Roteiros de Viagem na Europa

#1190671 por juliad
25 Mai 2016, 20:44
Ola, Ana! Bem vinda ao forum =)

Burocraticamente também vou dizer que agência, para a Europa é bobagem. Se você se planejar, consegue fazer tudo bem melhor e principalmente: do SEU jeito.

A primeira coisa que eu faço quando planejo uma viagem é pensar mais ou menos na região que eu quero visitar e daí traçar um roteiro inicial. Quando ele começa a tomar uma certa forma e fazer sentido, daí eu parto para ver qual a maneira mais fácil/rápida/barata de voar. Daí eu pesquiso as passagens - como o pessoal falou, com a Melhores Destinos ou então, outra ideia boa: coloca um alerta de preços no skyscanner.com.br.
Eu utilizei essa formuleta para todas as viagens que fiz por conta própria, bem como para a que eu farei neste ano. E, com muita pesquisa e a ajuda do pessoal deste forum e de outros, tem dado certo.

Acho que você pode seguir essa ideia (acho que todo mundo aqui segue essa lógica...) e daí você consegue desmembrar o seu roteiro melhor, partindo para detalhes mais específicos: quanto tempo em cada lugar/como vou de tal para tal lugar/aonde me hospedo/etc. Claro, esse panorama geral você já saberá, mas você refinará melhor as pesquisas e conseguirá encontrar a melhor solução =)

Olhando o seu roteiro por alto, acho que você consegue faze-lo na seguinte sequência:

Roma - trem para Veneza - avião para Londres - trem para Amsterdam - trem para Paris - trem ou avião para Barcelona.

Mas, sinceramente, estou, como o resto do pessoal achando um pouco corrido, por conta dos dias de deslocamento. Sem dúvidas, Londres, Paris e Roma e Barcelona exigem/merecem mais dias. Acho que é o momento de ver o que você pode "cortar" daí para distribuir os dias melhor.
Londres, Amsterdam e Paris funcionam bem juntas, por serem próximas. Barcelona é fácil a partir de Paris. Roma e Veneza não são tão perto assim: 4 horas de trem.
Inicialmente, sugiro ou cortar a parte italiana no roteiro e daí distribuir estes 6 dias nas outras cidades (você conseguiria encaixar a Belgica no meio, por exemplo) ou então cortar um "extremo" da viagem, como Londres ou Barcelona.

#1190677 por juliad
25 Mai 2016, 20:49
Ana Buiatte escreveu:Oie fabiovs!

As passagens de trem que li que se vc comprar antes sai bem mais em conta, então, vou tentar ir com tudo comprado. Eu acho que já vi um tópico com os sites das companhias. Também vi um de passe, de ver vários países. Não sei se, no meu caso, vale a pena.

A regra geral é comprar trechos longos com antecedência, logo que são liberados pelas companhias - alguns paises liberam com 60 dias e outros com 90 dias de antecedência. Você consegue valores MUITO menores. Simulei ontem Lisboa/Porto: de 30 euros, cai para 12, comprando com antecedência, por exemplo.
Já trechos menores, como bate e voltas ou viagens de menos de uma hora de duração, você pode comprar na hora/quando tiver de bobeira na estação de trem.

Sobre esse passe, normalmente é furada para pegar turista desavisado. Passes funcionam em situações específicas, como na Suiça ou em regiões da Alemanha, que são é o seu caso.

Para pesquisar sobre como se locomover/horários/preços, eu recomendo dois sites:

rome2rio.com
bahn.de
#1191612 por Ana Buiatte
30 Mai 2016, 11:04
Oi Julia!!
pois é, to pensando em como mexer no roteiro... Primeira viagem, não queria perder nada. Pensei em outra forma de distribuição, talvez melhore. Só não resolve problemas de deslocamento ::mmm:
Roma - 5 dias
Barcelona - 4dias
Paris - 5 dias
Amsterda - 4 dias
Londres - 5 dias
Se não der certo, terei que cortar Roma :(
Talvez melhore, só tenho que pensar na logística. Sua sugestão de transporte foi muito boa.
Anotei os sites que sugeriu para prosseguir com a pesquisa, já coloquei o alerta no skyscanner.

Também olhei um site chamado quantocustaviajar.com, e nele tem preços médios de alimentação, tickets de museus, atrações turísticas... Já ajuda no planejamento.
Muito obrigada! Se tudo der certo, venho aqui relatar.
::otemo::

juliad escreveu:Ola, Ana! Bem vinda ao forum =)

Burocraticamente também vou dizer que agência, para a Europa é bobagem. Se você se planejar, consegue fazer tudo bem melhor e principalmente: do SEU jeito.

