrigo, Leo, Douglas e 3 meninos de Sampa muito loukos ( grilo, rauani e não sei o outro.. rsrs). A única do nosso time que não fez foi a Jô, pois não sabia andar de bike.

 

O passeio realmente é muito irado, paisagens deslumbrantes de cair o queixo... e eu cai literalmente mesmo .. ahahahahhahha

Os primeiros 20 km são no asfalto, e você divide espaço com carros e caminhões... Eu não sabia disso.. Assim estava em alta velocidade, quando decidi pedalar um pouquinho , para alcançar os colegas, nesse momento me desequilibrei.. A bicicleta parecia uma cobra ensebada.... Conclusão: me esborrachei no chão!!!! Cai no meio do asfalto, e nesse momento passava um caminhão no sentido contrário. Por um triz meus miolos não fritaram na pista!!!!!Eu gritava de dor, mas larguei a bicicleta e corri para o acostamento. Nesse momento o guia me alcançou, mas eu chorava que soluçava.... pensei que iria morrer.. Consequencias: óculos quebrado, galo na testa, olho esquerdo roxo ( passei vários dias, colocando sombra preta do lado direito, para não ficar tão destoante.. ehheheehehehheh), braço esquerdo fodido...... saindo sangue no cotovelo... barriga arranhada. Bem, de qq forma senti falta do guia Jaime lá de São Pedro, pois pela extreme não tive atendimento.. nem um metiolate, afffffff....

 

Respirei fundo, bebi água, e o guia me deu a bike dele.... GEEEEEEEEEEEEEEEEEENTE, quanta diferença..... aí eu não cai mais.. rsrsrsrs

Os outros 45 km é descendo a montanha em pista de calçamento e areia.. Infelizmente não agüentei o trajeto todo... meus músculos não me obedeciam mais... Os 15km restantes, não são mais descida e você tem que pedalar e muito....

Eu desisti tirei o casaco, as roupas e entrei na van.. Foi aí que eu vi o estrago que a queda fez comigo..... Bem , eu comecei a tirar fotos e realizar vídeos dos meus amigos campeões... Fizeram bonito e concluíram todo o trajeto!!!! No final eles nos levaram para um hotel com banho de piscina e almoço delicioso... depois de uma hora retornamos para La Paz.. o trajeto de volta demorou 3 horas e meia.. e não foi nada confortável.. Pois aqueles transportes bolivianos foram feitos para anãs, so pode!!! Apertados... pequenos... pow.. sofremos, pois no meu grupinho so tinha gente grande... 1,77 , 1,89, 1,90.... eu era a mais cotoca.... 1,68.. rsrsrsrsr

 

Chegamos destruídos.... começou a me da uma moleza.. febre... tomei banho e fui dormir...

 

No outro dia, uma parte do nosso grupo foi fazer o chalcataya. Eu realmente estava muito cansada e decidi ficar de bobeira e descansar. Assim ficou eu, Leo e Douglas, sai para comprar uma mochila, pois minha mala ficou imprestável no deserto . No almoço , descolamos um lugar maravilhoso, chamado restaurante Paladar. Ele fica no bairro nobre chamado Socopochi. É brasileeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiro!!!! Imaginem a sensação de comer feijão depois de alguns dias de viagem. Parecíamos crianças na Disney. Muito legal o restaurante, estava tocando kid abelha.. tomei caipirinha.. rsrsrsrs

 

A noite ficamos no hostel ( no loki, o bar funciona 24hs e é hiper mega divertido) 1:00 da manha fomos ao Mongos, uma balada perfeita... estava lotada, e tocava de tudo, ate musica brasileira... nem acreditei quando tocou: Piringueteeeee...... ehhehehehehe

Voltamos as cinco da manha... so deu tempo descansar um pouquinho e pegar o ônibus para copacabana em seguida...

 

20091117215536.jpg

20091117220523.jpg

20091117220634.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom o relato. Gostei muito.

 

Gostaria de sugerir uma correção tecnica no titulo

 

Chile, Bolivia e Peru teoricamente são da comunidade Andina ou melhor quase, pois o chile saiu da comunidade em 1977. Eles não são estados membros do mercosul que são Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina e se o congresso do Paraguai aceitar, a Venezuela

 

Existe o status de estado associado ao mercosul para fins aduaneiros de criaçao de zona de livre comercio, mas que não garante o status de pais membro do mercosul e o de observador que é o Mexico

 

Estados Membros Argentina (1991) Brasil (1991) Paraguai (1991) Uruguai (1991) e provavelmente Venezuela (2009)

Estados Associados Bolívia (1996) Chile (1996) Peru (2003) Colômbia (2004) Equador (2004)

Estado Observador (status não-oficial) México

 

A Comunidade Andina de Nações (em espanhol, Comunidad Andina de Naciones, abreviado CAN) é um bloco econômico sul-americano formado pela Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela (Chile deixou o bloco em 1977). O bloco foi chamado Pacto Andino até 1996 e surgiu em 1969 com o Acordo de Cartagena. A cidade-sede da secretaria é Lima, no Peru.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Erikaaaaaaaaaaaaaaa

 

Minha amigaaaaaaaaaaa que saudades....eu nao acredito que vc ja comecou a causar dentro do aviao....hahahaha meu Deus.....

Pessoal...se vces querem diversao tem que conhecer a Erika...ela é muito gente boa e divertida vc da muitas risadas...

 

Quer dizer que se machucou novamente....viu desta vez eu nao estava la para ser o Doctor....continua escrevendo eu quero ler todos os relatos...e a Ju????

 

bjs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Muito bom o relato. Gostei muito.

 

Gostaria de sugerir uma correção tecnica no titulo

 

Chile, Bolivia e Peru teoricamente são da comunidade Andina ou melhor quase, pois o chile saiu da comunidade em 1977. Eles não são estados membros do mercosul que são Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina e se o congresso do Paraguai aceitar, a Venezuela

 

quote]

 

Olá Ru..

Valeu pela dica, e já fiz alterações..... Vivendo e aprendendo....

Beijos

 

Jussara,

 

Oi amiga linda.... então me ajuda, caso eu esqueça algo viu?? Vai complementando assim que necessário.

Beijos

 

Dieguitooooo....

 

Voce enche tanto minha bola que eu vou acabar explodindo.... rsrsrsrsrs ::lol4::::lol4::

Poxa, só faltou voce nessa viagem.. sentimos sua falta... mas falando em doutor... voce não foi, mas surgiu o Rodrigo, ele foi nossa salvação... rsrsrsrsr

 

E próximo ano vamos para onde.... eu tava pensando em las vegas.... olha ai bem pertinho de voce... rsrsrs

beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Érika, estou adorando o relato... e vc não imagina, está me dando mais raiva ainda do meu chefe, por eu ter que voltar muito mais cedo do Chile e não poder encontrar vocês em San Pedro... o jeito agora, como lhe falei pessoalmente no aeroporto, é eu ir em março ou abril de 2010, talvez fazendo o roteiro contrario ao seu... terminando em Santiago...

 

Vamos ver o que rola...

 

Mas continue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...