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Olaaa!

Gente, alguém sabe me informar se no período do final de dezembro até começo de janeiro é bom para visitar a ilha? Digo, em termos de preços e clima?

Sairei de Campo Grande/MS e pretendo ficar uns 2 dias em Santiago e uns 6 na ilha. Irei sozinha, acham que é tranquilo de ir ou me indicam comprar pacote? Pelo que andei vendo, os pacotes ficam em torno de 5 mil reais, por 6 dias, saindo de SP.

Bem, não sou marinheira de primeira viagem, já fui pra Bolívia e Peru, bem como pra Patagônia (Chile e Argentina).

Abraço!

Janah

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Eu fui nessa época e peguei só algumas goteiras durante a tarde, nada que faça a lama incomodar. Lá é caro o ano inteiro, aumenta um pouco em fevereiro que é mês de festa.

Fiquei 7 dias por lá, rodei todos os cantos da ilha e ainda passeei 18 dias pela Bolivia e norte do Chile... gastei menos que 5000 reais em toda trip.

 

Vá por sí só, aventure-se calmamente pela rotas dos moais, faça um pique nique no Cerro Maunga Tereka(o ponto mais alto da ilha), acorde cedo para ver as tartarugas marinhas próx ao aeroporto, procure a tal placa em homenagem aos médicos brasileiros que visitaram a ilha na década de 60, veja um lindo por do sol todos os dias em pontos diferentes... isso tudo nao contempla em pacotes turísticos.

No hostel ou no camping o que nao faltam são mochileiros programando viagem em grupo, simpatia economiza grana e forma amigos... diversão na certa!

abraço

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Nossa Leo! Deu vontade de pegar a mochila e ir agora pra ilha com tanta riqueza de detalhes nas suas descricoes sobre o lugar!! Parece incrivel!

De fato, de mochila sempre e o melhor negocio, em termos de dinheiro, escolha de lugares, mas principalmente em relaçao as pessoas, na mesma situacao que a sua, que vc vai conhecendo pelo caminho...e isso, NAO TEM PREÇO!!

Olha...vou tentar pegar algumas informacoes daqui do Forum pra fazer a viagem mais tranquila. Quando fui pra Bolivia e Peru fiquei 1 mes, gastei 2 mil reais.

Indo por conta e ficando esse periodo que te falei (mais ou menos 1 semana), vc acha que uns 4 mil seriam o suficiente...lembrando que as passagens aereas estao muito caras.

Como faço? pego um aviao e vou pra Santiago, fico la uns dias (em hostel, logico) e depois contrato por la a empresa pra me levar pra ilha? Sem fazer reserva? Ouvi falar que ha somente uma que faz o trajeto pra ilha, e verdade? E da pra eu reservar os albergues pela net pra ficar la na ilha? ou tem que chegar e ver so la mesmo? os passeios se resumem a trilhas pela ilha? todos sao bem sinalizados? da pra fazer sozinha? se quero conhecer varios pontos da ilha, devo reservar albergues em cada canto ou da pra ficar no mesmo? la tem como fazer mergulho, essas coisas?

Vixeeee Leo, te lotei de perguntas, caso seja possivel responder a alguma delas ja ficarei MUITO GRATA! Alias, quem puder me ajudar rss

abraço,

Janah

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Olá, a ilha é um pedaçinho do melhor q a mamae natureza fez neste mundo, acredite!

 

Passaporte nao é obrigatorio, o q torna-se necessário é a carteira de vacinação sobre febre amarela... geralmente conferem no aeroporto.

A única empresa aerea que faz o trecho é a Lan Chile, partem de Santiago e recomendo comprar antecipadamente por causa do preços. Vc pode ir também de carona com os milionários que dão a volta ao mundo em avioes charter particulares, rs, Tem também o pessoal dos barcos a vela e os corajosos q vao em navios cargueiros saidos de Valparaiso.

 

Reservar o Hostel é sussa pela net, o Gonçalo é gente boa e te espera no aeroporto... eu preferi ir a pé, fica perto e já vai curtindo o clima da cidadezinha.

