Ir para conteúdo

Existe amor em ÉssePê (São Paulo - a cidade que não pára!)


Posts Recomendados

  • Membros

Após diversas idas a SP a trabalho, decidi fazer algo diferente e conhecer a cidade com um olhar um pouco mais turística, ignorar os problemas urbanos e a famosa música do Criolo em que diz “...não existe amor em SP” (

).

 

Sendo assim, adquiri um voucher aéreo pra passar o final de semana (14,15,16 março 2014) e resolvi contrariar todos meus pré-conceitos de uma cidade tão importante para a economia do Brasil.

 

Já que fui eu te conto...existe amor em éssepê!

 

Comigo estava o Andre, um amigo de Curitiba que também há muitas historias de viagens para contar em seu blog (http://kotarosan.blogspot.com.br/)

001.jpg.2359d733aace84526248d6740e122727.jpg

 

Conversei com alguns amigos e o roteiro ficou por conta deles, que me deixaram aflita e curiosa, uma vez que somente soube quando estava lá.

 

O couchsurfing foi no apê do Jackson e da Lau em Guarulhos, juntamente com suas filhas Lina e Luna, umas cachorrinhas da raça Shitzu super carinhosas.

 

Na sexta para já entrar no ritmo fui convidada para o aniversario de uma amiga (Juliana Santiago), do qual iria comemora no The Clock Rock (http://www.theclock.com.br/) , um bar anos 50/60 muito divertido.

Não é obrigado, mas a maioria das pessoas vão a caráter, minha sugestão é aprender alguns passinhos, mas saiba que há dançarinos na casa que interajam com todos evitando que alguém fique parado, foi super divertido, dancei ate dizer chega!

Feliz aniversario Ju!!

002.jpg.eea77c2b2beffe507c4f2cadcd473635.jpg

 

Somente saímos do bar quando o mesmo estava fechando, ou seja, algo por volta das 4h.

Conforme disse, apenas soube do roteiro aos poucos, mas para encurtar, vide abaixo o mapa por onde andei.

003.jpg.2412412e62bde70ce7cc5ed107758ded.jpg

 

Por volta das 10h nos encontramos com o Ataíde no Mercado Municipal de São Paulo

End.: Rua da Cantareira, 306 – Parque Dom Pedro II – Centro – São Paulo (próximo à estação São Bento do metrô).

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 16h.

Tel.: (11) 3326-6664. http://www.oportaldomercadao.com.br

004.jpg.57dd9af46cd58b0813d7cb87cb5d8e82.jpg

 

Carinhosamente chamado de “Mercadão”, fica entre a rua 25 de Março e o Metro de São Bento, foi construído em 1928 com o estilo neoclássico com mais de 20mil m², demorou cerca de 4 anos para ser concluído, e há diversos vitrais para dar um charme pelos corredores que possui aproximadamente 270 bancas de diversos segmentos.

O mesmo é constituído por souvernirs, frutas, lanches e demais produtos.

Falando nisso, ir a São Paulo, sobretudo no mercado e não conhecer o famoso sanduiche de mortadela Ceratti, literalmente não possui o mesmo gosto

005.jpg.781349b65ec8bd63dd733a3b7a541d6f.jpg

 

Os vitrais do Mercado Municipal são feitos de vidro colorido alemão somando ao todo 32 painéis, subdivididos em 72 vitrais.

As imagens representam o cultivo e a colheita, a tração animal para o arado, a criação de gado etc.

006.jpg.5f4b42934fd194bc6fcf673dbc4baca2.jpg

 

Na verdade, as obras do mercado foram concluídas em 1932, mas ele só foi inaugurado em 1933, Isso por que, durante o período da Revolução Constitucionalista, o Mercadão foi usado para estocar armas e munições. Consta que alguns soldados treinavam a pontaria mirando as cabeças das imagens dos vitrais.

007.jpg.0748b43b2318ca37c525413719f67464.jpg

 

Próximo dali, passamos pela Rua 25 de Março, famoso pelo seu centro comercial, É possível encontrar diversos produtos nessa rua, desde bijuterias, materiais eletrônicos, decoração, papelaria, enfim...muita coisa!

Horário da Rua 25 de Março: As lojas funcionam das 8h às 18h, de segunda a sexta, e, das 8h às 12h, aos sábados.

http://www.guiada25.com.br/ http://www.portalda25.com.br/

008.jpg.7682192514f08f16ac2e58f68a92b68b.jpg

 

Proximo destino foi o Mosteiro de São Bento

Largo de São Bento, s/no. – Centro - São Paulo – SP http://www.mosteiro.org.br/

 

Esta construção foi erguida entre 1910 a 1922, bastante típica no século 17 e foi inspirada na tradição germânica, projetada pelo arquiteto Richard Bernd. O relógio é de fabricação alemã e considerada uma preciosidade mecânica, sendo instalado em 1921. A basílica sempre está aberta e é possível encontrar os monges ao redor da mesma. O mosteiro possui diversas tradições e historias, do quais é possível visitar a lojinha em seu interior e degustar de pães.

009.jpg.5d8eed3279c9657b77cc9b21083f631b.jpg

 

Prosseguindo com a caminhada, no Largo de São Bento é possível ver o transito em sua ponte do Viaduto Sta Ifigenia.

Há uma tradição sobre o “Cadeado do Amor”, que ficou famosa no filme Ho Voglia di te (Eu Quero Você), que mostra os dois protagonistas jurando amor eterno. Eles colocam um cadeado na ponte e jogam a chave no Rio Tibre.

Recentemente aqui no Brasil, com a novela Amor a Vida, os protagonistas Michel (Caio Castro) e Patricia (Maria Casavedall) fizeram o mesmo nesta ponte, porem o governo proibiu essa pratica e tirou todos os cadeados que ali foram inseridos.

010.jpg.a7a5cafdc16ccd375ca8a52289e1ac09.jpg

 

Caminhando um pouco mais, chegamos na Praça Antonio Prado, local que eu até já tenho uma certa intimidade, devido a diversos prédios bancários e de setores administrativos, ali, é possível visualizar o Banespa (Banco do Estado de São Paulo), Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e diversos outros prédios históricos

011.jpg.b9df4cd8fb05f5e0eca5bbbade181d61.jpg

 

Nesta mesma praça remete muito ao passado, onde reuniam intelectuais da época para discutir sobre assuntos políticos e sociais da cidade de São Paulo, ainda mantem aquele clima “antigo” e prazeroso.

Conta-se com cabines de telefone, cafés...

012.jpg.d14c793fe00c96b74ff40a2d2edea749.jpg

 

Um pouco mais adiante nos deparamos com o Pateo do Collegio

End.: Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro - São Paulo (próximo ao metrô Sé)

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30. Preço: Museu Anchieta - R$ 6 (inteira), R$ 3 para estudantes, R$ 2 para alunos de escola pública. Gratuito para crianças de até sete anos, pessoas maiores de 60 anos e deficientes físicos.

Tel.: (11) 3105-6898 Site: http://www.pateocollegio.com.br

 

Local onde marca o “nascimento” de São Paulo, foi escolhida para iniciar a catequização dos índios – estes nativos na região.

Na época, localizado no alto de uma colina e cercado dos rios Tamanduateí e Anhangabaú, o lugar, chamado de Vila São Paulo de Piratininga, era uma opção estratégica de segurança.

A cerimônia oficial da fundação da cidade ocorreu no dia 25 de janeiro de 1554. Esta é também a data da conversão do apóstolo Paulo, o que originou o nome da capital. Em dezembro de 1556, a casa foi ampliada para abrigar o colégio dos jesuítas. Com a expulsão dos religiosos determinada em 1759 pelo Marquês de Pombal, o Pateo do Collegio se tornou o Palácio dos Governadores entre os anos de 1765 e 1908. Nessa época grande parte do acervo da igreja se perdeu devido a um desmoronamento.

013.jpg.a0021b474c2cedb4feaf1c0bbcc51113.jpg

 

Hoje o complexo abriga atividades culturais. O museu, composto por sete salas, expõe coleções de arte sacra, uma pinacoteca, objetos indígenas, uma maquete de São Paulo no século XVI, a pia batismal e antigos pertences de Anchieta, entre outras coisas.

014.jpg.cdf017ae4ad7f6944bac67b90af76335.jpg

 

Continuando nossa caminhada, chegamos na Praça da Sé, onde abriga a Catedral Metropolitana de São Paulo, popularmente chamada de Catedral da Sé. É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591.

015.jpg.31f91a35cdd3521ffdbd7ab75eb83780.jpg

 

Próximo destino é a Galeria do Rock

End.: Rua 24 de Maio, 62 - Centro - São Paulo (Metrô República).

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 20h. Sábado, das 9h às 17h.

Grátis. http://www.galeriadorock.com.br

 

Um ilustre prédio no centro da cidade de São Paulo, na rua 24 de maio, está o Centro Comercial Grandes Galerias, ou carinhosamente chamado “Galeria do Rock”.

Hospedam-se diversas lojas voltadas à musica, mas não restringe apenas a Rock, é possível ver Rap, Reggae, Punk, Hip Hop...

Local de muita cultura e forte energia, com o famoso “tudo junto e misturado”, la é possível encontrar aquele clássico CD que é difícil achar camisetas de bandas de rock, coleções de antigos vinis, roupas para frequentar shows ou aquele acessório que faltava para completar o visual alternativo.

016.jpg.0947f70dd895f049dccc87411389d213.jpg

 

Há uma média de circulação de 5mil pessoas/dias e não é estranho falar que a democracia e o respeito pairam naquele lugar, onde todo mundo convive harmoniosamente e seu devido espaço.

Foi ali que respirei o “ar paulistano” e pude comprovar que “...existe amor e essepê”, falando nisso meu amigo Ataide me deu um belo presente, o DVD do Criolo e Emicida Ao Vivo (http://www.dvdcrioloemicida.com/)

Era preciso então registrar um pouco mais essa minha ida a SP aproveitei o propicio ambiente, selecionei um studio de tattoo e fiz uma tatuagem no pulso (feita pela Samantha), no qual mais tarde irei descrever com maiores detalhes sobre ela.

 

Glaucio Tatoo

https://www.facebook.com/GlaucioTattoo

http://www.glauciotattoo.com.br/

017.jpg.3c052b5e25093b3ef1c8af01fc169bd4.jpg

 

Continuamos a andar pela cidade e nos deparamos com o Teatro Municipal de Sp

Praça Ramos de Azevedo, Centro, São Paulo – SP http://www.theatromunicipal.com.br/

 

O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros de cidade e um dos cartões postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo, e claramente inspirado na Ópera de Paris, como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.

O teatro foi construído para atender o desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grande centros culturais da época, assim como promover a ópera e o concerto. Abriga atualmente a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981, quando foi tombado pelo Condephaat.

018.jpg.92f520c08585cc77f2d4da2b1c3b8aa4.jpg

 

O dia ja estava acabando, quando decidimos ir embora, nos deparamos com a Estação do Anhangabau e seguimos para a casa e se preparar para o tão agitado sabado a noite paulistana.

018_11.jpg.a44797e366d51bd8d7e8c4839e8931b3.jpg

 

Sao Paulo é reconhecida por uma cidade que nao para (nao foi a toa que a coloquei como titulo desse relato), poratnto conhecer sua vida noturna faz parte de um roteiro turistico.

Desta vez conheci a famosa Vila Madalena , ou Vila Madá para os intimos. Atentei-me ao detalhe que pra inicio de conversa as ruas tem nomes pra la de criativos, dos quais destaco: Aspicuelta (era um padre espanhol, do século 16), Girassol (a flor) e Purpurina (o enfeite). Aqui possui diversos bares que agradam todos os gostos e bolsos.

 

A pedida dessa vez foi a Mercearia Sao Pedro.

Rua Rodesia, 34 - Vila Madalena, SP Telefone:(11) 3815-7200 https://pt-br.facebook.com/saopedromercearia

Assim como demais bares, este também tem presença de pessoas intelectuais, jornalistas, políticos, atores são comuns frequentarem esse lugar. Em geral todos querem se divertir e ver os amigos com uma cerveja gelada.

Neste lugar, fizemos o primeiro encontro da “Galera de Sp” e daqueles que vão a “Paraty no feriado de Abril”, reunimos uma media de 20/30 pessoas, mas aqui está apenas alguns deles.

019.jpg.ee0f5928e018e458bf57433f16e29c64.jpg

 

O bar estava numa vibe muito boa, mas tristemente estava chegando ao fim, era 1h quando vimos os garçons abaixarem as portas e nos olharem com cara estranha. Essa era a hora de ir embora.

 

Não nos contentamos e partimos para outro bar... o escolhido dessa vez era o Seu Domingos que também fica na Vila Madá

Rua Fidalga, 289 Telefone: (11) 3819-4047

https://www.facebook.com/pages/Seu-Domingos/186875084688655?rf=330783900290986

020.jpg.08273c6cd2055aa7b3bf3b8d616f4628.jpg

 

Por mais uma vez o bar também já estava fechando e ao olhar no relógio ainda era quase 5h da manha, o dia já estava nascendo.

Bateu uma fome, decidimos ir para mais um lugar...o escolhido foi a Bella Paulista

Rua Haddock Lobo, 354 - Consolação, São Paulo - SP, (11) 3214-3347 http://www.bellapaulista.com/

 

Uma padaria aberta 24 horas, num espaço bem amplo e uma comida deliciosa. Era 5h da manha quando chegamos e para quem não é de Sp fica pasmo, mas tivemos que enfrentar fila para pegar lugar, a mesma estava muito cheia, é como digo: a cidade não para!

021.jpeg.9b5c117554ab061b1b3fceef4e718c80.jpeg

 

Desse ponto, acabou meu dia, fomos pra casa, após ficar 24h acordada, sim...estava bem cansada!

 

Já no domingo, o ultimo dia, tive um ótimo convite em almoçar na casa do Ataide, com a presença de sua família e outros amigos, foi algo bem agradável e acolhedor, não há palavras que possa descrever tamanha consideração por esse rapaz...representou muito para mim nesta viagem.

 

Dali fomos para o bairro Liberdade, É conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade, a qual, por sua vez, congrega a maior colônia japonesa do mundo, fora do Japão.

 

Não deu tempo de desbravar todas as lojas com muitos detalhes, pois estava cansada devido a intensa rotina do dia anterior e também porque estava armando maior temporal. Mas veja algumas fotos que fiz para registrar o momento.

022.jpg.54b5b1fecee52cbf02e8c2928037c2c0.jpg

 

Haha e para não fugir do habito, segue a foto do Bradesco que sempre me acompanha nas viagens e responsável por estar aqui (ou ali). Agencia 0131 Liberdade. Que fica na Praça da Liberdade 135.

023.jpg.284037ef348ebdb72568b80d13153ba3.jpg

 

Sei que deixei muita coisa pra tras, muita coisa para ver e conhecer, motivo este que retornarei para visitar tudo e todos em breve, ainda não tenho data de retorno, mas comprometo-me em voltar.

 

São Paulo teve um ar diferente dessa vez, não vi e nem fiz questão também de saber de seus problemas e defeitos de uma “cidade grande”, tive um olhar poético e confesso que muito dos meus paradigmas foram quebrados.

 

Há pessoas de bons corações, cada qual com seu sotaque bem forte e marcante e também há um publico marginalizado, mas que faz parte do cenário de uma desigualdade social existente no Brasil.

 

Contudo, levo comigo boas lembranças e diversos amigos...

