Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#689933 por cissa29
27 Fev 2012, 14:21
Oi Getulio,

em termos de fazer a parte alta, com um bom planejamento e conhecimento prévio do local acho que fica mais fácil. Pequei de não ter estudado a região quanto deveria, e agora que já tenho um certo know-how, pretendo voltar pra fazer os outros picos, inclusive os mais afastados.

Sobre os quatis, eles só apareceram no Tronqueira, que é onde tinha gente com comida digamos assim "exposta". Nas 2 noites no Terreirão, e na noite no Casa Queimada tinha bem pouca gente, e sem farofa, então não tinha como atraí-los, mas talvez na alta-temporada eles apareçam nesses acampamentos também, já que conversando com os guardas, fiquei sabendo que junho-agosto a zona é generalizada em qualquer um dos acampamentos, portanto mais comida, mais animais... No Tronqueira eles chegaram perto da minha barraca (uma Minipack), mas nada agressivo. Felizmente, nenhum rasgo (era meu medo). De novo, deve depender da temporada. Se conseguir ir fora da alta temporada, dificilmente terá problemas. :)

#690203 por Antonio Junior.o
28 Fev 2012, 09:09
gvogetta escreveu:Olá Cissa!
...
Fiquei curioso em saber se houve algum dano à barraca em razão dos Quatis que habitam como praga a região, especialmente nos pontos de acampamento... Pergunto pois talvez leve uma nova barraca leve que comprei no exterior. Se me disser que eles roeram a sua barraca, irei de Minipack mesmo! :mrgreen:

Abraço!

Isso acontece sim, se dentro da barraca tiver algo com cheiro forte, como mortadela, feijoada, carne assada, etc.,eles furam a barraca msm. Mas se não tiver nenhum cheiro que os atrai, é de boa.
#690268 por gvogetta
28 Fev 2012, 11:56
Olá Pessoal!

Obrigado Cissa e Antônio.

Por essas e outras que sempre que possível evito cozinhar na barraca. Sempre atrai insetos e roedores, especialmente.

Abraço!
#693331 por rafael_santiago
07 Mar 2012, 20:03
Oi, Getúlio
Eu também planejo voltar ao Caparaó este ano para fazer os 7 cumes (e mais alguns também). Em 2010 fiz a travessia de Pedra Menina a Alto Caparaó sozinho, porém para os outros picos quero ter companhia por questão de segurança, são lugares bem isolados. Eu posso ir na segunda semana de maio. Se você puder ir nessa época, podemos combinar alguma coisa.
Abraço.
#693553 por gvogetta
08 Mar 2012, 13:39
Olá Rafael!

Obrigado pela oferta. Seria muito bacana ter companhia de alguém já experiente naquelas trilhas, mas minhas férias terminam em 03/05 e terei compromisso no final da viagem a de 28/04 a 01/05 no RJ, então acho que vou mochilar solo no Caparaó desta vez... ::bad::

Abraço!
#693563 por rafael_santiago
08 Mar 2012, 14:20
Uma pena...
Ainda preciso arranjar companhia para levar esse projeto adiante pois não vou me arriscar sozinho em lugares distantes do roteiro tradicional.
Dei uma olhada no seu relato da travessia Monte Garuva - Monte Crista. Perrengue dos bons e ótimo relato. Parabéns mesmo!!! Se planejarem voltar para lá num feriado desses me dê um toque, ok? Estas montanhas ainda estão na minha lista.
Abraço!
#693609 por Jorge Soto
08 Mar 2012, 17:23
Antonio Junior.o escreveu:
gvogetta escreveu:Olá Cissa!
...
Fiquei curioso em saber se houve algum dano à barraca em razão dos Quatis que habitam como praga a região, especialmente nos pontos de acampamento... Pergunto pois talvez leve uma nova barraca leve que comprei no exterior. Se me disser que eles roeram a sua barraca, irei de Minipack mesmo! :mrgreen:

Abraço!

Isso acontece sim, se dentro da barraca tiver algo com cheiro forte, como mortadela, feijoada, carne assada, etc.,eles furam a barraca msm. Mas se não tiver nenhum cheiro que os atrai, é de boa.

Toninho, isso as vezes nem sempre dá certo! Qdo os bichos tao famintos nao tem jeito.. eles entram mesmo! Foi o q aconteceu comigo no Alto do Capim Amarelo, ja faz tempo. Apesar das precauçoes tomadas, de noite os maleditos mocozinhos roeram minha barraca, comeram meu pão de forma td vedado dentro da mochila, e ainda por cima cagaram no interior dela. ::vapapu:: Agora deixo td q possa atrai-los geralmente fora da barraca, pendurado numa arvore..
#693905 por gvogetta
09 Mar 2012, 17:20
Olá Pessoal!

Jorge Soto escreveu:
Toninho, isso as vezes nem sempre dá certo! Qdo os bichos tao famintos nao tem jeito.. eles entram mesmo! Foi o q aconteceu comigo no Alto do Capim Amarelo, ja faz tempo. Apesar das precauçoes tomadas, de noite os maleditos mocozinhos roeram minha barraca, comeram meu pão de forma td vedado dentro da mochila, e ainda por cima cagaram no interior dela. ::vapapu:: Agora deixo td q possa atrai-los geralmente fora da barraca, pendurado numa arvore..

Caro Jorge,

Kkkk! Só tu para conseguir uma proeza dessas mesmo! O pão devia estar ruim prá kct, deu dor de barriga nos bichinhos, coitados ::lol4::

Abraço!

rafael_santiago escreveu:Uma pena...
Ainda preciso arranjar companhia para levar esse projeto adiante pois não vou me arriscar sozinho em lugares distantes do roteiro tradicional.
Dei uma olhada no seu relato da travessia Monte Garuva - Monte Crista. Perrengue dos bons e ótimo relato. Parabéns mesmo!!! Se planejarem voltar para lá num feriado desses me dê um toque, ok? Estas montanhas ainda estão na minha lista.
Abraço!

Caro Rafael ,

Obrigado! Nem foi tanto perrengue, mas sem dúvida é uma pernada bem bacana. Estamos inclusive voltando pro Quiriri amanhã, para um acampamento de FDS. Temos outras idéias de trilhas e travessias por lá ainda este ano, vamos conversando, quem sabe rola de ir junto.

Sem dúvida a companhia no Caparaó seria ótima, mas as agendas dessa vez não bateram... Quem sabe prá frente.

Abraço!
#727193 por ccastaldi
14 Jun 2012, 01:13
Antonio, td bem?

Poderia relatar um pouco sobre a infra que voce levou: mochila (tamanho?), barraca (tipo?), ferramentas (faca, canivete, lanterna), instrumentos de navegação, comida, etc. Teve algum ponto que acha que poderia ser melhorado (tipo: menos comida, menos roupa, etc)? Que tipo de alimentos vc levou? Dá p se abastecer de água no caminho? Estou querendo conhecer estes picos tbm, e gostaria de uma ajuda p me organizar neste sentido.

Desde já obrigado e parabens pela trip!

Abs
Cesar
#728542 por Antonio Junior.o
18 Jun 2012, 12:36
ccastaldi escreveu:Antonio, td bem?

Poderia relatar um pouco sobre a infra que voce levou: mochila (tamanho?), barraca (tipo?), ferramentas (faca, canivete, lanterna), instrumentos de navegação, comida, etc. Teve algum ponto que acha que poderia ser melhorado (tipo: menos comida, menos roupa, etc)? Que tipo de alimentos vc levou? Dá p se abastecer de água no caminho? Estou querendo conhecer estes picos tbm, e gostaria de uma ajuda p me organizar neste sentido.

Desde já obrigado e parabens pela trip!

