Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Atacama, La Paz, Cusco, Machu Pichu, Nasca - 30 dias de carro

Postado
  • Membros

Olá,

esta é nossa segunda viagem ao Atacama e Norte da Argentina, e desta vez fomos mais além: até Machu Pichu!

Vou postar meu relato aqui para incentivar os próximos aventureiros e contribuir talvez com alguma informaçao para os seus planos de viagens.

ROTEIRO DE IDA: Foz/Salta/Cafayate/Cachi/San Pedro Atacama/Iquique/La Paz/Cusco/Machu Pichu.

ROTEIRO DE VOLTA: Cusco/Nasca/Paracas/Arequipa/Canion del Colca/Arica/S.P.Atacama/S.S.Jujuy/Foz do Iguaçu

DATA DA VIAGEM: 28 DE DEZEMBRO 2010 a 28 JANEIRO 2011

DISTANCIA PERCORRIDA: +- 12.300 KM

28/12 - MARINGA/RESISTENCIA

Logo cedinho pegamos a estrada cheia de pedágios em direcao a Foz do Iguaçu, nós 4: eu, Noboru, meu irmao e minha cunhada. Estávamos todos animados com o início da viagem, afinal foram meses de planejamentos, pesquisas e trocas de informacoes ....

Já na Aduana do lado Argentino ficamos na fila por uns 30 minutos até a tramitacao que correu tudo rápido. Assim que atravessamos a fronteira argentina trocamos nossos reais por peso no cambio que fica ao lado da aduana.

Editando: Hoje trocaria os reais na casa de cambio em P.Iguazu, o cambio está infinitamente melhor (1 real = 2,70 pesos em 15/12/2012 e em Bariloche estava 1 real = 3,00 pesos!! 13/01/2013).

Um oficial da aduana nos perguntou sobre a Carta Verde e dissemos que iríamos comprar em P. Iguazu, e foi o que fizemos.

Entramos na cidade e encontramos a corretora (Rivadavia) que nos fora indicada. Compramos o seguro com validade de 1 semana no valor de 40 pesos. Alí ja encontramos um casal de brasileiros que também estavam comprando o seguro, e daí ja trocamos umas informacoes sobre a viagem, dicas, etc... Eles estavam indo para Mendoza mas tinham planos futuros para ir ao Atacama.

Pegamos então a Ruta 12 e fomos para Resistencia, onde passamos a primeira noite. No caminho abastecemos com nafta comum e o preço variou entre 4 a 4,2 pesos/l do combustível.

Pernoitamos no Hotel Gran Royal (Resistencia) - 310 pesos apto. quádruplo com estacionamento. Saímos para jantar um ótimo bife de chorizo (Restaurante Kebon), perto da Praça principal. (ái que delicia!)

29 e 30/12 - SALTA

No caminho para Salta, passamos em Pres.Roque Saenz Pena para comprar lanche. Existe um ótimo supermercado entrando um pouco na cidade. Aliás esta cidade também pode ser um bom local para pernoite, com bons hoteis e restaurantes, oficina mecanica, bancos etc.

Quando estávamos atravessando a interminável reta do Chaco fomos parados pela polícia caminera (provincial). Naquela hora pensei: aiai, será que teremos encrenca!? Um dos policiais se aproximou e perguntou se sabíamos a cotacao do real para o peso, já que viram que éramos brasileiros. Fiquei um pouco relutante mas respondi que estava em torno de 0,40 centavos de real. (Cada real valia em torno de 2,30 pesos). Entao o policial disse que tinha uma nota de 20 reais e se poderia trocar para ele... Eu pensei um pouco e respondi que sim, mas que naquele momento só tinha 30 pesos!!. (quase nao acreditei na minha cara de pau! :o ...)

Mas não é que ele aceitou imediatamente??!! Não me pergunte como e porque ele estava com aquela nota de 20... Confesso que fiquei com um pouco de peso na consciencia, mas que isso rendeu umas boas risadas depois...! Ai, até agora nem acredito que fiz isso...(juro!)

Bom, continuando, no final da tarde chegamos em Salta!

Nosso GPS fez a gente rodar varias vezes na mesma praça e avenidas até encontrar o hotel, que por sinal foi o melhor hotel de toda a nossa viagem, quarto bem grande, um banheirao, wi-fi, ...

Á noite saímos para jantar comida bem típica da região pois era a primeira vez que meu irmao e minha cunhada estavam em Salta. Entao fomos no ótimo restaurante Doña Salta para eles experimentarem empanadas, tamales, choclos, humita, etc. Eles adoraram.

Passamos duas noites em Salta e aproveitamos assim para conhecer o Museu de Alta Montanha (que vale muito a pena!) , entramos num mercado de iguarias e artesanato que ficava perto da peatonal, tomamos sorvetes, passeamos pela Plaza 9 de Julio e as Igrejas lindas (de S.Francisco) e à noite fomos jantar na famosa Calle Balcarce, onde estao reunidos vários restaurantes, bares, casas de shows, peñas, etc. Por azar, escolhemos um restaurante que serviu um sofrível espaguete, para nao dizer horrível...

HOTEL GHALA SALTA - US 56 (casal) + 21% imposto. Reservado pelo Booking.com

31/12 - CAFAYATE E CACHI

Acordamos cedo, pusemos todas as malas no carro e partimos para a aventura do dia: Quebrada de Las Conchas e Quebrada de Las Flechas!

Ainda saindo de Salta, apareceram umas montanhas pequenas no meio das plantacoes de tabaco, e minha cunhada já estava sacando fotos sem parar, e exclamando a toda hora: [áii que lindo!..) Mal sabia ela o que iria encontrar um pouco mais além...

Não dá pra descrever a beleza das formações do Anfiteatro, Garganta del Diablo e de todas as montanhas que ladeiam o Vale do Rio Calchalqui. É lindo! A gente se sente um serzinho pequenininho lá dentro ...

Seguimos entao até Cafayate onde almoçamos. De lá, pegamos a Ruta 40 (toda em rípio) em direçao a Cachi e assim passamos pela Quebrada de Las Flechas, incríveis formaçoes rochosas, só vendo mesmo para acreditar.

Anfiteatro - Quebrada de Las Conchas

anfiteatro1.jpg.0a2997eb8172ccfd51dbad75d1f68756.jpg

Chegamos em Cachi no final da tarde com o carro totalmente empoeirado! Mas nós estávamos maravilhados com tanta paisagem bonita que vimos durante todo o dia. E este era o último dia do ano! Fechamos o ano com chave de ouro!

Hotel LlAQTA MAWKA (Cachi) - 220 pesos / casal.

598dd09e30630_DSC06932-Cpia.JPG.79b4828c9b25410fdbd3f844dfb2aa38.JPG

598dd09e3a720_DSC07250-Cpia.JPG.3c1c55c87e4bd012e8ba3bf8893e6858.JPG

Editado por Visitante

• Respostas 60
  • Visualizações 27.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

E ai Sueli,

Pronto, entraram no seleto grupo dos amantes e adoradores da patagônia....o grupo só tá aumentando......

E ai, gostaram de lá? que saudades! qual o lugar mais marcante para vcs?

De el chalten até bariloche, vcs fizeram pela ruta 40? se foi, ela está em boas condições....está toda asfaltada? e o rípio....

abs

Postado
  • Autor
  • Membros

Ola Mario!

Voce tem razao, voltamos apaixonados pela Patagonia!

Um unico lugar marcante é dificil escolher. Passamos por tantos lugares lindos...

Poderia arriscar dizer que em 1o. lugar: Torres del Paine, pelo conjunto da obra!

em 2o. lugar: El Chaltén, principalmente pela trilha até o Lago de Los Tres, é incrivelmente lindo o lugar. Quase morri mas consegui subir a pedreira toda e deslumbrei aquele pedaço de paraíso!!

A Ruta 40 de El Chalten a Perito Moreno está ainda de ripio com algumas partes asfaltadas e outras sendo asfaltadas. Nafta estava em falta em 3 Lagos (mas disseram que ja estava chegando o carregamento) , Bajo Caracoles estava abastecendo normal assim como El Chalten.

O ripio aqui estava muito bom, tao bom que dava pra correr e dai que quase dançamos! Demos uma derrapada feia e aprendemos a licao rapidinho: Nunca correr no ripio!

De Perito MOreno a Bariloche esta toda asfaltada em boas condicoes e nao tinha falta de nafta.

Queria ter subido pela Carretera Austral mas olhando a Previsao do tempo estava muito chuvoso e feio.

Abraços amigo!

e ja estamos pensando num "retorno"..... hehehe

uma foto do meu proximo relato: El Chaltén

598d9fdaab6bb_chegandolostres.jpg.4280208bbedea1aec96533a0ba3d3e2f.jpg

• 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Suelih,

excelente trip essa de 2011, hein?

Uma dúvida, vocês deixaram o carro em Cusco e fizeram o Vale e MP de agencia/trem, ou foram de carro pelo Vale até Ollantaytambo 'por conta'?

