Ir para conteúdo

Roteiro Chapada Diamantina Setembro 2016


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde!

 

Estou indo a Chapada Diamantina pela primeira vez em Setembro/16 (11/09 a 18/09) e gostaria de algumas dicas de hospedagem e passeios e guias confiáveis. Alguém pode me ajudar?

Estou em dúvida se é melhor me hospedar em Lençois ou Capão?

E Gostaria de saber qual a média de gastos com os passeios por dia. Não pretendo fazer caminhadas muito longas ou pernoitar...apenas conhecer as cachoeiras e lugares mais famosos para uma principiante.

Estou indo com mais uma pessoa, então talvez se nos juntássemos a algum grupo os valores poderiam ser mais interessantes.

Enfim, se alguém puder me ajudar com algumas dicas agradeço antecipadamente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Eu tenho um roteiro que criei para a viagem que vou fazer em Outubro pra lá. No roteiro eu coloquei saindo da cidade de um amigo, que é de onde irei, próximo a vitória da conquista. Mas você pode inverter a ordem dos passeios e colocar como saindo de Salvador, não mudaria muita coisa.

 

Dia 11 (terça) -

Ida Itororó x Ibicoara (Vale do Baixão) –

Tempo: 5:10 horas (6:30 indo sem pressa)

Distância: 347 km

Via: BR – 415 e BA - 142

Obs.: Chegar cedo para desenrolarmos o guia para o passeio do outro dia. Em Ibicoara ficar no Vale do Baixão, 30 km de estrada de terra até lá. Fica há 10 minutos da entrada do parque, das cachoeiras.

 

Dia 12 (quarta) -

- Cachoeira da Fumacinha

Distância: 16 km ida e volta

Duração: 8 horas total ida e volta

Pegar trilha: no Máximo 7 da manhã (TEM QUE ACORDAR CEDO, TRILHA GRANDE).

Obs.: Li em algum lugar que dá para dormir na trilha, se der mesmo a boa é ir na Cachoeira do Buracão de manhã, almoçar e ir para a cachoeira da Fumacinha dormir no meio da trilha e terminar de manhã e voltar no almoço.

 

Dia 13 (quinta) -

- Cachoeira do Buracão

Distância: 6 km ida e volta

Duração: 2 horas total ida e volta

Pegar trilha: 8 da manhã no máximo

Obs.: Fazer a trilha na parte da manhã, voltar no almoço.

 

- Ibicoara x Mucugê

Distância: 80 km

Duração: 1:30 hora

Via: BA-142

Obs.: Chegando cedo em Mucugê dá para aproveitar uma cachoeira (Andorinhas e Cemitério Bizantino).

 

Dia 14 (sexta) -

- Poço Encantado

Distância:

Saindo de Mucugê: 47 km / 1:20 hora

Via: BA – 245

Obs.: Chegar no máximo até às 09:30 (Horário melhor: 10:30 à 12:30), (TEM QUE ACORDAR CEDO)

 

- Poço Azul

Distância:

Saindo do Poço Encantado: 1:20 hora / 90 km

Via: BA – 142

Obs.: Chegar no máximo até 12:00 (melhor horário é de 12:00 à 14:30)

 

- Poço Azul x Lençóis (Vale do Capão)

Distância: 90 km

Duração: 2 horas

Via: BA – 142 e BR - 242

Obs.: Sair direto do Poço Azul e ir para Lençóis

 

 

Dia 15 (sábado) -

- Gruta do Pratinha

Distância:

Saindo de Lençóis: 48 km

Duração: 1:20 hora

Via: BR - 242

Obs.: Chegar cedo, almoçar na propriedade onde fica a gruta (tem um restaurante a quilo) depois ir para a Gruta Azul.

 

- Gruta Azul

Obs.: Na mesma propriedade da Gruta do Pratinha.

 

- Morro do Pai Inácio

Distância:

Saindo da Gruta da Pratinha: 25 km

Duração: 50 minutos

Via: BA – 480 e BR – 242

Obs.: Final de tarde, ver o pôr do sol.

 

- Festival (a noite)

(Ainda sem as atrações confirmadas)

 

Dia 16 (Domingo) –

 

- Manhã Livre (Pode rolar alguma cachoeira para curar a ressaca do festival)

- Almoço

- Lençóis x Itororó

Distância: 530 km

Duração: 8/9 horas (sem pressa)

Via: BA- 142

Obs.: Partir depois do almoço

 

 

Cidades que Dormiremos:

11/12 – Ibicoara

12/13 – Ibicoara

13/14 – Mucugê

14/15 – Lençóis

15/16 – Lençóis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Rejane,

De Lençois da para conhecer várias cachoeiras e trilhas e é de onde sai a maioria dos passeios de agencia ou voce pode ir na associacao de guias (eles cobram mais barato).

 

Os passeios normalmente incluem mais de um lugar para visitar.

1o roteiro em Lencois com agencia: Cachoeira dos Mosquitos + Serrano + Salão de areia + Poço Halley + Primavera + Mirante + Cachoeirinha.

O carro sai da agencia e passa nas pousadas para buscar o pessoal. Fomos em 8 pessoas e foi bem divertido. Esse passeio nos levou por uma estrada bem ruim até a cachoeira dos mosquitos, depois voltou para Lençois e todos almoçaram (já pago) em um restaurante e fomos a pé em seguida, com o guia, fazer o percurso que liga o Serrano, Salao de Areia, Poço Halley, Primavera, um mirante lá no alto com vista para a cidade e no final, a Cachoeirinha para resfrescar.

 

Vale a pena ir com agencia para a Cachoeira dos Mosquitos por ter um acesso bem dificil e distante. Mas a parte a pé por Lencois dá pra ir sem guia. O lado bom de ter alguem guiando é que assim nao perde tempo tentando desbravar o caminho, mas acredito que nao de pra se perder..

 

O 2o roteiro com agencia que fizemos incluiu o Poço do Diabo, Lapa Doce, Pratinha e Morro do Pai Inácio.

Nesse dia fomos só nós duas no carro com o guia. A agencia que usamos ( Chapada Adventure ) cobra por pessoa nao importa quantos sejam. Mas acho q tem outras agencias que cobram como se fosse uma diaria do carro + guia e vai barateando de acordo com o numero de pessoas interessadas.

 

O 3o roteiro com agencia em Lençois incluiu Poço do diabo, Gruta da Torrinha, Pratinha, Morro do Pai Inácio.

Na primeira ida ao Pai Inacio estava nublado quase chovendo e ventando demais.. Decidimos repetir o passeio mudando apenas a gruta e assim conseguimos ver um por do sol fantastico! Ah, quisemos repetir a Pratinha tambem pra aproveita-la com sol.. é muito lindo o lugar! E a gruta... Ficamos com medo de ter claustrofobia na Torrinha e fomos primeiro na Lapa Doce que é mais aberta. Mas depois tomamos coragem e quisemos a Torrinha tambem.. Nao da claustrofobia, o passeio vale muito a pena!

 

Preferimos fazer novamente com a agencia por que fica MUITO longe para ir a pé até a Torrinha, e com a agencia já está tudo incluído.. Custou R$360 pra 2 pessoas incluindo carro confortavel com ar condicionado, guia para explicar e contar as historias do lugar (ele tambem é o motorista do carro), ida até o poço do diabo que é de graça a entrada e paga só $5 de estacionamento, entrada na Gruta da Torrinha que seria $50 por pessoa, almoço self service ao custo de $20 por pessoa, entrada na Pratinha que custa $20 e subida no Pai Inácio que custa $5 também por pessoa.

 

Se fossemos sem a agencia teriamos que pagar esses valores que somam $195 mais um meio de locomoção, que seria um aluguel de carro na Lukdan por R$150 a diaria + taxa de limpeza + gasolina. Sem contar o estres de dirigir numa estrada de terra toda esburacada que voce nem conhece...

 

 

Sem agencia, em Lencois, nos fizemos apenas um passeio que foi a trilha para a Cachoeira do Sossego. A trilha vai margeando e cruzando um rio, e pra nao perdermos tempo decidimos contratar o serviço de um guia da associação, e foi a melhor escolha. Ele foi super simpatico, respeitando o nosso tempo de trilha mas ao mesmo tempo incentivando a continuar. Recomendo. Foi $150 a diaria dele. Antes passamos na agencia pra ver o preço e era MUITO caro e ainda tinha que pagar por pessoa.