Podem falar que Sp é isso, ou aquilo... mas é como dizem “quem faz o lugar são as pessoas” e aqui realmente encontrei pessoas incríveis que me mostraram algo diferente e obrigada a todos que propuseram isso.

 

É nois parça!

 

Vide tambem meu blog: http://nafelizcidade.com/category/viagens/sao-paulo/

e o relato em PDF

Existe amor em ÉssePê.pdf

Link para o comentário
  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Para a Escritora, Mochileira e Querida Amiga Nathalia Nunes:

 

Meus mais sinceros parabéns!

 

Sempre que tenho a possibilidade em discutir com alguém que reside ou está a conhecer São Paulo coloco meu ponto de vista sobre o que é São Paulo, o quanto significa e todos seus problemas seja de: mobilidade urbana, desigualdade social, violência, entre outros pontos negativos.

 

Porém acima de todos os problemas São Paulo é uma cidade encantadora que sem dúvida não fica a dever para grandes metrópoles no Mundo, seja na gastronomia, parques, baladas, esportes.

 

Por isso todos que não conhecem a Selva de Pedra e possuem um certo receio em conhece-la, abandone suas restrições e façam sem medo de ser feliz (claro com toda segurança que uma grande cidade requer de qualquer pessoa).

 

A Senhorita Nathalia Nunes só fica meus mais sinceros elogios pela abordagem tão amistosa e significante de alguns lugares de tanta história Paulistana.

 

Nath, receber você em SP e na minha casa foi uma grande honra e sem dúvidas aprendi muito mais tanto no âmbito pessoal quanto no Mochileiro.

 

Um grande abraço e continue com a sua grande jornada por diversos lugares e por favor, não deixe de voltar SEMPRE!

Link para o comentário
  • Membros

A pergunta q ñ quer me calar: conseguiu comer esse sanduíche todo? hahahha. Mal se sente o gosto do pão, é MUITA mortadela!

Ahh eu amo o agito da minha cidade cinza que não para e odeio várias coisas nela, mas o amor é assim, nem tudo são flores.

Espero que no seu retorno, possamos nos encontrar por aqui ;)

Link para o comentário
  • Membros

Ataide

sem palavras, vc é o cara! obrigada por tudo mesmo.

é oq falo...vc fez uma carioca adorar Sp!

 

Pati

Cara...consegui sim, sou magra de ruim hehe

mas achei ele bem engordurado e para aliviar eu comi uma salada de fruta...

inclusive para a galera que estiver lendo : #segueadica

 

Volto a Sp em breve, atras de novos caminhos, mas acima de tudo rever os amigos (e criar novos tbm, sqn!)

hehe

Link para o comentário
  • Colaboradores

Muito legal, Nathália!

 

Apesar de no meu avatar constar Florianópolis e me apresentar como um catarinense, na verdade eu sou paulistano, haha ::otemo::. Gosto muito de SP, mas faço universidade em Floripa, devo voltar para lá após a conclusão do meu curso, pois tenho que ir para onde tem trabalho.

 

Mostrar o lado bom de uma cidade espetacular como SP, mas que é muitas vezes criticada, é sempre interessante. E SP tem muito pra oferecer, isso é inegável.

 

Parabéns novamente!

Link para o comentário
  • Membros
Muito legal, Nathália!

 

Apesar de no meu avatar constar Florianópolis e me apresentar como um catarinense, na verdade eu sou paulistano, haha ::otemo::. Gosto muito de SP, mas faço universidade em Floripa, devo voltar para lá após a conclusão do meu curso, pois tenho que ir para onde tem trabalho.

 

Mostrar o lado bom de uma cidade espetacular como SP, mas que é muitas vezes criticada, é sempre interessante. E SP tem muito pra oferecer, isso é inegável.

 

Parabéns novamente!

 

obrigada!!

Olha...Floripa e São Paulo, são cidades distintas, cada qual com seus defeitos e qualidades.