Abs
Cesar

Cesar,

normalmente uso mochila entre 70 e 80L.
Minha barraca é semi-geodésica, 4 estações. Não precisa de tanto, mas recomendo que a barraca seja pelo menos auto-sustentável.
Quanto ao equipamento geral, levei o básico, fogareiro + utensílios de cozinhar (que inclui uma pequena faca de cozinha), lanterna de cabeça e um facão. Levei o facão pq eu tava neurado com as histórias das onças, mas em condições normais eu não levo.
Navegação: carta e bússola. se orientar por lá é trivial, isso é mais q suficiente.
Comida: Nessa travessia em específico, levei miojo, linguiça defumada, feijoada(não é muito adequado mas é bom demais!), batata palha, castanhas, pão, mortadela, frutas e biscoito.
Roupas: levei um conjunto de "segunda pele", blusa polar, uma ceroula grossa(q nem precisei usar) e touca.
Água: Bem, lá tem algumas nascentes, mas não sei se tão com sempre com água. Descendo um pouco entre os picos, normalmente tem água.
Quanto a melhorias, só não levaria o facão msm, o resto foi na medida. Lembrando que eu sempre levo comida excedente, pra caso tenha q ficar mais dias.

Espero ter ajudado,
abraços
#728840 por FRANCISCO CARDOSO
19 Jun 2012, 00:28
Eu gosto desse relato. Acho-o bastante completo!
E ele tem um diferencial: navegação por carta e bússola. Eu adoro esse modo de navegação!!

Claro, eu não sou contra GPS, e seria um imbecil se contrário fosse! O GPS é uma ferramenta espetacular!!!
Porém acho que o GPS tira muito da emoção na navegação ...
Como diz um amigo meu, navegar com GPS é bastante similar ao andar dentro de nossa própria casa ...

Abs a todos!
#737800 por boguilhem
17 Jul 2012, 14:24
Antonio, muito show de bola a viagem. Eu tava querendo fazer esse percurso, e o relato me animou hehe (é bom saber q é possivel)
dei uma olhada nas cartas topograficas e umas mexidas no google earth, e vi mais ou menos o caminho que voce tomou. A unica coisa que nao consegui entender foi que caminho voce tomou pra chegar no tesouro a partir de São João do Principe. pode me dar uma mão nisso?
abração rapaz
Bruno
#738213 por Antonio Junior.o
18 Jul 2012, 14:19
opa!

Então, eu peguei a rua que passa à direita da igrejinha e fui subindo ao sul.
Fui perguntando para as pessoas até descobrir por onde ia. Só que eu não decorei o passo a passo, pq foi meio confuso, hauahauahau
Mas assim, existe uma trilha, vc só tem que se preocupar em chegar ao início dela. Depois pode seguir as dicas do relato.
Outra coisa, no meu relato tem uma foto de um trecho da estradinha inconfundível, já serve como um marco.

Esse lugar é problemático, além de não ter track log, nem esboço da pra fazer, a imagem do google ta com baixa qualidade e com nuvens e sobras. =\
Vou ficar de devendo essa...
ate mais
#1018886 por adilsoncypriano
05 Nov 2014, 21:19
Muito legal, Antonio !

Finalmente encontrei um relato sobre uma travessia no Caparaó.

Então, sou de S.Paulo e tenho subido algumas montanhas no eixo SP, PR e MG, tendo feito inclusive algumas travessias no PR.

Procuro parceiros para fazer uma travessia na Serra do Caparaó.

Gostaria de tentar os 9 cumes ( Bandeira, Calçado, Calçado Mirim, Cristal, Cruz do Negro, Pedra Roxa, Cabritos, Tesourinho e Pedra Menina ).( Se é que é possível fazer todos )

Tenho disponibilidade para 12/2014(estarei em ferias) ou preferencialmente na temporada de 2015.

Seria ótimo poder contar com sua experiencia na região. No Caparaó só conheço Bandeira, Calçado e Cristal.

Fica o convite.. E também aos colegas que participaram nesse tópico.
#1027409 por Antonio Junior.o
30 Nov 2014, 15:44
Olá Adislson,
nessa data eu não vou poder. já estou cheio de compromissos.
O Calçado Mirim é junto do Calçado, então vc passa nele. O calçado já não é um pico de fato, então nem sitei o calçado mirim, hahauha.
Mas a travessia é bacana, vale a pena. Mas talvez dezembro não seja um boa época, principalmente se for realizar o cannioning que eu fiz.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes