Ilha de Páscoa - Perguntas e Respostas

Troca de informações sobre o Chile


Mensagem não lidapor mvsavall » 03 Dez 2007, 22:33

ola,

estive na ilha de páscoa em outubro/07 e achei um lugar único e inesquecível. Passei 4 dias, e achei o bastante. Mais q isso seria excessivo.

comprei a passagem com antecedência e promoção no site da www.lanchile.com

fiquei em albergue (Kona Tau - www.hostelworld.com, e procura por estern island), com preço de US$ 30,00 a diária (não é barato, mas muito mais em conta que hotel, que em média é uns US$ 100 - não sei preço de camping)...

os preços de comida são relativamente caros, porém não são absurdos, como muitos dizem. Bem, se compararmos a paraísos dos mochileiros, como peru, realmente é caro, mas estamos falando de chile, e mais, de uma ilha no meio do oceano, cujo ponto civilizado mais próximo está 6 horas de avião. EU saia pela manhã e voltava no final da tarde. Almoçava algo que levava comigo (sanduba, bolacha, suco), e jantava em restaurante (pratão de filé, fritas e arroz por uns 5.500 pesos chilenos (uns 24 reais - preço caro, porém comida boa e farta, nao mais caro que sao paulo, rio ou brasilia). Para compensar a extravagancia eventual, levei macarrão, molho de tomate, bolacha de santiago para uns dois dias. Enfiei na mochila e passou sem problema (desde q seja industrializado e em saco - nao bote lata). Ande sempre com agua na mão, pq geralmente comprar agua, refri e suco é caro. Eu bebi agua do próprio albergue, enchia uma garrafa e levava comigo.

quanto a movimentação, andar pela ilha de páscoa exige preparo físico (as coisas são um pouco distantes), e exige tbm conhecimento da história e geografia do lugar, daí por que achei bom ter feito com um grupo guiado (coloca no custo da trip, pq as informações passadas é que fazem toda diferença, e dificilmente voltarei lá) - tem 3 trips, e eu fiz 2: a de um dia todo q percorre grande parte dos sitios arqueologicos, incluindo a praia de anakena e a pedreira de moais. e outra trip que visita o vulcão do homem passaro. Fui ver tbm um show de dança polinésica... coisa de turistao gringo, mas no final das contas achei bem interessante, mesmo pq estava ali, e nao sei qdo e se poderei voltar.

o clima durante o dia é meio louco: está quente, e num instante fica frio, pq é passagem de correntes marítimas e de ar do pacifico. Qdo saia para a trip, levava bermuda, camiseta, boné, óculos escuro, e tbm um casaco. A noite sempre fazia frio (mês de outubro).

qto as praias, apesar de ser uma ilha, não há muitas opções de banho, e agua muito fria (pelo menos em outubro estava)

Obs.: leve pesos chilenos, cambiados em santiago, pq a cotação é muito melhor. POde pagar as coisas com Dolar, mas a cotação é bem pior. Cartao de crédito é aceito em poucos lugares, principalmente em restaurantes.

A internet é geralmente lenta (pra quem precisa realmente...).
mvsavall
 
Mensagens: 1
Desde: 23 Jun 2007, 15:21

Mensagem não lidapor amauryfilho » 25 Dez 2007, 22:10

caro schwertner

A Ilha de pascoa é fantastica em todos os aspectos....

Existe varias maneiras de se conhecer a terra dos Moais, a maneira Cara e sofisticada e a maneira barata.

Eu fui da maneira mais barata possivel.. acampando e comendo minha propria comida...(cozinhando) com algumas extravagancias pois ir pra ilha e não apreciar um bom e farto prato de Peixe não seria justo.

Eu aconselharia vc a escolher o local para ficar na propria ilha desde que a sua intenção seja locais baratos e da epoca que vc for, pois em setembro quando fui não havia tanta gente assim. Eu fiquei em um dos campings da ilha que na verdade é o quintal da casa de uma familia Hapa Nui, foi bom o lugar era tranquilo porém sem luxo algum, a mulher também alugava quartos da casa dela.