 

Tambem ficamos hospedadas no Capao, na pousada Pé no Mato, e fizemos a trilha para a Cachoeira da Fumaça (sem guia). Pegamos carona na pousada até o inicio da trilha (5 minutos de carro). Eu particularmente não gostei muito.. a trilha é muito exposta ao sol.. A cachoeira estava bem seca e tinha um povo pelado meio hippie atrapalhando as fotos.. Nao voltaria...

 

No Capão fizemos tambem a trilha para Águas Claras passando ao lado do Morrao. Fomos sem guia e pegamos um motoboy até o inicio da trilha.. ($12 por pessoa). A trilha é bem facil e o lugar é bem bonito. Vale a pena.

 

Tem outras cachoeiras no Capao, mas ficam afastadas do centrinho... Dá para ir andando pela estrada a pé até elas mas tava muito calor e muito seco e o chao de terra batida era todo tomado por um pó vermelho que subia a cada carro que passava... andar a pé ali estava meio sem cogitação.. rs

 

Mas o passeio mais imbativel e imperdivel eu diria que é para os Poços Azul e Encantado. Tambem é muito oferecido por todas as agencias e sai de Lençois. Mas nao saberia dizer como é com a agencia por que quando fomos, estávamos em Andaraí querendo um meio de transporte para chegar em Mucugê. E a pousada em que estavamos nos sugeriu ir com um rapaz que faz serviço de taxi na regiao. Acabamos passando por esses dois poços no caminho e assim economizamos um bom dinheiro. Custou R$150 o trajeto inteiro.

O poço azul custa R$15 a entrada e o poço encantado custa $20. Eles ficam mais ou menos proximos (30 minutos de estrada). No azul dá para flutuar por 30 minutos e no encantado nao pode, é só para contemplar, mas consegue ser ainda mais impressionante.

 

Em Lencois nos hospedamos na Lavramor, uma pousada cheia de janelas e com um visual do alto para toda a cidade.

 

Espero ter ajudado =)

 

http://maremontanha.com/15-dias-na-chapada-diamantina/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Eu tenho um roteiro que criei para a viagem que vou fazer em Outubro pra lá. No roteiro eu coloquei saindo da cidade de um amigo, que é de onde irei, próximo a vitória da conquista. Mas você pode inverter a ordem dos passeios e colocar como saindo de Salvador, não mudaria muita coisa.

 

Dia 11 (terça) -

Ida Itororó x Ibicoara (Vale do Baixão) –

Tempo: 5:10 horas (6:30 indo sem pressa)

Distância: 347 km

Via: BR – 415 e BA - 142

Obs.: Chegar cedo para desenrolarmos o guia para o passeio do outro dia. Em Ibicoara ficar no Vale do Baixão, 30 km de estrada de terra até lá. Fica há 10 minutos da entrada do parque, das cachoeiras.

 

Dia 12 (quarta) -

- Cachoeira da Fumacinha

Distância: 16 km ida e volta

Duração: 8 horas total ida e volta

Pegar trilha: no Máximo 7 da manhã (TEM QUE ACORDAR CEDO, TRILHA GRANDE).

Obs.: Li em algum lugar que dá para dormir na trilha, se der mesmo a boa é ir na Cachoeira do Buracão de manhã, almoçar e ir para a cachoeira da Fumacinha dormir no meio da trilha e terminar de manhã e voltar no almoço.

 

Dia 13 (quinta) -

- Cachoeira do Buracão

Distância: 6 km ida e volta

Duração: 2 horas total ida e volta

Pegar trilha: 8 da manhã no máximo

Obs.: Fazer a trilha na parte da manhã, voltar no almoço.

 

- Ibicoara x Mucugê

Distância: 80 km

Duração: 1:30 hora

Via: BA-142

Obs.: Chegando cedo em Mucugê dá para aproveitar uma cachoeira (Andorinhas e Cemitério Bizantino).

 

Dia 14 (sexta) -

- Poço Encantado

Distância:

Saindo de Mucugê: 47 km / 1:20 hora

Via: BA – 245

Obs.: Chegar no máximo até às 09:30 (Horário melhor: 10:30 à 12:30), (TEM QUE ACORDAR CEDO)

 

...

 

 

Mano, tu tem whats? Tô querendo ir pra lá justamente nesses dias, tô indo sozinho e queria companhia pra fazer esse role.

Qualquer coisa me add. 51 91876018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...