Ir para conteúdo

Facas MORA


Posts Recomendados

  • Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Mestre VdM,

 

Como sempre, muito bem informado! O bagulhinho é mesmo o Gerber Shard http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=130509278066&ssPageName=STRK:MEWNX:IT

 

Com relação ao 154CM, é o preferido de muitos entendidos quando encomendam uma peça custom; normalmente fazem inclusive a opção pelo CPM-154CM! ::cool:::'>

 

É chamado de 440C anabolizado, pois com a adição de 4% de molibdênio tem as caracteristicas de stainless, resistência ao desgaste, manutenção de fio, dureza, tamanho de grão, etc aumentadas e melhoradas.

 

Ainda bem que me assumo como um grande primata e ocasionalmente adquiro algum ítem que guarda "alguma semelhança" :mrgreen: com ítens adquiridos ou comentados pelos companheiros... ::xiu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cabral

Agradeço imensamente a quantidade de excelentes informações lançadas à respeito de minha dúvida!

 

Ontem à noite, induzi a pátina conforme sua indicação e obtive os resultados citados por você, em contrapartida percebi que a lâmina perdeu um pouco a sua capacidade de corte.

Problema facilmente resolvido com uma boa afiação feita pelo meu avô (cuteleiro em horas vagas, aposentado).

 

Logo mais, ela estará em uso e assim que voltar, aplicarei a fina camada de vaselina para auxiliar na sua conservação. Um único problema é que, igual a você, também sou preguiçoso em relação à manutenção ::tchann::

 

Véio

Obrigado pela indicação e excelentes dicas, mas não se preocupe quanto à isso! Mesmo com o ocorrido, tenho certeza de estar com um ótimo produto em mãos!

Respondendo à sua pergunta: atualmente, desconheço lâmina cortar mais do que essa Mora :shock: (parece gilete)!

 

Abraços

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Edy,

 

Não há o que agradecer, pois o espírito aqui é compartilhar, e eu tenho aprendido muito! ::otemo::

 

E dadas suas atividades, eu não chamaria de preguiça, mas de economia de despêndio desnecessário de tempo e energia! :mrgreen:

 

Já estou com um review quase pronto da Mora 2010, e no sábado será completado com o abate de um cordeiro santa inês para ver do que realmente ela é capaz à campo.

 

E preparem-se para a bomba que virá antes do fim deste mês: provavelmente ( os indicativos indiretos apontam neste sentido ) vou lhes apresentar uma faca na mesma linha das Moras, com perfil semelhante e inclusive mesma faixa de preço ( das stainless ) e que estou certo irá desbancar as "velhas damas" do mato! ::ahhhh:::mrgreen::mrgreen:

 

Mestre VdM, prepare este coração mateiro porque a chacoalhada vai ser forte! ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parceirão Diego,

 

Adoraria ter vocação Hitchcockeana para o suspense, mas o caso é de concorrência com vencedor anunciado! :D

 

Estou me referindo à Kershaw field knife.

 

Faço estas afirmações porque já venho experimentando o aço Sandvik 14C28N no meu Zing, e ele realmente é muito, mas muito bom! ::otemo::

 

A faca citada é no mesmo aço, com dureza semelhante e o principal: 3mm na espinha com tang integral e o melhor de tudo é seu desbaste hollow ground com uma bela barriga uniforme. Deve ser o kpeta para cortar! :roll:8)

 

Assim que ela chegar farei os testes de praxe e claro abater outro cordeiro para comparar com a Mora 2010! Será o teste definitivo! ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

"CUIDADO! corta como navalha, literalmente."

 

Repito essa frase sempre que entrego minha Mora nas mãos de alguém.

Para quem se pergunta o que uma faquinha tão simples e barata, com aparência de faca de cozinha tem de tão especial, aqui vai a opinião de quem está usando duas delas há algum tempo.

Por dois motivos:

 

1) Porque corta MUITO!

Facas Mora fazem com excelência aquilo que se espera de uma faca: Cortar!

 

2) Porque respeitam seu bolso, custam pouco(menos do que uma Tramontina, como alguém já citou aqui neste tópico)e oferecem muito por ele.

 

Posso enumerar outros motivos, como leveza, conforto de empunhadura, simplicidade, versatilidade,serve para tudo, das tarefas mais pesadas como rachar lenha, até tarefas de precisão, como entalhar madeira, ou cortar couro ( é especialmente competente para entalhar madeira), facilidade de afiação,ótima retenção de fio,ser recomendada por alguns dos mais conhecidos instrutores de Bushcraft, como Cody Lundin ,Mors Kochanski e Ray Mears. Mas os motivos principais são os dois primeiros.

 

Tenho uma Classic original Mora of Sweden, aço carbono. É minha companheira para todos os momentos outdoor.

Minha esposa tem uma Clipper, aço inox Sandivik, muito cortante, boa retenção de fio, ótima faca de cozinha e aceita também trabalho pesado.

 

Uma coisa interessante, não só das Mora, mas de todas as facas escandinavas é o tipo de fio, chamado Scandi Grind, essa é a grande sacada.

O fio Scandi consiste de apenas um fio principal, ocupando mais ou menos um terço da largura da lâmina e se estendendo até o Gume, sem fio secundário.