A primeira coisa que eu faço quando planejo uma viagem é pensar mais ou menos na região que eu quero visitar e daí traçar um roteiro inicial. Quando ele começa a tomar uma certa forma e fazer sentido, daí eu parto para ver qual a maneira mais fácil/rápida/barata de voar. Daí eu pesquiso as passagens - como o pessoal falou, com a Melhores Destinos ou então, outra ideia boa: coloca um alerta de preços no skyscanner.com.br.
Eu utilizei essa formuleta para todas as viagens que fiz por conta própria, bem como para a que eu farei neste ano. E, com muita pesquisa e a ajuda do pessoal deste forum e de outros, tem dado certo.

Acho que você pode seguir essa ideia (acho que todo mundo aqui segue essa lógica...) e daí você consegue desmembrar o seu roteiro melhor, partindo para detalhes mais específicos: quanto tempo em cada lugar/como vou de tal para tal lugar/aonde me hospedo/etc. Claro, esse panorama geral você já saberá, mas você refinará melhor as pesquisas e conseguirá encontrar a melhor solução =)

Olhando o seu roteiro por alto, acho que você consegue faze-lo na seguinte sequência:

Roma - trem para Veneza - avião para Londres - trem para Amsterdam - trem para Paris - trem ou avião para Barcelona.

Mas, sinceramente, estou, como o resto do pessoal achando um pouco corrido, por conta dos dias de deslocamento. Sem dúvidas, Londres, Paris e Roma e Barcelona exigem/merecem mais dias. Acho que é o momento de ver o que você pode "cortar" daí para distribuir os dias melhor.
Londres, Amsterdam e Paris funcionam bem juntas, por serem próximas. Barcelona é fácil a partir de Paris. Roma e Veneza não são tão perto assim: 4 horas de trem.
Inicialmente, sugiro ou cortar a parte italiana no roteiro e daí distribuir estes 6 dias nas outras cidades (você conseguiria encaixar a Belgica no meio, por exemplo) ou então cortar um "extremo" da viagem, como Londres ou Barcelona.
#1192116 por juliad
31 Mai 2016, 23:01
Ana Buiatte escreveu:Primeira viagem, não queria perder nada.

é uma baita tentação essa sensação de não querer perder nada...eu também sofro disso, confesso! Mas o problema é que algumas vezes esse não querer perder nada gera mais stress de deslocamento e logística do que o aproveitamento da viagem em si. Acho que é meio que isso que todo mundo tá aqui falando.
Veja, todas as cidades que você escolheu são grandes. Tá, talvez Amsterdam seja um pouco menor, mas as outras são gigantes e com muitas atividades. Além disso, espalhadas e com diversas coisas nos entornos. Cidades grandes são legais, mas por vezes tornam-se cansativas pelo excesso de informação e deslocamentos.
Como você fará diversas capitais, acho que pode pensar um pouco nessa questão.

Um dia de avião de Roma para Barcelona, por exemplo, vai te tomar quase um dia todo: aeroportos relativamente afastados dos dois lados, sem contar checkin antecipado, tempo de voo...O mesmo vale para Barcelona/Paris - mesmo se você optar o TGV, são umas belas 6 horas, se não me engano, ALEM do deslocamento até os trens, compra de tickets de metrô, etc. Tudo faz parte, sem dúvida mas, em excesso, torna-se cansativo - e a sua viagem é relativamente longa, 19 dias.
Minha sugestão (que eu tento adotar, inclusive) é um só trecho "pesado" por viagem.

Tem MUITA, mas MUITA coisa legal em todas estas cidades (só não conheço Roma desta lista) e, principalmente, entre elas. =)
#1192172 por MauroBrandão
01 Jun 2016, 06:37
Voce ja viu quantas informações ótimas ja recebeu. Continue lendo aqui no site os relatos de viagens para formar opinião. O que sai mais caro é as entradas principalmente nos Museus. O teu custo sem passagens vai ficar em torno de E$80,00 dia.
Eu acho que é um roteiro muito grande. A Itália tem muitas cidades bonitas não vale a pena ir só em Roma.
A viagem vai ficar barata se vc concentrar o roteiro. Além do tempo que vc perde viajando parece que é perto mas não é.
#1192186 por filipelyrio
01 Jun 2016, 09:06
Muitas informações foram dadas e tenho certeza que você fará uma ótima viagem. Nada contra agências, pelo contrário, ajudam bastante porém para alguns tipo de viagens, tipo com pessoas idosas, ou um grupo grande pode facilitar em algumas coisas. Mas Europa é o lugar certo para quem quer desbravar por conta própria, além de sair mais barato.

