Ir para conteúdo

Ilha do Cardoso / PETAR (6 dias) c/fotos


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá pessoal! Tomei coragem e resolvi fazer meu primeiro post com relatos de viagens. Resolvemos fugir um pouco dos roteiros movimentados e curtir mais o sossego e a naruteza. Espero que este relato ajude a todos que queiram conhecer esses lugares. Vamos lá:

 

1º Dia - Registro e Cananéia

 

Acordamos bem cedo e pegamos a estrada, a direção era a cidade de Cananéia-SP (Litoral Sul). No caminho tranquilidade, sossego até.... TRANSITO NA SERRA.. ::grr:: "Meo será que até em dia de semana a gente pega transito nessa maldita serra???" ::grr:: Essas foram as palavras sábias de minha noiva logo qdo paramos atras de um monte de carros.. E que transito!!! Atrasou a viagem mais ou menos umas 3 horas...

Após rodar varios KM's resolvemos dar uma paradinha na cidade de Registro. Ela é uns 100km de Cananéia. Meo que cidade limpa! Que povo educado! Fora que é muito rica em cultura. Como foi uma cidade que teve muitos imigrantes japoneses, em varios pontos da cidade você ver coisas relacionadas com o Japão. É bem legalz.. Após conhecer a cidade e comer varias coisas lá (vários bolinhos japoneses ::tchann:: ) continuamos nossa viagem.

*AVISO* - Pra que vai de São Paulo (Capital) p/ Cananéia muito cuidado com estrada que liga a Regis Bitencurt a cidade de Cananéia, pois tem varias curvas e muitos buracos.

Bom, chegamos em Cananéia. Nooossssaa nunca vi um litoral tão calmo, o povo muito simples hospitaleiro, ficamos em um hotel e fomos dar uma volta na cidade. O legal de lá é que tem vaaaariaass coisas historicas sobre imigrantes e talz. Fechamos com um rapaz o passeio para Ilha do Cardoso e voltamos pro hotel e fomos descansar.

 

20100930235216.jpg

 

2º Dia - Ilha do Cardoso

 

ZzZzZzZzZzZz... Bééé.. Bééé.. Afff o odeio meu despertador..

Acordamos umas 6:30, pois o passeio ia começar as 8:00... Quando o chegamos no lugar que o barco ia sair :o *SUPRESA* :o , o barco dava medo de mais... Acho que até um botinho inflavel passava mais segurança, mas fazer o que néh? Ja tinhamos pago... Então?? Caímos para dentro!!! No caminho o guia vai mostrando uma porrada de lugar e você acaba nem ligando mais para o barco, de tão lindo que é a paisagem.. Agua azulzinha, varios passaros, golfiiinhos (depois entro em mais detalhes), peixes e mutucas.. AIII MUTUCAS.. Isso!!! Infelizmente não sabiamos que em novembro e dezembro era a epoca de reprodução delas.. Mas blz, umas picadas a + ou - não matam ninguem. Voltando... O caminho até a Ilha do Cardoso é maravilhoso.. E quando voce chega lá!! MEEEOO DEEUUSS... Que lugar éh aquele.. Lindo d+, deserto, verde. Tem lugares na Ilha que tem piscina natural , fora a fauna.. Tudo o que tipo de passaro, peixes e golfinhos.. Sim agora vou chegar nessa parte... Eu sabia que os golfinhos eram brincalhões, mas não do jeito que eles estavam na ilha.. E ficavam se mostrando para nós, pulando chamando a atenção... Você pulava na água e eles vinham querer brincar. Dentro da ilha tem um museu bem legal, que tem fotos e ossos de jacaré, tubarões e até baleia encontrada lá. Quando deu umas 17:00 saímos da Ilha e voltamos para Cananéia.. E sabe o que fizemos???? NADA!! Porque eu e minha noiva estamos parecendo dois camarões, assadosssss por causa do sol... Comemos algumas coisinha e fomos durmir cedo!

 

20100930235527.jpg

20100930235541.jpg

20100930235551.jpg

 

3º Dia - Iguape e Ilha Comprida

 

"Amor, acho melhor a gente levar algum cartão, debito ou credito!" Essa foi mais uma das frases sábias de minha noiva. Pois éh!Eu não quis escuta-la, pois iriamos entrar varias vezes no mar e ja tinhamos dinheiro na carteira dela e na minha. Sóh que só fui perceber que tinha esquecido minha carteira mais tarde.

Saimos de Cananéia e fomos para a cidade de Iguape. Lá tem uma praia que fica em uma reserva. A praia da Juréia.. A praia é linda, bem diferente das praia normais.. Éh limpa e voce tem mais contato com a natureza. Ficamos um pouco lá e resolvemos ir para a Ilha Comprida. Você pode ir para Ilha ou por Cananéia que tem balsa, ou por Iguape quem a ponte. Ja que estavamos em Iguape, fomos pela ponte. A Ilha éh show de bola, tem a parte movimentada que fica no centro com varias lojas e quiosques. Ficamos um pouco la e fomos sentido Cananéia, onde fica a parte afastada. Tudo deserto, não tem asfalto, você anda com o carro pela areia da praia.. É muito doidooo, que sensação gostosa. Aproveitamos a praia, as dunas, tiramos varias fotos, brincamos muito com o carro na areia e cansamos... Resolvemos continuar o caminho para pegarmos a Balsa e ir para Cananéia só que...

*AVISO* Cuidado com o horario que você vai dirigir pela praia em Ilha Comprida, a maré pode subir!!

SIMMMM... A maré subiu.. O ultimo canal que tinhamos que atravessar para pegar a balsa encheu de mais e tivemos que voltar... Isso não é o pior, o pior era que eu esqueci a minha carteira e a minha noiva com suas frases sábias acertou mais uma... Esse maldito cartao fez uma faltaaa.. Pq ja não tinhamos mais dinheiro, estavamos sem cartão e não tinha jeito nenhum de sacar.. Acho que foi um dos perrengues mais doidos que passei em minha vida. Pq daquele canal para a balsa faltavam apenas 5 km e o retorno inteiro eram + de 90 km, fora que estava escurecendo e a maré subiundo.. Mas chegamos... Com a gasosa na reserva, sem dinheiro e suando frio ::mmm: ... Essa noite a gente aproveitou bem Cananeia, fomos para um barzinho e nos divertimos muito. Sóh que antes, agradecemos a Deus por ter chegado sã e salvo em casa!!!

 

20100930235436.jpg

20100930235443.jpg

 

4º Dia - Eldorado (Caverna do Diabo) e Iporanga (PETAR)

 

Chega de praia!!! Vamos agora curti cachoeiras e cavernas.

Logo de manhã pegamos a estrada e fomos em direção a Caverna do Diabo. Para chegar lá, você tem que passar pela cidade de Eldorado. Tem varias placas mostrando o caminho. É muito facil encontrar o lugar...

Quando vc chega no parque, você paga um taxinha para ir com o guia na caverna e pelo estacionamento. E só pode ir em turmas. Mais ou menos uns 40 minutos para fechar as turmas. Turmas fechadas vamos lá. Caverna é muito legal.. Nunca uma é igual a outra e a Caverna do Diabo e a mais diferente que eu ja vi.. Ela eh muito grande.. MAS ÉH GRANDE MESSSMOOOOO!!! Você fica impressionado com tamanha beleza.. E como a natureza consegue ser tão maravilhosa.. O ponto positivo da Caverna do Diabo, é que ela tem luzes, então não há muito a necessidade de lanternas. O negativo é que tem alguns lugares que a gente pode ver que foi vandalismo. E para a natureza consertar isso demora centenas de anos. É um passeio mais Light, e não requer muito esforço fisico.. Vale muito apena ir.

Terminado o passeio fomos para Iporanga. Para o lugar mais fascinante que eu ja vi..

Chegamos em Iporanga e fomos procurar alguma pousada. Rodamos muito até acharmos uma bem legalz. Se não me engano é Pousada Casa de Pedra, fica em frente ao rio Ribeira. Fomos fechar o passeio do dia seguinte e ficamos de bobeira a noite toda.

 

20100930235315.jpg

20100930235328.jpg

20100930235338.jpg

20100930235344.jpg

20100930235354.jpg

 

5º Dia - Iporanga - Petar

 

8:00 da manhã ja estavamos no lugar onde tinhamos marcado com o Guia. O guia custa R$ 100,00 o dia, ja com todos os equipamentos inclusos. Nosso guia foi o MIZAEL, o moleque eh gente fina de mais. Nosso roteiro tava a exploração de 3 cavernas mais o Boiacross.

*AVISO* O preparo fisico é muito importante para a exploração. Caso você nao tenha, explore cavernas mais basicas

Fomos para a Caverna Santana. Completamenta diferente de tudo que imaginei, nao tem luz nenhuma, só as nossas.. Ela eh tem varios labirintos e varias galerias, uma mais linda do que a outra. É a caverna mais bonita do Petar, pois tem varias estruturas, estalactites, estalagmites, cortinas e até umas pedrinhas que brilham no escuro que eu esqueci o nome. No final dela caminhamos um pouco e fomos para uma cachoeira.. Eu nem esperei o guia falar e ja pulei...

MEO DEUS... QUE AGUA GELLAAAAADDDDAAAAAA...

E era isso que ele ia falar, que tem lugares que a agua chega a 5ºgraus...

Depois disso fomos para a segunda... Caverna Ouro Grosso.. Que d+... A entrada dela é 40cm x 40cm e ela eh bem estreita. Nivel de dificuldade altissimo... Soh que no final voce ganha um presentaçoooo... Dentro da caverna tem uma piscina natura de + ou - 3 metros de pronfudidade e uma mini-cachoeira tbm!!! O mais legal lá é que a água não é tão gelada ::otemo::

A terceira foi a Caverna Alambari de Baixo.. Essa é maluca... A entrada dela éh bem larga e a claridade é alta na entrada. Assim a gente pode aproveitar cada detalhe dela... O mais legalz dela, é que você é obrigado a se molhar.. No meio dela vc tem que entrar na água. E as vezes a agua chega até o pescoço (tenho 1,74). Muito legalz.Cada caverna tem um diferencial, só que a do Alambari de Baixo e a do Ouro Grosso o nivel de dificuldade é alto.. Mas vale a pena..

No final, fizemos boia cross nas corredeiras do Petar... Foi incrivel... Chegamos mortos de fome e cansado na pousada... Fomos a um restaurante e curtimos a noite na cidade...

 

20100930235630.jpg

20100930235638.jpg

20100930235646.jpg

20100930235653.jpg

20100930235705.jpg

20100930235713.jpg

20100930235719.jpg

20100930235724.jpg

20100930235731.jpg

 

6º Dia - Volta para Sampa..

 

Acordamos taaaarrrde maiiss.. Meoo a volta éh sempre um saco.. Mas tinhamos que voltar...

Na volta a SP passamos ainda em Registro, pra mais uma passeada.. Ja disse que essa cidade é gostosa d+?? Meoo.. Éh.. Se vocês passarem em frente dela, não deixem de visitar...

 

 

Bom gente, esse foi meu relato. Espero que tenham gostado e ajude a muitos do forum..

 

Abraços..

 

Felipe Silva

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Belo Relato !

 

Ja fui nesta região, oque mais gostei foi o fato das praias serem praticamente desertas na ponta de ilha comprida, pra voce ter uma idéa ja me ofereceram terreno por 500 reais la.

Em questão ao transito na descida é normal devido a obras de duplicação da serra do cafezal e pela fila de carretas que vem de São Paulo engrenadas, é um saco!!! mas com a duplicação isso deve acabar.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...