No entanto Floripa eu tenho uma “quedinha” por ter praia e pelo carisma das pessoas.

Não é a toa que ela é chamada Ilha da Magia.

A proposito estou devendo uma visita a Floripa e minha vida esta bem agitada, vivo programando e nunca da certo, mas quem sabe 12/04 eu esteja por ai, se tudo der certo, podemos combinar algo.

 

É como complementou o Ataide acima, informando que Sp possui seus problemas sociais como qualquer capital de grande proporção, mas por incrivel que pareça, ela possui seus encantos, basta fazer como fiz:: tampar os olhos para tais defeitos, ir de peito aberto e ter um olhar mais sensível.

 

É possível sim, fazer uma urban trip por São Paulo, ela tem um roteiro infestado de historia e cultura, ignore tudo aquilo que ouve falar e desfrute de uma cidade movida a pessoas.

Pessoas que trabalham, que estudam, que não dormem, que reclama de tudo, q anda a pé/onibus/metro,carro/moto e até voa...enfim, pessoas, dos mais variados estilos, etnias, objetivos, personalidade, status...

Sp é isso: pessoas (e muitas)!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Também gosto muito daqui, a qualidade de vida é sem igual. Claro que muitas coisas estão piorando e a cidade cresce desenfreadamente. Por exemplo, o trânsito daqui é disparado o pior do sul do Brasil levando-se em conta a população das três capitais. A violência urbana já começa a aparecer e problemas de infraestrutura, principalmente na área de mobilidade, já são sentidos todos os dias. Mas ainda assim é uma cidade espetacular, não me arrependo nem um pouco de estar morando aqui.

 

Ah! E quando vier pra Floripa, avisa sim! ::otemo:: Outono é a melhor época do ano aqui: quente mas sem exageros, e a cidade fica tranquila sem aquela invasão de turistas. Fora que chove pouco. Perfeito.

Link para o comentário
  • Membros

São Paulo é o tipo de cidade que ou você ama ou você odeia, não existe meio termo... Mas é extremamente difícil uma pessoa que consiga se despir dos pré-conceitos que envolvem a cidade não visitá-la e amá-la...

 

Imagino que provavelmente Nathalia já tenha explorado nas várias viagens a trabalho, mas senti falta no relato da minha região preferida da cidade, a região da Paulista (não é à toa que a avenida mais famosa do país é retratada na minha imagem de perfil), Augusta e adjacências... E também da região da Luz... Mas sei bem que um único final de semana seria muito pouco pra se explorar tudo o que a cidade oferece...

Link para o comentário
  • Membros
São Paulo é o tipo de cidade que ou você ama ou você odeia, não existe meio termo... Mas é extremamente difícil uma pessoa que consiga se despir dos pré-conceitos que envolvem a cidade não visitá-la e amá-la...

 

Imagino que provavelmente Nathalia já tenha explorado nas várias viagens a trabalho, mas senti falta no relato da minha região preferida da cidade, a região da Paulista (não é à toa que a avenida mais famosa do país é retratada na minha imagem de perfil), Augusta e adjacências... E também da região da Luz... Mas sei bem que um único final de semana seria muito pouco pra se explorar tudo o que a cidade oferece...

 

Sim eu conheço a Paulista e tenho algumas historias na Augusta.

Mas neste final de semana, foi tao, mas tao corrido que nao deu tempo de conhecer tudo.

eu sou aquela mochileira/viajante que mantenho foco...conheço bem X lugar e depois vou pro Y

nao gosto de fazer as coisas pela metade, portanto, neste final de semana o foco foi o Centro durante o dia e Madalena a noite (com uma leve passadinha na liberdade).

 

Sao Paulo fica proximo de Curitiba, passagens aereas sao sempre em conta e o voo é rapido.

Tenho alguns amigos, entao é muito pratico retornar em Sp, rever as pessoas (conquistar novos amigos) e desbravar novos lugares, com cteza Paulista, Augusta,Ibira estão na minha lista.

 

Desde ja, obrigada!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...