Um informação que dou é a seguinte, indo por agência estes deslocamentos provavelmente seriam feitos por ônibus, então, apesar de ser um transporte lento e tal, se você quiser deixar a viagem mais barata dê uma olhada nos ônibus também. Tenho como exemplo a ALSA, empresa espanhola que tem promoções espetaculares, já encontrei Madrid - Lisboa por 5 Euros! comprando com antecedência.
#1193333 por Ana Buiatte
06 Jun 2016, 09:10
juliad escreveu:
Ana Buiatte escreveu:Primeira viagem, não queria perder nada.

é uma baita tentação essa sensação de não querer perder nada...eu também sofro disso, confesso! Mas o problema é que algumas vezes esse não querer perder nada gera mais stress de deslocamento e logística do que o aproveitamento da viagem em si. Acho que é meio que isso que todo mundo tá aqui falando.
Veja, todas as cidades que você escolheu são grandes. Tá, talvez Amsterdam seja um pouco menor, mas as outras são gigantes e com muitas atividades. Além disso, espalhadas e com diversas coisas nos entornos. Cidades grandes são legais, mas por vezes tornam-se cansativas pelo excesso de informação e deslocamentos.
Como você fará diversas capitais, acho que pode pensar um pouco nessa questão.

Um dia de avião de Roma para Barcelona, por exemplo, vai te tomar quase um dia todo: aeroportos relativamente afastados dos dois lados, sem contar checkin antecipado, tempo de voo...O mesmo vale para Barcelona/Paris - mesmo se você optar o TGV, são umas belas 6 horas, se não me engano, ALEM do deslocamento até os trens, compra de tickets de metrô, etc. Tudo faz parte, sem dúvida mas, em excesso, torna-se cansativo - e a sua viagem é relativamente longa, 19 dias.
Minha sugestão (que eu tento adotar, inclusive) é um só trecho "pesado" por viagem.

Tem MUITA, mas MUITA coisa legal em todas estas cidades (só não conheço Roma desta lista) e, principalmente, entre elas. =)

Oii Julia!
Então, você tem razão... Vou tentar concentrar trecho espanhol. Ou italiano. Um dos dois países vai ter que sair, e parece mais fácil ficar com o espanhol...
Se ficar com o italiano, posso deixar Espanha para fazer com Portugal em outra oportunidade..
Dúvidas e dúvidas.. heheheh

Enfim..
Obrigada, pelas dicas! ;*
#1193334 por Ana Buiatte
06 Jun 2016, 09:11
MauroBrandão escreveu:Voce ja viu quantas informações ótimas ja recebeu. Continue lendo aqui no site os relatos de viagens para formar opinião. O que sai mais caro é as entradas principalmente nos Museus. O teu custo sem passagens vai ficar em torno de E$80,00 dia.
Eu acho que é um roteiro muito grande. A Itália tem muitas cidades bonitas não vale a pena ir só em Roma.
A viagem vai ficar barata se vc concentrar o roteiro. Além do tempo que vc perde viajando parece que é perto mas não é.

Oi Mauro!
Então, li que os destinos que escolhi são carinho mesmo... rs
Vou cortar Italia ou Espanha... Vou analisar qual é melhor.

Valeu !
#1193335 por Ana Buiatte
06 Jun 2016, 09:12
filipelyrio escreveu:Muitas informações foram dadas e tenho certeza que você fará uma ótima viagem. Nada contra agências, pelo contrário, ajudam bastante porém para alguns tipo de viagens, tipo com pessoas idosas, ou um grupo grande pode facilitar em algumas coisas. Mas Europa é o lugar certo para quem quer desbravar por conta própria, além de sair mais barato.

Um informação que dou é a seguinte, indo por agência estes deslocamentos provavelmente seriam feitos por ônibus, então, apesar de ser um transporte lento e tal, se você quiser deixar a viagem mais barata dê uma olhada nos ônibus também. Tenho como exemplo a ALSA, empresa espanhola que tem promoções espetaculares, já encontrei Madrid - Lisboa por 5 Euros! comprando com antecedência.

Oi Filipe!
Não olhei realmente os valores e distâncias para ônibus, vou pesquisar.
Você tem algum site para sugerir? No momento, to de google hehehe

Obrigada!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes