Ir para conteúdo

Mochilao para Ilha de Páscoa? 14 dias e gasto de 200 dólares


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Sim, você leu bem (já desculpo antes, o texto vai sem cedilha e til, teclado chileno ::mmm: ), 200 dólares para 2 semanas!

 

Vou contar todos os segredos da economia e da supersorte que eu tive!

 

Para mais detalhes e fotos, escrevi tudinho lá no O Melhor Mês do Ano! Confere lá e nos dê uma forcinha curtindo a página e nos seguindo no instagram @omelhormesdoano

 

image10-672x372.jpg

 

Dia 0: Como comecou a viagem

 

Estava eu, feliz alegre e contente em Jericoacoara, trabalhando em um hostel superbacana depois que eu decidi que a vida de engenheira é muito triste pra ser vivida, rs… E uma amigona minha que vive em Santiago me mandou uma mensagem: “tá a fim de ir comigo para ilha de páscoa?”. Gente, quem nao tá a fim de ir para Ilha de Páscoa, meldels?!?!

 

Mas era impagável pro meu bolsinho de desempregada, o voo é sempre bem caro e as promocoes sao raríssimas. Aí ela me fez a proposta indecente de que me pagava o voo… tinha umas milhas da LAN que iam expirar e que me dava a passagem. Aí foi fácil! Aceitei!

 

image-672x372.jpg

 

Dica de economia 1: se nao tiver uma amigona assim, juntar milhas pela LAN/TAM pode ser uma excelente ideia. A Tam tem parceria com o TripAdvisor e voce pode conseguir até 2250 milhas/mês. Aí junta com os pontos do cartao de crédito… sei lá! Mas se tiver como, ir com pontos é uma ótima!

 

Dia -1: a preparacao em Santiago

 

Calma, ainda nao comecou… É que na preparacao em Santiago tiveram dois dos pontos mais importantes da economia.

 

Escute-me: tudo na ilha é caríssimo! Beirando o impagável, sério!

 

A nossa opcao foi: vamos fazer A FEIRA em Santiago antes de ir. Por A FEIRA leia-se que levamos, para duas pessoas, quase 40 kilos de comida. De tudo: frutas, verduras, legumes, macarrao, arroz, pao, batatinha frita, até um ovo de pascoa foi… Falto só o alcool mesmo (que acabamos nem tomando muito). Com essa comida toda acabamos comprando pouca coisa por lá: saimos um dia para comer, tomamos café da manha fora um dia, uns sorvetinhos e o pao fresquinho de café da manha.

 

comidas.png.097234d29119c19c2e8a9cf3d90fff00.png

 

Dica de economia 2: a LAN permite 43 kilos de bagagem por pessoa para Rapa Nui. Se parar em Santiago antes de ir para ilha, essa ideia de levar comida é excelente. Se for direto do Brasil, esquece tudo que seja fruta, verdura…nao se pode entrar no Chile com nada de origem vegetal que nao seja industrializado. Mas aí pode compensar nas bolachas, macarrao e todo esse tipo de coisa.

 

Dica de economia 3: Outra coisa que fizemos que nos ajudou demais foi levar duas bicicletas. Poupamos o aluguel e acabamos alugamos as bicicletas um dia… até fizemos um dinheirinho, rs. Bom, esse eu sei que nao é pra todos, mas se, por um acaso, der pra levar uma bicicleta, leve-a.

 

aeroporto.png.bc849774a5a20a76ecf5ca805695aeb9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 1 (ufa): a ida pra Ilha

 

O voo da Lan é tranquilo e dura cerca de 5 horas. Cheguei na ilha por volta das 13:00 e o dia foi para organizar as coisas, me acomodar e curtir um por do sol maravilhoso na ilha.

 

Hospedagem:

 

Uma amiga mora lá na ilha e é dona de umas cabañas, aí foi fácil, ficamos por lá sem pagar (de novo!).

 

Dica de economia 3: um hostel, quarto compartilhado com café da manha, sai por USD 30. Uma excelente opcao é o Camping Mihinoa (http://www.camping-mihinoa.com/), que custa a partir de CLP 6500/noite. A melhor opcao para mim é buscar CouchSurfing, tem varias pessoas na ilha que recebem ::otemo::

 

Contei todos os detalhes da cabaña nesse post aqui. Acho bacana para quem vai de viajar de casal ::love::

 

image1-672x372.jpg

 

O primeiro moai que vi foi o Te Ata Hero, que fica perto da Caleta Hanga Piko e das caverna Anu Kai Tangata.

 

GOPR0882.JPG.9f249f52f468fa2da9e4976f1049d705.JPG

 

A caverna tem várias pinturas rupestres, mas não se pode entrar por perigo de desabamento. Mesmo assim vale a visita, já que fica pertinho do centro de Hanga Roa e rende um por do sol lindão!

 

image4.jpg

 

image5.jpg

 

A noite, para celebrar, foi no restaurante Tataku Vave, que fica perto da caleta (pescadores) Hanga Piko e pertinho do Ahu Riata. A sorte (de novo!) que conhecemos a dona do restaurante, que fez um preco excelente para gente. Recomendadíssimo o ceviche e o carpaccio de atum! Uma delicia!

 

image15.jpg

 

Dica de economia 4: Escolha um dia pra gastar e ir num restaurante da Ilha, afinal, a culinária de lá também é uma delícia. Mas não conte com isso todos os dias senão seus gastos vão nas alturas.

 

Gastos: 6000 pesos (algo como 30 reais) por causa do desconto, senão a conta sairia quase R$100 pra cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 2: Orongo (pela primeira vez, com a companhia de um cachorro e de um vento absurdo)

 

Aproveitei para dormir bem essa noite, tava toda cansada do voo para Santiago e depois para ilha… nao tive uma boa noite de sonho em varios dias ::essa::

 

Lá pelas 10 da manha a ideia foi sair para caminhar pela ilha, e a área escolhida foi Orongo, que além de ser um vulcao inativo que tem uma lagoa dentro, foi um dos centros cerimoniais mais importantes da ilha.

 

Pra ir para lá voce tem algumas opcoes:

 

1 – alugar um carro (cerca de CLP 35000 a diária)

 

2 – caminhar por cerca de 2 horas (ida)

 

3 – bicicleta: mas atento que a ida é subida non stop.

 

Como a gente é doido e mão de vaca... dá-lhe andar! Mas não pela trilha!!! ::lol4::

 

Cortamos caminho pelo meio de um pasto, junto com um dog fofo que seguiu a gente o caminho todo ::love:: Resultado de atravessar o pasto? Vacas!

 

E quem disse que as vacas lá são mansas? Maior corrida pra se livrar delas (morri de medo, sério!) e o nosso dog nos protegeu contra a cagada que fizemos!

 

Cagadas a parte...

 

Em Orongo eu teria que pagar USD 60 dólares a CONAF, a Confederação Nacional Florestal, que cuidava do parque nacional na ilha. Cuidava. Bem na semana que eu fui os Rapa Nui, nativos da Ilha de Páscoa, se revoltaram contra a CONAF dizendo que os dólares da entrada no parque não eram investidos na ilha e simplesmente expulsaram os guardas florestais de lá.

 

E quem ganhou nessa? Eu! Que não paguei os 60 dólares de entrada!

 

Bom, atualmente já voltou a ser cobrado, mas pelos Rapa Nui, com a promessa de tudo ser investido na Ilha! Tomara que dê certo :)

 

Orongo foi uma área cerimonial, onde era realizada a cerimônia do Homem Pássaro, que era a eleição do comandante dos Rapas por um ano. Era mais ou menos assim... Os jovens candidatos tinham que nadar até essas ilhas aí da foto e voltar com um ovo de uma determinada ave, quem voltasse primeiro era o comandante. Democrático, não?

 

image20.jpg

 

Mas também foi uma área cerimonial por muitos anos e tem várias construções da época.

 

image17-672x372.jpg

 

O que eu acho massa é a vista do Ranu Kau, um vulcão inativo (um dos muitos da ilha!) que agora abriga um lago. Lindo e muito doido!

 

image19.jpg

 

A volta a trilha é bem chatinha pra descer, força um pouco os joelhos, mas nada que descer concentrado não resolva.

 

O nosso dog voltou com a gente até a cabaña e dormiu na porta, um fofo! Mas no dia seguinte não tava mais lá...

 

image21.jpg

 

Gastos: 0 (comida da mala de 40 kilos!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Dia 3: Bicicleteando pela ilha

 

Dá-lhe perninhas, porque esse dia foi cheio.

 

image-e1433184273727.jpg

 

Primeiro passamos em uma bicicletaria, porque um dos pneus tava murcho =/ CLP 5000 pra trocar a parte de dentro (gente, como é o nome daquilo, rs?).

 

A ideia foi sair de Hanga Roa ir a Tahai, Ana Kakenga, Te Peu e voltar. E isso nos tomou quase que o dia todo... Tinha um maldito vento contra a as condições da estrada eram dignas de competição de mountain bike ::mmm:

 

Tahai é bem, mas beeeem pertinho de Hanga Roa e lá dá pra perder bastante tempo, já que são 3 conjuntos de moais que tem por lá.

 

image1.jpg

 

image2.jpg

 

Ahu Tahai: É a plataforma do meio, com um moai solitário e dizem que é o mais antigo da ilha.

 

Ahu Ko Te Riku: é a plataforma com o moai mais completo da ilha, foi restaurado com seu chapéu cabelo (Pukai) colocado de volta ao lugar original e com os olhos também reconstruídos. É uma representação de como a maioria dos outros moais estavam antes da degradação natural pelo tempo.

 

E o Ahu Vai Uri é a plataforma com 5 moais de diferentes tamanhos e conservação, que normalmente é confundido com o Tahai, já que todo mundo fala que vai ver o pôr do sol no Tahai, mas fica aí, na frente do Vai Uri.

 

Olha, dá pra "perder" uma horinha aí, viu... é lindão o lugar!

 

Seguindo de bici...

 

Por um caminho terrível!

 

Chegamos a Ana Kakenga, que é onde está a Cueva de las Dos Ventanas.

 

image3.jpg

 

Um lugar mágico e não indicado pra claustrofóbicos, já que é um buraco minúsculo pra entrar. Mas a vista do pacífico vale a pena ::love::

 

Seguindo mais um pouco, chega-se ao Ahu Te Peu, um dos maiores da ilha, mas todos os moais estão desmaiados ::hahaha::::hahaha::

 

Só nesse caminho aí foram horas e horas de bicicleta. Então prepara o fôlego porque parece fácil, mas não é tao perto assim!

 

Gastos:

 

5000 arrumar bicicleta

5100 mercado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Oi, adorei seu relato! Muita sorte você teve, pois economizou bastante hahahha Queria te perguntar:

- Você sabe se é possível comprar passagens diretamente no aeroporto de Santiago para a Ilha de Páscoa?

- Você sabe se ainda é possível carregar 43kg de Santiago para Ilha de Páscoa?

Agradeço se puder responder, obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...