Quanto a conhecer a ilha se quiser não precisa contratar guia (opção mais barata) porém para vc aproveitar o maximo os passeios sugiro ler tudo sobre Hapa Nui na internet e livros antes de pisar la... a opção do guia tbm é interessante pois eles enriquecem cominformações muito boas.

O meio de tranporte que eu utilizei foi bicicleta.. mas tenha em mente que vai cansar muito mas meuito mesmo... tudo é longe e tem muita subidas e descidas... Se quiser gastar um pouco mais alugue uma scoter... vale a pena....

Separe um dos dias e acorde bem cedo la pelas 5:30 da manha pegue uma scoter ou um carro e va ao Ahu tongariki ver o nascer do sol.... é uma das cenas mais incriveis que ja vi..... vale muito a pena...

Outra dica é no Vulcão orongo faça uma trilha que tem do lado esquerdo lado oposto ao centro de visitação... tem-se uma vista incrivel do vulcão... e alem do mas tem uma surpresa aos Brasileiros.. no caminho tem uma placa em homenagens a pesquisadores Brasileiros... o que eles fizeram só pra quem ver la... rsrsrs

Qualquer duvida é só falar

Abraço
amauryfilho
 
Mensagens: 17
Desde: 25 Mar 2007, 15:21

Mensagem não lidapor Jonas.Schwertner » 01 Jan 2008, 10:32

Valeu pelas dica Amaury,

quanto a se cansar acho que não vou ter muito este problema...eu ja cheguei a fazer trilhas de 60 km em um dia...de Bicicleta andei ja 200 km em um dia mas ai foi na Alemanha que era mais fresquinho...

A outra duvida quanto ao ascesso ao vulcão. Você prescisa pagar para ver ele? Obrigado
Avatar do usuário
Jonas.Schwertner
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1551
Desde: 20 Fev 2003, 00:47
Localização: em algum lugar do Mundo

Mensagem não lidapor amauryfilho » 01 Jan 2008, 17:27

Putz então pra vc vai ser moleza... aconselho fortemente aproveitar as trilhas de bike... vc tem maior contato com o local.

Quanto a pagar pra ver o vulcão é o seguinte.

Toda a região costeira da ilha de pascoa é considerada parque nacional e tem sim uma taxa a se pagar. Porém esta taxa só é paga se vc for visitar o vulcão na parte sul que tem toda uma estrutura montada para visitação... Preço não é alto muito pelo contrario e vale a pena pagar

Mais uma vez recomendo ir ver o nascer do sol no Ahu Tongariki é espetacular.... para isso alugue um carro ou scooter acorde bem cedo por volta das cinco ou seis dependendo da epoca... e va ao maior ahu da ilha...

Quanto aos campings não esquenta dependendo da epoca que vc for nem precisa reservar... ja no aeroporto tem diversas barracas de pessoas com hoteis pousadas e campings...



Abraço
amauryfilho
 
Mensagens: 17
Desde: 25 Mar 2007, 15:21

Febre amarela

Mensagem não lidapor lucianodemochila » 01 Mar 2008, 20:22

Não sei se procede, mas encontrei esta informação no site do Consulado do Chile em Porto Alegre (http://www.congechile.com.br/ - Menu "Turismo", à esquerda" - link "Saúde"):

FEBRE AMARELA

De acordo com o Decreto Supremo nº 321 de 16 de Dezembro de 2002, se exigirá vacina contra a febre amarela para as pessoas que desejem ingressar à Ilha de Pascua. No momento do desembarque no aeroporto Mataveri será exigido o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela às pessoas provenientes dos seguintes lugares*:

BRASIL – Estados de Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins.

* Se estiver em outro país, entre em contato com Ministerio de Salud de Chile www.minsalud.cl para ver se sua região se encontra nesta lista.
lucianodemochila
 
Mensagens: 0
Desde: 08 Jun 2008, 18:37

Mensagem não lidapor lucianodemochila » 01 Mar 2008, 20:31

Ei schwertner !

Chego na Ilha de Páscoa dia 29 de março e volto para Santiago dia 5 de abril.

Nos primeiros dias já tenho tours marcados. Ainda não sei direito o que fazer do dia 2 ao dia 4. Talvez alugue um scooter, carro ou contrate algum guia local. Na hora eu vejo.

Vou ficar no hotel Taha Tai (http://www.hotel-tahatai.co.cl/)
lucianodemochila
 
Mensagens: 0
Desde: 08 Jun 2008, 18:37

Re: Ilha da Páscoa - Chile

Mensagem não lidapor leo m » 06 Ago 2008, 14:13

Eu vou passar a virada de ano lá, 2008/2009
Paguei 570 dolares na passagem ida e volta, vou ficar 7 dias lá, consegui uma promoçao relampago da Lan.
Reservei hospedagem no Kona Tau, sai pesquisando sobre esse Hostel e muita gente diz que é um pulgueiro só, mas por 19 dolares a diaria é melhor que camping. Lá é muito caro a hospedagem e comida. Comprarei muita alimentaçao em santiago antes da partida.

De resto eu nao sei mais nada, só sei que estarei por lá.
Avatar do usuário
leo m
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 156
Desde: 03 Jun 2008, 02:07

Re: Ilha da Páscoa - Chile

Mensagem não lidapor Ilma » 19 Set 2008, 22:43

Pessoal,
Estou pensando em visitar a Ilha de Páscoa, mas o preço da passagem está absurdamente caro. Como voc~es conseguiram pagar tão pouco (300 a 500 USD)? Na internet já tentei e nada.
Ilma
 
Mensagens: 1
Desde: 19 Set 2008, 22:37

Re: Ilha da Páscoa - Chile

Mensagem não lidapor leo m » 12 Out 2008, 13:52

Oie Ilma,

Eu fiz o seguinte, comprei as passagens entrando no site da Lan mas com versão de outros paises. Exemplo Austrália, Chile... parece besteira mas é mais barato. Se vc tiver o cadastro na Lan fica mais barato ainda. Consegui um desconto de 200 dolares na época.
Talvez o preço esteja mais caro do que paguei, comprei a 3 meses atrás e a inflaçao da Lan é potencial, rs
boa sorte
Avatar do usuário
leo m
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 156
Desde: 03 Jun 2008, 02:07

Re: Ilha da Páscoa - Chile

Mensagem não lidapor fhmartins » 13 Out 2008, 22:30

leo, nao tem perigo? pq no site diz que se vc comprar tem q provar que é residente do pais bla bla bla. Fiquei com medo e mudei minha logistica.
no check-in eles nao tocam o pavor e etc?
Avatar do usuário
fhmartins
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 219
Desde: 13 Out 2008, 19:55
Localização: São Paulo

Re: Ilha da Páscoa - Chile

Mensagem não lidapor leo m » 15 Out 2008, 17:28

Amigo, Estou tranquilo com relação a isso.
Fiz a compra logado com o cadastro que tenho com endereço no Brasil. Tive esse receio mas não teve problema nenhum até agora, tá tudo confirmado até check-ing! e pago.
Liguei para lá antes, a recepcionista só informou que é obrigado apresentar antes do embarque o passaporte e/ou documento de entrada no Chile(aqueles papeis burocraticos pra quem não tem passaporte).
Quando eu voltar saio informando a aventura!
Avatar do usuário
leo m
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 156
Desde: 03 Jun 2008, 02:07

