Ir para conteúdo

Contornando Ilhabela na caminhada


Posts Recomendados

  • 6 meses depois...
  • Membros

Oi pessoal, tudo bem?

Seguinte, eu tenho pouca experiencia em acampamentos e trilhas, mas fiquei mto afim de fazer o contorno de Ilhabela. Queria algumas dicas, pois a sou quase que uma novata. Por exemplo, é muito dificil fazer a trilha orientando-se com uma bussola e uma carta nautica? Quais os perigos que posso encontrar acampando na cachoeira da Lage e na praia vermelha, como esta no relato do augusto?

Outra informação, tem como chegar do Bonete até Castelhanos de outra forma, sem ser a trilha?

 

Qualquer ajuda é bem vinda, pretendo ir em dezembro...alguma coisa indispensavel, alem da citronela e do off? hehe

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Fala Nika.

 

Não recomendo fazer essa trilha se vc não tem experiencia em trilha na mata fechada, pois é o que vc vai encontrar depois do Bonete até Castelhanos.

 

Muitas vezes vc só vai seguindo o rastro da trilha, mas será que vc consegue se orientar só com isso.

Uma bussola pode te ajudar, mas a trilha não é sempre em linha reta.

 

Acampando na Cachoeira da Lage não tem problema nenhum. Talvez vc tenha uma pequena dificuldade de encontrar trechos planos. Só isso.

 

Na Praia Vermelha não vão te deixar acampar. O ideal é ficar próximo ao rio ou algum poção. É melhor.

 

Em Bonete existem alguns barqueiros que fazem o trecho Bonete-Sepituba. Pode até ser que vc consiga alguém que te leve até Castelhanos, mas não vai ser facil, já que o barco vai ter de navegar por mar aberto.

 

Boa sorte.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ola Augusto ...

Pretendo fazer na 2º semana de setembro agora o contorno da Ilhabela (seu relato me inspirou bastante) e queria te perguntar algumas coisas:

 

1) onde é Borrifos (q eu nao acho em nenhum mapa c/ esse nome)

2) vc pode passar as marcações do Google Earth (arquivo .kmz) q vc usou? (seus mapas foram bem úteis)

3) to querendo passar pela Pta do Diogo, Pta da Navalha, Saco Grande e Saco do Sombrio ... vc sabe o estado (e se tem) trilha nessa parte?

4) sobre a trilha (nao existente) da Praia da Serraria até o Saco do Poço... não tinha mesmo como seguir?! por falta de trilha, ou outro motivo?

 

Eu sou de Caragua e ja fui VARIAS vezes p/ ilhabela (já fui até Castelhanos)... mas essa travessia eu nunca fiz! Acho q não terei grandes problemas, mas não custa se precaver, planejar bem e evitar problemas!

 

Desde ja agradeço qualquer informação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Otavio.

Tô copiando a mensagem que te passei por MP e acrescentei algumas coisas a mais, ok.

 

Vamos por partes.

 

1) O nome Borrifos é do circular que passa naquele ponto de onibus ao lado da saida da balsa de ilhabela. É o unico onibus que pode te deixar o mais próximo possivel do inicio da trilha para o Bonete.

É só descer no ponto final e de lá continuar na caminhada.

 

2) As plotações do google earth que eu coloquei foram depois que eu fiz a trilha e não foram em cima de coordenadas de GPS. Elas serviram apenas como referencia p/entender por onde a trilha passa. Apenas isso. O que eu fiz foi pegar as imagens do google earth e depois plotar a trilha em um programa de edição de fotos, procurando levar em conta por onde a trilha passa.

Até a Praia de Indaiauba, a trilha é como se fosse uma antiga estrada, então não tem como errar, pois não existem bifurcações. A partir dessa praia é que começa a trilha pela mata. Daí é só seguir em frente. Só tome cuidado que a trilha é sempre em linha reta. De vez em qdo ela toma outros rumos, mas se vc tem certa exeperiencia em trilha na mata fechada, não vai ter problemas.

As fotos, croquis e as imagens do google estão no álbum de fotos do Google +.

Lá vc pode copiar as imagens, mas ressaltando, elas são apenas como referencia. Podem ajudar qual caminho seguir.

 

3) Sobre a trilha para a Ponta do Diogo, também tentei pegar essa tilha que avançava pela depois da Praia de Indaiauba, mas ela não existe, pelo que eu fiquei sabendo lá na Praia Vermelha. Qdo vc chegar na Praia de Indaiauba, os seguranças de lá até conduzem vc p/ o inicio da trilha, somente para que vc não chegue na areia da praia. Qdo chegamos na areia dessa praia, deu até p/ ver uma trilha que seguia do outro lado, mas os seguranças nos disseram que ela não seguia contornando a ilha.

E qdo chegamos na Praia Vermelha, alguns moradores de lá nos disseram que o unico acesso ao Saco do Sombrio é saindo por uma trilha da Praia Vermelha.

 

4) Sobre a trilha da Praia da Serraria até Praia do Poço existiu sim, mas isso a uns 50 anos atras. Hoje tá totalmente fechada. Nem resquicio da trilha vc vai encontrar. Falei com o Sérgio Beck uma certa vez e ele disse que também tentou fazer esse mesmo trecho, mas teve que retornar.

Não tem como vc sair da Serraria e seguir até a Praia do Poço sem usar o barco (isso se vc quiser chegar cedo lá no Poço). Moradores da Praia da Serraria e o unico morador da Praia do Poço (Sr. Virgilio) me disseram que já houve um grupo que seguiu pelo costão, saindo da serraia, mas levaram uns 2 dias (eu não quis fazer isso, porque já tinha encontrado 3 cobras pela trilha e não queria abusar da sorte - achei muito perigoso seguir pelo costão sozinho). Vc pode tentar ir com os pescadores de barco, que vão buscar as redes (com isso vc enconomiza um $$$).

 

Acho que o unico problema que vc terá é o trecho Poço-Jabaquara.

Em sites de ilhabela, dizem que essa trilha dá p/ser feita em 4 horas. (bobagem, mentira). A trilha tá muito fechada e saí de lá todo arranhado pelos espinhos e bambus que tomaram conta da trilha. Encontrei um bambu nessa trilha que é cheio de espinhos e tive que me arrastar em varios trechos. O ideal é levar um facão.

O Sr. Virgilio disse que dava p/ fazer em umas 6 horas, mas completei ela em 8 horas, porque eu me perdi, qdo cheguei em uma enorme voçoroca, pois não encontrava o outro lado da trilha.

Não foi facil não, mas não chega a ser impossivel.

Dá p/ fazer esse contorno de ilhabela, tomando todo o cuidado possivel.

 

 

Abcs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Ola ...

Seguindo algumas as suas informações (mas nao todas, pq muita coisa ja está diferente) fiz uma parte do contorno na Ilhabela nesse inicio de novembro.

Gostaria de postar meu relato de 06 dias de viagem aqui nesse tópico, a fim de manter reunida as informações sobre o tema, facilitando a vida de quem um dia tiver vontade de faze-la .... oq acham??

 

(Se achar melhor, posso abrir um novo tópico p/ postar o relato. Estou aguardando um resposta...)

t+ ... Otavio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Otavio.

Que bom que alguém refez essa trilha.

Tava precisando hein.

 

Seria legal vc criar seu proprio tópico.

Aí vc colocaria no tópico de ilhabela e aqui mesmo o link p/ esse novo tópico.

Seria legal que vc anexasse as fotos ao texto.

 

Se tiver duvidas, é só perguntar.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Então ...

Fiz essa viagem no começo de Novembro de 2008 e preparei um relato de viagem que deve facilitar bastante a vida dos futuros interessados (asim como esse facilitou a minha! rs). A minha versao da volta na Ilhabela a pé pode ser lida aki no Mochileiros ou no Sobre Viagens, meu blog.

No relato que eu fiz há bastante fotos das trilha por onde passei (onde da p/ ver bem as condições e as dificuldades), link externos c/ distancias e descrições das praias e, no final, algumas referencias e dicas para quem pretende fazer o msm trajeto.

 

Espero que seja util ... Otavio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

::ahhhh:: salve fabiana!!!!!!

tudo certo!ilhabela é show!!!tem cachoeiras bem proximo do centro (parque estadual)por sinal muito boas ,vi que vcs vem de moto (estradeira ou tipo trail)

#tem a praia de castelhanos que e uma trilha que corta o parque so para veiculos 4x4 ou moto

#tem tb praia do bonete acesso por treking 4:00hs ou de barco

pousadas tem que procurar mas não são tão baratas/tem camping tb ja e mais em conta

vale muito a pena !!!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

abço motochileiro

bruno

#tem um topico no site com duvidas a respeito da ilha da uma lida que vale muito a pena as informações!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...