São Luis é uma capital decadente. A maior parte dos prédios históricos está abandonada. De um lado tem a parte histórica, onde compensa
ficar e na outra tem a parte litorânea. Nessa está tudo cheio de prédios, casas e comércio. Mas no centro histórico não tem muita coisa.
Acho que uma tarde ou um dia em São Luiz é suficiente. O movimento mais pesado parece ser na sexta feira. Sábado e domingo
o centro histórico morre. Não sei como é dia de semana.
Mas tem coisas interessantes. Fiquei hospedada no centro histórico, que compensa. Você fica perto das principais coisas que tem para fazer:
- Hostel Solar das Pedras, que fica na rua da Palma (centro histórico): 80,00 quarto para dois; 35 individual compartilhado.
- Comer no restaurante da Criola. é um selv-service com comidas típicas. Muitos mariscos, arroz de cuchá, torta de carangueijo....
Custa cerca de 40,00 o kg. Achei mais em conta do que os outros restaurantes no cento histórico.
- Tambor de Crioula: o mais famoso e acessível é o do Mestre Amaral. Fica próximo ao hostel em um lugar muito bonito, com uma
vista incrível.
- Reggae que dança coladinho! Tem vários. Tem um famoso, no bar do Nelson, que rola aos sábados. Mas não fui.
- Mercado Central: é um lugar bem bacana. Lá vende de tudo. Dá para comprar camarão e cozinhar no hostel, castanha de caju,
sapatos feitos na região, açaí! Gostei bastante do lugar.
ALCÂNTARA
Li várias discussões se vale ou não a pena ir para Alcântara. Passei apenas uma tarde lá e conheci o centro histórico. A viagem depende
da maré, pois SL é uma ilha e quando a maré baixa, não tem como sair do porto. Os barcos saem por volta das 7h da manhã e é melhor
comprar passagens no dia anterior - que custam 24,00 ida e volta.
Tome cuidado com os guias. Eles compram passagens para revender e tentar fazer você comprar o pacote que inclui o guiado. Não botei
fé nos guias. As duas experiências que tive foram com caras que ameçam que você vai ficar sem passagem, que não conseguir fazer nada
sem a ajuda ele. Decidi fazer o recorrido sem guia e foi ótimo. Depois, conversando com um dos donos do restaurante, descobri que
são todos ruins mesmo. Os amigos que contrataram um guia chegando em Alcãntara se arrependeram e até brigaram com os caras.
Eles ganham te levando nos restaurantes caros, sem te perguntar se você quer ou não. O centro histórico é muito pequeno e com um
pequeno mapa (que comprei por 7,00) você pode se orientar e dar um rolé.
Achei o lugar bem legal e com várias possibilidades não exploradas. Na ilha tem vários quilombos e tem pousadas também
(vi uma que era o mesmo preço do hostel de SL).
Se eu voltasse passaria uma tarde em SL e me mandaria no outro dia cedo para Alcântara (essa é minha dica!). Tentaria ir para algum quilombo e conhecer
os 50 km (?) de praia que existem. Encontrei várias pessoas com quem troquei ideia e me pareceu um lugar muito receptivo.
Lá vi uma igreja dos escravos que foi incrível. Pura história de Resistência. Com vários São Beneditos, para quem o tambor de
criola é feito. Lá nos quilombos, acredito ser possível ver Tambor de Criola também! E em um formato diferente da cidade....
PREÇOS
Hostel São Luiz 160,00 + 40,00 (meia diária) para dois por duas noites: 100,00
Almoço Criola: 25,00 (com suco)
Almoço na praia 80,00 (para dois): comi numa barraca na praia e não valia o preço.
Almoço Alcântara: 15,00 pf
Barco São Luiz: 24,00
Taxi Aeroporto: 40,00 (O próprio hostel fez o translado. Dividi com outro menino que também ia viajar)
Pessoal, acabo de voltar de uma viagem ao Maranhão e como recorri aos relatos aqui,
vou deixar minha contribuição. A viagem foi do dia 1 de agosto ao 11 de agosto de 2014.
Vou tentar atualizar os preços e descrever os lugares pelos quais passeis,pois tive dificuldade
com estas duas coisas nos relatos que encontrei por aqui. Vou tentar não repetir informações
que já existem em outros posts.
