Ir para conteúdo

Piranhas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Galera,

 

Vou pra Alagoas no fim do ano e estou pensando em passar por Piranhas, ali no São Francisco. Alguém conhece ali? É legal de visitar? Qtos dias é bom ficar por ali? Tem outras cidades interessantes por perto? E em Alagoas mesmo qto tempo eu preciso pra conhecer legal? Valeu!

 

Abs

Marcelo

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Olá lojudice, tudo em PAZ?!

 

Vc estará indo a "Índia do Brasil". A República das Alagoas é o reino dos contrastes.

 

Tive o privilégio de trabalhar em Paulo Afonso(3 anos) Arapiraca(3 anos) e Coruripe(6 anos e meio) e acho que posso contribuir com algumas informações.

 

Vms lá.

 

Alagoas é dividida em tres partes, zona da mata(do litoral a +/- 80 km). É uma região rica e próspera, o solo é altamente produtivo(tem só 85 usinas de açúcar e álcool), as chuvas são regulares e abundantes; possuem 260 km de lindíssimas praias que são consideradas como o Caribe brasileiro devido a barreira de corais que faz-se presente na costa alagoana e pernambucana. Devido os corais o mar é raso causando uma reverberação azul turquesa e verde esmeralda de efeito hipnótico em qualquer pobre mortal. Conheço 80 % do litoral alagoano, PASME, a pé. Então sou "suspeito" em falar deste paraíso intocado. O litoral sul é muito mais bonito e pouquíssimo conhecido do que o badalado litoral norte. O litoral alagoano só são divulgadas as praias que estão no famoso pacotão de 1 semana da embratur(fuja a léguas deles, pois é perigoso voce encontra seu vizinho ahahahahahahaha). Nas praias desse pacotão vc nunca terá privacidade, vendem de tudo, até asa de disco voador, enquanto nas praias fora do pacotão vc pode caminhar horas sem encontrar um vivente.

 

No litoral sul encontra-se a Praia da Pituba(1 dia)(em Salvador tbm tem uma praia com esse nome), onde a Tereza Lira(ex-Collor) está construíndo o primeiro 6 estrelas da américa do sul. Segundo o Guia 4 Rodas essa praia está entre as 10 mais bonitas do Brasil. O acesso pela fazenda é proibido e coalhado de seguranças, mas voce pode conhece-la a partir do povoado Poxim, com 1 hora de caminhada ao lado do rio homônimo ao povoado. Qualquer nativo te dá dicas sobre o local. Leve snorkel e nadadeiras, observe o horário das marés que em Alagoas é totalmente diferente de tudo que já vi no litoral do Brasil(conheço de Salinópolis-PA ao Chuí-RS). Nem pense em acampar nesta praia. No extremo sul do estado voce encontra a reserva biológica de piaçabuçu, sem dúvidas é uma das regiões mais impressionantes que já conheci no Brasil, tem uma comunidade chamada PIXAIM. É um ex-quilombo habitado por 45 descendentes de escravos. São 18 km de dunas e o acesso é possível a partir do povoado Potengi(Piaçabuçu). Leve água e rango. Do Pixaim vc pode conhecer a paradisíaca fóz do rio São Francisco(aparece no final do filme Deus é Brasileiro) 1 hora e meia de caminhada. Enfim o litoral de Alagoas é lindíssimo e cada praia é distinta da outra. 1 mes é pouco pra vc conhecer as mais banitas...

 

A segunda parte do Estado é o agreste, não tão rico quanto a zona da mata e praticamente não tem pontos cênicos pra conhecer.

 

A terceira parte é o famoso e pejorativo sertão, onde a Rede Globo adora mostrar uma família de 18 pessoas com um rabudo(espécie de prea) pra todos comerem, sendo que divulgam como sendo um rato. É nessa parte que fica Piranhas, só que a mesma fica na margem do rio São Francisco, onde é rico quem tem um motor pra irrigação, pois as terras apesar de secas, são altamente férteis, se irrigadas é claro! Piranhas tem o segundo museu do Lampião, tem outro em Mossoró-RN. É uma cidade de aspecto colonial e muito pacata e tranquila, uns 2 dias ali é suficiente pra conhecer; voce pode conhecer na região a cidade de Paulo Afonso-BA(ao norte), que está sendo considerada a capital dos esportes de aventuras no Nordeste. Tem um passeio massa pelo canion de São francisco que formou-se um grande lago com a represa da hidrelétrica de Xingó. E também é possível conhecer a hidrelétrica da Chesf que na verdade são 4 hidrelétrica em uma. Tem muita magnitude o visual desta visita.

 

O povo alagoano é super hospitaleiro, atencioso e pacato, mas de forma alguma, critique os políticos locais que nada mais são do que coronéis e aproveitam dos 72 % de analfabetos no Estado e de sua imunidade parlamentar. (Em terra de cego quem tem um olho é rei).

 

Ao sul de Piranhas tem a cidade de Pão de Açúcar(1 dia) que tem um boa praia fluvial e também Penedo(Ouro Preto do Nordeste)(2 dias). Penedo é a cidade mais elitizada de Alagoas com muita história e belo visual.

 

Coruripe tem 3 praias lindíssimas(Pontal de Coruripe com seu charmoso farol, Praia da Lagoa do Pau(onde morei, nessa praia os caetés comeram o bispo Sardinha e mais 110 naufragos, causando um genocídio patrocinado pela igreja católica) e Praia de Duas Barras. Todas são vilas de pescadores com pousadas aconchegantes, mas pode-se acampar na praia numa boa, fale com os nativos...

 

Marechal Deodoro(1 dia)(próximo a Maceió) merece também uma visita pelo casario colonial a beira da Lagoa de Mundaú.

 

No litoral norte tem a praia de carro quebrado, tbm considerada entre as 10 mais bonitas do brasil.

 

Alagoas é um Estado minúsculo e se vc tiver tempo dá pra conhecer muitos pontos turísticos.

 

Faça amizades com os nativos e desfrute das lagostas e camarões, a culinária alagoana é riquíssima. No Pontal de Coruripe peça pra algum nativo preparar uma igarassuma assada na casca do coco, foi o prato mais nativo que comi em 24 anos de viajens. Depois vc me diz se presta ou não!!! Tenho um cunhado britânico que esteve no litoral sul 3 vezes em 1 ano e meio, será que gostou?! A 5 km do Pontal de Coruripe(em mar aberto) tem o Baixios de Dom Rodriques, é um conjunto de corais q na maré seca aflora do mar, ali tem 12 galeões e navios afundados, novamente o snorkel e nadadeiras faz-se necessários e o visual não fica devendo nada pra Fernando de Noronha. Aliás turista ali, só vc mesmo.

 

Imprescindível vc levar um bom repelente e protector(repelente com pastilhas), pois as muriçocas são danadinhas, principalmente com os visitantes, parece que os nativos são vuneráveis a elas.

 

Deixe a visão Rede Globo de lado e aproveite o máximo deste Estado magnífico. Alagoas foi colonizada por franceses e holandeses que trouxeram muita tolerância e criatividade pra superar os perrengues do dia a dia.

 

Seu Dotô Marcelo! Espero ter contribuído! ahahahahaahaha

 

Jr.

Sampa

(em trânsito)

 

 

Em Alagoas eu tenho quem mate e morra por mim!

Divaldo Suruagy(declaração em entrevista quando estava visitando Brasília) "sem comentários"

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Nomade,

 

Contribuiu e muito! Aliás, me ajudou muito mais do que eu esperava. Tanto que terei que rever minha estratégia, rs. É que eu estava pensando em uma passada rápida por Alagoas, já que terei apenas 20 dias de férias em janeiro e pretendia passar pela Paraiba, Alagoas e Sergipe. Agora vi que terei que dedicar uns dias a mais no litoral sul de Alagoas. Por falar nisso, qual a melhor cidade pra ficar baseado ali no sul? Vc sabe se em alguma cidade por ali tem operadoras de mergulho? Como eu tenho credencial estava pensando em mergulhar por ali face ao que vc falou. Com certeza vou ficar um bom tempo ali. O litoral norte eu conheci Maragogi e honestamente não gostei muito da Vila. Mas acho que é pq estava vindo de uma viagem longa e já tinha visto praia demais, rs. Agora vou me concentrar no sul e no sertão. Tb devo passar um ou dois dias em Maceió, pois ainda não conheço a cidade.