Isso torna ela fácil de afiar usando qualquer ferramenta de afiação plana, como uma pedra, tocando todo o fio ao mesmo tempo na pedra, da linha de cintura até o gume. assim o desgaste na lâmina vai ocorrer uniforme, sem mudar o ângulo do fio scandi até o fim da vida útil da faca, por mais gasta que ela esteja.

Na faca da minha esposa, de aço inox, eu usei muito a chaira, o que acabou provocando um desgaste grande na lâmina (ela é macia, 57 HRC), criando um indesejável fio secundário e mudando o ângulo de corte, fazendo com que ela perdesse o fio de navalha, que só retornou depois que acertei o fio Scandi na pedra.

Gostei tanto delas, que aposentei minha Cold Steel SRK e pedi para um amigo trazer mais uma dos EUA, modelo Classic Original, de aço laminado, e algumas pederneiras de boa qualidade, da marca Firesteel.com. Quando chegarem vou testar elas com com as pederneiras para ver se geram bastante faísca e outro dia posto minha opinião.

 

Grande abraço a todos.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quanto à preservação com vaselina, ela só é necessária quando a faca for permanecer guardada por muito tempo.

O mais importante é guardar a faca completamente limpa e SECA.O que provoca a oxidação é a umidade e o contato com ácidos.O ácido presente nas nossas mãos pode ser mais nocivo para a lâmina do que qualquer madeira cortada no mato.

O problema são os alimentos ácidos, deixar a faca sobre a tábua por muito tempo suja de laranja ou cebolas ou guardar úmida por exemplo é que danifica a faca, o contato breve com essas substâncias ajuda a formar pátina que protege a lâmina, desde que a faca seja sempre muito bem lavada após o uso e NUNCA seja guardada molhada.

Vale lembrar que a oxidação é uma característica e não um defeito do aço carbono, e a formação de pátina é um processo natural, protege a lâmina e vai ocorrer tranquilamente em algumas semanas ou meses se a faca for utilizada somente para cortar madeira ou couro por exemplo,e for guardada sempre muito limpa e seca após cortar alimentos, não sendo necessário acelerar a pátina com vinagre, o que pode desbotar as gravações na lâmina.Vi isso acontecer com meu canivete Opinel.

Para evitar problemas com ferrugem na espiga, na junção com a guarda no modelo Classic( existem pequenos furos e um vão na guarda que permitem a entrada de sujeira e umidade) aconselho secar sempre que possível essa região com secador de cabelos. Os modelos com empunhadura plástica não tem esse problema.

Quanto à capacidade de corte, a Classic de aço carbono mantém o fio por muito mais tempo. E isso é só o esperado, afinal ela tem 59HRC, enquanto a inox Sandvik tem 57HRC.

Tive o prazer de testar as duas em condições extremas, cortando madeiras de demolição, serradas há mais de 100 anos e nó de pinho, Madeiras muito duras, e tenho a seguinte opinião:

Os amigos podem debater científicamente as características de cada aço, mas o que importa em uma faca é a PERFORMANCE.

E o que determina isso é o tratamento térmico que a lâmina recebe. O mesmo aço pode ter dureza e granulação diferentes dependendo do tratamento térmico que recebeu, portanto maior ou menor capacidade de corte e manutenção do fio e diferentes graus de flexibilidade, resiliência, etc.

Deixando a teoria de lado (os teóricos que me desculpem), a Mora de aço carbono, na PRÁTICA, é muito melhor que a de aço inox Sandvik, mantém o corte por mais tempo, ganha fio com mais facilidade e enfrenta melhor couro e madeiras mais duras.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem vindo André! ::otemo::

 

Aguardamos ansiosos seus reviews! ::cool:::'>

 

Respeitosamente só vou discordar quanto a dureza absoluta do Sandvik satainless, já que você citou o máximo espectro da 1095 ( 59HRC ) e o mínimo do Sandvik 12C27 ( 57 HRC ). E discordando disto, discordarei também no quesito de retenção de fio ( na prática ), onde a1095 supera a 12C27. :o:roll:

 

Mas não vamos debater isso aqui, já que teríamos que fazer os testes com pelo menos 2 facas de cada, de forma metódica e controlada e em condições reais de uso, como Cliff Stamp fez e onde concluiu que o Sandvik 12C27 é um pouco superior ao 1095 nas Moras! :roll:8):mrgreen::mrgreen::mrgreen:

 

Isso foi só uma provocação minha André! :mrgreen: Quando estiver mais habituado ao fórum verá que adoro fazer isso principalmente com o Mestre Véio du Mato! ::hahaha::

 

Mas ambas são excelentes como você bem colocou! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Estas são minhas últimas aquisições.

Aprendi muito sobres as Moras aqui com vcs, (este tópico é uma verdadeira enciclopédia em cutelaria), então providenciei para minha coleção, estas belezinhas:

 

Da esquerda para a direita:

Mora outdoor 2000

Mora Force

Mora Triflex

 

A force foi uma encomenda de um amigo que gosta de lâminas, mas como não pagou nem deu notícias, azar o dele.

 

Das três, prefiro as três :lol: ,

 

p8160375.jpg

 

Oportunamente vou colocando as outras facas em evidência por aqui.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...