1. TRAVESSIA (Santo Amaro, Queimada dos Britos, Baixa Grande, Canto de Atins)
Existem diversas rotas de viagens dentro do parque dos Lençóis Maranhenses. Eu fiz a que vai de
Santo Amaro para Canto de Atins (passando por Queimada dos Britos e Baixa Grande).
A melhor direção para fazer a travessia é a contrária do que realizei, por conta da direção do vento e da formação
das dunas. Mas como eu queria terminar a viagem em Canto de Atins e dar uma relaxada lá, preferi
ir contra o vento e contra as dunas. Foi bem mais tranquilo do que eu supus.
Guia
O guia com quem viajei foi Beziquinho. Super gente boa, muito simples e um grande conhecedor das dunas.
Ele nasceu na região e hoje tem uma casa em Queimada dos Britos, que serve de ponto de apoio para os
viajantes fazendo a travessia.
O lugar é super bonito, a casa toda feita folhas de arvores e madeira. Dorme-se na rede em uma tenda linda.
Havia um rio bem na porta da casa, onde era possível tomar banho e passar o tempo.
Contato: 98 3369 - 1005 e 98 9609 - 2199
Facebook: https://www.facebook.com/biziquinho.lencois?ref=ts&fref=ts
Outros guias:
- Fagner 98 9190 3335 (guia que encontrei na caminhada e fizemos juntos uma parte do caminho).
- Carlos Queimada 98 8734 0615 (guia famoso, que conversei pelo tel, mas que não estava disponível na data que eu precisava)
Preço do guia: Até 3 pessoas paga-se 150,00 a diária. De 4 - 10 paga-se 200,00 a diária.
(que pode ser dividida entre o grupo).
Contactei o guia na região mesmo. Perguntando de boca em boca. Mas pode-se ligar antes e perguntar.
Lugares:
- Santo Amaro: é uma cidadezinha que cresceu com a exploração do petróleo. De lá tem como fazer vários passeios
curtos, de uma tarde, por exemplo. Não os fiz, pois estava interessada na travessia. Tive a impressão de que é menos
caótica do que Barreirinhas.
Fiquei na Pousada fé em Deus:, que é gerida por Dona Graça, uma figura. 98 8707 0983 / 8870 9596 / 3369 1116
Queimada dos Britos
É uma comunidade no meio das dunas, entre a vegetação. Moram algumas poucas famílias longe umas das outras. Lá
vi um por do sol incrível, acompanhada pelo filho do Biziquinho de 5 anos. Nas comunidades se come bem simples:
uma galinha matada na hora (deliciosa), arroz, feijão e macarrão - com muita fartura.
Baixa Grande
Fiquei na casa da Dona Dete. Aqui já haviam mais turistas. Uma cabana grande cheia de redes. Já havia também uma espécie de
refeitório. O legal deste lugar é que perto da casa tem várias lagoas que dá para ir andando. Vi lagoas incríveis lá
e o pessoal da casa é muito agradável. As comunidades já tem estrutura para banho e as redes para dormir.
Canto de Atins
Canto de Atins está na praia, mas as pousadas estão longe. A praia não é legal, mas as pousadas estão em frente a
uma faixa de dunas incrível e com lagoas que dá para ir a pé. É impressionante como cada lugar é único, apesar
de ser tudo duna e lagoa....O que não gostei daqui é que existem apenas duas pousadas: a Luzia e a do irmão dela. Ambos
competem pelo maior preço. Fiquei na Luiza, que é famosa pelos camarões na brasa. Realmente a comida é gostosa, mas
tem vários problemas neste lugar.
Paga-se muito caro para comer e nada é farto. Apesar da comida ser gostosa, senti uma relação
de exploração muito grande. Cada prato custava 30,00 e não havia sequer arroz à vontade. Não vendiam água de 1,5l, só garrafinhas
a 3,00. Depois ainda dificultaram nossa saída do lugar, quando poderiam facilitar para seus próprios hospedes.
Conclusão, vale a pena dar uma passada e até dormir uma noite, visto que você chega muito cansado de três dias
de caminhada. Mas saia o quanto antes.
De Canto de Atins até atins são 1,5 horas andando. Dá para ir, mas depois de três dias de caminhada não animei
e peguei uma carona com um dos transportes que levam para passeios nas lagoas.
Atins
Atins é bem legal. É uma cidadezinha com ruas de areia ainda. Tem muitas pousadas bonitas e tal, mas o clima é bem leve.
Lá fiquei na pousada do Melo (98 8843 3968), que é a mais barata (60,00 o quarto para casal). O bar do do Chico foi bem legal também. Vai
toda a galera da região e é bom para tomar uma cerveja e bater papo. Lá também serve comida e o Chico é uma figura.
A praia em Atins é linda. Uma das mais bonitas que já vi. Passei o dia todo lá. Também saem passeios, que não fiz, pois
já tinha feito a travessia. Se alguém quer ir para ficar em um só lugar e de lá fazer passeios curtos, indico Atins.
Atins é o intermédio das comunidades no meio dos lençóis e as cidadezinhas de entrada no parque (Santo Amaro e Barreirinhas)
DICAS PARA A TRAVESSIA
Não é possível fazer a travessia com uma mochila grande. Para a caminhada você deve levar:
- um par de roupa para caminhada e um para a noite
- água que você vai comprando nas comunidades
- alguns biscoitinhos, barrinhas de cerais e frutas (pouca coisa)
- protetor
- óculos de sol
- band aid e esparadrapo para bolhas (caso ocorra)
- avaianas e um par de meia. Não leve sapatos. As meias podem servir em caso de bolhas.
- roupa de banho e canga
Não indico levar barraca e saco de dormir na travessia. Dorme-se em redes, que convém mais
com o clima e com a própria estrutura montada para recebê-los nas comunidades.
O que fiz foi despachar a mochila com o restante das roupas e utensílios com um amigo do
guia que ia para Canto de Atins de carro. Ele deixou a mochila na pousada em que chegaríamos,
que o guia tinha costume de levar o pessoal.
PREÇOS
Um panorama dos meus custos:
- Guia 150,00 a diária (450,00 no total)
- Dormida nas comunidades com café da manhã: 25,00 (75,00 três dias)
- Dormida em Santo Amaro com café 60,00 para duas pessoas (1 noite 30,00)
- Dormida em Canto do Atins 60,00 para duas pessoas (2 noites 60,00)
- Dormida em Atins 60,00 para duas pessoas (2 noites 60,00)
- Comida nas comunidades: 25,00 a refeição (75,00 três dias. Era muita comida!!!)
- Comida em Santo Amaro: 30,00 para duas pessoas (15,00)
- Comida em Canto de atins: 30,00 para uma pessoa (45,00)
- Comida em Atins: 30,00 para duas pessoas (60,00)
- Trasporte São Luis - Sangue - Santo Amaro (Van): 50,00
- Trasporte Canto de Atins para Atins: 10,00 (canora em um transporte de turistas)
- Transporte Atins - Barreirinhas: 25,00
- Transporte Atins - São Luis: 50,00 (taxi coletivo)
- Água: uma garrafa de 1,5: de 3,5 a 6,00 - dependendo de onde você estiver
DESLOCAMENTOS E TRANSPORTE
São Luis - Santo Amaro: peguei uma van que sai do aeroporto. Tem várias que saem para Santo Amaro
e Barreirinhas as 3:30h, que parece ser o horário que chegam vários voos. É possível agendar.
Liguei para Tomas 98 8836 4099. fui com ele, mas não sei se o fato de ter ligado influenciou. Você vai de van
até Sangue e de lá pega um 4x4 coletivo com o pessoal da comunidade.
Preço: 50,00
Tempo: 5h de viagem
Santo Amaro - Queimada dos Britos:
A saída é as 3:30 h da manhã para que a maior parte da caminhada não seja em sol quente.
Tempo: são cerca de 8h de caminhada.
Queimada dos Britos - Baixa Grande
Tempo: são 4h de caminhada, saindo as 7h da manhã.
Baixa Grande - Canto de atins
Mais 8h de caminhada, sendo parte nas dunas e parte na beirada da praia.
Pode-se fazer este percurso de motociclo, que os moradores tem e cobram.
Tempo: 8h de caminhada.
Atins - São Luis: O percurso é feito de 4x4 e depois taxi, van ou ônibus - como preferirem.
Tempo: cerca de 5h (total)
Preço: 25 (4x4 de Atins a Barreirinhas) + 50 (taxi de Barreirinhas - São Luis). O bom é que o taxi
te deixa no hostel para onde vc vai ou no centro histórico, caso você ainda vá procurar lugar. O ônibus
é apenas 10,00 mais barato (não compensa, pois demora 2h a mais e ainda vai te deixar na rodoviária).
Dias
Santo amaro: 1
Travessia: 3
Canto de Atins: 1
Atins: 2
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
SÃO LUIS DO MARANHÃO
São Luis é uma capital decadente. A maior parte dos prédios históricos está abandonada. De um lado tem a parte histórica, onde compensa
ficar e na outra tem a parte litorânea. Nessa está tudo cheio de prédios, casas e comércio. Mas no centro histórico não tem muita coisa.
Acho que uma tarde ou um dia em São Luiz é suficiente. O movimento mais pesado parece ser na sexta feira. Sábado e domingo
o centro histórico morre. Não sei como é dia de semana.
Mas tem coisas interessantes. Fiquei hospedada no centro histórico, que compensa. Você fica perto das principais coisas que tem para fazer:
- Hostel Solar das Pedras, que fica na rua da Palma (centro histórico): 80,00 quarto para dois; 35 individual compartilhado.
- Comer no restaurante da Criola. é um selv-service com comidas típicas. Muitos mariscos, arroz de cuchá, torta de carangueijo....
Custa cerca de 40,00 o kg. Achei mais em conta do que os outros restaurantes no cento histórico.
- Tambor de Crioula: o mais famoso e acessível é o do Mestre Amaral. Fica próximo ao hostel em um lugar muito bonito, com uma
vista incrível.
- Reggae que dança coladinho! Tem vários. Tem um famoso, no bar do Nelson, que rola aos sábados. Mas não fui.
- Mercado Central: é um lugar bem bacana. Lá vende de tudo. Dá para comprar camarão e cozinhar no hostel, castanha de caju,
sapatos feitos na região, açaí! Gostei bastante do lugar.
ALCÂNTARA
Li várias discussões se vale ou não a pena ir para Alcântara. Passei apenas uma tarde lá e conheci o centro histórico. A viagem depende
da maré, pois SL é uma ilha e quando a maré baixa, não tem como sair do porto. Os barcos saem por volta das 7h da manhã e é melhor
comprar passagens no dia anterior - que custam 24,00 ida e volta.
Tome cuidado com os guias. Eles compram passagens para revender e tentar fazer você comprar o pacote que inclui o guiado. Não botei
fé nos guias. As duas experiências que tive foram com caras que ameçam que você vai ficar sem passagem, que não conseguir fazer nada
sem a ajuda ele. Decidi fazer o recorrido sem guia e foi ótimo. Depois, conversando com um dos donos do restaurante, descobri que
são todos ruins mesmo. Os amigos que contrataram um guia chegando em Alcãntara se arrependeram e até brigaram com os caras.
Eles ganham te levando nos restaurantes caros, sem te perguntar se você quer ou não. O centro histórico é muito pequeno e com um
pequeno mapa (que comprei por 7,00) você pode se orientar e dar um rolé.
Achei o lugar bem legal e com várias possibilidades não exploradas. Na ilha tem vários quilombos e tem pousadas também
(vi uma que era o mesmo preço do hostel de SL).
Se eu voltasse passaria uma tarde em SL e me mandaria no outro dia cedo para Alcântara (essa é minha dica!). Tentaria ir para algum quilombo e conhecer
os 50 km (?) de praia que existem. Encontrei várias pessoas com quem troquei ideia e me pareceu um lugar muito receptivo.
Lá vi uma igreja dos escravos que foi incrível. Pura história de Resistência. Com vários São Beneditos, para quem o tambor de
criola é feito. Lá nos quilombos, acredito ser possível ver Tambor de Criola também! E em um formato diferente da cidade....
PREÇOS
Hostel São Luiz 160,00 + 40,00 (meia diária) para dois por duas noites: 100,00
Almoço Criola: 25,00 (com suco)
Almoço na praia 80,00 (para dois): comi numa barraca na praia e não valia o preço.
Almoço Alcântara: 15,00 pf
Barco São Luiz: 24,00
Taxi Aeroporto: 40,00 (O próprio hostel fez o translado. Dividi com outro menino que também ia viajar)
Dias
São Luiz: 2