Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#125506 por ematos
28 Jan 2005, 15:08
Mais uma coisa pessoal.

Eu fiquei numa pousada em Sao Roque, mas fui conhecer o camping S Fco e o Picareta, não sei se é por causa da chuva, mas não achei legal, principalemnte o picareta, apesar de ter três barracas lá, tava o maior mato alto, é sempre assim lá ? No S Fco não tinha nenhuma barraca e o matos estava alto tb. No picareta conversei com um cidadão lá e ele me falou que lá cabe umas 500 barracas, mas eu só vi 2 banheiros, ou me faltou atenção ou então falta um pouco de estrutura pros caras.

Me baseio por um camping que fiquei em Monte Verde, pagando R$ 10,00 por pessoa com café da manhã, feixe de lenha, banheiros com água quente (devia ter uns 4 masc e 4 fem) uma estrutura bem melhor. Gostaria do comentário de vcs...







---------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário samuel_adv
em 15/12/2004:09:23:49
Mensagem:

Cara, na Canastra é meio engraçado, fui num feriado lá, acho q foi em 1º de maio de 2003, era feriadão, mas não tinha praticamente NINGUEM no parque além da gente... fomos nas cachoeiras, sossegados, poderia até nadar pelado que não teria galho, pois o lugar estava deserto!

Ou seja, numa dessas, depender de carona é complicado. Já em outras ocasiões q fui, tinha mais movimento, mas mesmo assim não sei se seria uma boa depender exclusivamente de carona.

Eu já fiz justamente isso que vc falou, fui pra Furnas, curti muito por lá, e tirei 2 dias para ir pra Canastra.. Mas de carro é outra história. De qq forma, vai ter muitas opções em Furnas, de repente nem sobra tempo pra Canastra (pelo menos 2 dias, para conhecer a Parte Alta e a Baixa do Parque, na minha opinião). []´s

#125525 por aaoliveira
28 Jan 2005, 15:50
Oi Everaldo,

Já fiquei lá no camping da Picareta. Do lado de baixo daqueles dois banheiros que você viu, tem mais três ou quatro, mas só tem chuveiro. Mesmo assim, para uma quantidade maior de pessoas fica realmente complicado. Quanto à area para acampamento, achei legal, tem bastante sombra e lugar bom para acampar sem correr risco de molhar a barraca. Além disso o pessoal lá é muito legal também.

No camping São Francisco parece que não tem muita sombra. Das duas vezes que estive lá em São Roque, também não vi nenhuma barraca lá.

Até mais...
#125530 por aaoliveira
28 Jan 2005, 15:54
Valeu Samuel,

Você tem razão, lugares assim estão ficando raros hoje em dia. Se eu realmente for para aquela região vou ver se pelo menos conheço esse paraíso (literalmente).

Abraços
#125579 por samuel_adv
28 Jan 2005, 17:26
Já fiquei nos 2 campings... qdo fiquei no SFrancisco, tinha acabado de inaugurar, achei os banheiros bem legais e tal, realmente não tem sombra mas a área é plana e ele é bem localizado.

Já no Picareta, no carnaval de 2004 choveu demais, virou uma lama só, até pra ir no banheiro tinha que ir de jipe, e só não rolou fila pro banho pq a maioria do pessoal foi embora por causa da chuva.

Ou seja, os dois são meia-boca... :-(

Acho q ambos não tem estrutura suficiente para muita gente... imagina 500 barracas, 1000 pessoas?!?!? Sem noção!

[]'s
#125951 por ematos
31 Jan 2005, 08:32
Então galera,

Não consegui chegar nem muito perto do poço da Casca D'Anta, tinha muita água, na capão forro e no cerradão tb. Mas deu pra aproveitar bastante a água (não embaixo das cachoeiras), mas na parte de cima da Casca D'Anta estava bem legal. Na cerradão, tinham ums poços bem legais tb.

Pretendo voltar lá antes de junho, só não vai dar pra ir agora no carnaval, talvez na Páscoa ou em 21 de Abril
#126128 por samuel_adv
31 Jan 2005, 13:44
Uma guia que conversei no carnaval ano passado disse que há tempos ela está trabalhando na Canastra e disse que nunca tinha visto a Casca D´Anta tão cheia! Realmente estava impressionante, na trilha para a cachoeira (perto daquele mirante na parte baixa) já dava pra sentir a força da água!

Pela previsão do tempo, parece que a chuva vai ser mais "light" nesse ano, talvez até role sol!!! (www.climatempo.com.br) Tomara!!!

[]´s
#126478 por samuel_adv
01 Fev 2005, 13:10
Galera, qual o esquema em Delfinópolis e SJBGlória????

Eu ia pra Carrancas mas tô achando que não vai rolar, todas as informações que me passaram indicam que a muvuca vai estar grande por lá no carnaval, e os campings que liguei não têm infra-estrutura para dar o mínimo de conforto... um tem apenas banhos frios (nada contra, desde que faça um calorão, tipo numa praia, o que não é o caso nesse carnaval, pois a chuva não parece dar trégua), e o outro que fica "entupido de gente se fizer sol" (segundo a propria dona) tem 2 banheiros apenas - imagina 2 banheiros pra mais de 100 pessoas por dia :-( ...

Assim, camping por camping, sou muito mais os da região da Canastra, que tem mais condições de receber turistas.

Como já conheço São Roque de Minas, estava pensando em ir pro Glória ou pra Delfinopolis (ou pros 2 lugares)... conhecem camping por lá? o que me indicam de bom?

[]´s mudando a rota quase em cima da hora...
#126633 por samuel_adv
01 Fev 2005, 19:38
O que recomendam? Ficar SJBGlória ou Delfinópolis? Qual seria um roteiro legal por lá no carnaval?

[]'s
#126784 por ematos
02 Fev 2005, 10:21
Fala Samuel

Cara, eu ainda não fui a S J Gloria, mas pretendo ir. Não conheço nenhum camping por lá, mas antes de ir pra S Roque liguei pra uma pousada no Glória e quem me atendeu foi a D Gasparina, muito gente fina, me de umas orientações legais, quem sabe se vc ligar pra ela e explicar que quer ficar num camping ela pode te dar uma informação. Ela conhece bastante a região, caso queira segue o telefone Pousada Boa Esperança (fone (35) 3524.1426), de propriedade do Ênio e da Gasparina.
#126795 por samuel_adv
02 Fev 2005, 10:56
Opa, valeu! Vou entrar em contato nesse fone! No Glória não descolei nada ainda.

Já consegui na net uns campings em Delfinopolis, um por 14 reais/dia e outro por 10/dia... esse de R$ 14,00 é o tal Camping do Claro (ou algo assim), parece ser bem legal, tem boa infra e cachoeiras próximas.

[]'s
#126965 por cadu-araxa
02 Fev 2005, 17:13
Samuel,

Foi nesse camping que eu fiquei nas três vezes que eu fui (lá tem chuveiro quente! hehehe). A estrutura é ótima e a localização dentro complexo do Claro tb. É de propriedade de duas irmãs (Adélia e Dorinha). Vc já deve ter, mas aí vai o tel. (35) 3525-1051 / 3525-1121. Do lado tb tem um chalezinho. Bem, é isso. :)
#128141 por samuel_adv
09 Fev 2005, 21:12
Realmente a região da Canastra e redondezas é ESPETACULAR!!

Depois de muito rodar atrás de um local pra acampar (e pedirem 20 reais por pessoa/dia por um lugar na beira do rio) estacionei no sábado de carnaval lá no Vale do Céu (SJBGlória), 7 reais por pessoa, é bem legalzinho, por conta das cachoeiras do lugar, mas se vc quer sossego não é muito recomendável (pelo menos em feriados): era um carro do lado do outro no camping, cada um com o som mais alto que o outro, de sertanejo até funk... argh! :-( À tardezinha deu um dilúvio, choveu e ventou muito (muito mesmo!), ainda bem que minha barraquinha (Trilhas e Rumos) aguentou firme, sem problemas! Mas teve barraca que chegou a envergar com o vento, a coisa foi feia!

Durante o dia seguinte (domingo) o sol apareceu e rolou dezenas de churrasqueiras (e farofadas em geral) ao longo das cachus... mas se tiver disposição acaba chegando em algumas quedas que não tem tanta muvuca.

Conheci um pessoal gente finissima lá no Vale do Céu, que estava hospedado em Ponte Alta (com 800 habitantes, fica entre o Glória e Delfinopolis), acabamos indo pra mesma pousada que eles estavam ficando (na verdade, é uma casa, o dono da pousada - sr. Serly, uma figuraça, simples e prestativo, com uns "causos" mineiros típicos do interiozinho - em frente aluga os quartos e tal... 15 reais por pessoa, com direito a um baita café da manhã - vale a pena!). De lá saímos para as cachoeiras "proximas" a Ponte Alta, inexploradas e algumas nem nome tem ainda! Show!!!

Nem cheguei a conhecer Delfinópolis, mas qdo voltar pra lá, com certeza procuro o Serly de novo, ele tem ótimas dicas de locais pouco conhecidos (o acesso às vezes é dificil pra carros comuns, mas com um pouco de disposição dá pra chegar à pé tb).

De Ponte Alta pra parte alta do Parque são mais ou menos umas 4 horas de estrada (ou não), parece que só de 4x4 mesmo.

Estou colocando umas fotos no fotoblog, confiram!

[]'s!
#141945 por ematos
27 Mar 2005, 13:26
>Postado pelo usuário Over Kill
em 26/03/2005 00:41:10
Mensagem:

Olá, estou planejando viajar pra Serra da Canastra em Maio. Pretendo ir com o meu Gol e ficar uns 7 dias, mais ou menos. Acho que vai dar pra aproveitar bastante, mas como não conheço a região gostaria de ter algumas dúvidas sanadas.

Pretendo ir primeiro a Delfinópolis, onde ficarei por uns 2 dias. Ao sair de lá pretendo ir pra São Roque de Minas. Pensei em dois trajetos (Delfinópolis-São Roque):
1) Partir em direção a Desemboque/Sacramento e atravessar o Parque de Oeste a Leste através da portaria Sacramento chegando até São Roque.
2) Partir em direção a Ponte Alta/São João Batista do Glória e depois para Vargem Bonita/São Roque.
Como estarei com carro de passeio não sei qual dos dois é melhor. Talvez até os dois sejam inviáveis para mim. Caso possam dar alguma opinião a respeito...

Também tenho dúvidas quanto a quais passeios devo fazer. Creio que o maior problema seja novamente o carro. Por isso pergunto, quais os melhores passeios que podem ser feitos com o meu pobre golzinho. Talvez seja até interessante alugar/contratar algum veículo 4x4, mas o problema é o preço

Quanto aos serviços oferecidos nas duas cidades (guias, taxas de visitação, refeições, pousadas, postos de combustível, bancos, etc), pergunto o seguinte:
- Qual pousada vcs me indicam (melhor relação custo/benefício)?
- As taxas de visitação cobradas são muito caras?
- É necessário o acompanhamento de guias nos passeios ou não?
- Alguma outra dica...

Caso queiram dar mais alguma dica, fiquem à vontade...
Acho que acabei exagerando nas perguntas. Gosto de planejar muito bem as coisas. Ano passado estive na Chapada dos Veadeiros e aproveitei muuuiiito. Foi a primeira vez que fiz um passeio deste tipo. Acabei me apaixonando de tal maneira que agora não tiro da cabeça a idéia de comprar um Troller...
Bom, acho que já escrevi demais. Fico agradecido a todos que puderem me ajudar...
T+
Fernando.



Replies:




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado pelo usuário ematos
em 27/03/2005 13:25:10
Mensagem:

Vamos lá então Over,

Eu não conheço Delfinópolis, pretendo ir em 21 de abril. Mas São Roque de Minas é muito legal e indico a pousada da D Diva, o nome oficial é Estalagem Guia Lopes, o preço é muito bom sem falar no ambiente estremamente familiar (não deixe de comer o pão de mel que a D Diva faz). Passeios desse lado eu indico a nascente do S Fco e Casca d'Anta parte alta (não deixe de nadar lá), na volta passe pra conhecer a Cachoeira Rolinhos... isso tudo de carro e bote fé que o seu golzinho vai legal, eu fiz no meu Palio Adventure, que tb não é traçado, isso td é dentro do parque. Tente sair bem de manhã pra fazer esse passeio e faça sem pressa, parando na estrada pra ver os animais (carcará, veado, tamanduá, etc...), uma dica, vá com o som do carro desligado e curta o silêncio do local. Na volta, no meio do caminho para S Roque, tem o Capão Forro, uma RPPN´eles cobram se não me engano R$ 2,00 por pessoa, vale a pena, porém, se tiver chovido, deixe seu carro estacionado na estrada e desça de 2 x 2 9´(a pé). Acho que aí vc preenche um dia. Voltando pra S Roque, não deixe de jantar no Restaurante do Zagaia (ao lado da pousada) eu sugiro que peça um tutu, é muito muito bom sem falar na quantidade, eu e minha esposa comemos até e anda sobrou e olha que somos meio paquidermes hehehehe... no ouitro dia acorde cedo e vá à cachoeira cerradão, é animal, tb é uma RPPN e vc paga uma taxa de R$ 2,00 ou R$ 3,00 não me lembro. Depois se vc quiser pode ir pra parte baixa do parque conhecer o outro lado da Casca D'Anta, tb vale muito a pena, existe uma trilha pra vc ir caminhando da parte alta pra parte baixa, mas eu não a fiz, mas volterei lá pra isso. Em todos os lugares que eu falei, se chover talvez vc tenha alguns problemas com atoleiros, eu fui em janeiro, choveu mas não fiquei em lugar nenhum, basta vc encará-los com certo cuidado.
Espero ter te ajudado, qq coisa poste outras dúvidas. Agora sobre os outros lugares não tenho como te ajudar pois ainda não fui, mas tem uma galera que conhece muito, o samuel_adv é um deles.
#144417 por issao
03 Abr 2005, 23:57
Over Kill,

Quanto ao trajeto, pra ir de Delfinopolis ate São Roque acredito que o melhor caminho é atravessando o parque.
Com o Golzinho, que é super valente mas não vai fazer milagre, você vai sofrer pra subir a Serra Branca depois do Glória. Sem falar que vai pegar muito embaixo do carro nas descidas pelo Morro do Carvão ou na Trilha do Rolador, ambos caminhos até Vargem Bonita, depois que você sobe a Serra Branca.
Esse trecho do Gloria ate São Roque é maravilhoso, porém vc precisa de no mínimo um carro alto, se possivel 4x4.
Quanto ao melhor trajeto acho que é isso.

Aproveitando que você está atravessando o Parna de uma portatia a outra, pode visitar todos os pontos de visitação que o Everaldo indicou e que estão dentro do parque.

Assim como o Everaldo recomendo o Cerradão e Capão Forro. Você vai numa boa com 4x2.

Um lugar que acho imperdivel, mas vai judiar um pouco do carro, é a cachoeira do Fundão. Ela fica na fazenda Santo Antonio, fora do Parna, mas a estrada de acesso a fazendo começa dentro do parque, logo apos a portaria de S. João Batista. Considero essa cachu a mais bonita da Canastra.

Se vc for embora de São Roque por Piunhi, recomendo ir a parte baixa da Casca d'Anta no dia que estiver indo embora. Assim, depois de conhece-la vc segue para Piunhi e não precisa voltar todo o trecho de terra até São Roque.

Sempre que vou a Canastra fico na fazenda do Chico Chagas (camping da Picareta) e lá começa uma trilha beirando o rio do Peixe que sai na última cachu do Capão Forro. Gosto muito de lá.

Já fiquei uma vez na Pousada da Nascente dentro da cidade. É bem baratinha. Pra ver outras opções de hospedagem da uma olhada no site www.serracanastra.com.br

Nos feriados as pousadas costumam fechar pacotes. Particularmente, acho os pacotes caros.
Vou pra Canastra agora no feriado de Tiradentes e acamparei no Chico Chagas mais uma vez.

É isso aí!
Abraços!

Issao
#149115 por Vareja
15 Abr 2005, 21:36
Fernando, o golzinho encara a trip sem problemas. Ainda mais q você vai em maio, sem chuvas e tudo mais.
Estive lá agora na Páscoa pela 3a vez e a cada vez q vou volto mais pirado naquele lugar.
Nós estávamos em 3 num corsa e encaramos os proncipais passeios mesmo com barro da chuva pela estrada. Ás vezes patinávamos, mas tá valendo, nada (muito) perigoso.
Em São Roque fiquei numa pousada que não me lembro o nome, mas é só perguntar, a cidade é pequena. Custa R$15 com quarto coletivo e café da manhã.
Ainda tem outras bem baratinhas pela cidade, e outras com mais conforto (por isso mais caras).
Na estrada pra Casca Danta tem uma pousadinha com chalés (tb não lembro o nome), no lado esquerdo da estrada.
Deve ser mais caro, mas pouca coisa, se vc for fora de feriado. Gasta um pouco mais, mas tem a serra de frente pra tua janela. Sem falar no rango da roça q é sensacional. Vc come e na cozinha q é aberta vê o povo fazendo queijos, doces, etc. Vale a pena. Ainda quero ficar hospedado lá. Eles ainda tem serviços de guia para passeios por cachoeiras e trilhas na região.

Para entrar no parque paga-se R$4 por cabeça, independente do tempo que fique.

As cidades são muito pequenas. Não sei como é a estrutura de São Roque, Delfinópolis, Vargem Bonita e do Glória.
Por precaução levei dinheiro vivo e cheque.
Mas em Piumhi, próximo a S. Roque tem mais estrutura com bancos, etc.
Perto da barragen de Furnas rola um passeio legal de chalana (R$20) durando 3 horas e passeando pelo lago e entrando em canions onde rolam cachoeiras.
E durante todo o passeio eles vendem cerva, refri, churrasco, com som ao vivo e sempre com um guia mala agitando as tias de excursão. O passeio é show, vale a pena deixar pra volta.
A chalana sai em 2 horarios, às 10 e às 14h, da ponte do Rio Turvo, na MG-050 (estrada q vai de Piumhi a Passos).

Abraço

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes