Ir para conteúdo

Travessia Santo Amaro x Atins - Lençóis Maranhenses


Posts Recomendados

  • 11 meses depois...
  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Para quem decidir se aventurar(ou passear) na travessia dos lençóis, aqui tem bastante informação, quer decida ir sozinho ou com guia, com relato de viajantes experientes como Jorge Soto que afirma, siga para Noroeste e pronto, isso posso afirmar que é verdadeiro, pois realizei esta travessia sozinho agora em julho e seguir esta dica e deu certinho( sair um pouco dela,mais por opção), como diz Mochileiro Peregrino, o qual tive o prazer de fazer companhia em 2010( ele me suportou toda travessia), sobre viajar a noite, da areia movediça, da beleza paradisíaca e do sol escaldante, do Ram_Allen(com o qual,juntamente com Peregrino fiz a travessia em 2010 e aprendi muito) , exímio conhecedor dos meios de localização, segue também com muita importância o relato do Luis Ecoturista que detalha minuciosamente o que decidir para que seja um aventura prazerosa, sem citar outros. Como todo viajante deixo aqui uma dica que pode ser útil, principalmente para quem deseja se aventurar sozinho, tendo decidido fazer solo, busquei informações diversas, fui ano passado até o Canto Atins e fiquei proseando com nativos durante 3 dias( acampei na casa de 1 lá), a ideia era somente curtir o lugar, claro que perambulei sem destino por toda região, dormindo nas dunas uma noite, fui pescar no mar e blablabla, o importante é que depois de muita conversa percebi que atravessar até Santo Amaro não era tão complicado, claro que respeitando toda essas questões faladas aqui em tópicos anteriores, seguindo aqui, então foi assim, comprei uma bussola( lembra do seguir para Noroeste?)baixei 2 mapas dos lençóis,deste simples que tem na net mesmo, somente para ter noção do lugar, aí vem o que o para mim foi e considero super importante, veja bem, você estará sozinho, e creio muito que segurança em primeiro lugar, baixei o aplicativo Wikiloc e com ele a rota normal feita por viajantes que  fizeram   esta travessia, considero normal a que passa por Baixa Grande, Queimada dos Britos, Betânia ou a que segue direto para Santo Amaro, eles preferem esta rota porque já ligam com antecedência e agendam almoço para o grupo, além de não haver necessidade de levarem barraca o que significa peso extra, fiz isso para que em emergência eu pudesse recorrer, e seguir este planejado, andei o primeiro dia sem olhar bussola ou o aplicativo, tomei banho demais e esqueci um fator super importante quando se trata desta travessia, o sol, o resultado é que a noite estava muito mal, corpo febril, cabeça doendo e ânsia de vômito, beleza, não tendo conseguido comer nada, tinha levado um chá de carqueja( que uso pra mal estar estomacal),tomei e mesmo assim não sentir melhoras, decidir então olhar minha real localização, não dava para saber a distancia até Baixa Grande, somente a localização, tendo dormido muito pouco tentei sem sucesso tomar café e já decidido levantei acampamento e ir até o ponto de apoio mais próximo( BX GR), depois de 13 kms andados cheguei por volta das 8 da manhã, o restante do dia foi muito banho, muita água e rede, sem falar na caipira do meio dia e o caldo de peixe no jantar, me sentindo recuperado seguir dia seguinte cedinho até Queimada dos Britos almoçando lá e saindo as 4 da tarde para continuar minha caminhada, daí que planejei dormir nas dunas, mais me empolguei e cheguei zero em Santo Amaro( lembra do seguir para Noroeste?).  O resumo final desta aventura é que tendo planejado ficar 5 dias sozinho nas dunas, levado comida para 6 dias, dormir apenas uma noite( dormir quase nada), doei toda comida que levei em Queimada Dos Britos,  e fiz a travessia em 3 dias, o ponto positivo é que aprendi muito para uma próxima, o que planejo para o 2018, o ponto negativo é, mesmo sabendo do risco me expus demais ao sol, assim digo que o conhecimento precisa ser acompanhado de perto com o bom senso, estar fisicamente e emocionalmente preparado para algo não é o suficiente, precisa esperar o inesperado e pensar com clareza quando ele acontecer. 

Masssss, todos precisam sentir a energia daquele lugar.  finalo. 

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 03/07/2012 em 10:35, Marcelo SBC disse:

 

 

Luis,

Você poderia me disponibilizar o tracklog da sua travessia? :?::?:

Abraços!

poderia me mandar esse track?

 

marcioo.moraiss

@gmail.com

 

Pretendo ir em Maio -2018 e decidindo por conta ou com guia ainda....OBRIGADO

 

*Se alguém estiver por ir nessa época, bora montar grupo?

:)

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Fiz a travessia agora em julho de 2018. Uma dica importante. Procure contato direto com os guias. As agências de viagem cobram preços abusivos e exploram os guias. Fui com o guia Walter que mora em Baixa Grande. O celular dele é 98-9134-9675. Nota 10, tudo que foi combinado foi respeitado.

Outra dica. Para a descida do rio Preguiças e outros passeios em Barreirinhas, procurem a agência do Marcílio, a Alternativa, fica de frente para o rio. Cobram mais barato que as outras e é gente 100% honesta. Eu  me lembrei que tinha esquecido dinheiro na pousada quando já estava em Caburé. O barqueiro avisou o Marcílio que foi lá buscar e mandou através de outro barqueiro, nem precisei voltar.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...