Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Atacama, La Paz, Cusco, Machu Pichu, Nasca - 30 dias de carro

Postado
  • Membros

Olá,

esta é nossa segunda viagem ao Atacama e Norte da Argentina, e desta vez fomos mais além: até Machu Pichu!

Vou postar meu relato aqui para incentivar os próximos aventureiros e contribuir talvez com alguma informaçao para os seus planos de viagens.

ROTEIRO DE IDA: Foz/Salta/Cafayate/Cachi/San Pedro Atacama/Iquique/La Paz/Cusco/Machu Pichu.

ROTEIRO DE VOLTA: Cusco/Nasca/Paracas/Arequipa/Canion del Colca/Arica/S.P.Atacama/S.S.Jujuy/Foz do Iguaçu

DATA DA VIAGEM: 28 DE DEZEMBRO 2010 a 28 JANEIRO 2011

DISTANCIA PERCORRIDA: +- 12.300 KM

28/12 - MARINGA/RESISTENCIA

Logo cedinho pegamos a estrada cheia de pedágios em direcao a Foz do Iguaçu, nós 4: eu, Noboru, meu irmao e minha cunhada. Estávamos todos animados com o início da viagem, afinal foram meses de planejamentos, pesquisas e trocas de informacoes ....

Já na Aduana do lado Argentino ficamos na fila por uns 30 minutos até a tramitacao que correu tudo rápido. Assim que atravessamos a fronteira argentina trocamos nossos reais por peso no cambio que fica ao lado da aduana.

Editando: Hoje trocaria os reais na casa de cambio em P.Iguazu, o cambio está infinitamente melhor (1 real = 2,70 pesos em 15/12/2012 e em Bariloche estava 1 real = 3,00 pesos!! 13/01/2013).

Um oficial da aduana nos perguntou sobre a Carta Verde e dissemos que iríamos comprar em P. Iguazu, e foi o que fizemos.

Entramos na cidade e encontramos a corretora (Rivadavia) que nos fora indicada. Compramos o seguro com validade de 1 semana no valor de 40 pesos. Alí ja encontramos um casal de brasileiros que também estavam comprando o seguro, e daí ja trocamos umas informacoes sobre a viagem, dicas, etc... Eles estavam indo para Mendoza mas tinham planos futuros para ir ao Atacama.

Pegamos então a Ruta 12 e fomos para Resistencia, onde passamos a primeira noite. No caminho abastecemos com nafta comum e o preço variou entre 4 a 4,2 pesos/l do combustível.

Pernoitamos no Hotel Gran Royal (Resistencia) - 310 pesos apto. quádruplo com estacionamento. Saímos para jantar um ótimo bife de chorizo (Restaurante Kebon), perto da Praça principal. (ái que delicia!)

29 e 30/12 - SALTA

No caminho para Salta, passamos em Pres.Roque Saenz Pena para comprar lanche. Existe um ótimo supermercado entrando um pouco na cidade. Aliás esta cidade também pode ser um bom local para pernoite, com bons hoteis e restaurantes, oficina mecanica, bancos etc.

Quando estávamos atravessando a interminável reta do Chaco fomos parados pela polícia caminera (provincial). Naquela hora pensei: aiai, será que teremos encrenca!? Um dos policiais se aproximou e perguntou se sabíamos a cotacao do real para o peso, já que viram que éramos brasileiros. Fiquei um pouco relutante mas respondi que estava em torno de 0,40 centavos de real. (Cada real valia em torno de 2,30 pesos). Entao o policial disse que tinha uma nota de 20 reais e se poderia trocar para ele... Eu pensei um pouco e respondi que sim, mas que naquele momento só tinha 30 pesos!!. (quase nao acreditei na minha cara de pau! :o ...)

Mas não é que ele aceitou imediatamente??!! Não me pergunte como e porque ele estava com aquela nota de 20... Confesso que fiquei com um pouco de peso na consciencia, mas que isso rendeu umas boas risadas depois...! Ai, até agora nem acredito que fiz isso...(juro!)

Bom, continuando, no final da tarde chegamos em Salta!

Nosso GPS fez a gente rodar varias vezes na mesma praça e avenidas até encontrar o hotel, que por sinal foi o melhor hotel de toda a nossa viagem, quarto bem grande, um banheirao, wi-fi, ...

Á noite saímos para jantar comida bem típica da região pois era a primeira vez que meu irmao e minha cunhada estavam em Salta. Entao fomos no ótimo restaurante Doña Salta para eles experimentarem empanadas, tamales, choclos, humita, etc. Eles adoraram.

Passamos duas noites em Salta e aproveitamos assim para conhecer o Museu de Alta Montanha (que vale muito a pena!) , entramos num mercado de iguarias e artesanato que ficava perto da peatonal, tomamos sorvetes, passeamos pela Plaza 9 de Julio e as Igrejas lindas (de S.Francisco) e à noite fomos jantar na famosa Calle Balcarce, onde estao reunidos vários restaurantes, bares, casas de shows, peñas, etc. Por azar, escolhemos um restaurante que serviu um sofrível espaguete, para nao dizer horrível...

HOTEL GHALA SALTA - US 56 (casal) + 21% imposto. Reservado pelo Booking.com

31/12 - CAFAYATE E CACHI

Acordamos cedo, pusemos todas as malas no carro e partimos para a aventura do dia: Quebrada de Las Conchas e Quebrada de Las Flechas!

Ainda saindo de Salta, apareceram umas montanhas pequenas no meio das plantacoes de tabaco, e minha cunhada já estava sacando fotos sem parar, e exclamando a toda hora: [áii que lindo!..) Mal sabia ela o que iria encontrar um pouco mais além...

Não dá pra descrever a beleza das formações do Anfiteatro, Garganta del Diablo e de todas as montanhas que ladeiam o Vale do Rio Calchalqui. É lindo! A gente se sente um serzinho pequenininho lá dentro ...

Seguimos entao até Cafayate onde almoçamos. De lá, pegamos a Ruta 40 (toda em rípio) em direçao a Cachi e assim passamos pela Quebrada de Las Flechas, incríveis formaçoes rochosas, só vendo mesmo para acreditar.

Anfiteatro - Quebrada de Las Conchas

anfiteatro1.jpg.0a2997eb8172ccfd51dbad75d1f68756.jpg

Chegamos em Cachi no final da tarde com o carro totalmente empoeirado! Mas nós estávamos maravilhados com tanta paisagem bonita que vimos durante todo o dia. E este era o último dia do ano! Fechamos o ano com chave de ouro!

Hotel LlAQTA MAWKA (Cachi) - 220 pesos / casal.

598dd09e30630_DSC06932-Cpia.JPG.79b4828c9b25410fdbd3f844dfb2aa38.JPG

598dd09e3a720_DSC07250-Cpia.JPG.3c1c55c87e4bd012e8ba3bf8893e6858.JPG

Editado por Visitante

• Respostas 60
  • Visualizações 26.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá De ORte,

estou aprendendo diminuir as fotos, já melhoraram um pouco!

Que legal quase nos encontramos em San Pedro, que viagem hein!!

Temos planos também de descer para Patagonia, são tantos lugares para explorar nesse mundão, e em especial a América do Sul que estamos descobrindo agora...

Valeu pelo apoio e parabéns também pela sua grande viagem e vamos nos falando, porque viajar é preciso!!

Até a próxima!

Sueli

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Esiobianchini, obrigada.

Aí vai mais uma foto:

Ruta 40 - chegando em Cachi.

20110320001650.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá parceiro, obrigada.

Quebrada de Las Flechas (AR)

flechas1.jpg.9c22fd4333a191bdd0df38c357e5839a.jpg

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Olá Suelih, excelente passeio! Ainda quero fazer um desse (ao menos parecido)! Mas fiquei com algumas dúvidas, então vamos lá:

1. Qual a marca e modelo de seu GPS? Ele é bom? Resolveu para a viagem de modo geral?

2. O seguro Carta Verde que fizeram em Puerto Iguazu pela cia. Rivadavia valeu somente para o território da Argentina, é isso né?

http://www.segurosrivadavia.com/automotores.htm

3. Como fizeram com o(s) seguro(s) para os demais países, isto é, Chile, Bolívia e Peru?

Acho que por enquanto seriam essas dúvidas. Abraços e DEUS te abençoe!

