BONITO-MS - 5 fantásticos dias nessa bela cidade - Novembro 2014

Fala galera, blz?

O relato a seguir, será o relato de mais uma viagem iniciada aqui no fórum Mochileiros, onde a princípio ninguém se conhecia, mas que o entrosamento foi imediato.

Bom, os participantes dessa fantástica trip foram Eu, Pri Barreto, Robson e Silvana, todos de Sampa City capital, com exceção da Pri que é de Jacareí-SP.

CRONOGRAMA DA VIAGEM:

Ida: 08/11 /14

Volta: 12/11/14

HOSPEDAGEM:

Ficamos no Papaya Hostel num quarto misto com 8 camas, localização excelente, staff muito simpático, quarto bem limpo com ar condicionado, além disso o hostel possui uma piscina bacana... http://www.papayahostelbonito.com/

RECOMENDO

- Flutuação Rio da Prata: R$132,00

- Buraco das Araras: R$48,00

AGENCIA QUE FECHAMOS OS PASSEIOS:

BONITOUR ( http://www.bonitour.com.br ). A forma de pagamento foi 30% na reserva e o restante quando chegamos em Bonito em 3 vezes no cartão direto na própria agencia. O pessoal da agencia foi show de bola, muitas dicas e orientações desde o primeiro contato. Alugamos uma câmera subaquatica canon por R$49,00 o dia na própria agencia, para as flutuações, acho simplesmente FUNDAMENTAL levar uma câmera dessas.

TRANSPORTE:

Alugamos um carro para ir de Campo Grande para Bonito e vive versa, isso facilitou muito nos passeios que fizemos.

V00: Nosso voo foi para Campo Grande, nós reservamos um carro para irmos até Bonito (aproximadamente 270 km).

LOCADORA: Movida, não tenho do que reclamar, alugamos um UNO que era quase um 4x4..rsrs...carro muito bom...

1º DIA:

Chegamos em Campo Grande de manhã, estava chovendo muito e o tepo estava horrível, retiramos o carro na Movida, a pessoa que nos entregou o carro nos oriental a melhor maneira de ir para Bonito, mas antes de pegar a estrada passamos no Comper (supermercado) para comprar umas coisas e pé na estrada. Estrada praticamente deserta com grandes retas, fomos nos revezando no volante, viagem super tranquila. Demoramos umas 3 horas pra chegar...Detalhe, o tempo melhorou e muito, Bonito estava sol...graças a Deus...

Chegando em Bonito foi super tranquilo encontrar o hostel (Contamos com a colaboração do super mega GPS do Robson)...kkk....assim que nos instalamos no quarto fomos bater perna na cidade, almoçar e ir até a agencia Bonitour para acertar nossos passeios. Tudo resolvido, ficamos andando pela principal rua da cidade, a noite fomos conhecer o bar TABOA.

TABOA BAR: É o principal ponto de encontro em Bonito, está localizado na principal rua de Bonito, o bar é famoso por oferecer uma bebida a base de cachaça, mel, canela, guaraná em pó e ervas naturais, vale a pena provar, apenas 36% de teor alcoólico...kkkkkkkkkkkkkk, cachacinha boa essa, todos nós provamos. Além disso, o bar toca musica ao vivo, com destaque para um forrozinho bom de dançar...

Outra tradição do Bar é permitir que os clientes escrevam em suas paredes e mesas, cadeiras,, deixando seus nomes, recados, etc,.

Bar muito animado, RECOMENDO MUITO....

2º DIA

Os passeios do 2º dia em Bonito seria Gruta do Lago Azul de manhã e o Bóia Cross.

GRUTA LAGO AZUL:O horário agendado para inicio do passeio foi as 08h00, a gruta fica a 19km do centro, nossa ida até a gruta foi super tranquila, o mapa fornecido pela agencia ajuda muito, principalmente para que está de carro e precisa chegar aos passeios por sua conta.

Essa gruta é considerada o cartão postal de Bonito, é um passeio contemplativo, descendo aproximadamente 150 metros por uma escadaria cavada na terra, avista-se um lago com águas de um tom intensamente azulado. O passeio dura aproximadamente 90 minutos e vale muito a pena. Acho quem o melhor horário para ir é as 8hs, pois depois aumenta bastante a quantidade de pessoas, reduzindo a permanência dentro da gruta.

CABANAS - BÓIA CROSS: Esse passeio fica bem próximo do centro de Bonito (uns 6km), super tranquilo de chegar. O passeio inicia com uma pequena caminhada em trilha suspensa até a área de embarque, onde descemos por cerca de 1000 metros o Rio Formoso em bóias individuais. O percurso de 40 minutos de água possui três cachoeiras e duas corredeiras, com destaque para CACHOEIRA DO BATISMO, nessa todos caem da boia....kkkkkkkk. Esse passeio me surpreendeu positivamente, curti muito e recomendo.

A noite resolvemos fazer pizza no hostel para juntar a galera, inclusive os gringos e gringas que estavam no hostel, contávamos com as habilidades do Robson (pizzaiolo nas horas vagas)...rsrsrs...noite muita divertida, com as misturas dos idiomas português, inglês e Frances....

3º DIA

BALNEÁRIO MUNICIPAL: Saímos do hostel por volta das 9hs da manhã para esse passeio, fica próximo a centro, tranquilo de chegar.

O lugar é bem tranquilo, por ali passa o Rio Formoso, que possui águas cristalinas e permite uma visão bem nítida dos peixes de várias cores e tamanhos. O local dispõe de estacionamento, quadra de vôlei (Areia) e lanchonetes e restaurantes. Lugar ideia para passar o dia, no meu caso em particular sair depois do almoço, pois fui fazer a flutuação no Aquário Natural, o Robson, Pri e Silvana permanecerão do Balneário.

AQUÁRIO NATURAL (Flutuação): Fica muito próximo do Balneário Municipal e consequentemente do centro de Bonito.

O local onde nós somos recebidos oferece loja, área de piscinas (uma piscina grande para treinamento e lazer e uma pequena aquecida, com hidromassagem), vestiário para vestir o traje de flutuação e guardar os seus pertences em armários fechados, restaurante, etc.

Na chegada ao receptivo, recebi o material para flutuação (roupa de neoprene, sapatilha e snorkel) e realizei um treinamento na piscina para se adaptar ao equipamento.

O passeio inicia com uma caminhada pela trilha que nos leva à nascente passando por diferentes paisagens.

A nascente é mais conhecida pelo nome de Aquário Natural, nome que, realmente descreve perfeitamente o local, a variedade de peixes e plantas é incrível, VALE MUITO A PENA, RECOMENDO.

No final da tarde me encontrei com a galera no hostel pois nesse dia fomos visitar o projeto Jiboia, mas ainda de tempo de curtir a piscina do hostel...hehehheheheh

PROJETO JIBOIA: A visita ocorre todos os dias as 19hs, fica próximo do centro, da pra ir andando, foi o que nós (quatro atletas...kkkk) fizemos.

O Projeto Jiboia tem como principal objetivo a desmistificação das serpentes não peçonhentas, assim como um trabalho de educação ambiental. É uma palestra interessante e no final o visitante tem a oportunidade de tirar fotos com a Jiboia.

4º DIA

FLUTUAÇÃO RIO DA PRATA: Acho que o passeio mais esperado da viagem, estava agendado para as 09hs da manhã, como o lugar é um pouco afastado do centro (Aproximadamente 50 km) saímos do hostel as 07h30, o percurso conta com uma estrada de terra de aproximadamente 17 km, mas foi tranquilo de chegar no local, chegamos no local com bastante antecedência.

Ao chegar no local recebemos o material para flutuação (roupa de neoprene, calçados (uma botinha) e snorkel)

Para chegar à nascente do rio Olho D'água, onde se inicia o passeio, fomos transportados até a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural. O passeio inicia-se com uma caminhada pela mata através de uma trilha, no meio da trilha havia um riozinho onde pudemos nos refrescar pois fazia muito calor.

Ao chegar na nascente do Rio Olho D'Água, nosso guia muito gente boa nos orientou e iniciou um breve treinamento que visa a adaptação da máscara e snorkel para a realização da atividade.

Após essa preparação inicia-se o passeio de flutuação. A leve correnteza do rio vai nos levando, o visual la de baixo é incrível e a quantidade de peixes também, podemos observar Dourados bem grandes ali do nosso lado, além de vários cardumes de diferentes espécies.

São cerca de 2km de percurso, até o encontro dos rios Olho D´Água e o Rio da Prata, o passeio de flutuação no Rio da Prata tem duração em torno de 4 horas. Após o passeio voltamos para o ponto de partida, onde foi servido um almoço (Boa comida) e depois fomos para um merecido descanso nas redes existentes no local (Dormi pelo menos 01h30......kkk...q beleza), após o almoço partimos para nosso ultimo passeio que era ali perto (Buraco da Araras).

BURACO DAS ARARAS: Esse é mais um passeio de contemplação, onde fizemos um percurso de 900 metros.

A contemplação é feita a partir de dois mirantes, instalados na beira do abismo. A paisagem é muito bonita e tivemos a sorte de observar diversas araras de muito próximo, teve momento de ter 10 araras em uma única árvore, parecia até que umas estavam pousando para as fotos.

A noite, nossa última noite, rolou pizza novamente, nessa noite tivemos como convidada de honra a Nadine, uma policial da Suíça, menina muito bacana e divertida, teve gente que exagerou no vinho e ficou até meio bêbeda, ou drunk, ou betrunken (bêbado no idioma alemão)..............

Resumindo, a viagem foi fantástica, ganhei novas parcerias para futuras trips....

Pretendo voltar a Bonito para fazer outros passeios, principalmente: Mergulho com Cilindro na Lagoa Misteriosa e Abismo Anhumas.

É isso galera, espero que esse relato ajude outros mochileiros e mochileiras.

Abraço

598dbfc5bcc0c_SAM_1225(1).JPG.64379f63748dd71b34ff50ab6ae299ab.JPG

Fe, ficou excelente o seu relato.

Boas companhias tornou nossa trip maravilhosa.

Pra quem tem interesse em conhecer Bonito, o carro ajuda bastante mesmo. O valor cobrado de translado (por passeio), estava em torno de R$40,00/pessoa, fora o valor do passeio.

Em breve retornarei a Bonito - MS

Beijos

Sil

Me permite pegar embalo no seu tópico e deixar minhas impressões?

Eu conheci esse pessoal simpático no Hostel Papaya, adorei conhecer vocês! ::otemo:: Também adorei e recomendo muito a hospedagem. Local limpo, organizado, café da manhã bom, ar condicionado, e atendentes super atenciosos. Valor: R$175 para 5 noites.

A repeccionista Jennifer me passou todas as informações que quis por e-mail sobre a cidade e passeios e agendou van para meu traslado. Valor: R$80 a ida e + 80 a volta, que paguei diretamente na van. Levou quase 4 horas do aeroporto até a cidade. Se você tem uma graninha a mais, acho que vale a pena pegar um voo de conexão de Campo Grande para Bonito. Eu voei de São paulo para Campo Grande pela Azul, paguei em torno de R$300 ida e volta.

Dica: Reserve seus passeios antes e tente fazer primeiro as atrações que mais quer conhecer. Em Bonito chove com frequencia e você pode ter algum passeio cancelado, por isso pode ter que remanejar as datas. Ainda bem que fiz isso, o passeio do Rio da Prata estava por último e nesse dia choveu muito, se eu tivesse perdido teria chorado de tristeza. Nos demais dias fez muito sol e alegria. As flutuações você pode fazer com chuva mas não acho legal, sem sol o rio não fica colorido.. O passeio da Gruta do Lago Azul é cancelado quando chove - e foi esse que eu perdi... que chato, agora preciso voltar para Bonito! rss

Eu viajei sozinha, foi a primeira vez que fiz isso e adorei! Você viaja sozinho mas só fica sozinho se quiser, principalmente ficando em hostel, a noite todo mundo fica na cozinha e aérea de convivência, é bem legal para fazer amizades, conhecer gente do Brasil todo e treinar o inglês com os gringos. Fazer os passeios sozinho também é transquilo, nas flutuações as pessoas tem que descer o rio em fila indiana, não precisa de par pra nada.

Dica 2: na cidade alugam câmera a prova dagua, tem uma loja de foto em frente a praça. Em alguns passeios tem gopro para alugar, mas se você nunca usou essa câmera com certeza vai se perder na primeira vez, então recomendo alugar uma câmera convencional, acho que custa R$60 por dia.

Eu fiz na seguinte ordem:

Cachoeiras do Rio do Peixe (perdi as fotos desse dia, sorry)

Leva 1h de van até chegar no local, este é um passeio para o dia inteiro e tem um almoço delicioso e super farto, não perca! São 6 cachoeiras, a queda de água delas não é muito alta mas em todas forma uma piscina em frente e são ótimas para nadar! Dá para ficam bem embaixo da queda dágua de todas, a sensação é ótima! Se você tem aquele sapato crocs horroroso, leve, vai ser muito útil para andar sobre as pedras dentro da água! De havaiana não dá, fica escapando dos pés e descalço machuca.

Sobre as flutuações: se você nunca usou um snorkel na vida, tente fazer isso antes de viajar para Bonito, vi uma senhora perder os passeios porque não conseguia respirar pela boca por mais de 5 min.

Rio da Prata

Leva 1h de van até chegar no local, este também é um passeio para o dia inteiro, com almoço. Ficamos 1h30 dentro da água, tem partes do Rio que não dá pé, e nem pode tocar o solo para não deixar a água turva. Muito peixes grandes, todo percurso tem uma ótima visibilidade. É bem legal agendar esses passeios para estar dentro da água em torno do meio dia, assim o sol fica bem a pino e a água fica bem iluminada e colorida, porque tem muitas árvores ao redor que podem fazer sombra.. você vai ficar com as batatas das pernas vermelhas, rs.. mas vai valer a pena! A água tem locais que é verde, em outros é azul, as vezes as duas cores na mesma cena, é lindo demais, os peixes são gigantes, não caberiam em uma frigideira kkk :D Fiquei impressionada, adorei.

Buraco das Araras

É caminho ir para o Rio da Prata e passar por lá na volta, não gostei tanto assim, não vi muitas araras voando, se você vai passar pelo Pantanal também esse é um passeio que você pode facilmente dispensar e economizar a grana. Contornamos o buraca, tem 2 pontos de observação e é só isso, se as araras estiverem nos ninhos você não vê nada. Achei meio caro por R$50.

Aquário Natural

A van leva 15 min para chegar no local, é um passeio para meio dia. O Rio só tem 800m de flutuação, ficamos 20 min na nascente do rio e mais 00 para descer o percurso. A parte da nascente é incrível! Visibilidade da água de 100%, mas no resto do trajeto a visibilidade cai para 70%, então aproveite a nascente para fazer suas fotos! Diferente do Rio da Prata, onde o solo é mais de areia (calcário de não me engano) o chão do Aquário Natural é todo fechado por vegetação, você realmente tem a impressão de estar num aquário, me impressionou muito! Por isso recomendo primeiro o Rio da Prata, depois o Aquário.

Balneário Municipal

Como ainda tinha metade do dia livre depois do Aquário, fui para este balneário. Paguei R$30 para ir e voltar de mototaxi, achei meio longe para ir pedalando. Adorei o local, esperava bem menos! Limpo, um super grama do para deitar e tomar sol, depois de 3 dias de passeios já me sentia bem cansada e queria relaxar, foi ótimo descansar por lá, muito peixes na água, tem armário para lugar e quiosques para comer e tomar uma breja. Gostei tanto que teria voltado outra vez, super legal e muuuuuito mais barato que tudo por lá, só R$25 para entrar.

No último dia choveu e perdi a Gruta do Lago Azul, poderia ter feito Boia Cross com chuva, mas preferi não arriscar.

Segue o e-mail explicativo que o pessoal do Hostel me enviou para agendar os passeios:

Sobre os passeios:

Rio da Prata (passeio com almoço R$168, van R$45) - o transporte compartilhado sai entre 07.00 - 08.00 (dependendo o dia), e volta mais ou menos 18.00. O passeio do Rio da Prata dura mais ou menos 3.5 horas. O transporte também vai para um outro passeio - o Buraco das Araras (R$48). Não precisa fazer este passeio, mas tem que esperar enquanto outros pessoas faz.

Gruta do Lago Azul (passeio R$45, van R$25) - quando você vai no transporte compartilhado, você vai sair entre 08.00 - 08.30, e faz o passeio entre 09.40 - 10.20. Se você quer visitar a Gruta mais sedo, tem que ir de transporte privativo. Um mototáxi para a Gruta custa R$60, e um táxi custa R$90 (preço para ida e volta).

Boia Cross (passeio R$60, não tem transporte compartilhado - mototáxi R$30, táxi R$50) - este passeio é curto, 1 hora mais ou menos, e tem saídas as 08.00, 09.00, 10.00, 11.00, 13.00, 14.00 e 15.00! Dá para fazer no mesmo dia que a Gruta, e desde que fica no lado do Balneário Municipal, você pode visitar o Balneário no mesmo dia também.

Aquario Natural (passeio R$150, almoço opcional R$30, van R$25) - o transporte sai as 08.30, você faz o passeio mais ou menos 09.30, e volta logo depois, chegando na cidade mais ou menos 11.30. para ir de mototáxi (R$40) ou táxi (R$90).

Cachoeiras do Rio do Peixe (passeio com almoço R$150, van R$45) - o van sai as 08.00, e volta mais ou menos 17.00.

Resumo da viagem: Bonito deveria se chamar Maravilhoso! ::love::::love::::love::