 

Ah, outro detalhe: como é o fluxo de turistas por ali no começo do ano? Traduzindo: eu consigo pousada fácil ou é muito lotado? ou acontece o contrário? (tão deserto que não há turismo pela região). Eu gosto de estar sempre no meio termo, rs. Detesto turista "CVC", ou como vc disse, encontrar o meu vizinho, rs. Por outro lado, como normalmente viajo sozinho sempre é bom encontrar um pouco de gente pra rachar despesas com buggy, barco, etc. E tb pra rolar uma baladinha mínima a noite, pelo menos uma cerveja na praça. Apesar que o ideal mesmo era um forrozinho, hahahaha. Rola um forrozinho por ali?

 

Qto aos políticos alagoanos, pode ficar tranquilo. Que moral tenho eu pra fazer qualquer crítica aos eleitores nordestinos se aqui em São Paulo os deputados mais votados foram o Maluf e o Clodovil? Essa triste ignorância é um problema brasileiro e não regional.

 

Muito obrigado pelas informações.

 

Abs

Marcelo

Link para o comentário

Olá Marcelo, que bom q tu já conhece aquelas bandas!

 

É o seguinte: o litoral sul é pouco conhecido devido a rodovia AL 101 sul que foi inaugurada em 1993(Cheguei lá em 1999). Voce monta sua base no Pontal de Coruripe(municipio de Coruripe). O Pontal é uma pequena vila de pescadores de 2.800 habitantes, tem várias pousadas e infelizmente vc não encontra operadoras de mergulho por lá. Aliás(não desprezando o lugar) se vc chegar por lá com algo de alta tecnologia, vc irá sentir-se um ser alienígena, pois o lugar é muito nativo. Os poucos mergulhadores que vi por lá eram de Recife, Aracaju e Maceió(a 80 km), e se eu não me engano vc pode encontrar equipamento pra alugar na Praia do Frances, a 50 km de lá. frances é foda, parece Ciudad del Leste ou Aparecida do Norte (cheio de estacionamento pra ônibus), isso porque nos anos 60 era paraíso hippie...

 

Pois bem, a pessoa mais indicada pra vc falar no Pontal sobre mergulho é o soldado Júnior(ele é guia dos mergulhadores que aparecem por lá). Infelizmente não tenho o tel. dele mas isso não é problema, vc pode ligar pra esse número que é de um orelhão na praça que qualquer nativo chama ele(eles estão assistindo tv na praça), geralmente a noite. (82) 3273-7215. Caso não tenha sucesso, ligue pro (82) 3273-7315 e troque umas idéias com o Valério(salva vidas), ele pode te consegui o tel. do Júnior policial. Neste período q tu queres ir lá é o melhor período pra mergulho, pois a transparência da água é indescritível, agende com detalhes sua viajem pra passar lá no período da maré seca, vc vai agradecer a Deus pelos momentos que irá passar embaixo dágua. No Pontal existem várias pousadas pra todos os bolsos, a pousada da Ada é a única que está no lonely planet, pois ela(italiana) fala 5 idiomas e ajuda muito os raros turistas estrangeiros que pintam por lá. A Pousada Surf Paradise e Recanto do Pontal são de frente ao mar, tem a Mirante do Pontal e a Pousada da Ada(82) 3273-7209(até 22 hs. fale com a Ada, após 22 hs. fale com o Vadinho-recepcionista, ele tbm pode conseguir o tel. do Júnior policial).

 

Turista brasileiro por ali é mais raro ainda, os visitantes geralmente são de Maceió, Arapiraca, Aracaju e Recife.

 

Quanto ao forró, vá preparado pra o suor desce pelos mocotó, pois as gurias são muito quentes e tem uma tal de Tropical Dance que após a meia noite os seres extra terrestres tomam conta dos nativos e o reggae, forró e o brega rolam até o sol raiar.(nos finais de semana) É muita resenha Marcelo, diversão garantida.

 

Cuidado com o Pontal, é um lugar excelente pra arruinar a viajem de qualquer um, ou seja, vc reserva uma semana e acaba ficando as férias inteira. Não foi a toa que morei ali 2 anos e depois fui pra Praia Lagoa do Pau(545 habitantes e a 3 km do Pontal). Na Lagoa do Pau tbm tem pousadas aconchegantes.(Pousada Varandas da Paz, Bela Vista(essas duas em frente ao mar), Pousada Umuarama e Village Lagoa do Pau.

 

Tenho duas profissões(restaurador de documentos e acupunturista). Ali trabalhei com acupuntura(era o quarto profissional atuando no Estado) e sempre ganhava lagostas, camarões de várias espécies e peixes nobres dos pescadores, eles querem te ver contente e não sabem como te agradar mais, o resto é festa!!!!

 

Em Maceió prefira ficar na Jatiúca, tem algumas pousadas baratas, evite Ponta Verde(só hotéis 4 e 5 estrelas). Infelizmente não tenho nomes de pousadas por lá.

 

Vc quando ligar pro Pontal pode falar que é amigo do Júnior da acupuntura que trabalhou lá, todo mundo me conhece e irão te ajudar no que for preciso. Quando minha galera aparecia por lá, contratava um barco de 11 mts. pra ir no Dom Rodrigues e o pescador só queria R$ 20,00 pro diesel, na volta depois, de algumas cervejinhas e wiskinhos, o passeio saia de graça. Fale com a Dona Gilsa é muito minha amiga de repente tu consegue um passeio baratinho, se o barco dela não estiver na maré.

 

Apesar de ter morado no litoral sul 6 anos e meio, já to com inveja da sua viajem.

 

Qualquer outra dúvida mande as ordens!!!

 

Jr.

Sampa

(em trânsito)

Link para o comentário

olá Bruno blz!

 

Se tu for do Mato Grosso do Sul, caso o MS não seja seu sobrenome, deve ter estranhado Piranhas em Alagoas, pois o rio São Francisco é habitado pelas piranhas da espécie vermelha, são grande e perigosas, apesar de estarem sempre de barriguinha cheia e serem raros ataques em regiões habitadas.

 

Pois é Bruno, de mochileiro(a)s e turistas brasileiros encontrei pouquíssimos andando pelas bandas do litoral sul de Alagoas. A maioria são mineiros e depois raros paulistas.

 

Quanto aos estrangeiros a presença de alemães, franceses e italianos são frequentes, devido as informações do Lonely Planet. O litoral sul é conhecido como a Costa dos Coqueirais(Maceió a Penedo), sendo o litoral norte a Costa Dourada(Maceió a Recife).

 

Caso tu planeje uma trip por lá, posso manda outros detalhes, mas se prepare pois, alagoas tem um extenso litoral e dependendo da época do ano vc pode depara com muita chuva e ventos fortes, então não é só aquela imagem de um viajante dormindo numa rede amarrada em 2 coqueiros não heim!!! ahahahah

 

sem dúvidas os melhores meses são de novembro a abril, depois não!!!

 

As praias famosíssimas onde é perigoso "encontra seu vizinho" são: Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca em Maceió. litoral norte Ilha da Croa em Barra de Santo Antônio e Maragogi. No litoral sul Praia do Francês em Marechal Deodoro e praia do Gunga em Jequiá da Praia.

 

Sem dúvidas essas praias merece uma pequena visita mas rápida, porque(PARA MEU PERFIL) não transmite o clima de "paradise" no meu daquela gentarada toda, prefeiro as semi-desertas e desertas...

 

Enfim após 24 anos de viajens, consegui desbravar e viver uma pequena e pacata vila de pescadores, onde pretendo voltar futuramente e radicar-me. Lá fiz muitos amigos de todas as classes sociais. Nunca arrependo dos 6 anos e meio que ali vivi!

 

Valeu pelo bom gosto, Alagoas é para todos, mas poucos conseguem visitá-la. Uns discriminam sem conhecer(é claro), outros falam em preços, muitos outros vem só para o pacotão kit básico e não "correm o trecho" como os gringos fazem...

 

Nesse site tem umas fotos massa do Pontal de Coruripe. Dê uma espiada na cor da água, que pena não pode sentir a temperatura morna dela. ahahahaah

www.adapousada.com

 

Bom feriadão!

 

Jr.

Assis-SP

Link para o comentário
  • Membros

Oi Junior Nomade!

 

Fiquei com vontade de estar lá na praia agora!!!

 

Meu sobrenome é MS. :) Sou de Goiânia (mais ou menos perto) e por aqui tem piranhas de barriga vermelha (menores). Tem também a preta.

 

Eu vou para a Chapada Diamantina dentro de uns 15 dias. De lá vou para Canindé do São Francisco ou Piranhas. Alguma sugestão? Quero ver o rio, o canion e algo do interior do Nordeste. Depois sigo para o litoral de SE e AL, e pelo visto vou chegar numa época boa - novembro. :)

 

A idéia da minha viagem é o Nordeste, passando por todos os estados a partir de SE, indo depois, se possível, para Belém e Manaus.

 

A pousada da Ada parece muito boa!

 

O que pode complicarl para mim que viajo sozinho é encontrar quartos para 1 pessoa. Nunca tive problema, porque sempre viajo em baixa temporada, mas agora vou ver. Também levo barraca e costumo alternar ficando um pouco acampado, um pouco em pousadas.

 

Valeu amigo! Se você tiver dicas de outros lugares interessantes e sem gentarada pelo Nordeste, tanto interior como litoral, eu agradeço muito!

 

[]s

BRuno

Link para o comentário

Olá Bruno blz! cara. Isso não é viajem de férias é uma expedição. ahahahahah

 

www.scubadiver.com.br

 

Estive dando uma olhadela na tábua de marés pra poder responder sua mensagem e no mes de novembro a maré seca mais baixa será entre 02 e 07 de novembro, ou seja,vc teria que sair de goiania bem antes disso pra fazer a Chapada diamantina, piranhas/canindé de são francisco e litoral do sergipe. Assim vc chegaria no Pontal de Coruripe e poderia desfrutar dos corais de Dom Rodrigues, que só aflora do mar neste período de maré bem seca.

 

Já entre 02 e 06 de dezembro vc terá a melhor época do mes pra conhecer Dom Rodrigues.

 

Se vc é seu patrão ahahahahaha e tem disponibilidade de escolher melhor sua data de viajem. prefira a segunda opção. Vc terá que ser bem fiel ao seu roteiro pra dar tudo certo senão já era os corais e o snorkeling no Pontal. é o mesmo de ir ao rio e não ver o Cristo redentor.

 

Vms ao roteiro:

 

Chapada Diamantina

Lençóis a Andaraí - 5 dias de trilha(completa)

(o ideal seria vc fazer de Lençóis a Cachoeira da Fumaça e posar uma noite lá em cima, pois a galera fica uma meia hora só e desce até o Capão). Depois vc entraria em outro grupo e faria Capão-Gerais-Paty-Andaraí. Tem muitos pontos cênicos que vc só chega de carro, então programe muito bem o roteiro da Chapada pra não dar zebra lá na frente. De Lençóis vc vai até Feira de Santana e de Feira a Paulo Afonso-BA. Em Paulo Afonso conheça a CHESF, os tours saem próximo do supermercado GBarbosa. 1 dia é suficiente. De Paulo Afonso vá para Canindé do São francisco_SE e faça o tour do canion, no outro dia conheça Piranhas-AL,(em frente de Canindé). De Canindé desça pra Estância-SE e conheça a Praia de Abais(SE) e Mangue Seco-BA(estará cheia neste período). No litoral norte sergipano a Praia de Pirambu é a mais interessante. De Pirambu vá até Penedo-AL(via Neópolis-SE ou Propriá-SE(Porto real do colégio-AL). Penedo=ouro preto do nordeste + 1 dia.

 

De Penedo a Piaçabuçu-AL, de onde partem os tour até a fóz do são francisco. Nesses tours peça ao guia antes de contratar o passeio que voce quer descer no "porto" de Potengi(povoado de piaçabuçu). De potengi tu troca uma idéia com um pescador que te leva de canoa a vela até o porto de pixaim. Do "porto" do pixaim até o minúsculo povoado são 1,5 km. Procure o Sr. Aladim que é o cabeça do pessoal lá. Realmente vc irá impressionar-se com esse lugar e as pessoas(45) que ali vivem. É necessário vc leva água mineral e rango, pois lá não tem budega e a água(pra beber) é coletada de pequenas cacimbas cavadas na areia sem nenhum tipo de tratamento. Teve um brasileiro que andou por lá fotografando tudo e ganhou em primeiro lugar num concurso internacional. Fique esperto, uma diarréia ali pode ser fatal pra suas férias, economize água mineral ao máximo, chupando cajus são nativos e gigantescos os pés, e tomando água de coco, tem muitos coqueiros que estão soterrados pelas dunas, vc tem que agachar pra tira o coco.

 

Fale com o Seu Aladim que tu quer conhecer o Paraíso, tão nativo e belo quanto o pixaim, 1 dia no pixaim + 1 dia no paraíso e no terceiro dia faça uma caminhada beirando as dunas e mata ao lado de um braço do são francisco e vc estará na fóz, são 2 horas de caminhada. Não se esqueça de um bom chapelão de palha, e protetor solar, pois nesse período do ano, apesar do ventão massa, sol é de rachar os miolos.

 

Da fóz vc pode trocar idéias com os guias que podem te levar até piaçabuçu(de volta), como também voce pode almoçar com algum grupo de turistas(os barcos grandes servem almoço para os turistas). Nestes barcos reabasteça de água mineral e algumas frutas.

 

Se vc tiver muito disposto vá caminhando da fóz até o Pontal do Peba(vila de pescadores). São 18 km que voce faz entre o mar e as dunas, nunca entre nas dunas, é muito cansativo caminhar na areia e se vc distanciar-se da visão do mar poderá se perder entre elas.

 

Outra opção é fazer esse trajeto de carona, pois neste período do ano tem muitos carros(geralmente 4X4) que estão na fóz. Para voltar de carro faz-se necessário observar o horário da maré seca, pois nessa parte de alagoas é muito comum perder um carro para a maré alta.

 

Do Pontal do Peba, tem uma pousada(Chez Julie) que é de um ex-embaixador belga que quando aposentou-se em Brasília decidiu viver por aquelas bandas, Do Pontal do Peba tanto vc pode continuar sua caminhada pela praia até o Pontal de Coruripe(60 km em 3 ou 4 dias) como pode pega uma carona(pela praia mesmo) ou ir de busão ou vans até o Pontal. Se preferir caminhar vc pode abastecer-se de rango e mineral em Feliz Deserto(tem restaurante na praia), Miaí de Baixo, Miaí de Cima e Barreiras. De Barreiras vc já avista o Pontal.

 

Lembre-se que o sol em Alagoas nasce as 5 da matina, horário bom pra tu começar a caminhar até as 10 hs. descanse em uma sombra, até as 15 hs. caminhe até as 17:30 e se abrigue pra noite. Cuidado com os coqueiros, pois ali existem milhões deles e são comuns acidentes que quando não matam ficam aleijados = coco cair na cabeça).

 

Brunão, repito, vc tem que ser bem organizado e ter um certo espírito de renuncia, pois terá que chegar até aí em 01 de dezembro(sábado). No domingo com certeza já tem barcos indo pro Dom Rodrigues, pois na segunda vários vão pra maré, pescar), mas dá pra conseguir outros é só trocar idéias com os nativos no Pontal e agilizar. Fale pra galera lá que tu é amigo do Junior da acupuntura, procure a dona gilsa que tu irá conseguir fazer o passeio sim.

 

Depois do Pontal visite a Praia da Lagoa do Pau(a 3km do Pontal). Depois vá até o Poxim, que é o povoado que vc terá que descer, na rodovia ao lado tem um cabaré que ao lado dele começa uma trilha que vai até a Praia, atravessa o pequeno rio Poxim e vc estará na praia da pituba, ela tem duas enseadas a primeira é ótima pra surf(mar bravo) a segunda é onde a tereza collor comprou e tá construindo o resort. Nessa praia vc não pode acampar mais dá pra faze snorkeling e curtir o dia todo.

 

A próxima praia tbm interessante é Duas Barras, dá pra ir caminhando a partir da Pituba(5km)(com rango e água). Lá vc pode acampa numa boa. Praia do Gunga, Barra de São Miguel e Praia do Frances são redutos de goianos e brasilienses, aliás vc está no kit básico da embratur(entupida de gente) As próximas praias são em Maceió(Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, as mais bonitas e com algumas centenas de milhares de pessoas). O litoral norte de Maceió é mais seleto e menos farofa(Gaxuma(do PC Farias), Garça Torta e Riacho Doce).

 

Pela proximidade da praia com a rodovia vc pode deslocar pra Barra de Santo Anbtonio, abasteça de rango e mineral, atravessa pra Ilha da Croa(entupida de turistas) e caminhe até a praia carro quebrado, acampe lá e no outro dia caminhe até Ponta do Gamela. Como são falésias e o mar chega próximo ou até elas, novamente vc terá q respeitar o horário da maré seca pra chegar até essa praia. Lá tem uma bica de umas 3 polegadas de água mineral com um visual indescritível, parece um terreno lunar, adiante é área particular da usina santo antonio, continue caminhando pela praia, não entre nos coqueirais ou se aproxime das casas dos trabalhadores da fazenda, pois é proibido. Vc irá chegar a fóz(barra) do rio camaragibe e a cidade do outro lado de mesmo nome.(Qualquer pescador atravessa vc de canoa, numa boa).

 

Da Barra do Camaragibe vá até Porto de Pedras, atravesse a balsa e chegará em Japaratinga(muito bonita e não frequentada). De Japaratinga a Maragogi(tem muitos hotéis 4, 5 estrelas e resorts).

 

Depois te mando o trajeto pernambucano.

 

Bom fim de semana!

 

Jr.

Circuito das águas-MG

(em trânsito)

Link para o comentário

trajeto Pernambucano:

saindo do estado de alagoas, logo na divisa está são josé da coroa grande, tem fama de possuir maior quantidade de opções para mergulho autônomo no BR, vale uma visita pra conferir.

 

Após São José, vc vai a Tamandaré, não se assuste com a imensidão de casas de veraneio de classe média-alta, o objetivo é a Praia de Carneiros, a caminhada é boa mas quando vc chega em Carneiros é surpreendente o visual, simplesmente o inverso de Tamandaré.

 

Em seguida vem a badalada Porto de Galinhas, aí sim é perigoso tu encontrar seu vizinho ahahahahahah, nessa época do ano(verão) é disputada a palmo, de Porto vc vai pra Maracaípe(sul) e Muro Alto(norte).

Próximo passo praia do paraíso(falésias) vc saberá o porque dos ataques dos tubarões a surfistas em recife, ou seja, a construção do porto de suape e de quebra um resort ao lado do porto. Os tubarões não conseguem alimentar-se no estuário, e tubarão com fome come pneu, madeira o que encontrar pela frente...Nesta praia vc descobrirá mais uma mentirinha da nossa história, lá tem um monumento da visita de Vicente Pinzón que ali esteve em 1498, ué e o Pedroca Cabral em 1500 onde fica?!

 

Passei em Calhetas e Gaibu numa quinta e sexta feira, o clima até estava legal, mas no sábado acho que tinha 1 milhão de pessoas na praia devido a proximidade com Recife.

Olinda e Recife(Pina e Boa viagem fique ao seu critério), muita sujeira, vc mal consegue andar na praia, vazei!!!

 

A 42 km de Recife tem Igarassu, cidade histórica que merece a visita as igrejas e museus em anexo, lá vc irá observar um quadro da Santa Ceia antiguíssimo com Maria Madalena ao lado de Cristo, pena que é proibido fotografar e a freira (nada educada) não sai da cola. Esse o Código da Vinci não descobriu. As praias do litoral norte pernambuco achei muito sujas, abandonadas pelo poder público, sem contar a farofa braba(sem mais comentários).

 

PARAÍBA

Brunão, sem querer induzir ninguém ao turismo sexual, espero que até aí tu já tenha conhecido uma gata maravilhosa e esteja com o mesmo objetivo seu(litoral do nordestão). Aí vc pode "entrar" na Praia de Tambaba(a partir de Jacumã). Por fazer parte do circuito internacional de nudismo, existe vigias e tudo é muito bem organizado, (proibido home(ns)m entrar(em) sózinho(s)(desacompanhados), discussões, drogas, fotografias, filmagens, sexo) enfim o visual é maravilhoso, pode-se acampar na praia e tem um restaurante no local.

 

O mar da Paraíba é muito mais bravo do que em outros Estados nordestinos. Sendo assim não transmite tanto aquela "malemolência tropical" de outras regiões...

 

RIO GRANDE DO NORTE

Vá conhecer rápido antes que os gringos compram o resto e proíbam brasieliros de visitar. Infelizmente é essa a real situação do litoral potiguar. Voce estando em Natal(Praia de Ponta Negra é o pico) feche os dois pacotes de passeios de bugres sendo: um ao litoral sul de Ponta Negra até Pipa e no outro dia de Ponta Negra a Genipabu ou Muriú. Realmente são imperdíveis. Depois pegue um busão de Natal a Touros onde vc encontrará privacidade e PAZ! Lá tem o sexto maior farol do mundo e muita vida nativa.

 

De Touros siga para São Miguel do Gostoso, que realmente é muito gostoso visitar essa cidadezinha!(hotéis caríssimos). Próxima visita Galinhos e depois Macau. De Macau vá pra Aracati-Ceará(via Mossoró) e conheça a badaladíssima Canoa Quebrada, volte pra Aracati e siga pra Fortaleza. Como detestei Fortaleza(pedofilia escancarada e ninguém faz nada - (na semana que estive lá prenderam um delegado e 2 investigadores que estavam "faturando" as meninas) não recomendo nenhuma praia. Economize seu tempo e grana e vaze pra Jericoacoara, (5 dias a 1 semana são suficientes pra vc conhecer os points turísticos nas redondezas). Nova Tatajuba é a Jeri das antigas...

 

Em Camocim(próximo a Jeri) vá pra Parnaíba(Piauí) onde vc pode fazer os passeios até Tutóia e a ilha do Caju no Maranhão. De Tutóia procure saber se ainda saem passeios pra o Rio Preguiças, na época que eu fui saia, hoje o canal é Barreirinhas, relaxe vc está na capital do reggae e nos Lençóis Marenhenses.

 

No Pará recomendo uma breve visita a praia de Ajuruteua em Bragança e Salinópolis. Mosqueiro tbm é legal, apesar de ser próximo a Belém.

 

Mano tu vai ter muita história pra contar depois dessa viajem. Desculpe-me por excluir vários points, pois só tem fama e sujeira. Realmente este trajeto aí dei uma garimpada boa! Sem dúvidas aí está a pérola negra do litoral nordestino.

 

Boas viajens!

 

Qualquer dúvida, mande as ordens!

 

Jr.

Circuito das águas-MG

(em trânsito)

Link para o comentário
  • Membros

Muito legais as suas dicas, Nomade! Muito bem explicado, detalhado. Valeu! Estou olhando no mapa e absorvendo tudo.

O site scubadiver é que não entrou. Também gosto de mergulho. Não costumo fazer muitos planos, a não ser quando necessário. Vou fazer o possível para chegar nos dias certos para ver os corais de Dom Rodrigues. De repente eu deixo Sergipe pra trás ou pra depois.

Quanto ao canions do Rio SF, dá para conhecer de Paulo Afonso também? E de Canindé? Sabe as diferenças?

De Natal pode ser que eu vá pra Fernando de Noronha também.

Pelo que eu to vendo você não tem parada não, seu Juniior da Acupuntura! Conheço bem o sul da América do Sul (Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia) e América Central. Qualquer coisa você ou quem mais estiver lendo, é só dar um toque.

 

[]s BRuno

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...