Os lugares turisticos ficam a beira das estradas, muitas são de terra e algumas asfaltadas... já outros vc tem que ir a pé. Pare a moto, bike ou carro na a beira da estrada e entre pela trilha a dentro. Todos sao bem sinalizados e o mapa é super util, forneçem no aeroporto e os guardas-parques também possuem para distribuir. Dá pra fazer tudo sozinho, mas eu duvido pois sempre apareçerá alguém para puxar um papo e trocar dicas.

Só existe hospedagem na cidade de Hanga Roa, nenhum outro local se pode-se acampar sem autorização... vc pode até ver um povo acampado mas são arqueologos e estudiosos autorizados pela administração da ilha.

Dizem que a regiao é uma das melhores do mundo para mergulho, o mar é gelado e tem tubaroes. Há boas agencias de frente ao campo de futebol e ao mar. Passeio caro!

Aqui vai umas fotos para adoçar... ou apimentar!

abraço

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Léo e demais...estou por comprar minha passagem, mas a dúvida é grande quanto ao tempo que vou ficar na Ilha...o que vcs me dizem, 5, 6 ou mais dias, para conhecer com calma?

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Tem uma frase bem legal para lá: "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três começará a ser feliz." (Pequeno Principe)

 

Se puder ficar 6 tente ficar 7 dias. Eu fiquei 7 dias e gostaria de ter ficado muito mais...

Se for de forma independente, com desejo de conheçer a história da ilha e curtir a natureza do lugar, é bom ficar no mínimo 6 dias. O legal é vc deslumbrar os dois com calma, lá a história interage com a natureza.

Os passeios pagos podem ser facilmente feito de forma independente, a diferença que os turistas vao de furgão com ar condicionado com guia. Quando eu encontrava com grupo de gringos, ficava misturado ao grupo na hora que os guias contavam a historia do lugar... os guiam sabiam que eu, e outros, eram "intrusos" mas tratam todos da mesma forma, respondem perguntas independente de quem pergunta, mas tudo em inglês ou frances. O povo de lá é gente boa!

 

Acho que único lugar que nao visitei foi a "gruta das virgens", lugar aonde ficavam as virgens que eram servidas ao Homem Passáro. Localiza-se em um trecho bem ao extremo norte da ilha, cheguei perto e nao achei, caminhada longa com subida no 3º maior Vulcao da Ilha... pois eh, as virgens ficavam bem guardadas, rs

Uma dica é subir o Cerro Maunga Tereka, quando chegar ao topo verá o infinito do mar a 360º e os limites da ilha... demais! Os nativos afirmam que pouca gente vai lá. Os gavioes atacam se chegar próx a arvores q tenha ninho, cuidado... experiencia própria!

abraço

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Oi! Quanto vc pagou?? Pegou vôo até Santiago e depois pra Ilha? Fui ver os preços...e pra mim seria: Campo Grande/MS - Santiago (achei melhor pegar direto do que passar em SP) - Ilha de Páscoa...putz...pelos meus cálculos ficaria uns 2.500 reais.

Fora que andei vendo uns sites de pousadas e hoteis...nada fica por menos de 100 reais a diária (o mais barato, lógico)...alburgue vi só um, e nessa faixa tb...

Nossa...vi diárias de 200 reais e por aí vai....salgado hein! Fora a alimentação, bebida...

Mas pelo visto vale à pena....mas deve ficar uns 4.500 tudo!

É isso mesmo gente???

Abraço!!

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OI janah, paguei bem caro....mas como queria MUITO CONHECER a ilha, vou pagar caladinho, rsrsrsr viva o cartão de crédito.

 

minhas passagens foram: Rio - Santiago -Punta Arenas -santiago - ilha de pascoa - santiago (intervalo de 5 dias) - Rio, paguei por tudo isso 3000 reais.

 

nem pensei ainda em acomodações na ilha de páscoa, em última instância vou acampar...

 

lembro que só a passagem Santiago -ilha -santiago custou 700 doletas...

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Pessoal,

 

Tem um albergue na ilha chamado KonaTau. Achei bem tranquilo (padrão pousada), e o preço é justo (18.000 clp/dia). Pelo menos foi o que paguei. Fica bem perto do centro. O dono chama Gonzalo (gente boa). Costuma ter umas reuniões de rapanui lá (galera bacana!!!).

 

Valeu!!!

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    • Por Aullyanna02
      Planejo fazer uma viagem com destino ao Chile em julho/2019, e desejo visitar os dois destinos que estão no título do post. Gostaria de saber se há possibilidade de comprar as passagens para a Ilha de Páscoa no aeroporto de Santiago, pois aqui no Brasil elas são absurdamente caras - leia-se R$5.000 em alguns sites - e não cabem no meu orçamento inicial. Por favor, me ajudem! Desde já, agradeço!!!
    • Por voluti
      Amigas e amigos mochileiros,
       
      Como muitos outros brasileiros, viajei para a Ilha de Páscoa, realizando um sonho antigo. Sempre tive interesse em algo que poderíamos chamar de "turismo histórico-arqueológico", mas ir a Rapa Nui (nome do ramo linguístico falado originalmente na ilha) sempre foi um sonho mais distante, não estava nos planos mais próximos de viagem para o presente ano. No entanto, uma promoção da LAN/TAM em janeiro, anunciada pelo Melhores Destinos (http://www.melhoresdestinos.com.br/promocao-passagens-ilha-pascoa.html), mudou os meus planos. Nesta promoção, era possível sair do Rio em direção a Ilha de Páscoa por menos de R$ 600,00 + taxas. Imperdível! Os valores normais são mais que o dobro disso.
       
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      * VOCABULÁRIO:
      - Iorana: saudação que serve tanto como OI como TCHAU
      - Ahu - são os altares (ou templos) onde eram expostos os Moais
      - Moais - são representações dos ancestrais chefes das tribos Rapa Nui (da antiguidade) e de seus parentes próximos
      - Ana - caverna
      - Hanga - baía
      - Motu - Ilha
       
      * NOME DA ILHA:
      - Ilha de Páscoa: porque a chegada pelos ocidentais à Ilha se deu em um domingo de Páscoa de 1722, por um holandês.
      - Rapa Nui: não é o nome original dessa cultura. Rapa na verdade é uma outra ilha da polinésia de cultura muito parecida e Nui seria ''grande'', formando portanto Grande Rapa.
      - Umbigo do Mundo (Te Pito o Te Henua): dizem ser este o nome original da ilha, pela sua localização estratégica no centro do globo.
       
      * HISTÓRIA DA ILHA E DA CULTURA RAPA NUI (desculpem se houver falhas de informações):
      - A Ilha de Páscoa foi descoberta pelos navegadores da Polinésia, que chegaram ao local para estabelecer moradia aproximadamente nos anos 800 d.C. Havia abundância de árvores, vegetação em geral e animais, principalmente pássaros de muitas espécies.
      Estabeleceram a sua cultura tradicional e por aqui dividiram-se em inúmeras tribos pelo litoral da ilha. Cada tribo tinha seu próprio Ahu (altar). Assim, com a morte dos líderes tribais e familiares próximos, esculpiam-se o Moais, 'sempre' de frente para a vila e de costas para o mar, para simbolizar que este líder seguia espiritualmente vigiando e protegendo aquele povoado. Nesse período, os Rapa Nui tinham um poder centralizado pelo o líder/rei Hotu Matu'a e pelo que parece as tribos viviam em harmonia.
      Contudo, com a escassez de árvores/madeira e com a dificuldade de sobrevivência por outras questões de busca por elementos básicos (ex. água, comida), as tribos começaram a digladiar entre si. Período em que se perdeu a fé pela proteção ancestral dos Moais e TODOS eles foram derrubados pelos próprios Rapa Nui.
      Bom, após a crise do sistema concentrado de poder, as tribos passaram a estabelecer um sistema mais democrático de liderança, com alternância anual, quando cada chefe de tribo preparava seu guerreira combatente para participar da competição do Homem Pássaro (se jogavam ao mar, nadando até o Motu - ilha - onde os pássaros de primavera vindos de todos os cantos deixavam seus ovos para reprodução. Aquele que retornasse com o primeiro ovo posto na ilha, intacto, garantia o poder ao lider de sua tribo, naquele ano).
      Já a chegada dos ocidentais na ilha se deu aproximadamente na década de 1720, através de navegação holandesa, que aportou em um domingo de Páscoa, dando o nome à Ilha.
      Dizem que a presença dos padres e as missões da igreja foram ferindo a cultura original Rapa Nui.
      Ademais, na década de 1805, os peruanos chegaram à ilha e escravizaram grande parte da população para venda no continente, sendo o maior crime na história da cultura local.
      Por fim, a partir da década de 1950 passaram a restaurar as peças e na década de 1990, com auxílio do governo japonês, reergueram e retomaram os principais Moais aos seus respectivos Ahus.
       
      *CUSTOS - Maio 2013
      - Moto: 20 mil
      - Bike: 8 a 10 mil
      - Carro: 30 a 40 mil
      - Quadriciclo: 30 a 40 mil
       
      *CAMPING POUSADA MIHINOA
      - Valor: quartos compartilhados de 8 mil (4 camas) e 10 mil (3 camas)
      - Localização: de frente pro mar. 10 pontos neste quesito ! Pra mim foi o fator chave para escolher! E não é só. É de frente para o pôr do sol ! Contudo fica há 10 min de caminhada numa semi ladeira até o início do centro. O que pra mim não representa nenhum problema(já que adoro caminhar). Mas casais que não curtem andar, considerem esse fator.
      - Higiene: Ótimo. O cuidado da Dona Isabel é fantástico. Contudo, como por todos lado da ilha (creio!), tem bastante baratas pelos banheiros e área comum. Acredito que seja um mal por todos os hotéis. Verifiquem isso.
      - Atendimento: Bom. Sem café. Mas com transfer IN e OUT. Internet pagando a parte 5 mil por toda a estadia, contudo, MUITO lenta! A ponto de as vezes não dar para abrir a caixa de entrada do email. Atendentes de recepção atenciosos na medida do possível. Senti falta de um pouco mais de prestatividade.
      - Em geral: Recomendo para viajantes sozinhos ou casais que queiram economizar ou gostem de acampar ou lugares simples.
       
      *RESTAURANTES
      Em geral os pratos custam (maio 2013) o valor de 10.000 pesos, o que equivale a R$50,00. É possível procurar por MENUS a 5.000 pesos, que são pratos executivos. A maior parte dos restaurantes não divulgam a existência, mas consegui encontrar em dois lugares:
      - Rest. Tataku vave - altamente recomendado. Comida muito bem preparada (pouca quantidade) e visual de frente para o mar. Comi um atum fresco com purê delicioso. Deck de madeira praticamente sobre as pedras. Incrível. Melhor custo benefício da ilha. (no litoral de Hanga Roa, no caminho para a gruta Ana Kai Tangata);
      Rest. próximo ao cemitério, lado direito de quem vai. Não lembro o nome, lugar simples, bastante comida / comida mais caseira.
       
      *SHOWS
      - Te Ra’ai ( Kaituoe s/n (só seguir a Calle Tuki Haka Hevari depois do Hospital) Tel. 32-255-1460, 32-255-1460 e 9-9414-4972 - [email protected]
      -Vai Te Mihi (Calle Policarpo Toro, ao lado do cemitério) - [email protected] - Tel. 9-493-8990 - Funcionamento: Segundas, Quintas e Sábado, 21 horas.
      - Kari-Kari (Calle Principal Atamu Te Kena & Tuki Haka Hevari) - Tel. 32-210-0767, 7-532-5637 e 9-489-2780 - Funcionamento: Terças, Quintas e Sábado, 21 horas.
      Obs.: Informações obtidas no site andarilhospelomundo.com - e o valor em Maio 2013 só para ver o show (sem jantar) era 10 mil pesos no Kari Kari e Vai Te Mihi e 15 mil pesos no Te Ra'ai (onde fui).
       
      ROTEIRO
      * Considerando a chegada do vôo LAN às 12 / 13 hs.
      Comprar o seu ingresso de entrada no aeroporto mesmo, logo ao sair do avião, ao lado esquerdo, antes de entrar no setor de bagagem. Valor R$30.000.
       
      * 1o DIA - VINAPU . RANO KAO . ORONGO (considerando o vôo LAN chegando 12hs / 13hs)
      Método: BIKE
      - Vinapu (Após ver o Ahu, pegar a estrada de terra atrás do aeroporto, mais curta, sentido Vulcão Rano Kao)
      - Volcán Rano Kao (subir pela trilha de quem vai a pé, conduzindo a bicicleta até em cima)
      - Orongo (fica junto com o Vulcão, no topo deste)
      - Ver o pôr do sol lá de cima e descer de bike pela estrada dos carros (o que é rapidíssimo).
      - Passar rapidamente pela caverna Ana Kai Tangata, observando as pinturas dos pássaros amarelados no teto (onde residia uma família canibal e ponto importante para avistar o vencedor da competição do homem pássaro)
       
      * 2o DIA - LITORAL NORTE
      Método: CARRO ou QUADRICICLO ou MOTO
      - Tongariki: ver o nascer do sol e fazer um picnic lá como café da manhã (recolher todo o lixo, claro!)
      - Rano Raraku: visitar o cemiterio de Moai que fica logo atrás
      - Papa Vaka: ver os peroglifos
      - Te Pito Te Kura: cruzar para o lado norte e visitar a pedra do umbigo e o maior Moai (que está quebrado e caido no chão)
      - Praia de Perouse: Para fotos e quem sabe banho (não é recomendável, por não ter salva vidas e risco de desabamento de terra do litoral)
      - Praia de Anakena: passar o resto da tarde relaxando
      - Descansar a noite e dormir cedo
       
      *3o DIA - TREKKING A TEREVAKA
      Método: BIKE + TREKKING
      - Manhã: subir o Vulcão Terekava (ponto mais alto da ilha) - Ir pedalando pela estrada principal e deixar a bike presa em alguma árvore no início da trilha (a trilha inicia no Ahu Akivi) e seguir a pé
      - Tarde : Após Descer o Terevaka, conheça o Ahu Akivi + seguir para para a trilha do litoral (estrada amarela, no mapa), passando pela Gruta Tepahu + Gruta Ana Kakenga (2 ventanas) + ver o por do sol no Tahai e voltar pela costa apreciando os moais e as baías (hangas)
      Obs: Tb é possível assistir o por do sol de dentro da Caverna Ana Kakenga, o que é um espetáculo a parte ! O sol se põe diante da janela da gruta, fazendo entrar raios avermelhados no seu interior, ficando lindo para fotos.
      - Noite: jantar e descansar
       
      *4o dia: POIKE
      Método: Tour guiado +-20 a 35 mil por pessoa
      - MANHÃ e INÍCIO DA TARDE: Subir o caminho de Poike, conhecendo o moai de pedra, a gruta da virgem etc (o visual panorâmico mais incríveis da ilha)
      - FIM TARDE/NOITE: Explorar mais o centro a tarde (lojinhas, por estampa no passaporte no correio (se tiver aberto), jantar)
      - NOITE: ver show de musica tradicional
       
      *5o dia: Museu e ir viagem de volta
      - Museu que abre as 9h30. Ficar até 10h30 e seguir para o aeroporto.
       
      Obs.: Se você prefere fazer tudo com mais calma, almoçando e jantando bem, considere a possibilidade de ter pelo menos 01 dia a mais.
      Obs.: Se você curte mergulho Scuba de cilindro, é possível fazê-lo em meio período do dia. Procure informações on line. Existe um Moai (acredito que fake!) submerso para fotografias.
      Obs.: Esse roteiro é recomendado para quem já leu sobre a história da ilha ou tem facilidade em comunicar-se com nativos para ir adquirindo informação ao longo da viagem, já que não está incluído guia para os dias iniciais, mas tão somente para a trilha guiada obrigatória no 4o dia.
      Considere que rodar a ilha sem entender a história (descoberta pelo povo da Polinésia, a cultura Rapa Nui na época dos moais e mais tarde com a idolatração do Homem Pássaro) não tem graça alguma.
      Assim, se preferir, uma alterativa é, na tarde do dia de chegada, conhecer o centro da cidade, se ambientar e observar o Museu (que não abre segunda e fecha domingo às 12h30m), reajustando todo o esquema acima.


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