Re: Ilha da Páscoa - Chile

Mensagem não lidapor luesther » 28 Nov 2008, 14:51

Qndo fui p/ Santiago tive a idéia de comprar pela Lan no site do Chile.... afinal, o preço era beeem menor....
Fiz todo o prcesso, mas na hora de finalizar eu não conseguia (c/ o cartão de crédito internacional). Então liguei na Lan.. eles falaram q como o cartão foi emitido no Brasil, não resolveria tentar comprar pelo site de outro país.
Acabei desistindo e fui pela Pluna (comprei pelo submarino e dividi em muuuitas parcelas s/ juros').
::cool::
Avatar do usuário
luesther
 
Mensagens: 42
Desde: 21 Set 2008, 18:33
Localização: Santos/SP

Re: Ilha de Páscoa

Mensagem não lidapor leo m » 18 Jan 2009, 18:00

Salve galera!
Voltei esses dias da Ilha de Páscoa e posso garantir que o lugar é fantástico!!!

Vou tentar revelar algumas dicas:

- A Lan Chile promove overbooking sim, procurar chegar cedo para evitar aborrecimentos na hora do embarque. Geralmente chamam para conversar o pessoal que irá viajar sozinho e tentam negociar alguma troca pela passagem. Nao aceitei de forma alguma trocar minha passagem.

- Toda infraestrutura da ilha se baseia na cidade de Hanga Roa, localizada em um dos extremos da ilha e a 18km das praias de Anakena e Ovahe.

- Na ilha tudo é caro, tudo mesmo, levar alimento nao perecível e roupas limpas(quem estiver mochilando) é uma boa pra quem pretende sobreviver aos preços altos do lugar. Comprar macarrao, molhos, bolachas, arroz... guardar tudo em um único compartimento de bagagem para facilitar a revista no aeroporto. É comum ver familias fazendo isso, parece compra de supermecado. Nao tentar levar de forma alguma alimentos perecíveis como carne, leite, frutas... pois cobram-se multas por isso.

- Aluguel de automovéis giram de 35000 pesos a 60000 depende do carro e tamanho, Scooter 15000 a 20000 e bike 10000. A melhor e mais barata empresa chama-se Ocean e fica no meio da avenida principal. Veículos sao novos e em boas condiçoes, algo nao muito comum na ilha. Deve-se pechinchar o quanto puder, necessário agendar o aluguel um dia antes da data pois é comum esgotarem todo veículos depois das 9hs.

- Passear pela ilha nao é uma tarefa fácil, caminhar somente compensa se for para os poucos lugares próx a cidade. Vulcao adormecido Rano Kau é uma maravilha que nao se pode deixar de conheçer. Há uma placa(em português) em homenagem a brasileiros próx ao local e pode-se chegar ao Vulcao caminhando por cerca de 1h30 da cidade. Recomendo alugar uma Scooter por dois dias ou mais, ganha-se desconto, e visitar os lugares tradicionais como a fascinate e inesperada rota dos Moais e a belissíma praia de Anakena. Bike só para quem tem tempo e disposição, rotas para os moais sao de terra e o terreno nao é plano.

- No Vulcao Rano Kau encontra-se a cidade sagrada de Orongo(Homem Pássaro), imperdível nao só pela beleza mas pela simpatia e atenção dos guardas-parques. Eles dao uma boa aula sobra a história de toda a ilha, é só perguntar e sentar-se para ouvir. Sao pessoas super amigaveis e de fácil entendimento de português, inglês e francês. Fornecem mapas da regiao.

- Opcoes de passeios nao faltam, quase todos localizados longe de Hanga Roa, visitei toda ilha em 7 dias com informaçoes adquiridas através de um bom bate papo com os guarda-parques e com dicas da galera mochileira. Passeios turisticos sao caros e geralmente curtos.

- Cartao Visa na ilha é uma furada, nem todo estabelecimento aceita, quando aceita cobra taxa. O único caixa eletrônico só disponibiliza saques com cartoes Master Card. Cartoes Visa e Americanexpress somente no Banco e no horário das 11h ás 14h e ainda cobram 4% de taxa sobre o valor total do saque.

