por criskeune » 01 Jan 2012, 14:54
Edu,
Sobre a melhor forma de comprar em Rivera, eu digo sempre que depende da cotação do dólar! Eu, por exemplo, não acho muito confortável a idéia de comprar com cartão de crédito em moeda estrangeira. Eu fico temerosa que no dia da fatura, a cotação do dólar ou euro, ou o que for, sofra um "revertério", como dizemos aqui no Sul, e a fatura ficar muito mais alta do que quando foi feita a compra. Mas isso depende de cada um. Tem gente que prefere a flutuação cambial incerta e o IOF para poder acumular milhas.....
Na primeira vez que eu fui, eu levei apenas Reais mesmo. O dólar estava quase no nível do chão, hahah e valeu muito a pena. Qualquer loja de Riveira aceita pagamento em Real, porque eles fazem a cotação e inclusive a conversão sai na nota fiscal. Nessa primeira vez, época de dólar baixo, eu pude pesquisar bastante os preços e cotações de cada loja e decidir onde sairia mais em conta.
Na segunda vez, quando a cotação do dólar já estava muito volátil e já um pouco mais elevada, eu aproveitei e levei uma parte do dinheiro em dólar que eu ja tinha comprado quando da cotação baixa e a outra parte em reais. Aí tive que catar as lojas com o preço em dólar mais baixo, e como eu te disse, geralmente os produtos em dólar tem preço igual ou quase igual na maior parte das lojas.
Quanto a comprar em pesos, eu acho que só valeria a pena nas lojas cujos preços já estão em pesos (geralmente lojas de roupas ou produtos comestíveis, tipo queijo, doce de leite, alfajor, etc.). Nessas lojas, a cotação funciona de uma maneira muito esquisita. Como o peso vale menos de 1 real, a conversão é feita dividindo o valor da etiqueta por um determinado valor que eu realmente não sei como funciona, heheh. Às vezes o valor da etiqueta é dividido por 11 ou por 10. E como a cotação do peso não é uma coisa que eu fique controlando quase que diariamente, é difícil eu saber se estão me enrolando ou não. Ah, e nessas lojas (que não são as lojas tipo "freeshop") é que tu vais encontrar a variação de preço maior.
Mas falando sério, se tem coisa que eu realmente não entendo é esse negócio de variação cambial. Um belo dia, o dólar resolveu subir com tudo e levou o euro junto e os dois nunca mais quiseram baixar, hehe, mesmo com toda a crise na Europa e o Obama brigando com a dívida pública....