Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Bolívia, Peru e Chile em 35 dias

Postado
  • Membros

[align=center][t3]Mochilão pela Bolívia - Peru - Chile[/t3]

[t1]Abril/10 a Mai/10[/t1][/align]

Sempre tive muita vontade de conhecer estes países, principalmente o Peru, Machu Picchu, claro, mas nunca pintava a oportunidade: por grana, tempo ou companhia. Em março/2009 decidi que iria, de qualquer jeito, em 2010. ::ahhhh::

A primeira coisa que precisamos buscar quando pensamos no destino de viagem é informação. ::otemo:: Quais as cidades que posso visitar? Quais lugares desta cidade que posso visitar? Qual melhor trajeto a fazer...etc. Sabia que queria ir para a Bolívia e Peru, mas não tinha muita ideia por onde ir, quais passeios fazer, etc.

Bom, tive muita ajuda aqui no fórum e decidi retribuir com o meu relato. Ele está um pouco atrasado, eu confesso, mas acredito que as informações não estejam defasadas e que possam auxiliar no planejamento de muitas viagens como alguns aqui me ajudaram.

[t3]Planejamento....1 ano antes[/t3]

A preparação começou um ano antes da viagem. Em setembro eu já tinha quase todo o roteiro esquematizado e a previsão de gastos.

Comecei montando meu roteiro baseado no roteiro do Renato, postado aqui no fórum. Uma planilha bem completa, com os dias que passou em cada lugar e quanto gastou. Gostei da ideia e fiz minha previsão de gastos por esse caminho.

Outro relato que me ajudou bastante foi o da samanthavas (http://www.mochileiros.com/mochilao-truta-bolivia-peru-e-chile-em-25-dias-t35851.html ) pelo detalhamento e riqueza de informações.

No início de outubro comprei a passagem de avião ida e volta de Floripa para Sta Cruz (Bolívia) e consegui uma companhia de viagem, um amigo da facul.

Eu, inicialmente, queria muito pegar o trem da morte na ida e voltar de avião, mas não era nada vantajoso. Além de gastar uns três dias a mais, indo de ônibus/trem e voltando de avião eu gastaria uns R$ 300 a mais (a passagem de avião só de volta estava mais cara que ida e volta). Já se eu fosse e voltasse de ônibus/trem, eu gastaria uns cinco dias a mais e sairia só uns R$ 400 a menos do que ir e voltar de avião. Bom, optei pelo ida e volta de avião. Daí foi começar a me preparar para a viagem propriamente dita.

O roteiro inicial ficou assim:

Bolívia – Sta Cruz de la Sierra: 1 dia

Bolívia – La Paz: 5 dias

Bolívia – Copacabana: 2 dias (incluindo Ilha do Sol)

Peru – Puno : 3 dias (incluindo Ilha Amantani e Ilha Taquille)

Peru – Cuzco: 4 dias (incluindo ida e volta de Machu Picchu)

Peru – Machu Picchu – Águas Calientes: 3 dias (trilha)

Peru – Nazca: 3 dias

Peru – Arequipa: 3 dias (incluindo visita ao Cânion Del Colca de 2 dias)

Peru – Tacna e Arica e Calama (Chile): 1 dia

Chile – San Pedro de Atacama: 4 dias

Bolívia – Deserto de Atacama: 2 dias

Bolívia – Uyuni: 1 dia

Bolívia – Potosi: 1 dia

Bolívia – Sta Cruz de la Sierra: 1 dia

Mais 1 dia Brasil/Bolívia – Bolívia/Brasil

Total = 35 dias de viagem

Claro que este roteiro sofreu alterações durante a viagem, principalmente em função do imprevisto do primeiro dia: fui roubada no terminal de Sta Cruz. Levaram minha bolsa de mão com os cartões, câmera, inclusive passaporte e isso matou uns 3 dias de viagem, no mínimo, porque tive que fazer um novo passaporte para continuar a viagem.

Até tinha achado melhor colocar esta parte da viagem em roubadas ou coisa do gênero, mas como faz parte da viagem, resolvi deixar aqui. Até como um alerta! ::cool:::'>

Há, e para mostrar o que não se deve fazer também né!? ::lol4:: Porquê no final das contas, o roubo foi por puro, completo e total descuido meu. Tanto que depois daquilo, não tivemos mais nenhum problema com este tipo de coisa.

Bom, voltando aos preparativos, está foi a planilha que usei como roteiro e para previsão de gastos: Mochilar_ROTEIRO_Bolivia_Peru_Chile_2010.xls

Gastos previstos: R$ 3.300,00 (superfaturei em comida e em alguns passeios. Como pechinchamos bastante, muitos valores foram reduzidos)

Gastos reais: R$ 2.486,96 (tirando as compras como roupas, artesanatos e lembrancinhas e incluindo os gastos com passaporte novo U$ 160.00)

A maioria dos gastos com táxi, hotel, etc, foram dividimos por duas pessoas. Montamos uma planilha com todos os gastos, incluindo os que foram divididos: Mochilao_Gastos_Viagem.xls

Gastos e reservas antecipadas:

Passagens de avião ida e volta de Florianópolis para Sta Cruz (BO) = R$ 684,82

Reserva da trilha Salkantay = depositamos o valor de 50%, mas o depósito não foi sacado e tivemos que pagar tudo com o dinheiro da viagem. Então R$ 0,00

[t3]O que levar?[/t3]

Comprei alguns itens que achava importante levar, mas que não serviriam apenas para esta viagem, é claro. Comprei botas de caminhada impermeáveis da Snake, mochila pequena para o dia a dia e doleira. Quanto a mochila grande, eu usei uma que já tinha, de 48 litros da Trilhas e Rumos, mas deveria ser maior. No final da viagem já estava pendurando as coisas do lado de fora da mochila ou alugando espaço na mochila do Lucas. O ideal para uma viagem dessas é uma mochila de 60 litros.

Comprei também um saco de dormir, muito útil nas viagens de ônibus e hotéis que não tem muita roupa de cama ou ela é nojenta. Há, e nos acampamentos nem se fala como é útil, claro.

A lista de itens que levei com uma observação dos que usei: Mochilao_LISTA_do_que_Levar.xls

• Respostas 65
  • Visualizações 13.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá! =)

Tenho uma rápida pergunta. Não existe buses de Cuzco a Nazca (direto)? No seu relato, você disse que teve que ir para Araquipa primeiro e depois acabou desistindo de Nazca.

Vlw,

Thiago

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Thiago,

Então, na verdade eu pensei que poderia, mas pelo que me informaram, e perguntei em mais de uma agência, todos os ônibus que saem com destino à Nazca passam antes por Arequipa, mesmo os que dizem ser direto.

Na verdade eu comprei a passagem para Nazca, mas como tinha atrasado alguns dias e tinha muita coisa que achava mais interessante ainda para ver, decidi ficar por Arequipa mesmo.

Na verdade, infelizmente eu não poderia te confirmar se existe ou não esta opção, pois eu não encontrei.

abraço,

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Bom relato Alê, muito bem detalhado. E que trip heim!!! Apesar do perrengue por ter perdido o passaporte em Sta. Cruz, no final deu tudo certo (:

Farei um mochilão em 2013 ainda sem mês definido (mas muito provavelmente irei em julho), irei para Bolívia e Peru. Meu roteiro tem muitas partes em comum com o seu, e por isso foi de grande valia a contribuição. ::cool:::'> ::cool:::'>

Só me tira uma dúvida quanto a Trilha Salkantay, o ingresso á Machu Picchu/Huayna Picchu e retorno á Águas Calientes é incluso no valor da trilha pago á agência? Ou pagos á parte? E vi que vcs reservaram a trilha, talvez chegando lá consiga mais em conta né?

Abraços e bons ventos ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Talii!

Então, no valor da trilha Salkantay normalmente já está incluído a estadia em Águas Calientes, o ingresso à Machu Picchu (que inclui a subida ao Huayna Picchu, mas tem que agendar lá quando entrar no parque o horário que você vai entrar), um trecho de ônibus de Águas Calientes para Machu Picchu (que você pode usar na ida ou na volta, como quiser) e o retorno de Cuzco à Águas Calientes...mas é sempre bom confirmar antes de fechar o pacote. Há, e exija que no recibo do passeio esteja tudo descrito certinho, para ter como cobrar depois.

Quanto a reservar lá, se fosse fora da temporada até diria que é provável que não tenhas problemas, mas como pensas em ir em Julho (alta temporada) aconselho reservar sim, pois como as entradas à Machu Picchu, bem como o número de pessoas nos grupos das trihas é limitado, você corre o risco de não conseguir o passeio para o dia que quiser, dependendo da disponibilidade, que não é assim tão abundante.

É isso, se tiver mais alguma dúvida, estamos aí!

Abraço,

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.