E uma dica, penso em ir de P. Maldonado (iremos pelo Acre) direto para Ollantay (já fazendo parte do Vale Sagrado), deixo o carro lá e vamos para Aguas Calientes, no dia seguinte pegamos o carro em Ollantay e volto para Cusco, seguindo a viagem. Nosso foco é Machu Picchu, Titicaca e Atacama!

Outra, tendo que escolher entre pernoitar em Arequipa ou em Chivay, qual sugeres?

Obrigado!

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Leo

Fomos de carro proprio até Ollanta (Valle Sagrado), passando pelas ruinas de Pisac .

Em Ollanta deixamos o carro num quintal de um mini restaurante na rua da estação e pegamos o trem até Aguas Calientes. As passagens de trem ja havia comprado desde o Brasil . Foi tranquilo ir de carro ate Valle Sagrado e na volta viemos por outro caminho, passando por Moray e Chinchero.

Sobre pernoitar em Chivay ou Arequipa vai depender do horario que sair de Cusco. Lembre-se que por lá voce nao mede as distancias em Kms mas sim em HORAS! as estradas sao muito sinuosas entao as vezes percorrer 300 km voce pode leva quase um dia inteiro...

CHivay so seria interessante se for visitar o Canion del Colca.

Pesquise bem como é a estrada na regiao de Chivay, muitas nao sao asfaltadas. As vezes o caminho mais curto acaba ficando muito mais demorado que o mais longo...

Coloque o seu roteiro aqui (mesmo que seja apenas o provisorio) e talvez possa te ajudar melhor.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Obrigado Suelih!

Vou explorar um pouco a sua bondade!! hehe

A ideia da viagem é mais ou menos o seguinte, vamos em dois casais e mandaremos um carro (hilux sw4) por 'cegonha' de Floripa até Rio Branco, no Acre. Dia 20/jun vamos de avião pra RB, pegamos o carro e vamos descendo (Peru, Chile e Argentina). Como já conhecemos de Santiago pra baixo no Chile e Mendoza pra baixo na Argentina, voltaremos por SPA e Salta...

20/06 Floripa -> Rio Branco AC (avião)

21/06 Rio Branco -> Puerto Maldonado

22/06 Puerto Maldonado -> Aguas Calientes (direto, sem parar em Cusco, fazendo um pouco do vale - pisac - e deixando o carro em Ollanta)

23/06 MP (Huayna + MP) -> Cusco

24/06 Cusco (Inti Raymi)

25/06 Cusco -> Puno

26/06 Puno/Copa

27/06 Puno -> Arequipa (deixei de fora a ideia de chivay, por enquanto)

28/06 Arequipa -> Iquique

29/06 Iquique -> San Pedro de Atacama

30/06 San Pedro de Atacama

01/07 San Pedro de Atacama

02/07 San Pedro de Atacama -> Salta (Arg)

03/07 Salta (vale a pena ir até cafayete?)

04/07 Salta -> Corrientes

05/07 Corrientes -> Chapecó

06/07 Chapecó -> Floripa

Dúvidas gerais:

- Estacionamento em Ollanta? Além deste pátio que vc citou, do restaurante, vc lembra de ter visto algum estacionamento fechado perto da estação de trem? Ou mais opções para deixar o carro durante estas 24hs que esteramos em AC/MP...?

- Na ida pra AC, sobre o vale sagrado, pensamos em parar em Pisac e no sítio de Ollanta, apenas. Na volta, Moray e Chinchero, talvez. Boa ideia?

- Vale a pena, estando em Puno, dar um pulo pra passar o dia em Copa?

- Vc saberia dizer quais atrativos merecem uma parada estratégica entre SPA e Salta? E estando em Salta, vale a pena ir a Cafayete? Nossa intenção ali é conhecer os bons vinhos da região e curtir as paisagens (garganta del diablo e tal)...

Muito obrigado por qualquer ajuda!!

Abs

Leo

Postado
  • Membros

Léo, por qual empresa vcs irão enviar o carro de Floripa até Rio Branco? Poderia me informar o valor e contato? Sou de Floripa também e pretendo fazer esse roteiro de carro, mas não quero ir dirigindo até rio branco.

Vou tentar ajudar em algumas perguntas:

- Na ida pra AC, sobre o vale sagrado, pensamos em parar em Pisac e no sítio de Ollanta, apenas. Na volta, Moray e Chinchero, talvez. Boa ideia?

Recomendo ir por um caminho e voltar pelo outro. Fui de excursão por Pisac e na volta de Taxi por Moray e Chinchero. A distância é praticamente a mesma. Perto da estação de trem, uns 80m de distância eu vi um estacionamento, aonde estavam taxis, e vans de turismo. Não me recordo se é possível deixar o carro lá. Mas tem alguns campings, vc pode combinar com o dono.

- Vale a pena, estando em Puno, dar um pulo pra passar o dia em Copa?

Passei por Copacabana, acho que vale a pena ir somente se vc for pra Ilha do Sol. Por que na cidade não tem muita coisa pra ver, e tem a burocracia da fronteira em Yunguyo. De Puno até lá dá quase 3horas.

- Vc saberia dizer quais atrativos merecem uma parada estratégica entre SPA e Salta? E estando em Salta, vale a pena ir a Cafayete? Nossa intenção ali é conhecer os bons vinhos da região e curtir as paisagens (garganta del diablo e tal)...

Entre Spa e Salta é praticamente tudo atrativo. Fiz esse trajeto de carro ano passado, e tem várias lagunas, vulcões, salares, Salinas Grandes, Cuesta de Lipan, etc para tirar fotos e apreciar. Além disso, vale a pena conhecer Purmamarca e no final da RN52 virar a esquerda e conhecer Maimará e Tilcara. De Salta vale muito a pena ir até Cafayate, a estrada é sensacional, parece uma pintura.

Na minha assinatura tem o relato e blog que fiz da viagem. abs

Postado
  • Membros

hlirajunior,

Ajudou muito já, colega! Obrigado!

Então, sobre o transporte, a empresa contratada é de SP (Leal Carreto e Carretos), eles fazem mudanças, fretes, cargas, etc. Esta empresa terceirizou o frete pra uma tal de Camila Transportes, ambas foram bem sugeridas por pessoas do ramo, pelo que pesquisei. O processo é pátio a pátio ou porta a porta (buscam em casa e levam até um endereço). No meu caso, contratei pátio a pátio. Amanhã cedo deixaremos o carro em Biguaçú e a previsão de chegada (com folga) é ali pro dia 15 a 18 de junho em Rio Branco, num pátio também, próximo ao aeroporto (toda capital tem um pátio deste onde várias transportadoras prestam serviço). Custo R$ 2.400,00, seguro Allianz, eles pedem uns 20 dias pra envio. Se der certo depois eu conto aqui!

Dúvida: li um pouco do seu relato, muito bom por sinal, e vi a história do cambão. Já tive em Mendoza, Bariloche e Chile de carro e nunca pediram isto, até tentei achar pra comprar mas não consegui por lá. Vc comprou? Pagou quanto? É uma barra de metal/aço ou é tipo aquelas fitas com trava de reboque?

Abs

Leo

Postado
  • Membros
hlirajunior,

Ajudou muito já, colega! Obrigado!

Então, sobre o transporte, a empresa contratada é de SP (Leal Carreto e Carretos), eles fazem mudanças, fretes, cargas, etc. Esta empresa terceirizou o frete pra uma tal de Camila Transportes, ambas foram bem sugeridas por pessoas do ramo, pelo que pesquisei. O processo é pátio a pátio ou porta a porta (buscam em casa e levam até um endereço). No meu caso, contratei pátio a pátio. Amanhã cedo deixaremos o carro em Biguaçú e a previsão de chegada (com folga) é ali pro dia 15 a 18 de junho em Rio Branco, num pátio também, próximo ao aeroporto (toda capital tem um pátio deste onde várias transportadoras prestam serviço). Custo R$ 2.400,00, seguro Allianz, eles pedem uns 20 dias pra envio. Se der certo depois eu conto aqui!

Dúvida: li um pouco do seu relato, muito bom por sinal, e vi a história do cambão. Já tive em Mendoza, Bariloche e Chile de carro e nunca pediram isto, até tentei achar pra comprar mas não consegui por lá. Vc comprou? Pagou quanto? É uma barra de metal/aço ou é tipo aquelas fitas com trava de reboque?

Abs

Leo

Opa legal. Vou anotar os nomes. Eu até queria alugar um carro em Cusco e descer a interoceanica até Puerto Maldonado pra conhecer, mas o tempo era curto. O cambão nunca me pediram, mas consta como equipamento obrigatório para circular na Argentina. E também por precaução, vai que precisa ser rebocado hehe.

Eu comprei em Puerto Iguazu, em uma casa de repuestos. Paguei cerca de 25 reais. Como você virá do Chile, vc pode comprar em Jujuy ou Salta. É um cabo de aço igual ao desse blog: http://oldersbahnvolks.blogspot.com.br/2012/11/home-made-cambao.html Ou ainda pode tentar comprar aqui ou mandar fazer.

Precisando de alguma informação é só perguntar.

abs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.