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Robert

Meu GPS é Garmin Nuvi, mas nao consegui mapa da Bolivia nem do Peru.

USei o tracksource para baixar os mapas, mas nao me lembro se tinha Peru e Bolivia. Bom, como eu nao sei mexer muito e nem meu marido tem paciencia, nao contei muito com ele.

Carta Verde: Sim, só é valido para a Argentina (ou Mercosur nao tenho certeza). Você compra com validade de uma semana, um mes, etc. Achei bem mais barato comprar lá do que no Brasil. (Em 2008 comprei no Brasil antes de sair de viagem, e naquela época paguei +- 220,00 reais para um mes.)

Na Bolivia parece que tem o seguro SOAT, mas nao compramos porque ficamos apenas 3 noites neste país. (2 dias o carro ficou parado na garagem).

No Chile tbem nao compramos e nem nosso seguro do Brasil cobria, mas como ficamos apenas 4 dias na ida e 3 dias na volta, decidimos ficar sem cobertura.

NO Peru compramos o seguro SOAT (valido por um ano) 110 soles, uns dizem que é obrigatorio, mas em nunhum lugar nos foi pedido. Compramos pela nossa segurança pois iriamos ficar bastatne tempo po lá.

Pretendemos futuramente fazer uma viagem ao Chile (para o sul) e aí entao terei que ver um seguro.

Fique a vontade para perguntar! Abraços!

Sueli

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Ola pessoal!

Sueli, pensei que vocês já conhecessem os links para mapas, com os quais viajo perfeitamente pela américa latina desde 2008, com tudo batendo num nível acima do esperado:

http://viajerosmapas.com/actualiza.htm#descargas

http://www.gps.com.ar/

http://www.perut.org/

http://www.tracksource.org.br/

No site dos mapas do Peru, que são ótimos, existem mais links para Colombia, Venezuela, América central, Equador e Bolívia, este ultimo o site ainda não esta funcionando legal, mas tem parte da Bolívia nos outros mapas.

Meu GPS é um Garmin Nüvi 200, bem básico e da conta de todo o recado, desde Ushuaia até a fronteira norte do Peru usei numa boa, me guiando em Lima, La Paz etc., até a porta de diversos Hotéis e pontos turísticos, inclusive com postos de gasolina e pontos de interesse em todo o interior. O mapa do Equador apresenta problemas se carregado em uma versão muito nova do Map Source. O do Perú é perfeito assim como todos os da Argentina, por sinal a versão de 2010 tem mais compatibilidade para se instalar mas a nova já foi lançada e dependendo do sistema instala e roda.

Compro sempre a Carta Verde, válida para o Mercosul, Paraguay, Uruguat e Argentina, aqui na minha seguradora, Liberty, sem problemas, para não perder tempo na viagem. Só observe o período da validade para que a mesma não caduque quando estiver por lá. Para o seguro normal, patrimonial, do carro sempre faço extensão de perímetro para o tempo a ser percorrido fora do Mercosul, Chile ainda não é Mercosul.

Na Bolívia comprei o SOAT é barato demais para não se comprar, R$ 24,00 por um ano para carros particulares até 2000-CC, contrata-se numas barraquinhas, tipo de camelo, so uma mesinha, nos canterios centrais de alguma ruas de la Paz e em outras cidades tbm.

No Peru não comprei seguro, uma unica vez me perguntaram e informei ao guarda que como ia ficar menos de trinta dias no Peru não seria necessario pelo que me informaram, ele concordou e não pediu mais nada.

No Chile não é obrigatório nenhum seguro especial contra terceiros, incluo na extensão de perimetro do meu seguro da Liberty.

Passei a viajar com passaporte e permisssão Internacional para Dirigir, percebi que impõe respeito e facilita, aconselho apesar de não ser obrigatório.

A principal dica neste lugares é: respeite toda a sinalização e restrições de velocidade, o que eles toleram para eles não toleram para estrangeiros, tive problemas com isto. Meu pé direito de Offroader é pesado, na verdade sempre desatenção minha, nos quais tive que gastar muita saliva para resolver, ( falo e enrolo bem no espanhol, k, k). Outra, sempre passe devagar nos postos de controle, e quando pedirem contribuição a coisa é mínima, tipo $B 10,00 (R$ 2,40) na Bolívia é suficiente, e uma velocidade ultrapassada acima do permitido, registrada com radar, me custou $B 100,00 ( R$ 24,00). Passei a 90 km/hora onde a máxima era de 80 km/hora. Nos zonas urbanas sempre respeitei o que a placa pedia, fosse 30 km/hora ou 60 km/ hora, afinal o transito é tão caótico que dificelmente se anda mais rápido que isto.

No Chile nem pensar, lá a coisa é séria, nada de tentar "resolver" uma infração a não ser no papo e choro, no Equador também, por sinal as estradas lá, Equador, são tão ruins como as nossas e muito, mas muito mal sinalizadas. Na Argentina a polícia da províncias de Entre Rios, Missiones e Chaco continua sob minha suspeita, como sempre e ainda pressenciei tentativas e pedido de "ajuda" no Chaco, perto de Pampa del Infierno, mas como realmente estava quente por lá, 42°C na sombra, dei dinheiro para o Guarda comprar um refri, assim como na entrada do Peru em Iñapari, comprei eu mesmo as Inca Colas!

Por sinal super importante:

LEVE TROCENTAS CÓPIAS DE TODOS OS DOCUMENTOS, PRINCIPALMENTE DO CARRO, E DOS DOCUMENTOS DO PROPRIETÁRIO E MOTORISTA, VAI PRECISAR PELO MENOS UMA EM CADA FRONTEIRA, E NEM SEMPRE AS COPIADORAS ESTÃO A MÃO! NO FINAL TRATA-SE DE UMA IMPORTAÇÃO TEMPORÁRIA DO VEÍCULO PARA OUTRO PAIS. MESMO ASSIM EM ALGUNS LUGARES PODEM TE PEDIR PARA TIRAR CÓPIA DO DOCUMENTO DE MIGRAÇÃO QUE VOCE VAI TER ACABADO DE PREENCHER NA FRENTE DO MESMO OFICIAL, OU SEU COLEGA AO LADO, FAZER O QUE, COM JEITINHO SE CONSEGUE TIRAR ALI MESMO NA MULTIUSO DA ADUANA, OU NO ARMAZÉM MAIS PRÓXIMO!

Se o veículo estiver em nome do Banco, caso de Leasing, faz-se necessária Carta de autorização do Banco, com a mesma Vistada com antecedencia, por cada consulado do pais que for transitar, é simples, mas bem demorado, comece a ver isto pelo menos com uns tres meses de antecedencia conforme a cidade em que more tenha ou não consulado do pais. Se o veículo estiver financiado, mas com o nome do prorietário destacado e somente a anotação no pé do certificado com anotação da alienação, não há problemas ( já transitei com as duas situações). Não precisa mandar para o Ministério das Relações Exteriores em Brasília, a carta de Autorização do Banco após ter conseguido os vistos dos consulados, como o acordo entre os paises menciona, os guardas não tem nem idéia disto, vendo o carimbo do seu pais, que o consulado põe, eles já aceitam sem nenhuma objeção, a não ser que você va com veículo em nome de terceiro que não esteja entre os passageiros. Ouvi falar de problemas de veículos em nome de pessoa jurídica, não vi como ficou resolvido depois. Na Bolívia presenciei exigirem que o motorista fosse o mesmo que o proprietário, em um veículo com placas da Argentina, mesmo o proprietário estando ao lado, no banco de passageiros, cada oficial interpreta isto de uma visão diferente!

A disposição

http://www.deorte.blogspot.com

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu De Orte, informações são sempre bem vindas!

Salinas Grandes na ida (seco)

na volta (alagado)

salar22.jpg.7f0bab627ffe5dffc5837d32348848eb.jpg

CONTINUA..............>>>

Editado por Visitante

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Suelih, estou fascinado com seu relato!

Estou há temos pesquisando e organizando um roteiro pra além do atacama, e o seu é realmente inspirador! Parabéns, viagem incrível.

Moro em Campo Grande, MS. Por isso tenho a possibilidade de sair tanto por Corumbá ou por Pedro Juan, passando pelo Paraguai.

Queria muito cruzar o paraguai e voltar cruzando a Bolívia, saindo por Corumbá...mas já fui pra assuncion e rola um certo receio com a policia caminera, o mesmo vale para a bolívia, que aliás a estrada está quase pronta por lá.

Pretendo ir em dezembro desse ano e gostaria de contar com algumas dicas no norte da argentina, pumamarca, etc.

Vi em algum lugar que vocês pretendem ir para o sul da Argentina e Chile...gostaria de me colocar a disposição para qualquer ajuda.

Eu conheço relativamente bem a região. Em dezembro de 2008 fui de Santiago até pucon, onde subi o Villarica.

Em 2009 fui de Buenos Aires até Ushuaia de bus, passando por Bariloche, El Calafate, Rio Gallegos, até a Terra do Fogo e Ushuaia.

Agora, em dezembro de 2010, rodei 10mil km de carro, partindo de Campo Grande até Bariloche.

O trajeto foi: Campo Grande/MS, Foz/PR, Corrientes/AR, Santa Fé/AR, Córdoba/AR, Mendoza/AR, Vinha del Mar/CH, Valparaíso/CH, Santiago/CH, Pucon/CH, Junin de los Andes/AR, San Martin de Los Andes/AR, Villa la Angostura/AR, Bariloche/AR, El Chocon/AR, Buenos Aires/AR, Foz/PR, C Grande/MS.

Nessa viagem cruzamos duas vezes a cordilheira, na segunda vez por uma estrada de terra fascinante em pucón.

Tenho mais de 3 mil imagens que pretendo compartilhar no relato aqui brevemente.

Precisando...conte comigo.

abraços

Josué Sanches

ALGUMAS FOTOS DA VIAGEM

Curvas de Villa Vicencio em Mendoza/AR (antiga estrada de acesso o chile...cerca de 40km, só uma mão e nenhuma segurança...demais)

20110619220236.jpg

Cruzando a Cordilheira, em MEndoza...havia um acidente, um esperto bateu na parede do túnel.

20110619220436.jpg

Puente del Inca...em meio a Cordilheira, em Mendoza (um pouco antes do parque do Aconcágua)

20110619220619.jpg

Entrada para o Parque do Aconcágua, em meio a Cordilheira, em Mendoza

20110619220714.jpg

Ahh o Pacífico, em Viña del Mar/CH

20110619220750.jpg

Em Pucon, aos pés do Vulcão ativo, Viallarica, há 4mil km de casa.

20110619220902.jpg

VUlcão Lanin, cruzando a cordilheira na altura de Pucón, rumo a Villa la Angostura e Bariloche, AR

20110619221005.jpg

Em San Martin de Los Andes, início do caminho dos Sete Lagos (aqui a estrada eh em boa parte de ripio até Villa La Angostura, mas esta em fase de finalizacao do asfalto, perfeita)

20110619221103.jpg

Villa la Angostura, um dos lugares mais lindos do mundo, inclusive esta vista foi eleita pelo National Geographic com uma das mais lindas (indico esta hosteria Los Manzanos, tem umas cabanas incríveis de frente pra essa vista por cerca de 500pesos para ate 8 pessoas.(uma pena que neste momento todo esta região esteja debaixo das cinzas do vulcão Peyhue)

20110619221242.jpg

Bosque Los Arrayanes em Villa La Angostura

20110619221623.jpg

Bariloche, lindo de viver

20110619221948.jpg

Ruta 40, ali por Bariloche, essas plantinhas amarelas existem por todo o sul do continente, demais

20110619222121.jpg

Bom...é isso...pretendo fazer um amplo relato, mas por hora, em retribuição ao seu dedicado relato, gostaria de contribuir um pouquinho tb.

abraços

JSanches

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.