- Alimentação apesar de cara é rica e gostosa, baseia-se quase toda em peixes, há alguns quiosques-restaurantes próx ao campo de Futebol, lá é mais em conta os pratos e a qualidade é a mesma. Alimentar-se bem promove uma melhor aproveitamento da viagem.

- Hospedagem é o que nao falta, o custo varia muito. Hostel Internacional pode ser uma boa (19 dolares com café da manhã) os hoteis e pousadas praticam preços de 60 até 120 dolares, ou quanto puder pagar. O Hostel é um lugar simples, limpo, com galera simpática, cozinha pequena e quartos sem armário. Há um camping 10 á 15 dolares, bem localizado e de frente para o mar. É proibido acampar em qualquer outro local da ilha, somente pessoal autorizado(arqueologos, pesquisadores...) podem.

- Ver o por do sol em Ahu Tahai(localizado em Hanga Roa) e o nascer em Ahu Tongariki(localizado do outro lado da ilha) sao imperdíveis e incasáveis de assistir todos os dias, pode acreditar. Ahu Tahai é só caminhar uns 10 minutos do pequeno centro da cidade, já Ahu Tongariki fica a 20km de Hanga Roa.

- Quem quiser levar uma lembrancinha eterna da ilha existem dois studios que fazem tatoos por preços acessíveis. A minha ficou dez!!!

Bom, é só perguntar que se eu souber respondo
Avatar do usuário
leo m
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 156
Desde: 03 Jun 2008, 02:07

Re: Ilha de Páscoa

Mensagem não lidapor Julião » 17 Fev 2009, 21:46

Meus caros!!

Só uma adição ao texto do leo_souza. Existe um pub, na avenida principal (me esqueci o nome, mas não tem erro. É onde fica todo o comércio!). Esse pub abre de sábado a noite. É bem escondido, quem passa na rua mal ouve a música. O conselho é: Entrem!!! Foi a melhor balada da minha vida. Musica ao vivo, com as bandas da ilha. Poucos turistas (muito pouco mesmo). Foi uma experiencia fantástica, por não ser algo artificial, como as apresentações que rolam em hotel, e esse tipo de coisa. É a balada deles mesmo.

Ah, lembranças........dá vontade de chorar!!!

Abraços,
Avatar do usuário
Julião
 
Mensagens: 2
Desde: 15 Fev 2009, 16:00

Re: Ilha de Páscoa - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor leo m » 16 Mar 2009, 00:52

Salve, rstocler!

Infelizmente nao montei roteiro, só anotei algumas coisas no diário de viagem e voltei com quase 2 mil fotos, rs

Paguei 570 dolares na passagem ida e volta pela Lan saindo de Santiago, fiz aquele esquema de comprar utilizando dados do Chile fornecido por uma amiga chilena, fiz até um cartao assim.
O mais caro por lá é comer, mas me dei bem pois dividiamos a janta no Hostel ,o que gerava menos custo, café da manhã era com sustância... outra que muita gente que voltava para o continente deixava algo para galera. Devo ter gastado uns 200 dolares nos 7 dias que fiquei. Gastei mais com aluguel da scoter(15000 pesos por dia).
Reservei hospedagem no Kona Tau, mas por 19 dolares a diaria, paguei antecipadamente por causa da virada do ano.

Rodei os 4 cantos da ilha, muitos lugares nao se pode utilizar veiculo motorizado, entao pouca gente vai... uma boa é assistir o filme Rapa Nui, lá tem um cineminha que rola toda quinta á domingo, pesquisar bastante na net a história do lugar e depois papear com os guardas-parque da Ilha, sao gente boa e nao cobram nada por boas dicas de aventuras e passeios. Fornecem bons mapas também.

Lá é fantástico, acredite!
Avatar do usuário
leo m
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 156
Desde: 03 Jun 2008, 02:07

AnteriorPróximo

Voltar para Chile



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes