Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá viageiros,

Vou passar 8 dias na Chapada Diamantina e preciso de ajuda com algumas dúvidas que estou tendo dificuldades de encontrar detalhes.

Vou estar de carro.

 

O roteiro está assim:

Dia 1 – Salvador - Palmeiras  -  Devo chegar tarde e não devo fazer nada esse dia

Dia 2 – Palmeiras  -  Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho

Dia 3 – Lençóis  -  Pratinha e Morro do Pai Inácio

Dia 4 – Lençóis  -  Poço Encantado e Poço Azul

Dia 5 – Andaraí  -  Pantanal de Marimbus e Cachoeira do Roncador

Dia 6 – Ibicoára  -  Cachoeira do Buracão

Dia 7 – Ibicoára  -  Cachoeira da Fumacinha

Dia 8 – Volta para Salvador

 

O que vocês acharam do roteiro? Funciona bem? Cabe encaixar alguma coisa que ficou faltando?

 

Aí de cara eu já tenho algumas dúvidas...

Dia 3 – Quanto tempo vocês sugerem para ficar na Pratinha? É um lugar para passar o dia inteiro ou algumas horas são suficientes?

 

Dia 5 – O passeio para o Pantanal de Marimbus é algo que precisa de reserva antecipada? Quanto tempo dura o passeio?

E como faz para emendar com a cachoeira do roncador? O tempo é suficiente?

 

Bom, por enquanto é isso. Devem pintar dúvidas novas que vou postando aqui.

Muito obrigado pela ajuda!

Abraço,

 

Felipe

www.profissaoviageiro.com

@profissaoviageiro

  • Gostei! 1
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
  • Membros

Fala Felipe, comecei a planejar uma viagem para final de set - início de out.

Um amigo fez recentemente 3 dias de Vale do Pati e 3 dias geral com a Cirtur (https://www.cirtur.com.br/categoria/pacotes/). Os valores são bem expressivos, mas ele gostou muito e não se preocupou com nada. Inicialmente eu ia fazer algo por lá, mas já decidi montar um roteiro próprio como o teu. Separei os passeios  que a CIRTUR faz e da para ter ideia de como distribuir os passeios em cada dia. A referência da tabela é saída e volta para Lençóis. Mas fazer um roteiro mudando de cidade faz muito mais sentido, como você já está planejando e também farei.

 Ainda não fechei meu roteiro, só comecei esse levantamento dos passeios.

    Percurso Nível Duração
1 GRUTAS COM MORRO DO PAI INÁCIO 150 km (carro) 8 km (caminhada total) Moderado 08:00 - 18:00
2 CACHOEIRA DA FUMAÇA E RIACHINHO 150 km (carro) e 12 km (caminhada total) Elevado 08:00 - 17:00
3 POÇO ENCANTADO E POÇO AZUL 300 km (carro) 2 km (caminhada total) Leve 08:00 - 16:00
4 CACHOEIRA DO BURACÃO (01 DIA) 520 Km (carro) e 7 km (caminhada) Leve a moderado 06:00 - 19:00
5 Cachoeira do Mosquito , Rio Mucugezinho e Poço do Diabo 80 Km (carro total) e 7 km (caminhada total) Moderado 08:00 - 16:00
6 ÁGUAS CLARAS 50 Km (carro total) e 18 km (caminhada total) Moderado 08:00 - 17:00
7 PARQUE MUNICIPAL DA MURITIBA
RIO SERRANO, SALÃO DE AREIAS COLORIDAS, CACHOEIRINHA, CACHOEIRA DA PRIMAVERA
6 km (caminhada total) Leve a moderado 08:30 - 12:30
8 CACHOEIRA DO SOSSEGO E RIBEIRÃO DO MEIO 14 km (caminhada total) Elevado 08:00 - 17:00
9 VALE DO PATI - 3, 4 OU 5 DIAS DE AVENTURA      
  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores

Fala @pena.dpa. Tudo bem?!

Valeu pelas informações.

É, realmente fazer tudo saindo de Lençóis é bem puxado. Não sei se vale a pena alguns passeios assim.

Eu não pretendo pegar guia nenhum dia que não seja obrigatório, então devo ter guia apenas nas duas últimas cachoeiras do meu roteiro e no pantanal. O resto que vou fazer me parece bem tranquilo ir sem guia.

Vou dar uma olhada nos outros lugares desse roteiro que passou para ver se consigo encaixar algumas coisa no meu.

Valeu pela ajuda e se precisar de alguma coisa é só dar um toque!

Abraço!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Tirando o vale do Pati, tá tudo aí. Em relação ao que vc perguntou, a pratinha basta algumas hora, como  por exemplo a parte da manhã ou da tarde. Eu faria pratinha à tarde e pegaria o por do sol no pai inácio, ficando com a manhã livre para ver algo perto de onde vc está. Tem várias grutas perto da região onde fica a pratinha ( gruta da lapa doce/torrinha, e acho que outras). Se vc gostar disso, é uma boa pedida para passar o dia inteiro.

Fiz Marimbus a partir de lençóis, e na época não fui na cachoeira do roncador. Não sei te falar como emendar, mas não precisa(va) de reserva e gasta o dia inteiro, já que vc vai de canoa pelo pântano de Marimbus até uma ilha, e de lá vc vai numa cachoeira (mas não acho que seja a do roncador), depois volta de canoa. E o acesso (estrada) a Marimbus era meio ruim, e demora para chegar no ponto inicial do passeio.

A Cachoeira da Fumaça é bem bonita, uma das maiores do Brasil. Mas, se não tiver água (período de seca) não tem tanta graça. Tem uns passeios de 01 dia no vale do pati, eu acho (eu fiz  4 dias) que talvez valha mais a pena. Buracão e Fumacinha são as mais bonitas, sem dúvidas.

Tem muito tempo que eu fui, então pode ter mudado bastante. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, schitini disse:

Cada cidade da chapada costuma ter sua associação de guias locais, e vc contrata tudo lá mesmo, inclusive negociando um pacote melhor. Então é melhor deixar para contratar lá para poder negociar

Todas as atrações precisam de guia para visitar ou tem algumas tranquilas que da para ir sem guia?

Link para o comentário
  • Membros

Grande parte delas dá para ir sem guia, basta ter um carro. Algumas cachoeiras são meio distantes, então seria interessante ir com guia, mas normalmente até nestes casos a trilha costuma ser bem marcada. Tem gente que faz o vale do pati sem guia, usando apenas o gps. Mas quando um colega meu estava fazendo o pati com guia, por exemplo, ele se deparou, perto do capão, com um cara que estava perdido há dois dias e tinha desistido da trilha. Estava voltando para o capão. Então vai da capacidade/espírito aventureiro de cada um. Entra no wikiloc e dá uma olhada nas trilhas da chapada, e vc tem uma boa ideia do que fica perto e dá para fazer sozinho e do que seria indicado ir com guia. De qualquer maneira, vale o velho conselho, principalmente se vc for sem guia: sempre diga para alguém onde vc está indo.

Link para o comentário
  • Colaboradores
Em 16/08/2021 em 09:08, schitini disse:

Tirando o vale do Pati, tá tudo aí. Em relação ao que vc perguntou, a pratinha basta algumas hora, como  por exemplo a parte da manhã ou da tarde. Eu faria pratinha à tarde e pegaria o por do sol no pai inácio, ficando com a manhã livre para ver algo perto de onde vc está. Tem várias grutas perto da região onde fica a pratinha ( gruta da lapa doce/torrinha, e acho que outras). Se vc gostar disso, é uma boa pedida para passar o dia inteiro.

Fiz Marimbus a partir de lençóis, e na época não fui na cachoeira do roncador. Não sei te falar como emendar, mas não precisa(va) de reserva e gasta o dia inteiro, já que vc vai de canoa pelo pântano de Marimbus até uma ilha, e de lá vc vai numa cachoeira (mas não acho que seja a do roncador), depois volta de canoa. E o acesso (estrada) a Marimbus era meio ruim, e demora para chegar no ponto inicial do passeio.

A Cachoeira da Fumaça é bem bonita, uma das maiores do Brasil. Mas, se não tiver água (período de seca) não tem tanta graça. Tem uns passeios de 01 dia no vale do pati, eu acho (eu fiz  4 dias) que talvez valha mais a pena. Buracão e Fumacinha são as mais bonitas, sem dúvidas.

Tem muito tempo que eu fui, então pode ter mudado bastante. 

Fala @schitini, tudo bem?

Valeu pela ajuda!!

Vou fazer isso de ir na Pratinha de tarde, aí tento fazer uma trilha curta em Lençóis nessa manhã, ou mesmo procurar uma gruta para visitar como sugeriu.

E eu não sei como estará o volume da cachoeira da Fumaça, mas de fato estou indo em época de seca, então pode ser que não veja muita coisa... 😒 Mas acho que vou arriscar.

E realmente Vale do Pati vai ter que ficar para a próxima oportunidade. Infelizmente o tempo não é suficiente para tanta coisa legal que tem lá!

Valeu!

Abraço!

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...