Deserto do Atacama de Bicicleta

Troca de informações sobre o Chile

Re: Deserto do Atacama de Bicicleta

Mensagem não lidapor menphis » 12 Jun 2010, 15:59

Olás,

Li este tópico antes de ir para SPA e foi extremamente útil .
Agora estou de volta para contribuir um pouco mais. Vou repetir algumas dicas já descritas nesse tópico apenas para confirmar a informação ;) . Os valores são todos por pessoa e são apenas para referência.
Estive em SPA em maio de 2010 .
Realmente existem vários lugares que alugam (alquilar) bicicletas, desde agências de turismo até lan-houses, pizzarias e lavanderias. O preço médio por meio dia é de CLP $6.000 (+- R$24,00) e o dia inteiro é de CLP $10.000 (+-R$40,00). Esse preço inclui bomba, camara reserva, capacete , cadeado e um croqui (mapa) dos arredores. Você paga na hora da retirada da bicicleta e deixa um documento ( não tive problema com isso, mas evite deixar seu passaporte). Normalmente dá para alugar a bicicleta das 9:00 e devolver as 21:00 . Verifique as condições da bicicleta e se o tamanho do quadro é adequado para você.
Em geral as bicicletas são boas, grupo shimano altus/acera/tourney ( o problema é a manutenção das mesmas, mas como tem muitos lugares para alugar, sempre há opções bicicletas boas ) . Se for andar por distâncias mais longas aconselho a levar na bagagem uma bermuda de ciclista (aquela com almofadinha para as partes sensíveis ;) ) e/ou uma capa de selim com gel.
Levar o próprio capacete e par de luvas também acho uma boa ( nunca se sabe quantas quedas aqueles capacetes de aluguel levaram ). Leve agua, comida, protetor solar e blusa.
--------------------
Laguna Cejas
Para a Laguna Cejas (aquela laguna hipersalgada - entrada CLP $2.000 ) fomos de caminhonete e voltamos pedalado. Na ida fomos de caminhonete pela estrada asfaltada e depois pegamos um pequeno trecho de estrada de areia ( o mesmo trajeto feito pelas excursões (tour) feitas de van e com guias).
Na volta, pedalando , voltamos por um caminho mais curto, porém em grande parte estrada de areia. Alguns trechos com areia bem fofa, mas a estrada é bem marcada. Pegamos uma tempestade de areia no caminho mas sem maiores dramas .
Pedalar por aquele trecho de deserto foi fantástico não vimos ninguém em boa parte do caminho. O ponto de referência do caminho é uma árvore (pois é estamos no deserto...).
Após esse longo trecho de areia (sempre pela estrada principal), essa estrada irá cruzar um estrada asfaltada. Vire para a esquerda e continue pela estrada asfaltada. A partir desse ponto basta seguir as placas até SPA .
Aluguel de bicicleta mais transporte de carro até Laguna Cejas CLP $14.800 por pessoa (minimo duas pessoas).
Imagem

-----------------------------
Valle dela Lunna
Para o Valle dela Luna basta seguir as placas ( entrada CLP $2.000) . Aproveite que você está de bicicleta e aproveite para ver todos os pontos turísticos com calma, silêncio e sem hordas de turistas (tente começar este passeio pela manhã, pois as excursões de van começam no meio da tarde). Se for ver o por do sol, leve lanterna. Nós fomos até as "Tres Marias" e depois retornamos pelo mesmo caminho.

Imagem

---------------------------
Pukara Quitor - Quebrada del Diablo - Catarpe
A pedalada para Catarpe fizemos em duas etapas para ver tudo com calma: um dia para o Pukara de Quitor e a Quebrada del Diablo e outro dia para as ruínas de Catarpe e o vale do Rio San Pedro.
o Pukara de Quitor (entrada CLP $2.000,00) foi uma fortaleza de defesa contra os espanhóis no tempo da conquista. Deixe a bicicleta no centro de visitantes e suba para conhecer as ruínas; outro morro do lado dá acesso a um mirante com uma vista fantástica para a cordilheira e a cidade de San Pedro.
Voltando para a estrada, cerca de seis quilômetros adiante (pegue sempre a principal) está a entrada para a Quebrada del Diablo, ou Quebrada de Chulacao, como diz a placa. É logo depois de atravessar o primeiro rio a pé - água fria (até o joelho) que dói (literalmente!)
A quebrada é uma ravina com várias formações geológicas muito interessantes. Pelo mapas é possível continuar pela Quebrada del diablo até a Capilla de San Isidro, mas as informações foram desencontradas, por isso retornamos pela Quebrada até a estrada principal.
No outro dia, seguimos direto (passando em frente a entrada da Quebrada del Diablo) pela mesma estrada até Catarpe, parando nas ruínas, que infelizmente, não são sinalizadas direito (a única placa que me lembro dizia "monumento arqueológico Catarpe", mas sem indicação de nada; um pouco adiante dessa placa está a entrada para as ruínas). Você tem que entrar em outra quebrada (bem mais estreita e curta) ao lado direito da estrada e deixar a bicicleta (com cadeado) ali, para subir um morro até um platô. As ruínas não estão restauradas, e me parece que pouca gente vai lá. É um lugar muito bonito vom vista para o vale e os morros ao redor.
Continuando pela estrada, você chega à Capilla de San Isidro. Como a capela tinha uma placa de proibida a passagem - propriedade particular, continuamos pela estrada. Apartir desse ponto a estrada passa a cruzar o rio inúmeras vezes.
Fomos até o Pozo Bravo. Havia uma placa que indicava Petroglifos, mas não os achamos :(
Segundo as placas, a estrada deve dar em San Bartolo . Retornamos pelo mesmo caminho até SPA.

Imagem
------------------------------------------- ---------------------

Arquivos com croquis em alta resolução:
http://www.4shared.com/dir/GNXetFz0/chi ... acama.html

------------------------------------------
Concordo com as mensagens deste tópico: meus melhores passeios em SPA foram os de bicicleta (os mais baratos também).

Boas pedaladas para todos,
Menphis
menphis

Mensagem não lidapor miroel.filho » 21 Abr 2011, 07:41

Esta ai mais uma boa dica economica ..muito legal mesmo
miroel.filho
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor LeoRJ » 21 Abr 2011, 17:35

Nossa... Agora tem que pagar pra entrar em tudo por lá !!

En 2008 eu fui pra todos os cantos sem pagar nada.

O Chile está pegando a mania do Peru e Bolivia. :?
LeoRJ
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor mariatelhado » 21 Jul 2011, 11:26

Realmente tudo é pago... Mas quem tiver carteira de estudante, consegue desconto para as entradas...
E pra quem vai fazer o passeio para o Valle de La Muerte, recomendo sair bem cedo de San Pedro... Gosto de parar, fotografar, admirar... Eu tive que voltar à noite da estrada sem lanterna... Foi bastante tenso!!!rsrs Mas valeu demais!! Uma experiência incrível, nunca tinha pedalado antes numa viagem.
mariatelhado

Mensagem não lidapor marcomorais » 13 Mar 2012, 17:06

Pessoal,

É possível fazer todos os passeios legais do Atacama de bicicleta? Mesmo aqueles que ficam a muitos km de distância? Em caso negativo, quais seriam os passeios recomendados a se fazer por agência? Quantos dias seriam necessários para fazer estes passeios?

Qual a diferença destes passeios para o pacote de 3/4 dias do Salar de Yuni?

Obrigado.
marcomorais

Mensagem não lidapor PauloRZ » 13 Mar 2012, 19:52

Marco:

Pelo que eu pesquisei, os passeios possíveis de serem feitos de bike são o Vale da Lua, o Vale da Morte, aquele que vai de Pukara de Quitor até Katarpe e Lagunas Cejas. Nesse último, normalmente a galera vai de caminhonete e volta de bike, precisa de uma assistência, pois o percurso é mais longo e se a bike estragar tá lascado. Pela agência você teria que fazer as Lagunas Altiplânicas, o Salar de Tara, Gêiser del Tatio, subida aos vulcões (precisa de guia)... O Salar de Uyuni é um passeio longo, no deserto da Bolívia, fechado com uma agência (podendo ser no Chile, em SPA, ou na Bolívia). Possui um visual diferenciado, com salares mais bonitos que os do Chile. Todo que foram pra Uyuni dizem que não tem comparação com o deserto do Chile. Basicamente é isso, pelo que eu colhi até agora...
PauloRZ
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor juliana-t » 01 Set 2012, 21:33

Pessoal,
Dá mesmo pra fazer o Pukara de Quitor/Cueva el Diablo/Travessia do rio/Quebrada del Diablo/Catarpe/A igrejinha em UM dia?? Mas é um dia full??? Do tipo pedala desde as 6 da madruga, e volta às 22hrs?
ABçs
juliana-t

Mensagem não lidapor Gigio.cwb » 22 Set 2012, 22:09

Tentarei fazer isso! Sozinho mesmo, na raça!

É bom já levar corrente/cadeado ou consegue no aluguel da Bike? Levarei meu capacete e vou ver se compro uma capinha de gel para o selim hehe

Já fui para o Chile mas sempre andei com minha amiga Chilena, ela que sempre falava com quem falava espanhol, eu só falava portugues com ela ou ingles com o pessoal nos hostels... terei problema será? hehehe eu não gosto nem de tentar o tal do portunhol! :P
Gigio.cwb

Mensagem não lidapor marcel746 » 29 Out 2012, 01:10

Vou para lá em Janeiro próximo. Alguém tem informações atualizadas?
Marcel.
marcel746

Mensagem não lidapor leandroveterinario » 27 Fev 2013, 17:20

muito bom o tópico! pretendo ir em maio e levar minha própria Mountain Bike, pois sou muito alto e gosto de bike aro 29... já tive má experiência com bike alugada muito pequena para mim!

obrigado pelas excelentes dicas!
leandroveterinario

Mensagem não lidapor NIZARA » 26 Mai 2013, 23:12

Olá pessoal,
alguém aí sabe se onde aluga-se as bikes nos disponibilizam corrente/cadeado, ou é melhor levarmos?
Pelo que percebi me parece necessário.. pois deixamos a bike em alguns momentos para subirmos nos locais (mirantes/ruínas)...
Abs!!
NIZARA

Mensagem não lidapor LiCo » 27 Mai 2013, 14:36

Eles oferecem corrente/cadeado.
LiCo
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor lccastro2 » 21 Jun 2013, 18:32

Fala pessoal
Vocês acham possível ir até catarpe, mas saindo às 14:00 ~14:30(vou fazer um passeio antes) e volta sem escurecer, sem parar no pukara de quitor(vou em agosto e pelo que vi escurece às 18:20)? Vcs acham que daria tempo para parar lá? Se tiver que pegar um trecho de noite(tipo uma hora no escuro), vsc acha que é tranquilo, ou fica muito frio/perigoso?
Abs e obrigado
Leo
lccastro2

AnteriorPróximo

Voltar para Chile